top of page

Como rezar o Terço - Oração e Meditação guiada diária para 7 de julho

  • Cláudia Pereira
  • 7 de jul.
  • 12 min de leitura

Como rezar o Rosário (Terço)?

Meditação guiada diária para 7 de Julho de 2025



Esquema de oração do Rosário (Terço)

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Por isso, vamos tentar trazer-lhe todos os dias, um roteiro de meditação diária, para que mergulhe nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo. O método de meditação do Rosário (Terço) com Lectio Divina, baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Santa Igreja, é apenas um dos métodos de como rezar e meditar o Santo Rosário (Terço), e que pode utilizar também, se fizer a Devoção dos 5 primeiros Sábados, que Jesus pediu à Irmã Lúcia. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em falar connosco.


Nota: Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.



Mistérios Gozosos

Segundas-feiras e Sábados


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário  (Segurando a Cruz do Rosário)

Meu Senhor e meu Deus, coloco-me na Vossa presença. Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente:

  • Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões e novas vocações;

  • Pelos doentes e agonizantes;

  • Pelo nosso país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Credo

Santíssima Trindade, ​nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da Vossa essência e a trindade das Vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


3 Avé-Marias

  • Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…

  • Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…

  • Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.


  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.


Invocação do Espírito Santo (opcional)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria:

Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)


Contemplemos os Mistérios Gozosos...


A Anunciação do Anjo a Maria

1.º MISTÉRIO


O sonho de São José
"O sonho de São José". 1624–1626. Valentin de Boulogne

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 1, 18-25

O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.


Meditação

Que profunda alegria para Maria! Por obra do próprio Deus, o Filho de Deus achava-se encerrado no seu seio virginal. Mistérios gozosos, na verdade, para Ela, mas para José, uma triste perplexidade. Nada sabia sobre a visita do anjo nem sobre a virtude do Altíssimo, conrindo-A com a Sua sombra. Conhecia apenas, com certeza, a santidade de Maria, e podia ver refletida nos seus olhos a inocência e a paz. Entretanto, Ela, havia concebido. José, nada podia dizer. Só podia afrontar uma tormenta de angustiosa perplexidade, até que o anjo dissipou as nuvens: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo.»

José suportou a sua provação, a cruz de cristo encarnado em Maria, com silenciosa e confiante paciência. O seu silencio ensina-nos: “faz também como ele”.

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


E eu?

Na minha vida, procuro imitar a silenciosa e confiante paciência de S. José?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Visitação da Santíssima Virgem Maria á sua prima santa Isabel

2.º MISTÉRIO


A Visitação da Santíssima Virgem Maria á sua prima santa Isabel
"The Visitation". Robert Bell. 1912

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 1, 56

Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a sua casa.


Meditação

Numa resposta imediata à revelação do anjo, Maria foi, com pressa, à casa de sua prima Isabel. José ficou em Nazaré, só com os seus pensamentos, ou antes, com o único objeto da sua meditação: Maria. Mas, no mais estrito sentido da palavra, não estava só. Maria continuava ali; vivia em cada fibra do seu coração. O seu amor por Ela era algo de santo; era essa mais elevada forma de amor que se chama oração, a contemplação silenciosa de uma maravilha espiritual. Foi, por isso, que, nos Evangelhos, José nada teve a dizer. Maria era o seu mistério gozoso.

Compartilhemos com José essa ausência de Maria. Quando rezamos a Maria unimos o Céu e a Terra.

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


E eu?

Procuro elevar o meu amor por Maria através da oração?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


O nascimento do Menino Jesus em Belém

3.º MISTÉRIO


A chegada a Belém
"A natividade". 1891. Gari Melchers

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 2, 1-5

Naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este primeiro recenseamento efetuou-se quando Quirino era governador da Síria.

Todos se foram recensear, cada um à sua cidade. José subiu também da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que estava para ser mãe.


Meditação

Vinte e oito gerações, tinham visto os descendentes do rei David, reduzidos a uma humilde posição. David tinha herdado os magníficos despojos de uma centena de diminutos reinos. O rei Salomão, seu filho, não se inclinou perante homem algum na terra, mas José de Nazaré, era um carpinteiro. Mas a posição social, não é o homem. Os salmos penitenciais do rei David, não são uma piedade fictícia. O adultério e o assassínio foram os seus crimes. Salomão, o construtor do templo do Senhor, adorou ídolos sem arrepender-se, ao passo que José de Nazaré foi o homem mais santo da Terra. Possuía a realeza do espírito, o que por si só, constituía uma corte digna, mesmo numa gruta, para o pequenino Príncipe da Paz.

A santidade de São José não foi espetacular. É o patrono dos que passam despercebidos. Gostaríamos que fosse o nosso!

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


E eu?

Faço por passar despercebido, tal como S. José?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Apresentação do Menino Jesus no Templo

4.º MISTÉRIO


A Apresentação do Menino Jesus no Templo
"The Presentation" . 1910. Jozef Janssens

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 2, 22-24.39-40

Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: «Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício um par de rolas ou duas pombinhas, como se diz na Lei do Senhor.

Cumpridas todas as prescrições da Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.


Meditação

A porta da santidade tem uma fechadura dupla. O cumprimento do dever, é a chave externa. José foi fiel ao dever, correto sem ostentação. Com simplicidade, “cumpriu todas as coisas prescritas”, mas também os fariseus fizeram outro tanto, passaram a vida a fazer o que era correto. Podiam igualar-se a José, em toda a linha. Mas só possuíam a chave externa, e externa era também a sua piedade; por dentro estavam cheios de corrupção e podridão. José, tinha a chave interna: o cumprimento do dever por amor a Deus. Orava, trabalhava, repousava, alimentava-se, tudo para agradar a Deus, que vê em segredo.

Não gastaremos mais do que um instante para dizer: “Por Vós, Senhor”, quando começarmos o dia e cada uma das nossas ocupações diárias. É esta a chave interna para alcançar a grandeza de alma.

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


E eu?

Dedico e ofereço cada momento do meu dia a Deus?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A perda e o encontro do Menino Jesus no Templo

5.º MISTÉRIO


A perda e o encontro do Menino Jesus no Templo
"Jesus Found in the Temple". 1834-1890. Carl Bloch

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 2, 48-50

Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que o teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!» Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?» Mas eles não compreenderam as palavras lhes disse.


Meditação

José, não viveria até ver Jesus condenado a morto, mas não lhe foi poupada a sorte dos Santos – sofrer com Cristo. A Encarnação, tinha sido para ele um angustioso dilema. Para o nascimento do Salvador, não pôde arranjar nada melhor do que um abrigo de animais. O furor de Herodes, tinha-o forcado a ir para a terra pagã do Egipto, onde devia procurar sustento para a sua família. Estava presente, com o coração apertado, durante a sombria profecia de Simeão acerca de Jesus e Maria. Agora, a sua quinta e mais terrível dor: perdera o menino Jesus. José, profeta silencioso dos mistérios dolorosos!

São José foi muito humano, e assim sendo, sofreu. Sofreu, da mesma forma que fazia tudo, por Deus. Era uma parte da sua “chave interna”. E será também da nossa.

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86



E eu?

Quando sofro, penso em Deus?

Ofereço-lhe esse sofrimento?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


Conclusão do Rosário (Terço)


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salvé! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa.

Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa. Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.


Orações de Reparação à Santíssima Trindade, do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.


Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha). No mês de Julho, pode rezar a Ladainha do Preciosíssimo Sangue de Jesus, por ser o mês dedicado a esta devoção.


À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.

  • Rogai por nós Santa Mãe de Deus,

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen

  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.


Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page