top of page

O Santíssimo Sacramento

Pelo aprofundamento da fé na presença real de Cristo na sua Eucaristia, a Adoração Eucarística tornou-se um dos pilares fundamentais da espiritualidade da nossa Igreja, sendo uma prática enraizada na devoção ao Santíssimo Sacramento, Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Decerto entre todas as devoções, após receber os sacramentos, a de adorar Jesus no Santíssimo Sacramento ocupa o primeiro lugar, é a mais agradável a Deus e a mais útil para nós mesmos”, afirmou o doutor da Igreja Santo Afonso Maria de Ligório, que foi um grande divulgador da adoração eucarística como exercício espiritual essencial para a vida do católico.

A contemplação perante o Santíssimo Sacramento não é apenas um momento de oração, mas uma experiência íntima de encontro com o próprio Cristo, que nos transforma e fortalece a nossa alma.

São João Paulo II, que tanto falou e até redigiu uma encíclica sobre a Eucaristia (a Ecclesia de Eucharistia) exortou: "Nunca negligencie a oração diante do Santíssimo Sacramento. Este é o maior tesouro da Igreja". Nesta simples afirmação, ele recorda-nos da importância vital deste ato de adoração para a vida espiritual do indivíduo e para a comunidade cristã como um todo. “A Igreja vive da Eucaristia”, relembrou São João Paulo II logo no início da encíclica, reforçando a convicção de que tudo, na vida da Igreja, deve girar em torno da presença eucarística de Jesus.

Image by Jacob Bentzinger

Fazer adoração ao Santíssimo Sacramento

A adoração ao Santíssimo Sacramento pode ser feita individualmente ou em comunidade.

Quando a adoração é feita em comunidade, temos a oportunidade de ter o Santíssimo Sacramento exposto no ostensório, a adoração é iniciada pelo sacerdote, e termina com uma bênção à comunidade. Geralmente é feita às quintas-feiras, porque foi na Quinta-feira Santa que Jesus instituiu a Eucaristia, mas pode ser feita sempre que o pároco achar conveniente.

Quando a visita e adoração ao Santíssimo é feita individualmente e de forma pessoal e espontânea, a Santa Igreja Católica diz-nos que não existe um ritual específico a ser seguido na hora da adoração a Jesus que, nessa altura, não estará exposto no altar, mas no sacrário. Mas não é pelo Santíssimo Sacramento não se encontrar exposto, que Jesus não está presente. Ele está presente e está sempre à espera da nossa visita. 

Se soubéssemos a enorme graça da Adoração Eucarística, passávamos dias inteiros de joelhos diante do altar. Adorar o Santíssimo Sacramento é acompanhar o próprio Jesus no momento de Seu sacrifício pela humanidade.

Veja em baixo, uma sugestão de roteiro para a sua visita pessoal a Jesus Eucarístico. Pode fazer o roteiro completo ou escolher apenas alguns pontos mediante a sua disponibilidade, o importante é que se encontre regularmente com Jesus no Santíssimo Sacramento.

Visitas ao Santíssimo Sacramento,
a Maria Santíssima e a São José

por Santo Afonso Maria de Ligório

As "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria e a São José" de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, escrito em 1745, é um livro (roteiro) com 31 meditações para 31 dias de visita ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e a São José. Este precioso livro, abre o nosso coração, à conversa íntima de devemos ter com Jesus no Santíssimo Sacramento, com Maria e São José, para que a Sagrada Família nos acompanhe sempre e nos leve até ao Pai. 

Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja - (1696-1789).webp

Orações ao Santíssimo Sacramento

À condessa de Féria, - ilustre penitente de São João de Ávila, que se fez religiosa de Santa Clara e que, por causa das suas contínuas e prolongadas visitas a Jesus sacramentado, era chamada esposa do Santíssimo Sacramento, perguntaram uma vez, o que fazia durante as longas horas que passava aos pés do altar.

«Ah! - respondeu ela – eu ficaria diante do tabernáculo por toda a eternidade. Pois não está ali a essência divina, que há de ser o sustento dos bem-aventurados? Meu Deus! Que se faz diante do Santíssimo Sacramento? Pois o que se há de fazer? Ama-se, louva-se, agradece-se, pede-se. Que faz um pobre diante de um rico? Que faz o enfermo diante do médico? Um sequioso diante duma fonte cristalina? Um faminto sentado numa mesa farta?»

1.º Visita ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e a São José, por Santo Afonso Maria de Ligório

Para iniciar a sua conversa com Jesus, pode e deve, usar alguns destes exemplos de orações ao Santíssimo Sacramento, mas depois, fale com Ele informalmente, e verá que Jesus permanecerá em si numa intimidade muito maior. 

Santo Tomás de Aquino

“Eu te adoro com afeto, Deus oculto, que te escondes nestas aparências. A ti sujeita-se o meu coração por inteiro e desfalece ao te contemplar. A vista, o tato e o gosto não te alcançam, mas só com o ouvir-te firmemente creio. Creio em tudo o que disse o Filho de Deus, nada mais verdadeiro do que esta Palavra da Verdade. Na cruz estava oculta somente a tua divindade, mas aqui se esconde também a humanidade. Eu, porém, crendo e confessando ambas, peço-te o que pediu o ladrão arrependido. Tal como Tomé, também eu não vejo as tuas chagas, mas confesso, Senhor, que és o meu Deus; faz-me crer sempre mais em ti, esperar em ti, amar-te. Ó memorial da morte do Senhor, pão vivo que dás vida ao homem, faz que meu pensamento sempre de ti viva, e que sempre lhe seja doce este saber. Senhor Jesus, terno banho, lava-me a mim, imundo, com teu sangue, do qual uma só gota já pode salvar o mundo de todos os pecados. Jesus, a quem agora vejo sob véus, peço-te que se cumpra o que mais anseio: que vendo o teu rosto descoberto, seja eu feliz contemplando a tua glória.”

