top of page

Mistérios Luminosos do Rosário: Acreditar na Boa Nova.

  • Cláudia Pereira
  • 25 de dez. de 2025
  • 16 min de leitura

Como rezar o Rosário (Terço)?

Mistérios Luminosos do Rosário


Esquema de oração do Rosário (Terço)

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Neste roteiro de meditação diária, gostaríamos que mergulhasse nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo. O método de meditação do Rosário (Terço) com Lectio Divina, baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Santa Igreja, é apenas um dos métodos de como rezar e meditar o Santo Rosário (Terço), e que pode utilizar também, se fizer a Devoção dos 5 primeiros Sábados, que Jesus pediu à Irmã Lúcia. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em falar connosco.

Nota: Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.


Mistérios Luminosos do Rosário

Quintas-feiras


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário

Meu Senhor e meu Deus, colocamo-nos na Vossa presença. Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Unimo-nos a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renunciamos a todas as distrações que nos sobrevierem durante este Rosário, que queremos recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da nossa vida.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente:

  • Para reparar os pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pobres pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões;

  • Por novas e santas vocações;

  • Pelos doentes e agonizantes;

  • Pelo nosso país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Credo (Segurando a Cruz do Rosário)

Santíssima Trindade, ​nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


3 Avé-Marias

  • Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…

  • Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…

  • Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.


  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.


Invocação do Espírito Santo (opcional)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria:

Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)


Contemplemos os Mistérios Luminosos do Rosário...


O Batismo de Jesus no rio Jordão

1.º MISTÉRIO


Batismo de Cristo. 1609. Annibale Carracci
Batismo de Cristo. 1609. Annibale Carracci

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus 3, 16-17

Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Batista ao Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se, dizendo: «Eu é que preciso de ser batizado por Ti, e Tu vens ter comigo?». Jesus respondeu-lhe: «Deixa por agora; convém que assim cumpramos toda a justiça». João deixou então que Ele Se aproximasse. Logo que Jesus foi batizado, saiu da água. Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E uma voz vinda do Céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência».


Meditação

Mistério de luz é o Batismo no Jordão. Aqui, enquanto Cristo desce à água do rio, como inocente que Se faz pecado por nós (cf. 2 Cor 5, 21), o céu abre-se e a voz do Pai proclama-O Filho predileto (cf. Mt 3, 17), ao mesmo tempo que o Espírito vem sobre Ele para O investir na missão que O espera.

A espiritualidade cristã, tem como carácter distintivo, o empenho do discípulo em configurar-se cada vez mais com o seu Mestre (cf. Rom 8, 29; Fil 3, 10.21). A efusão do Espírito no Batismo, introduz o crente como ramo, na videira que é Cristo (cf. Jo 15, 5), constitui-o membro do Seu Corpo místico (cf. 1 Cor 12, 12; Rom 12, 5). A esta unidade inicial, deve corresponder um caminho de assimilação progressiva com Ele, que oriente sempre mais o comportamento do discípulo conforme à "lógica" de Cristo: «Tende entre vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus» (Fil 2, 5). É necessário, segundo as palavras do Apóstolo, «revestir-se de Cristo» (Rom 13, 14; Gal 3, 27).

No itinerário espiritual do Rosário, fundado na incessante contemplação - em companhia de Maria, do rosto de Cristo, este ideal exigente de configuração com Ele, alcança-se através do trato, podemos dizer, "amistoso", que nos introduz de modo natural na vida de Cristo e como que nos faz "respirar" os Seus sentimentos.

Se o batismo é um verdadeiro ingresso na santidade de Deus através da inserção em Cristo e da habitação do seu Espírito, seria um contrassenso contentar-se com uma vida medíocre, pautada por uma ética minimalista e uma religiosidade superficial. Perguntar a um catecúmeno: «Queres receber o Batismo?», significa ao mesmo tempo pedir-lhe: «Queres fazer-te santo?» Significa colocar na sua estrada o radicalismo do Sermão da Montanha: «Sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste» (Mt 5, 48).

Oremos; Deus eterno e omnipotente, que proclamastes solenemente a Cristo como vosso amado Filho quando era batizado nas águas do rio Jordão e o Espírito Santo descia sobre Ele, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos pela água e pelo Espírito Santo, a graça de permanecerem sempre no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Procuramos progredir na graça batismal, tentando ser perfeitos como o nosso Pai Celeste?

Papa São João Paulo II: Rosarium Virginis Mariae, 21; Rosarium Virginis Mariae, 15; Novo Millennio Ineunte, 31


Pai-Nosso + 10 Avé-Maria

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


Jesus nas Bodas de Caná da Galileia

2.º MISTÉRIO


As Bodas de Caná. 1585. Jacopo Robusti Tintoretto
As Bodas de Caná. 1585. Jacopo Robusti Tintoretto

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 2, 1-5.11

Realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seus discípulos foram também convidados para o casamento. A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-Lhe: «Não têm vinho». Jesus respondeu-Lhe: «Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora». Sua Mãe disse aos serventes: «Fazei tudo o que Ele vos disser». Foi assim que, em Caná da Galileia, Jesus deu início aos seus milagres. Manifestou a sua glória e os discípulos acreditaram n’Ele.


