
A devoção dos
5 primeiros sábados
Em seguida disse a Santíssima Virgem:
«Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfémias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que todos aqueles que durante cinco meses, ao primeiro sábado, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem o Terço e me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 Mistérios do Rosário com fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.»
Carta da Irmã Lúcia, a partir de Tuy, de 17 de dezembro ele 1927, em Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 192.
Passo-a-passo desta devoção

1.º
Sacramento da Confissão ou Penitência
Confessar-se pelo menos 8 dias antes do primeiro sábado de cada mês ou pelo menos, durante o mês anterior a esse sábado. O importante é estar em estado de graça para receber a comunhão.
Durante a preparação para a confissão, NÃO ESQUECER de formular a intenção de reparar o Imaculado Coração de Maria
2.º
Rezar o Terço ou o Rosário
Nesse primeiro sábado de cada mês, deve rezar sozinho ou em grupo o Terço ou o Rosário, meditando nos mistérios da vida de Jesus, diante do Santíssimo Sacramento no sacrário, fazendo companhia a Jesus durante, pelo menos, 15 minutos.
NÃO ESQUECER de formular a intenção de reparar o Imaculado Coração de Maria.
3.º
Eucaristia ou Sagrada Comunhão
A comunhão eucarística é o ato essencial desta devoção reparadora. Esse caráter reparador, evidencia-se nas orações ensinadas aos Pastorinhos pelo Anjo da Guarda de Portugal:
Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores