16ª Visita ao Santíssimo Sacramento: Jesus, nossa Vida.
- Cláudia Pereira
- há 4 dias
- 6 min de leitura
A sua visita ao Santíssimo Sacramento
Nesta série de artigos, pretendemos divulgar as "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria e a São José" de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, escrito em 1745. Estas meditações, abrem o nosso coração, à conversa íntima de devemos ter com Jesus no Santíssimo Sacramento, com Maria e São José. Que esta Sagrada Família nos acompanhe sempre e nos leve até ao Pai.
Jesus Sacramentado
16ª Visita

Ato para fazer no início de todas as visitas ao Santíssimo Sacramento
Meu Senhor Jesus Cristo, que pelo amor aos homens, estais dia e noite neste Sacramento, cheio de piedade e amor, esperando, chamando e acolhendo todos aqueles que Vos vêm visitar; eu creio que estais presente no Sacramento do Altar.
Adoro-Vos do abismo do meu nada, e agradeço-Vos por todas as graças que me tendes feito, especialmente por Vos dares, a Vós mesmo, neste Sacramento. Por me dares por advogada a Vossa Mãe Maria Santíssima, e por me teres chamado a visitar-Vos nesta Igreja.
Saúdo agora o Vosso amantíssimo Coração, e pretendo saudá-lo por três motivos. Primeiro, em agradecimento por esta grande dádiva; segundo, para compensar-Vos de todas as injúrias que recebeis dos vossos inimigos, neste Sacramento; terceiro, pretendo com esta visita, adorar-Vos em todos os lugares da terra, onde sois menos reverenciado, e mais abandonado.
Meu Jesus, eu Vos amo com todo o coração, e arrependo-me de tantas vezes, no passado, ter desgostado a vossa bondade infinita. Proponho, com a Vossa graça, de agora em diante, não mais Vos ofender. E agora, miserável que sou, consagro-me todo a Vós, dou-Vos, e renuncio a toda a minha vontade, minhas afeições, meus desejos, e tudo o que possuo. De hoje em diante, fazei de mim e de tudo o que possuo, o que desejares. Só desejo e Vos peço, o Vosso santo amor, a perseverança final, e o cumprimento perfeito da Vossa vontade.
Recomendo-Vos as almas do Purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e de Maria Santíssima. Recomendo-Vos ainda, todos os pobres pecadores.
Meu querido Salvador, por fim, uno todos os meus afetos com os afetos do Vosso amoroso Coração, para que assim unidos, os ofereçais ao Vosso Pai Eterno. Peço-Lhe em Vosso Nome, que pelo Vosso amor, os aceite e os conceda.
XVI – Jesus, nossa Vida
Oh! Se os homens recorressem sempre ao Santíssimo Sacramento, quando procuram remédio para seus males, certamente não seriam tão miseráveis como são.
Isaías suspirava dizendo:
«Porventura não haverá bálsamo em Guilead? Não se poderá encontrar lá nenhum médico?» - Jr 8, 22
Guilead, montanha da Arábia, rica em unguentos aromáticos, é, no dizer de São Beda Venerável, uma figura de Jesus Cristo, que nos preparou neste Sacramento todos os remédios para os nossos males. Porque então – parece dizer o Redentor – porque então, vos queixais dos vossos males, ó filhos de Adão, sendo que tendes neste Sacramento o médico e o remédio para todo mal? Vinde todos a mim... e Eu vos alentarei.
Quero, pois, dizer-Vos com as irmãs de Lázaro:
«Senhor, aquele que amas está doente.» - Jo 11, 3
Senhor, eu sou esse miserável a quem Vós amais; os pecados abriram chagas em minha alma; venho, pois, a Vós, meu médico divino, a fim de que me cureis; se o quiserdes, podeis curar-me: sim, curai a minha alma, porque contra Vós pequei (Sl 40, 5).
Dulcíssimo Jesus meu, pelos amabilíssimos laços do Vosso amor, atraí-me todo a Vós. Prefiro viver unido a Vós, a ser senhor de toda a terra. Nada desejo neste mundo senão amar-Vos. Pouco é o que Vos posso dar; mas, se pudesse ter todos os reinos do mundo, não os quisera senão para renunciá-los todos por Vosso amor. Por Vosso amor renuncio, pois, a tudo que possuo: a todos os meus parentes, a todas as comodidades, a todos os prazeres e até mesmo às consolações espirituais; numa palavra, sacrifico-Vos a minha liberdade. Quero dar-Vos todos os meus afetos. Amo-Vos, ó bondade infinita, amo-Vos mais que a mim mesmo e espero amar-Vos eternamente.
Meu Jesus, entrego-me a Vós; recebei-me.
Comunhão Espiritual
Meu Jesus, eu acredito que estais no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos acima de todas as coisas, e desejo-Vos na minha alma. Já que agora, não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Como já vieste, eu Vos abraço, e me uno todo a vós, não permitas que eu me separe de vós.
