top of page

O Antigo Testamento: Caim e Abel - Parte X

  • Cláudia Pereira
  • 7 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de mai.


A Beata Ana Catarina Emmerick (em alemão: Anna Katharina Emmerich), nasceu em 8 de setembro de 1774 em Coesfeld e faleceu em 09 de fevereiro de 1824 em Dülmen na Alemanha. Foi uma freira agostiniana, grande mística e estigmatizada, elevada aos altares pelo Papa São João Paulo II a 3 de outubro de 2004.



Caim e Abel

Visões da Beata Catarina Emmerick



Parte X - Caim e Abel

Vi que Caim, tomou a decisão de matar Abel, no Monte das Oliveiras. Depois do ato, vagueava pelo mesmo local, errante, fugitivo, assustado e distraído, plantando árvores e arrancando-as novamente.

Então, vi aparecer-lhe a Figura severa de um homem resplandecente, que perguntou: «Caim, - disse Ele - onde está o teu irmão Abel?» De início, Caim não viu a Figura, mas quando a viu, virou-se e respondeu: «Não sei. Ele não me foi entregue». Mas quando Deus respondeu que o sangue de Abel clamava por Ele da terra, Caim ficou cheio de temor. No entanto, vi que ele discutiu com Deus por muito tempo.


Caim é amaldiçoado
«Onde está o teu irmão Abel?»

Deus disse-lhe que ele seria amaldiçoado sobre a terra, que esta não lhe daria fruto, e que ele deveria fugir imediatamente da terra em que habitava. Caim respondeu que em todo o lado os seus semelhantes procurariam matá-lo. Naquele tempo, já havia muitos homens na terra. Caim já era um homem idoso com muitos filhos. Abel também deixou filhos, e havia outros irmãos e irmãs, os filhos de Adão. Mas Deus respondeu que não seria assim; que quem matasse Caim seria castigado sete vezes mais.

Então, fez-lhe um sinal para ser reconhecido e que ninguém ousasse matá-lo. Seus descendentes tornaram-se gradualmente homens de cor. Cam também teve filhos de cor mais escura do que os de Sem. Os homens mais nobres eram sempre de cor mais clara.

Aqueles que se distinguiam por uma marca particular geravam filhos com a mesma marca; e à medida que a maldade e a corrupção aumentava, a marca também aumentava até que finalmente cobriu todo o corpo, e as pessoas tornaram-se cada vez mais escuras. No entanto, no início não havia pessoas completamente negras; elas tornaram-se assim gradualmente.

Deus indicou a Caim uma região para a qual ele se deveria refugiar. E porque Caim disse: «Eu morrerei de fome, porque a terra está amaldiçoada para mim.» Deus respondeu que não, que ele deveria comer a carne dos animais. Disse-lhe também que dele se levantaria uma nação e que dele também viria o bem. Antes disso, os homens não comiam carne. Caim saiu e construiu uma cidade estável, que chamou de Henoc, nome do seu filho.

Abel foi morto no vale de Josafá, em frente ao Monte Calvário. Numerosos assassinatos e atos maléficos tiveram lugar ali, numa época posterior. Caim matou Abel com uma espécie de clava que usava para partir pedras moles e terra quando plantava nos campos. Acredito que era de pedra muito dura, pois tinha a forma de uma picareta, com cabo de madeira.


Leia o próximo capítulo das Revelações à Beata Ana Catarina Emmerick


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page