17ª Visita ao Santíssimo Sacramento: Presença Amiga.
- Cláudia Pereira
- 22 de jan.
- 7 min de leitura
A sua visita ao Santíssimo Sacramento
Nesta série de artigos, pretendemos divulgar as "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria e a São José" de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, escrito em 1745. Estas meditações, abrem o nosso coração, à conversa íntima de devemos ter com Jesus no Santíssimo Sacramento, com Maria e São José. Que esta Sagrada Família nos acompanhe sempre e nos leve até ao Pai.
Jesus Sacramentado
17ª Visita

Ato para fazer no início de todas as visitas ao Santíssimo Sacramento
Meu Senhor Jesus Cristo, que pelo amor aos homens, estais dia e noite neste Sacramento, cheio de piedade e amor, esperando, chamando e acolhendo todos aqueles que Vos vêm visitar; eu creio que estais presente no Sacramento do Altar.
Adoro-Vos do abismo do meu nada, e agradeço-Vos por todas as graças que me tendes feito, especialmente por Vos dares, a Vós mesmo, neste Sacramento. Por me dares por advogada a Vossa Mãe Maria Santíssima, e por me teres chamado a visitar-Vos nesta Igreja.
Saúdo agora o Vosso amantíssimo Coração, e pretendo saudá-lo por três motivos. Primeiro, em agradecimento por esta grande dádiva; segundo, para compensar-Vos de todas as injúrias que recebeis dos vossos inimigos, neste Sacramento; terceiro, pretendo com esta visita, adorar-Vos em todos os lugares da terra, onde sois menos reverenciado, e mais abandonado.
Meu Jesus, eu Vos amo com todo o coração, e arrependo-me de tantas vezes, no passado, ter desgostado a vossa bondade infinita. Proponho, com a Vossa graça, de agora em diante, não mais Vos ofender. E agora, miserável que sou, consagro-me todo a Vós, dou-Vos, e renuncio a toda a minha vontade, minhas afeições, meus desejos, e tudo o que possuo. De hoje em diante, fazei de mim e de tudo o que possuo, o que desejares. Só desejo e Vos peço, o Vosso santo amor, a perseverança final, e o cumprimento perfeito da Vossa vontade.
Recomendo-Vos as almas do Purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e de Maria Santíssima. Recomendo-Vos ainda, todos os pobres pecadores.
Meu querido Salvador, por fim, uno todos os meus afetos com os afetos do Vosso amoroso Coração, para que assim unidos, os ofereçais ao Vosso Pai Eterno. Peço-Lhe em Vosso Nome, que pelo Vosso amor, os aceite e os conceda.
XVII – Presença Amiga
O maior prazer das almas amantes é estarem com as pessoas a quem amam. Se, pois, amamos muito a Jesus Cristo, aqui estamos na Sua presença.
Jesus, no seu Santíssimo Sacramento, vê-nos e nos escuta-nos; não temos então, nada a dizer-lhe? Consolemo-nos com a Sua companhia; regozijemo-nos com a Sua glória e com o amor que lhe consagram tantas almas fervorosas. Desejemos que todos os homens amem a Jesus Sacramentado e lhe consagrem os seus corações; consagremos-Lhe, ao menos nós, todos os nossos afetos; seja Ele todo o nosso amor e o único objeto dos nossos desejos.
O Padre Salésio, da Companhia de Jesus, só de falar no Santíssimo Sacramento, sentia-se muito consolado. Também não se saciava de O Visitar: se o chamavam à portaria, se voltava ao quarto, se andava pela casa, aproveitava sempre essas ocasiões para repetir as suas Visitas ao seu amado Senhor. Assim, observou-se que quase não passava uma hora no dia, sem que O Visitasse. Por fim, teve a felicidade de ser morto pelos hereges, quando defendia a presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento.
Oh! Se eu tivesse também a felicidade de morrer por uma causa tão bela, defendendo a verdade deste Sacramento, que nos faz compreender tão bem, ó amabilíssimo Jesus, a ternura do Vosso amor para connosco! Senhor, a tantos milagres que operais neste Sacramento, acrescentai mais este: atraí-me todo a Vós.
Desejais que eu Vos pertença inteiramente, e muito o mereceis; dai-me, pois, a força de Vos amar de todo o meu coração. Os bens deste mundo, dai-os a quem Vos aprouver; quanto a mim, renuncio-os por completo. Não desejo e não quero senão o Vosso amor: este é o único bem que procuro e procurarei sempre. Amo-Vos, meu Jesus; fazei que eu Vos ame sempre, e nada mais Vos peço.
Ó meu Jesus, quando Vos amarei verdadeiramente?
Comunhão Espiritual
Meu Jesus, eu acredito que estais no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos acima de todas as coisas, e desejo-Vos na minha alma. Já que agora, não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Como já vieste, eu Vos abraço, e me uno todo a vós, não permitas que eu me separe de vós.
Nossa Senhora
17ª Visita
XVII – Oração de São Pedro Damião
Ó Mãe de Deus, Voltai-vos para nós por amor. Eu sei minha Senhora, que sois toda benigna, e nos amais com um amor que não pode ser superado por outro amor. Quantas vezes Vós aplacastes a ira do nosso Juiz, quando estava próximo de nos castigar! Todos os tesouros da misericórdia de Deus estão em vossas mãos.
Ah Deus nos livre, que deixeis de nos beneficiar, Vós que não cessais de procurar uma ocasião de salvar a todos os miseráveis, e de fazê-los participarem da vossa piedade; já penitentes são perdoados, e os perdoados chegam ao Paraíso.
Voltai-vos para nós, a fim de que possamos ir e ver-vos no Céu; pois que a maior glória que possamos ter, é de ver-Vos (depois de Deus), amar-vos e estar sob a vossa Proteção. Oh! Escutai-nos, pois que o vosso Filho deseja honrar-Vos, e não vos nega nada quanto Vós a Ele suplicardes.