Nossa Senhora
16ª Visita
XVI – Oração de São Pedro Damião
Ó Santa Virgem, socorreis aqueles que imploram a vossa assistência. Voltai-vos para nós. Quem sabe se, por estares glorificada, vos estais esquecida dos homens?
Ah não certamente. Vós sabeis em que perigo nos deixastes, e o estado miserável dos vossos servos. Não, não convém a uma misericórdia assim tão grande como a vossa, o esquecimento de uma tão grande miséria como é a nossa. Voltai-vos para nós com o vosso poder, porque Aquele que é Poderoso, vos tem dado a onipotência no céu e na terra. A Vós não é impossível nenhuma coisa, então, Vós também podeis levar os desesperados a esperar a Salvação. Quanto mais sois poderosa, e tanto mais deveis ser misericordiosa.
Ó Maria, Vós podeis fazer-me santo, de Vós o espero.
XVI – Mãe Acolhedora
Ó Senhora minha, vós dissestes a Santa Brígida: “Por mais culpado que seja um homem, se ele vem a mim com sincero arrependimento, estou sempre pronta a recebê-lo; não considero o número de seus pecados, mas as disposições do seu coração; pois não recuso ungir e curar as suas feridas, porque me chamo e realmente sou Mãe da misericórdia”
Ó Maria, visto que podeis e quereis curar-me, eu recorro a vós, dizendo: curai todas as chagas da minha alma. Basta que digais uma só palavra a vosso divino Filho, e eu serei curado.
Ó Maria, tende compaixão de mim!
Oração à Santíssima Virgem
Santíssima e Imaculada Virgem Maria e minha Mãe, eu, que sou o mais miserável de todos os pecadores, recorro hoje a vós, que sois a Mãe de meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores. Aos vossos pés me prostro, ó grande Rainha, e vos dou graças por todos os benefícios que até agora me tendes feito, especialmente por me terdes livrado do inferno, por mim tantas vezes merecido. Eu vos amo, Senhora amabilíssima, e pelo amor que vos tenho, prometo servir-vos sempre e fazer quanto possa para que por todos sejais servida.
Em vós, depois de Jesus, ponho todas as minhas esperanças, toda minha salvação. Ó Mãe de misericórdia, aceitai-me por vosso servo e acolhei-me debaixo do vosso manto. E já que sois tão poderosa junto de Deus, livrai-me de todas as tentações, ou dai-me forças para vencê-las até à morte. Suplico-vos o verdadeiro amor a Jesus Cristo, e alcançar uma boa morte. Minha Mãe, pelo amor que tendes a Deus, vos rogo que me ajudeis sempre, principalmente no último instante da minha vida. Não me desampareis enquanto não me virdes, já salvo, no Céu, a bendizer-vos e a cantar as vossas misericórdias, por toda a eternidade. Assim espero, assim seja.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
São José
16ª Visita
XVI – Oração ao puríssimo São José
São José, ó puríssimo esposo de Maria Virgem, ó doce protetor meu lembrai-Vos, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado a vossa proteção e implorado o vosso socorro, e não fosse por vós atendido.
Com esta confiança venho à vossa presença, e a vós fervorosamente me recomendo. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Pai adotivo do Redentor, mas acolhe-as piedosamente. Amém.
XVI – Espírito de Oração
Devemos estar certos de que a vida de São José na presença, e à vista de Jesus e Maria, era uma oração contínua, fecunda em atos de fé e confiança, amor, resignação e oferenda. Ora, se a recompensa corresponde aos merecimentos da vida, avaliai a grandeza da glória de José no paraíso.
Santo Agostinho compara os outros santos a estrelas, mas São José ao Sol. O padre Suárez considera como muito razoável, a opinião que sustenta que, São José, depois de Maria, excede em merecimentos e glória, todos os outros santos; de onde o venerável Bernardo de Bústis conclui que, no Céu, São José manda de certa maneira a Jesus e a Maria, quando quer obter deles alguma graça para os seus devotos servos.
São José, obtende-nos um grande espírito de oração vocal e mental.
Oração a São José
Ó santo Patriarca, pela pena que padecestes vendo o Verbo divino nascido num estábulo, em tão grande pobreza, sem lume, sem roupa, e chorando de frio; vos peço que me obtenhais a verdadeira dor dos meus pecados, que foram a causa das lágrimas do meu Jesus. Pela consolação que depois tivestes, ao contemplardes o Menino Jesus na gruta, tão belo e atraente, que o vosso coração começou, desde então, a arder em amor mais vivo para com um Deus tão amável e tão amante, obtende-me a graça de amá-lO também com um grande amor na terra, a fim de poder possuí-lO um dia no céu.
São José, penetrai os nossos corações de contrição e tornai-os mais sensíveis às amabilidades de Jesus.
Referências:
Santo Afonso Maria de Ligório. "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e São José" C.Ss. R - 1960 - 5.º Edição (adaptado ao AO90)
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.




Comentários