top of page

Como rezar e meditar o Rosário (Terço)?

O Rosário, não é simplesmente uma série de orações para recitarmos. É uma série de pensamentos que devemos considerar e aprofundar, a fim de tirar dele, aplicações para a nossa vida quotidiana. O Rosário, verdadeiramente rezado, exige que todos os que acabem de de rezá-lo, comecem a viver uma vida nova. 

biblia e rosario

Os Mistérios do Rosário (Terço)

Ao longo da história do Rosário, surgiram várias formas de meditar o Rosário, que melhor permitem que elevemos a nossa alma a Deus, mas todas elas seguem a mesma estrutura de oração. O Rosário, é composto por 15 dezenas de contas, divididas em três partes distintas. À terça parte do Rosário, chamou-se Terço do Rosário, nome dado também, ao objeto usado para contar as orações. 

Cada uma dessas partes do Rosário, contempla um conjunto de Mistérios, ou seja, acontecimentos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos quais devemos meditar e refletir:

  • Os Mistérios Gozosos, sobre a infância de Jesus;

  • Os Mistérios Dolorosossobre a Paixão e Morte de Jesus;

  • Os Mistérios Gloriosos; sobre a Ressurreição e a Santíssima Virgem Maria.

Só mais tarde, o Papa São João Paulo II, introduziu facultativamente, mais um conjunto de 5 dezenas, a que chamou de Mistérios Luminosos, sobre a Vida pública de Jesus.

Assim sendo, o Rosário é composto por 20 dezenas de Avé-Marias, que servem de veiculo para meditar os 20 Mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Santíssima Virgem Maria. Vejamos quais são:

Rezados às segundas-feiras e sábados

1.º mistério - A Anunciação do Anjo a Maria (Ex: Lc 1, 26-38)
2.º mistério - A Visitação de Nossa Senhora á sua prima Isabel (Ex: Lc 1, 39-56)
3.º mistério - O Nascimento de Jesus em Belém (Ex: Lc 2, 1-21)
4.º mistério - A Apresentação de Jesus no Templo (Ex: Lc 2, 22-40)
5.º mistério - A Perda e encontro do Menino Jesus no Templo (Ex: Lc 2, 41-52)

Rezados às quintas-feiras

1.º mistério - O Batismo de Jesus no rio Jordão (Ex: Mt 3, 17)
2.º mistério - A Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná (Ex: Jo 2, 1-11)
3.º mistério - O Anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão (Ex: Mc 1, 15)
4.º mistério - A Transfiguração de Jesus (Ex: Mt 17, 2)
5.º mistério - A Instituição da Eucaristia (Ex: Mt 26, 26)

Rezados ás terças-feiras e sextas-feras

1.º mistério -  A Agonia mortal de Jesus no Horto das Oliveiras (Ex: Mt 26, 36-46)
2.º mistério - A Flagelação de Jesus atado à coluna (Ex: Mt 27, 26-31)
3.º mistério - A Coroação de espinhos pelos seus algozes (Ex: Mt 27, 29)
4.º mistério - Jesus a caminho do Calvário (Ex: Jo 19, 17-24)
5.º mistério - A Crucifixão e Morte de Jesus (Ex: Jo 19, 18-37)

Rezados ás quartas-feiras e domingos

1.º mistério - A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Ex: Jo 20, 1-18)
2.º mistério - A Ascensão gloriosa de Jesus Cristo ao Céu (Ex: Lc 24, 50-53)
3.º mistério - A descida do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos (Ex: At 2, 1-13)
4.º mistério - A Assunção de Nossa Senhora ao Céu (Ex: Sl 44, 11-18)
5.º mistério - A Coroação de Nossa Senhora no Céu (Ex: Ap 12, 1-4)

Esquema de oração do Rosário (Terço)

As orações do Rosário (Terço)

As orações vocais do Rosário (Terço), são as mais conhecidas de todos os católicos. Tanto as orações inicias como as as orações finais, seguem sempre a mesma ordem, em qualquer método de meditação utilizado. Vejamos um exemplo comumente utilizado, com as orações obrigatórias e com aquelas orações que, ainda que muito utilizadas, podem ser opcionais.​​​

Orações iniciais

Sinal da Cruz (obrigatória): É uma profissão de fé no grande mistério cristão da Santíssima Trindade.

Oração: Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Oferecimento do Rosário (Terço) (opcional): Esta oração, que apesar de opcional, traduz na perfeição o espírito de recolhimento necessário para iniciar o Rosário (Terço), bem como a finalidade do próprio Rosário (Terço).

​Oração: Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida. 