Meditação

Mistério de luz é o começo dos sinais em Caná (cf. Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos, graças à intervenção de Maria, a primeira entre os crentes. A função que Maria desempenha em Caná acompanha, de algum modo, toda a missão de Cristo.

A revelação, que no Batismo do Jordão é oferecida diretamente pelo Pai e confirmada pelo Batista, aparece-nos também nos lábios de Maria em Caná, e converte-se no grande convite materno que Ela dirige à Igreja de todos os tempos: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo 2, 5). É uma exortação que introduz bem as palavras e os sinais de Cristo durante a vida pública, constituindo o fundo mariano de todos os "mistérios da luz".

O primeiro dos "sinais" realizado por Jesus - a transformação da água em vinho nas bodas de Caná - mostra-nos precisamente Maria no papel de mestra, quando exorta os servos a cumprirem as disposições de Cristo (cf. Jo 2, 5).

Em Caná da Galileia, torna-se patente um só aspeto concreto, aparentemente pequeno e de pouca importância, da indigência humana ("não têm vinho"). Mas é algo que tem valor simbólico: o ir ao encontro das necessidades do homem significa, ao mesmo tempo, introduzi-las no quadro da missão messiânica e do poder salvífico de Cristo.

Outro elemento essencial da função maternal de Maria pode apreender-se nas palavras dirigidas aos que serviam à mesa: «Fazei o que Ele vos disser». A Mãe de Cristo apresenta-se diante dos homens como porta-voz da vontade do Filho, como quem indica as exigências que hão de ser satisfeitas, para que possa manifestar-se o poder salvífico do Messias.

Oremos; Senhor, Pai Santo, que na Vossa admirável providência quisestes que a Virgem Santa Maria estivesse presente nos mistérios da nossa salvação, concedei-nos que, obedecendo às palavras da Mãe de Cristo, façamos o que o vosso Filho nos mandou no Evangelho. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Estaremos nós atentos à voz de Maria que nos indica a vontade de Jesus?

Papa São João Paulo II: Rosarium Virginis Mariae, 21; Rosarium Virginis Mariae, 14; Redemptoris Mater, 21


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


O Anúncio do Reino de Deus e o Convite à Conversão

3.º MISTÉRIO


O Sermão da Montanha. 1884-1896. James Jacques Joseph Tissot
O Sermão da Montanha. 1884-1896. James Jacques Joseph Tissot

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 1, 14-15

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».


Meditação

Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf. Mc 1, 15), perdoando os pecados de quem a Ele se dirige com humilde confiança (cf. Mc 2, 3-13; Lc 7, 47-48), início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à sua Igreja (cf. Jo 20, 22-23).

«Convertei-vos (fazei penitência) e acreditai na Boa Nova!» (Mc 1, 15). São estas as primeiras palavras do Messias dirigidas à humanidade. E a mensagem de Fátima, no seu núcleo fundamental, é o chamado à conversão e à penitência, como no Evangelho. Este chamado foi feito nos inícios do século XX e, portanto, foi dirigido, de um modo particular a este mesmo século. A Senhora da mensagem, parecia ler com uma perspicácia especial, os «sinais dos tempos», os sinais do nosso tempo.

Convertei-vos! Converter-se é um termo de significado profundo. Quer dizer, na dimensão espiritual, mudar a direção mesma da vida: abrir-se à fé, passar do culto das coisas materiais ao uso inteligente delas, como instrumentos para melhor servir a Deus e aos irmãos; passar da dissipação mundana à seriedade cristã, da desilusão e do desânimo à esperança e à alegria de uma existência plena de sentido. Arrepender-se, quer dizer acreditar no Evangelho, familiarizar-se com os ensinamentos do Salvador, fazer com que se tornem norma do próprio viver quotidiano.

Convido a que se faça todo o esforço, para superar a crise do "sentido do pecado" que se verifica na cultura contemporânea, e, mais ainda, que se volte a descobrir Cristo como mistério da piedade, no qual Deus nos mostra o seu coração compassivo e nos reconcilia plenamente consigo. Tal é o rosto de Cristo que importa redescobrir também através do sacramento da Penitência.

Oremos; Deus de infinita bondade, que nos destes a Mãe do vosso Filho como nossa Mãe, concedei-nos que, seguindo os seus ensinamentos e com espírito de verdadeira penitência e oração, trabalhemos generosamente pela salvação do mundo e pela dilatação do reino de Cristo. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

O que fazemos para que a nossa conversão seja eficaz?

Papa São João Paulo II: Rosarium Virginis Mariae, 21; Fátima, 13-05-1982; Roma, 24-01-1993; Novo Millennio Ineunte, 37


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Transfiguração de Jesus

4.º MISTÉRIO


A Transfiguração de Jesus. 1886-1950. Henry Coller
A Transfiguração de Jesus. 1886-1950. Henry Coller

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 17, 1-8

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmão e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra e assustaram-se muito. Então Jesus aproximou-se e, tocando-os, disse: «Levantai-vos e não temais». Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus.


