Rosário (Terço) com Lectio Divina
Tudo o que precisa saber
O método de meditação do Rosário (Terço) com Lectio Divina, que é também o mais comum, é um método que medita a mensagem e o ensinamento subjacente em cada Mistério, levando-nos a refletir nas aplicações praticas e tão atuais de cada Mistério, na nossa vida do quotidiano. As orações iniciais e finais, são iguais aos outros métodos alternativos.
Como usar este método?
Comece por fazer as orações introdutórias e as suas intenções, depois, siga os passos inticados em baixo:

1.º
Nome e Ordem dos Mistérios
Diga o nome do grupo de Mistérios que vai comtemplar, e em seguida, a ordem e o nome do Mistério que vai meditar.
Exemplo:
"Comtemplemos os Mistérios Gozosos. No primeiro Mistério, comtemplemos A Anunciação do Anjo à Santíssima Virgem Maria"
2.º
Leitura de um trecho da Bíblia
Leia um pequeno trecho da Bíblia que melhor represente o Mistério que vai meditar.
Exemplo:
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas (Lc 1, 30-33)
Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim».


3.º
Leitura da Meditação
Leia a meditação anexa à leitura do trecho da Bíblia. Esta meditação deverá fazer uma reflexão e aprofundamento espiritual do que foi anteriormente lido, com o objetivo de tirarmos aplicações práticas para a nossa vida quotidiana.
Exemplo:
«O Senhor está contigo». Maria era Mãe de Deus. Na verdade, isso era bastante; Gabriel pedia tê-lo anunciado retirando-se silenciosamente. O seu Filho era o «Filho do Altíssimo» …. Agora deixai Maria em paz. Mas Gabriel tinha mais a dizer; Maria devia ouvir tudo de uma vez. Uma torrente de maravilhas: Deus, seu filho; Ela, a Virgem Mãe; o trono de David para Ele; dominaria eternamente na casa de Jacob; o Seu reino, a Sua Igreja, não teriam fim. Desde o alvorecer da sua maternidade, Ela devia pensar em Jesus e na Igreja ao mesmo tempo, porque Jesus e a Igreja são uma só. Maria havia concebido um reino.
Jesus e a Igreja Católica formam o Cristo total. Maria é nossa Mãe e ama-nos com o amor que tem a Jesus. Quer que Lhe entreguemos tudo o que temos.
(Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86)
4.º
Pergunta de Reflexão
Leia a pergunta de Reflexão. Estas perguntas, não têm o objetivo de ser respondidas em voz alta. Elas servem para que, durante a oração das Avé-Marias, faça um autoquestionamento e exame de consciência, levando-o a ações e medidas concretas que conduzam ao crescimento e perseverança na Fé, Esperança e Caridade. É desejável, que seja você a pensar nas suas próprias perguntas, porque são essas, as que melhor se ajustam à sua realidade e às suas necessidades. Lembrando também, que nem sempre temos todas as resposta, mas que o objetivo é não desistir de as procurar. «Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida». Pode também, se tiver oportunidade, escrever as suas preguntas e as conclusões a que chegou, para ir refletindo sobre elas ao longo do dia. Desta forma, estará prolongar a ação do Espírito Santo em si, e a comprometer-se com as mudanças que precisa e quer fazer na sua vida.
Deixe-se tocar pela Graça!
Exemplo:
Retribuo à Virgem Mãe o amor que Ela tem por mim?
Entrego tudo a Nossa Senhor para que Ela entregue tudo a Jesus?

Conclusão: Quando terminar a oração e meditação dos Mistérios do Rosário (Terço), recite as orações finais.
Onde usar este método?
Este método é para todos e pode ser usado em vários momento da nossa vida de oração.