top of page
Image by Josh Applegate

A Confissão

Chama-se Sacramento da Conversão, porque realiza sacramentalmente o convite de Jesus à conversão, o caminho de volta ao Pai, do qual a pessoa se afastou pelo pecado.

Chama-se Sacramento da Penitência porque consagra um esforço pessoal e eclesial de conversão, de arrependimento e de satisfação do cristão pecador.

Chama-se Sacramento da Confissão porque a declaração, a confissão dos pecados diante do sacerdote é um elemento essencial desse sacramento. Num sentido profundo, esse sacramento também é uma "confissão", reconhecimento e louvor da santidade de Deus e da sua misericórdia para com o homem pecador.

Chama-se Sacramento do Perdão, porque pela absolvição sacramental do sacerdote, Deus concede o "perdão e paz".

Chama-se Sacramento da Reconciliação, porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: «Reconciliai-vos com Deus» (2 Cor 5, 20). Quem vive do amor misericordioso de Deus, está pronto a responder ao apelo do Senhor: «Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão» (Mt 5, 24).

O que precisa saber sobre a confissão?

O pecado

O pecado é "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna"; "É uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro, para com Deus e para com o próximo, por causa de uma apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana". (CIC,1849)

A reconciliação

"O Coração do homem apresenta-se pesado e endurecido. É preciso que Deus dê ao homem um coração novo. A conversão é antes de tudo uma obra de Deus que reconduz nossos corações a Ele: "Converte-nos, a ti, Senhor, e nos converteremos" (LM 5, 21). Deus dá-nos a força de começar de novo.

É descobrindo a grandeza do amor de Deus que o nosso coração experimenta o horror, o peso do pecado e começa a ter medo de ofender a Deus pelo mesmo pecado, e ser separado dele. O coração humano converte-se olhando para Aquele que foi trespassado por nossos pecados" (CIC, 1432)

A conversão

A conversão, traz ao mesmo tempo, o perdão de Deus e a reconciliação com a Igreja, é isto que o Sacramento da Penitência e da Reconciliação exprime e realiza liturgicamente.

Preparação para a Confissão

Fazer uma boa confissão, requer 5 passos:

  1. Fazer bem o exame de consciência.

  2. Estar sinceramente arrependido dos pecados cometidos

  3. Ter o firme propósito de não voltar pecar e ofender a Deus.

  4. Confessar os pecados ao sacerdote com sinceridade, clareza e brevidade.

  5. Reparar o mal feito e cumprir a penitência o que o sacerdote indicar.

Confissão e Comunhão

Para crianças e jovens

«Deus sabe tudo. Ele sabe que depois de vos confessardes, voltareis a pecar. No entanto, Ele perdoa-vos. Ele vê, de longe, o momento em que nós, caindo, nos tem de voltar a perdoar.»

São João Maria Vianney

Image by Caleb Woods
Image by Shalone Cason

Confissão e Comunhão

Para adultos

"Aqueles que se aproximam do sacramento da penitência, obtêm da misericórdia divina, o perdão da ofensa feita a Deus, e ao mesmo tempo são reconciliados com a Igreja que feriram pecando, e a qual colabora para a sua conversão com caridade, exemplo e orações." (Concílio Vaticano II, LG 11)

Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page