13ª Visita ao Santíssimo Sacramento: Jesus não Abandona.
- Cláudia Pereira
- há 2 dias
- 7 min de leitura
A sua visita ao Santíssimo Sacramento
Nesta série de artigos, pretendemos divulgar as "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria e a São José" de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, escrito em 1745. Estas meditações, abrem o nosso coração, à conversa íntima de devemos ter com Jesus no Santíssimo Sacramento, com Maria e São José. Que esta Sagrada Família nos acompanhe sempre e nos leve até ao Pai.
Jesus Sacramentado
13ª Visita

Ato para fazer no início de todas as visitas ao Santíssimo Sacramento
Meu Senhor Jesus Cristo, que pelo amor aos homens, estais dia e noite neste Sacramento, cheio de piedade e amor, esperando, chamando e acolhendo todos aqueles que Vos vêm visitar; eu creio que estais presente no Sacramento do Altar.
Adoro-Vos do abismo do meu nada, e agradeço-Vos por todas as graças que me tendes feito, especialmente por Vos dares, a Vós mesmo, neste Sacramento. Por me dares por advogada a Vossa Mãe Maria Santíssima, e por me teres chamado a visitar-Vos nesta Igreja.
Saúdo agora o Vosso amantíssimo Coração, e pretendo saudá-lo por três motivos. Primeiro, em agradecimento por esta grande dádiva; segundo, para compensar-Vos de todas as injúrias que recebeis dos vossos inimigos, neste Sacramento; terceiro, pretendo com esta visita, adorar-Vos em todos os lugares da terra, onde sois menos reverenciado, e mais abandonado.
Meu Jesus, eu Vos amo com todo o coração, e arrependo-me de tantas vezes, no passado, ter desgostado a vossa bondade infinita. Proponho, com a Vossa graça, de agora em diante, não mais Vos ofender. E agora, miserável que sou, consagro-me todo a Vós, dou-Vos, e renuncio a toda a minha vontade, minhas afeições, meus desejos, e tudo o que possuo. De hoje em diante, fazei de mim e de tudo o que possuo, o que desejares. Só desejo e Vos peço, o Vosso santo amor, a perseverança final, e o cumprimento perfeito da Vossa vontade.
Recomendo-Vos as almas do Purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e de Maria Santíssima. Recomendo-Vos ainda, todos os pobres pecadores.
Meu querido Salvador, por fim, uno todos os meus afetos com os afetos do Vosso amoroso Coração, para que assim unidos, os ofereçais ao Vosso Pai Eterno. Peço-Lhe em Vosso Nome, que pelo Vosso amor, os aceite e os conceda.
XIII – Jesus não abandona
«Ouvi a tua oração e a súplica que me dirigiste; esta casa que tu me construíste, Eu a consagrei a fim de nela colocar o meu nome para sempre; os meus olhos e o meu coração aí ficarão eternamente.» - 1 Reis 9, 3
Esta magnífica promessa, Jesus a realizou no Santíssimo Sacramento do altar, onde quis ficar presente de dia e de noite.
Meu divino Salvador, bastaria, sem dúvida, que ficásseis neste Sacramento só durante o dia, quando encontrais, para Vos fazerem companhia, adoradores de Vossa divina presença; porque quisestes ficar também de noite, quando as igrejas se fecham, e os homens se recolhem às suas casas, deixando-Vos absolutamente só?
Ah! Eu Vos compreendo; o amor Vos tornou nosso prisioneiro: o amor ardente que nos tendes de tal modo Vos prendeu à terra que não permite que nos abandoneis nem de dia nem de noite.
Ah! Salvador amabilíssimo, só esta fineza do Vosso amor deveria obrigar todos os homens a permanecerem na Vossa presença, diante dos santos cibórios, e a não saírem dai senão à força. E afastando-se, deveriam deixar aos pés do altar os seus corações e os seus afetos para com esse Deus feito homem, que fica sozinho e encerrado num Tabernáculo, Todo olhos para ver e prover as nossas necessidades, e Todo coração para nos amar, esperando ansiosamente o dia seguinte para receber as Visitas de Suas almas muito amadas.
Ó meu Jesus, eu quero contentar-Vos: consagro-Vos, pois, toda a minha vontade e todos os meus afetos. Ó majestade infinita de um Deus, ficastes neste divino Sacramento não só para estardes perto de nós, mas principalmente para Vos comunicardes às almas que amais.
Mas, Senhor, quem ousará aproximar-se para se alimentar da Vossa carne? Por outro lado, quem poderá afastar-se de Vós? Justamente para Vos unirdes connosco, e possuirdes os nossos corações, é que estais oculto na hóstia consagrada. Sim, ardeis em desejo de ser recebido por nós e o Vosso prazer é estar unido connosco.
Vinde, pois, meu Jesus, vinde; desejo receber-Vos no meu peito, para que sejais o Deus do meu coração e da minha vontade, ó meu querido Redentor, pelo Vosso amor dou tudo quanto possuo: satisfações, prazeres, vontade própria, tudo Vos dou.
Ó amor, ó Deus de amor, reinai sobre mim, triunfai de mim; destruí e sacrificai em meu ser tudo o que for meu e não Vosso. Não consintais, ó meu amor, que a minha alma, cheia da majestade de um Deus, depois de Vos haver recebido na sagrada comunhão, venha a aferrar-se ainda às criaturas. Amo-Vos, ó meu Deus, amo-Vos, e só a Vós quero amar para sempre.
Atraí-me, Senhor, pelos doces laços do Vosso amor.
Comunhão Espiritual
Meu Jesus, eu acredito que estais no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos acima de todas as coisas, e desejo-Vos na minha alma. Já que agora, não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Como já vieste, eu Vos abraço, e me uno todo a vós, não permitas que eu me separe de vós.
Nossa Senhora
13ª Visita
XIII – Oração de Santo Ildefonso de Toledo
Ó minha Soberana Patrona, humilíssima serva de vosso Filho, me prostro diante de Vós, e me humilho, ó singular Mãe do meu Senhor. Vos suplico, que me obtenhais o perdão dos meus pecados, e ordena-me que eu esteja purificado de todas as culpas da minha vida. Vos peço que me conceda a graça, que eu me una com amor a Deus, e a Vós; sirva ao vosso Filho, e a Vós; ao vosso Filho como meu Deus, a Vós como a Mãe do meu Deus; ao vosso Filho como meu Redentor, a Vós como a causa da minha Redenção; porque se Ele pagou o preço do meu resgate, Ele recebeu a carne que de Vós recebeu.
Ó minha Mãe, dai-me confiança em Vós, e fazei que eu sempre a Vós recorra.
XIII – Tesouro de Graças
São Bernardo exorta-nos a procurar a graça e a procurá-la por intermédio de Maria. Ela é, diz São Pedro Damião, o tesouro das graças divinas. Maria pode e quer enriquecer-nos; por isso nos convida e chama, dizendo:
«Quem for simples venha a mim!» - Pr 9, 4
Ó Senhora amabilíssima, ó Senhora sublimíssima, ó Senhora graciosíssima, volvei o vosso olhar para um pobre pecador que a vós se recomenda e em vós põe a sua confiança.
Sob a vossa proteção recorremos, Mãe de Deus.
Oração à Santíssima Virgem
Santíssima e Imaculada Virgem Maria e minha Mãe, eu, que sou o mais miserável de todos os pecadores, recorro hoje a vós, que sois a Mãe de meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores. Aos vossos pés me prostro, ó grande Rainha, e vos dou graças por todos os benefícios que até agora me tendes feito, especialmente por me terdes livrado do inferno, por mim tantas vezes merecido. Eu vos amo, Senhora amabilíssima, e pelo amor que vos tenho, prometo servir-vos sempre e fazer quanto possa para que por todos sejais servida.
Em vós, depois de Jesus, ponho todas as minhas esperanças, toda minha salvação. Ó Mãe de misericórdia, aceitai-me por vosso servo e acolhei-me debaixo do vosso manto. E já que sois tão poderosa junto de Deus, livrai-me de todas as tentações, ou dai-me forças para vencê-las até à morte. Suplico-vos o verdadeiro amor a Jesus Cristo, e alcançar uma boa morte. Minha Mãe, pelo amor que tendes a Deus, vos rogo que me ajudeis sempre, principalmente no último instante da minha vida. Não me desampareis enquanto não me virdes, já salvo, no Céu, a bendizer-vos e a cantar as vossas misericórdias, por toda a eternidade. Assim espero, assim seja.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
São José
13ª Visita
XIII – Hino
São José, do céu a glória,
esperança verdadeira
que reluz na nossa vida,
proteção de todo o mundo,
ouve os cantos e louvores
da Igreja agradecida.
A ti, filho de Davi,
como esposo de Maria
escolheu o Criador.
Quis que fosses pai do Verbo
e da nossa salvação
diligente servidor.
Reclinado no presépio,
o Esperado dos profetas,
Redentor do mundo inteiro,
tu contemplas, venturoso,
e, unido à Virgem Mãe,
o adoras por primeiro.
O Senhor e Deus do mundo,
Rei dos reis, a cujo aceno
se ajoelha o céu fulgente
e os infernos estremecem,
revestindo a nossa carne,
fez-se a ti obediente.
Glória eterna à Divindade,
Unidade na Trindade,
Deus imenso, Sumo Bem,
que te deu tão grande graça.
Por ti, dê-nos sua vida
e alegria eterna. Amém.
XIII – Homem Justo
José, no Evangelho, é chamado justo: José, seu esposo, sendo um homem justo... Ora, que é um homem justo? É, segundo São João Crisóstomo, um homem que possui todas as virtudes: “Notai, diz ele, que José é chamado justo, porque tinha todas as virtudes num grau perfeito”. José já era santo antes do seu matrimónio, mas a sua santidade cresceu muito quando ele se uniu à Mãe de Deus; só os exemplos de sua santa Esposa bastavam para santificá-lo; e se Maria é, como diz São Bernardino de Sena, a Dispensadora de todas as graças que Deus faz aos homens, com que profusão devemos crer que ela enriqueceu a seu Esposo, a quem tanto amava e de quem era tão amada!
São José, aumentai minha devoção para com Maria.
Oração a São José
Ó santo Patriarca, pela pena que padecestes vendo o Verbo divino nascido num estábulo, em tão grande pobreza, sem lume, sem roupa, e chorando de frio; vos peço que me obtenhais a verdadeira dor dos meus pecados, que foram a causa das lágrimas do meu Jesus. Pela consolação que depois tivestes, ao contemplardes o Menino Jesus na gruta, tão belo e atraente, que o vosso coração começou, desde então, a arder em amor mais vivo para com um Deus tão amável e tão amante, obtende-me a graça de amá-lO também com um grande amor na terra, a fim de poder possuí-lO um dia no céu.
São José, penetrai os nossos corações de contrição e tornai-os mais sensíveis às amabilidades de Jesus.
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.
Referências:
Santo Afonso Maria de Ligório. "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e São José" C.Ss. R - 1960 - 5.º Edição (adaptado ao AO90)




Comentários