
Ladainhas
O que são as Ladainhas ou Litanias?
Chama-se «Ladainha», «Litania» ou «oração litânica» à forma de rezar em que a comunidade responde, com uma invocação breve e repetida, às várias preces que vai desfiando quem dirige a oração.
Vem da palavra grega litaneia (súplica comunitária), que deriva de lite (súplica), e do verbo litaneuein (orar insistentemente).
É uma das formas mais populares e antigas de oração, já usada na sinagoga judaica, e presente, depois, sobretudo na Igreja Oriental, com a repetida invocação do Kyrie eleison, e também na Ocidental, tanto na Eucaristia (por exemplo, com a antiga «deprecatio Gelasii», preces de petição), como na Liturgia das Horas (nas «preces» com que, pelo menos desde o século VI, com São Bento, terminavam as Laudes e Vésperas).
A oração litânica pode ser de petição, de louvor, de penitência ou de ação de graças. O exemplo mais típico é o da Litania dos Santos, que se reza em várias celebrações: Vigília Pascal, Baptismo, ordenações, bênção do abade ou da abadessa, consagração das virgens, profissão perpétua, dedicação das igrejas, sínodos ou concílios, e também como cântico de entrada das missas quaresmais, sobretudo as estacionais. E, ainda, em todo o tipo de procissões.
Mais breves são:
• na Missa , a oração litânica penitencial, a Oração Universal ou dos fiéis e o Cordeiro de Deus, cântico de acompanhamento à Fração do Pão;
• na Liturgia das Horas, além das mencionadas preces no final de Laudes e Vésperas, recomenda-se rezar em forma litânica aqueles salmos e cânticos que já na sua estrutura apresentam esta forma, como o cântico de Daniel nas Laudes («Bendizei o Senhor») ou o Salmo 135 («Porque é eterna a sua misericórdia»);
• o Ritual da Penitência, oferece uma oração litânica para pedir perdão e outra de ação de graças;
• no Ritual dos Doentes sobressai a «encomendação da alma», oração litânica com a qual se encomenda a Deus o moribundo.
Das ladainhas marianas as mais famosas são as «lauretanas», ou seja, as de Loreto (Itália). Publicaram-se outras, como as do Ritual da Coroação de imagens marianas, e outras não tão oficiais, a partir da linguagem mariana do Concílio ou dos últimos Papas. Nelas se vai respondendo com a invocação «ora pro nobis» («rogai por nós»), a uma série de títulos ou louvores à Virgem. Também se rezam ladainhas do mesmo género, em honra do Sagrado Coração, de S. José e de outros santos.
​
José Aldazábal in Dicionário elementar de liturgia
Litanias (Ladainhas)
As Litanias ou Ladainhas, podem ser recitadas individualmente ou em comunidade. Fora do âmbito litúrgico, são geralmente recitadas no fim da oração do Rosário (Terço) e nas Novenas, mas podem e devem ser recitadas em outros momentos de oração, como na visita ao Santíssimo Sacramento.
A Tradição da Igreja Católica dedicou os meses do ano e os dias da semana às figuras mais importantes da nossa história de Salvação, por isso, existem litanias que podem ser recitadas de acordo com o seu dia da semana ou o mês em que nos encontramos. Veja em baixo, alguns exemplos.