Santo Inácio de Loyola

Alma de Cristo, santificai-me.

Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me.

Água do lado de Cristo, lavai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me.

Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas chagas, escondei-me.

Não permitais que me separe de vós.

Do espírito maligno, defendei-me.

Na hora da morte, chamai-me e mandai-me ir para vós,

para que com vossos Santos vos louve por todos os séculos dos séculos. Amém.

Papa Clemente XI

Meu Deus, eu creio em vós, mas fortificai a minha fé; espero em vós, mas tornai mais confiante a minha esperança; eu vos amo, mas afervorai o meu amor; arrependo-me de ter pecado, mas aumentai o meu arrependimento. Eu Vos adoro como primeiro princípio, eu Vos desejo como fim último; eu Vos louvo como benfeitor perpétuo, eu vos invoco como benévolo defensor. Que Vossa sabedoria me dirija, Vossa justiça me contenha, Vossa clemência me console, Vosso poder me proteja.

Meu Deus, eu vos ofereço meus pensamentos, para que só pense em Vós; minhas palavras, para que só fale em vós; minhas ações, para que sejam do vosso agrado; meus sofrimentos, para que sejam por vosso amor. Quero o que quiserdes, porque o quereis, como o quereis, e enquanto o quereis. Senhor, eu vos peço: iluminai minha inteligência, inflamai minha vontade, purificai meu coração e santificai minha alma.

Dai-me chorar os pecados passados, repelir as tentações futuras, corrigir as más inclinações e praticar as virtudes do meu estado.

Concedei-me, ó Deus de bondade, ardente amor por vós e aversão por meus defeitos, zelo pelo próximo e desapego do mundo. Que eu me esforce para obedecer aos meus superiores, auxiliar os que dependem de mim, dedicar-me aos amigos e perdoar os inimigos. Que eu vença a sensualidade pela austeridade, a avareza pela generosidade, a cólera pela mansidão e a tibieza pelo fervor. 

Tornai-me prudente nas decisões, corajoso nos perigos, paciente nas adversidades e humilde na prosperidade. 

Fazei, Senhor, que eu seja atento na oração, sóbrio nos alimentos, diligente no trabalho e firme nas resoluções. Que eu procure possuir pureza de coração e modéstia de costumes, um procedimento exemplar e uma vida reta. Que eu me aplique sempre em vencer a natureza, colaborar com a graça, guardar os mandamentos e merecer a salvação. Aprenda de vós como é pequeno o que é da terra, como é grande o que é divino, breve o que é desta vida e duradouro o que é eterno. Dai-me preparar-me para a morte, temer o dia do juízo, fugir do inferno e alcançar o paraíso. Por Cristo, nosso Senhor. Ámen. 

São Pedro Canísio

Senhor concedei-me, esta graça: de que na vida e na morte eu renda sempre um testemunho autêntico da sinceridade e fidelidade que devo a Vós, à Igreja e à verdade, que não me afaste jamais do vosso santo amor, e que esteja em comunhão com aqueles que Vos temem e guardam os vossos preceitos na Santa Igreja romana, a cujo juízo, com ânimo pronto e respeitoso, eu me submeto e toda a minha obra. Ámen

São John Henry Newman

Ó meu Deus, suportai-me ainda um pouco continuai comigo apesar de transviado, perverso e ingrato! Eu progrido bem devagar, mas estou realmente avançando na direção do céu. Eu Vos coloco antes de mim, vil pecador que sou, e estou realmente pensando com seriedade em salvar minha alma.

Dai-me tempo para coligir meus pensamentos e fazer uma tentativa séria. Prometo que deixarei de lado este langor e tibieza irei sacudir este mau humor, desânimo e melancolia irei reanimar-me e, bem-disposto, caminharei em Vossa luz. Não terei outra esperança ou alegria além de Vós.

Dai-me apenas a Vossa graça encontrai-me com a Vossa graça, eu através de Vossa graça farei o que puder sereis Vós a aperfeiçoá-la em mim. Então terei dias felizes em vossa presença, podendo ver e adorar as Vossas cinco Chagas Sagradas.

São João Maria Vianney

Eu Vos amo, meu Deus, e o meu único desejo é amar-Vos até ao último suspiro da minha vida. 

Eu Vos amo, Deus infinitamente bom, e prefiro morrer amando-Vos que viver um só instante sem Vos amar.

Eu Vos amo, meu Deus, e só desejo o Céu para ter a felicidade de Vos amar perfeitamente.

Eu Vos amo, meu Deus, e só temo o inferno porque aí nunca haverá a doce consolação de Vos amar. Meu Deus, se a minha língua não puder estar sempre a dizer que Vos amo, que o meu coração o diga tantas vezes como quantas eu respiro.

Senhor, dai-me a graça de sofrer amando-Vos, de Vos amar sofrendo, e de um dia expirar amando-Vos e sentindo que Vos amo. E quanto mais me aproximo do meu fim, mais Vos imploro a graça de aumentar e aperfeiçoar o meu amor. Ámen

Santa Gertrudes

Eterno Pai, ofereço o Preciosíssimo Corpo e Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o Mundo, por todas as santas Almas do Purgatório, pelos pecadores, em todos os lugares, pelos pecadores, na Igreja Universal, pelos da minha casa e meus vizinhos. Ámen.

Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page