Meditação

Mistério de luz por excelência, é a Transfiguração que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade resplandece no rosto de Cristo, enquanto o Pai O confirma aos Apóstolos extasiados, para que O "escutem" (cf. Lc 9, 35) e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.

A cena evangélica da transfiguração de Cristo, na qual os três apóstolos, Pedro, Tiago e João, aparecem como que extasiados pela beleza do Redentor, pode ser tomada como ícone da contemplação cristã.

Fixar os olhos no rosto de Cristo, reconhecer o Seu mistério no caminho comum e doloroso da Sua humanidade, até perceber o brilho divino definitivamente manifestado no Ressuscitado glorificado à direita do Pai, é a tarefa de cada discípulo de Cristo; é, por conseguinte, também a nossa tarefa.

Contemplando este rosto, dispomo-nos a acolher o mistério da vida trinitária, para experimentar sempre de novo o amor do Pai e gozar da alegria do Espírito Santo. Realiza-se assim, também para nós, a palavra de S. Paulo: «Refletindo a glória do Senhor, como num espelho, somos transformados de glória em glória, nessa mesma imagem, sempre mais resplandecente, pela ação do Espírito do Senhor» (2 Cor 3, 18).

Fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão. Espiritualidade da comunhão significa em primeiro lugar ter o olhar do coração voltado para o mistério da Trindade, que habita em nós e cuja luz há-de ser percebida também no rosto dos irmãos que estão ao nosso redor.

Oremos; Senhor Deus, que na gloriosa transfiguração do vosso Filho Unigénito confirmastes os mistérios da fé com o testemunho da Lei e dos Profetas e de modo admirável anunciastes a adoção filial perfeita, fazei que, escutando a palavra do vosso amado Filho, mereçamos participar na sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Conseguimos ver em Jesus transfigurado a prefiguração da nossa ressurreição?

Papa São João Paulo II: Rosarium Virginis Mariae, 21; Rosarium Virginis Mariae, 9; Novo Millennio Ineunte, 43


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Instituição da Eucaristia

5.º MISTÉRIO


A Última Ceia. 1540. Jacopo Robusti Tintoretto
A Última Ceia. 1540. Jacopo Robusti Tintoretto

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 26, 26-29

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: «Tomai e comei: Isto é o meu Corpo». Tomou em seguida um cálice, deu graças e entregou-lho, dizendo: «Bebei dele todos, porque este é o meu Sangue, o Sangue da aliança, derramado pela multidão, para remissão dos pecados. Eu vos digo que não beberei mais deste fruto da videira, até ao dia em que beberei convosco o vinho novo no reino de meu Pai».


Meditação

Mistério de luz é, por fim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo Se faz alimento com o Seu Corpo e o Seu Sangue sob as espécies do pão e do vinho, testemunhando «até ao extremo» o Seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação Se oferecerá em sacrifício.

A Igreja, Povo de Deus da Nova Aliança, sempre se nutriu da Eucaristia. Melhor, construiu-se através da Eucaristia: «uma vez que há um só pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão» (1 Cor 10, 17). A Igreja reflete-se no Sacramento eucarístico como na fonte de onde jorra a própria vida. Ali está o núcleo incandescente e o coração palpitante da Igreja, que pode ler nele a história da própria vocação.

Jesus é o Pão vivo descido do céu para a vida do mundo (cf. Jo 6, 51). O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Isto conduz-nos à Anunciação, quando o Anjo do Senhor anunciou a Boa Nova a Maria, e com o Seu consentimento livre e generoso, ela concebeu o Verbo no Seu seio, por obra do Espírito Santo. Existe, pois, um vínculo estreitíssimo entre a Eucaristia e a Virgem Maria, que a piedade medieval encerrou na expressão "caro Christi, caro Mariae": a carne de Cristo na Eucaristia é, sacramentalmente, a carne tomada de Maria. Maria conduz os fiéis à Eucaristia.

Desejo insistir, na linha do que disse na Carta apostólica Dies Domini, em que a participação na Eucaristia seja verdadeiramente, para cada batizado, o coração do Domingo: um compromisso irrenunciável, abraçado, não só para obedecer a um preceito, mas como necessidade para uma vida cristã verdadeiramente consciente e coerente.

Precisamente através da participação eucarística, o dia do Senhor torna-se também o dia da Igreja, a qual, poderá assim desempenhar de modo eficaz a sua missão de sacramento de unidade.

Oremos; Senhor Jesus Cristo, que neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal modo os mistérios do vosso Corpo e Sangue, que sintamos continuamente os frutos da vossa redenção. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Participamos na Santa Missa conscientes da realidade Santo Sacrífico no altar?

Papa São João Paulo II: Rosarium Virginis Mariae, 21, Lodi, 20-06-1992; Sevilha, 13-06-1993; Novo Millennio Ineunte, 36


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


Conclusão do Rosário (Terço)


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salvé! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.


Orações de Reparação do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.


Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha). .


À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.


  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.


Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page