Ó Maria amabilíssima, eu vos amo muitíssimo, e em Vós confio.
XVII – Mãe Amável
Ó minha dulcíssima Rainha, quanto me agrada o belo título de Mãe amável, com que vos invocam os vossos piedosos servos! Sim, como sois amável, ó Senhora minha! A vossa beleza arrebatou o próprio Senhor.
São Boaventura diz que o vosso nome é, por si só, tão amável aos que vos amam, que, pronunciando-o ou ouvindo pronunciá-lo, logo se sentem inflamar e crescer no desejo de vos amar. É justo, portanto, minha Mãe amabilíssima, que eu vos ame; mas não me contento só com o amar-vos; desejo, agora na terra e depois no céu, ser o que mais vos ame, depois de Deus. Se este meu desejo é muito ousado, a única causa disto é a vossa amabilidade e o amor especial que me tendes testemunhado. Se fosseis menos amável, menor seria o meu desejo de vos amar, Aceitai, pois, Senhora, este meu desejo; e como prova de que o haveis aceitado, obtende-me de Deus este amor que vos peço, e que é tão agradável é ao Senhor.
Minha Mãe amabilíssima, eu vos amo muito.
Oração à Santíssima Virgem
Santíssima e Imaculada Virgem Maria e minha Mãe, eu, que sou o mais miserável de todos os pecadores, recorro hoje a vós, que sois a Mãe de meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores. Aos vossos pés me prostro, ó grande Rainha, e vos dou graças por todos os benefícios que até agora me tendes feito, especialmente por me terdes livrado do inferno, por mim tantas vezes merecido. Eu vos amo, Senhora amabilíssima, e pelo amor que vos tenho, prometo servir-vos sempre e fazer quanto possa para que por todos sejais servida.
Em vós, depois de Jesus, ponho todas as minhas esperanças, toda minha salvação. Ó Mãe de misericórdia, aceitai-me por vosso servo e acolhei-me debaixo do vosso manto. E já que sois tão poderosa junto de Deus, livrai-me de todas as tentações, ou dai-me forças para vencê-las até à morte. Suplico-vos o verdadeiro amor a Jesus Cristo, e alcançar uma boa morte. Minha Mãe, pelo amor que tendes a Deus, vos rogo que me ajudeis sempre, principalmente no último instante da minha vida. Não me desampareis enquanto não me virdes, já salvo, no Céu, a bendizer-vos e a cantar as vossas misericórdias, por toda a eternidade. Assim espero, assim seja.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
São José
17ª Visita
XVII – Oração a São José
Ó glorioso São José, que Deus escolheu para Pai adotivo de Jesus, para Esposo Puríssimo da Virgem Maria e chefe da Sagrada Família e que o Sumo Pontífice declarou padroeiro e protetor da Igreja fundada por Jesus, nós recorremos a vós, neste momento, e imploramos, com a maior confiança, o vosso poderoso auxílio para toda a Igreja militante.
Protegei, especialmente, com o vosso amor verdadeiramente paternal, o Vigário de Cristo e todos os bispos e sacerdotes unidos à Santa Sé de Pedro.
Defendei os que trabalham pelas almas entre as angústias e tribulações desta vida, e fazei que todos os povos da terra se sujeitem docilmente à Igreja, que é o meio de salvação necessário para todos.
Dignai-vos, também, querido São José, aceitar a consagração que vos fazemos. Sejais sempre o nosso Pai, o nosso protetor e o nosso guia no caminho da salvação. Alcançai-nos um amor ardente à vida interior e uma grande pureza de coração. Fazei que, seguindo o vosso exemplo, todas as nossas obras sejam dirigidas para a maior glória de Deus, em união com o Coração Divino de Jesus e com o Coração Imaculado de Maria e convosco.
Rogai por nós, para que possamos participar da paz e da alegria que gozastes na vossa santa morte.
São José, verdadeiro Esposo de Maria Santíssima, e Pai adotivo de Jesus, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia.
XVII – Livrai-nos de todo Pecado
Para provar o poder que São José possui no paraíso, São Bernardino de Sena assim se exprime: “Não podemos duvidar, Jesus Cristo, no céu, conserva sempre para com São José, a ternura e o respeito que lhe testemunhou outrora na terra, isto é, a ternura e respeito de filho. Bem longe de ser diminuída, esta filial vai crescendo sempre”
Notem-se bem estas palavras: ternura e respeito; elas significam que este soberano Senhor, que se dignou de venerar a São José aqui no mundo como a seu Pai, não lhe nega coisa alguma daquilo que ele lhe pede. Cheios de confiança digamos-lhe, pois:
São José, poderoso protetor de nossas almas, livrai-nos de todo pecado.
Oração a São José
Ó santo Patriarca, pela pena que padecestes vendo o Verbo divino nascido num estábulo, em tão grande pobreza, sem lume, sem roupa, e chorando de frio; vos peço que me obtenhais a verdadeira dor dos meus pecados, que foram a causa das lágrimas do meu Jesus. Pela consolação que depois tivestes, ao contemplardes o Menino Jesus na gruta, tão belo e atraente, que o vosso coração começou, desde então, a arder em amor mais vivo para com um Deus tão amável e tão amante, obtende-me a graça de amá-lO também com um grande amor na terra, a fim de poder possuí-lO um dia no céu.
São José, penetrai os nossos corações de contrição e tornai-os mais sensíveis às amabilidades de Jesus.
Referências:
Santo Afonso Maria de Ligório. "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e São José" C.Ss. R - 1960 - 5.º Edição (adaptado ao AO90)
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.




Comentários