Oferecimento e intenções do Rosário (Terço) (obrigatória): Estas, são algumas das intenções que Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora mais pediram, nas revelações particulares que fizeram aos santos. Por isso, quando nós, num ato de amor e devoção, rezamos pelas intenções de Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora, Eles intercedem junto de Deus Pai Nos fim, acrescentamos os nossos pedidos e intenções pessoais.

Oração: Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos particularmente:

  • Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela paz do mundo;

  • Pela conversão dos pecadores;

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (imprescindível para receber Indulgência Plenária)

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas Missões e novas vocações;

  • Pelos doentes e agonizantes.

  • Pelas intenções particulares que cada uma traz no seu coração (aqui, diga as suas intenções pessoais)

Credo; Pai-Nosso; Avé-Maria e Glória ao Pai (obrigatórios):

Oração introdutória: Santíssima Trindade, ​nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

 

Credo (Símbolo dos Apóstolos): 

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados;  na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.

Pai-Nosso: A oração perfeita, ensinada pelo próprio Cristo.

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.

 

3 Avé-Marias: Formada pela saudação do Arcanjo Gabriel, de Santa Isabel á Virgem Maria e de uma petição acrescentada pela Igreja, a Avé-Maria é a herança comum de todos os filhos da Virgem Santíssima.

Oração:

  • Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…

  • Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…

  • Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.

Glória ao Pai: É o grande hino de louvor à Santíssima Trindade.

Oração: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Invocação do Espírito Santo (opcional): Para fazer o Cenáculo com Maria.

Oração: Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)

Oração a São Miguel Arcanjo (opcional): Um pedido de auxílio a São Miguel Arcanjo no combate espiritual.

Oração: São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.

Contemplação dos Mistérios

Feitas as orações introdutórias, dizemos a ordem e o nome do Mistério de vamos comtemplar; por exemplo: "Neste primeiro Mistério, comtemplemos A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras." Escolha a forma como pretende meditar o seu Rosário (Terço), e de seguida rezamos: 1 Pai-Nosso; 10 Avé-Marias; 1 Glória ao Pai.

De seguida, rezamos uma vez as seguintes jaculatórias, que já fazem parte da piedade popular, e se adaptam perfeitamente à recitação do Rosário:

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós: Oração que Nossa Senhora das Graças, pediu em 1830, a Santa Catarina de Labouré, que colocasse numa medalha, que se popularizou com "A medalha milagrosa".

Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem: Oração que o Anjo de Portugal ensinou aos três pastorinhos em Fátima, em 1917.

Podem ser acrescentadas outras jaculatórias, conforme a sua devoção, os pedidos que tenha a fazer, uma comemoração litúrgica, o mês ou dia em que está a ser rezado o Rosário.

Depois de rezadas todas as jaculatória, dizemos a ordem e o nome do Mistério seguinte que vamos comtemplar, por exemplo: "Neste segundo Mistério, comtemplemos A flagelação de Jesus atado a uma coluna."

Conclusão do Rosário (Terço)

Oração de agradecimento a Nossa Senhora: Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.

Consagração a Nossa Senhora:

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa. Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

Orações do Anjo de Portugal:

Oração: Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Oração de reparação: Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

Antes de terminar o Rosário (Terço), pode rezar opcionalmente uma litania (ladainha), de acordo com a sua devoção, as suas necessidades ou o tempo litúrgico.

Oração final:

À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.

 

  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.

 

Continuamos reunidos, † Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.

Métodos para meditar o Rosário (Terço)

Em cima, vimos a forma mais básica de rezar o Rosário; ou o Terço, caso rezemos e meditemos apenas um grupo de mistérios. No entanto, há muitas mais orações, que podem enriquecer o nosso Rosário, como flores depositadas aos pés de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Sua Mãe, a Santíssima Virgem Maria. Veja em baixo quais são as orações, jaculatórias e ladainhas mais usuais.

O Rosário, é composto pela oração vocal e e pela oração mental, em forma de meditação, por isso, convidamo-lo a explorar em baixo, as várias formas de meditar e comtemplar os Mistérios do Rosário (Terço), para que melhor partido tirar desta prática de oração, que é muito mais do que uma simples devoção. Veja qual a forma de meditação, com a qual melhor se identifica.

Image by Ben White

 «Litania», «oração litânica» ou, mais comummente «Ladainha», é o nome dado à forma de rezar, em que a comunidade responde, com uma invocação breve e repetida, às várias preces que vai recitando quem dirige a oração. Veja a quem se dirigem e quando devem ser rezadas.

Image by Ben White

As jaculatórias, são pequenas orações cheias de amor, fé e devoção, que têm sido um pilar da tradição cristã por séculos. Mas o que são exatamente as jaculatórias, de onde vêm e como podem ajudar-nos a fortalecer a nossa vida espiritual no ritmo acelerado da vida moderna?

Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page