top of page

11ª Visita ao Santíssimo Sacramento: Bom Pastor.

  • Cláudia Pereira
  • 26 de out.
  • 7 min de leitura

A sua visita ao Santíssimo Sacramento

Nesta série de artigos, pretendemos divulgar as "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria e a São José" de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, escrito em 1745. Estas meditações, abrem o nosso coração, à conversa íntima de devemos ter com Jesus no Santíssimo Sacramento, com Maria e São José. Que esta Sagrada Família nos acompanhe sempre e nos leve até ao Pai.


Jesus Sacramentado

11ª Visita


O Santíssimo Sacramento
O Santíssimo Sacramento

Ato para fazer no início de todas as visitas ao Santíssimo Sacramento

Meu Senhor Jesus Cristo, que pelo amor aos homens, estais dia e noite neste Sacramento, cheio de piedade e amor, esperando, chamando e acolhendo todos aqueles que Vos vêm visitar; eu creio que estais presente no Sacramento do Altar.

Adoro-Vos do abismo do meu nada, e agradeço-Vos por todas as graças que me tendes feito, especialmente por Vos dares, a Vós mesmo, neste Sacramento. Por me dares por advogada a Vossa Mãe Maria Santíssima, e por me teres chamado a visitar-Vos nesta Igreja.

Saúdo agora o Vosso amantíssimo Coração, e pretendo saudá-lo por três motivos. Primeiro, em agradecimento por esta grande dádiva; segundo, para compensar-Vos de todas as injúrias que recebeis dos vossos inimigos, neste Sacramento; terceiro, pretendo com esta visita, adorar-Vos em todos os lugares da terra, onde sois menos reverenciado, e mais abandonado.

Meu Jesus, eu Vos amo com todo o coração, e arrependo-me de tantas vezes, no passado, ter desgostado a vossa bondade infinita. Proponho, com a Vossa graça, de agora em diante, não mais Vos ofender. E agora, miserável que sou, consagro-me todo a Vós, dou-Vos, e renuncio a toda a minha vontade, minhas afeições, meus desejos, e tudo o que possuo. De hoje em diante, fazei de mim e de tudo o que possuo, o que desejares. Só desejo e Vos peço, o Vosso santo amor, a perseverança final, e o cumprimento perfeito da Vossa vontade.

Recomendo-Vos as almas do Purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e de Maria Santíssima. Recomendo-Vos ainda, todos os pobres pecadores.

Meu querido Salvador, por fim, uno todos os meus afetos com os afetos do Vosso amoroso Coração, para que assim unidos, os ofereçais ao Vosso Pai Eterno. Peço-Lhe em Vosso Nome, que pelo Vosso amor, os aceite e os conceda.


XI – Bom Pastor

“Procuremos não nos afastar – diz Santa Teresa – nem perder de vista o nosso amado pastor Jesus Cristo, pois as ovelhas que se conservam junto ao seu pastor são sempre as mais acariciadas e favorecidas, porque sempre lhes dá algum bocadinho escolhido do que ele próprio come. E, se o pastor adormecer, a ovelhinha não se afasta de junto dele até que desperte ou ela mesma o acorde; e então recebe dele novos favores e caricias”

Ó meu Redentor Sacramentado, eis me aqui junto de Vós; espero de Vós uma só dádiva, a saber: o fervor e a perseverança no Vosso amor.

Ó santa fé, graças vos dou por me ensinares e dares a certeza que, no Sacramento do altar, nesse pão celeste, não há mais pão, pois nele está o meu Senhor Jesus Cristo e aí está todo por meu amor.

Meu Senhor e meu tudo, creio que estais presente no Santíssimo Sacramento: e, embora oculto aos olhos mortais, reconheço-Vos, com a luz da santa fé, na hóstia consagrada, por Soberano do céu e da terra e Salvador do mundo.

Ah! Meu dulcíssimo Jesus, como sois a minha esperança, a minha salvação, a minha força e a minha consolação, assim quero que sejais também todo o meu amor e único objeto de todos os meus pensamentos, desejos e afetos. Comprazo-me mais da suma felicidade de que gozais e gozareis eternamente, do que se possuísse todos os bens possíveis nesta e na outra vida.

Meu amado Redentor, a minha maior felicidade é saber que sois plenamente feliz, e que a Vossa felicidade é infinita. Senhor, reinai, só Vós na minha alma; eu Vo-la dou toda, tomai posse dela para sempre. A minha vontade, os meus sentidos e todas as minhas potências sejam escravas do Vosso amor, e não sirvam neste mundo senão para Vos dar gosto e glória. Assim foi a Vossa vida, ó Mãe do meu Jesus, que fostes a primeira a amá-lO neste mundo.

Maria Santíssima, assisti-me e obtende-me a graça de viver, daqui por diante, como vós vivestes, sempre feliz, pertencendo inteiramente a Deus.

Ó meu Jesus, seja eu todo Vosso e Vós todo meu.


Comunhão Espiritual

Meu Jesus, eu acredito que estais no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos acima de todas as coisas, e desejo-Vos na minha alma. Já que agora, não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Como já vieste, eu Vos abraço, e me uno todo a vós, não permitas que eu me separe de vós.


Nossa Senhora

11ª Visita


XI – Oração de Santo André de Jerusalém

Ó Mãe de misericórdia, aplacai o Vosso Filho. Enquanto Vós estavas na terra, apenas Vos ocupáveis com uma pequena parte dela; mas agora que estais elevada acima do mais alto dos céus, todo o mundo Vos considera como um Propiciatório comum de todas as Gentes. Então, Vos suplicamos, ó Virgem Santa, concede-nos o socorro das Vossas orações junto a Deus; orações que nos são muito caras, e mais preciosas que todos os tesouros da terra; orações que tornam Deus mais propício a (perdoar) os nossos pecados, e nos obtêm uma grande abundância de graças, para receber o perdão e praticar as virtudes; orações que prendem os inimigos, confundem os seus desígnios e triunfam sobre os seus esforços.

Eis toda a minha confiança, eis toda a razão da minha esperança.

 

XI – Grande Rainha

«Feliz o homem que me escuta, que vela dia após dia à minha porta e é assíduo nos umbrais da minha casa.» - Prov 8, 34

Felizes aqueles que, imitando o exemplo dos pobres às portas dos ricos, não cessam de pedir a esmola de alguma graça às portas da misericórdia de Maria. E mais feliz ainda, é aquele que procura imitar as virtudes que descobre em Maria, especialmente a Sua pureza e a Sua humildade.

Ó Maria, minha esperança, socorrei-me.


Oração à Santíssima Virgem

Santíssima e Imaculada Virgem Maria e minha Mãe, eu, que sou o mais miserável de todos os pecadores, recorro hoje a vós, que sois a Mãe de meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores. Aos vossos pés me prostro, ó grande Rainha, e vos dou graças por todos os benefícios que até agora me tendes feito, especialmente por me terdes livrado do inferno, por mim tantas vezes merecido. Eu vos amo, Senhora amabilíssima, e pelo amor que vos tenho, prometo servir-vos sempre e fazer quanto possa para que por todos sejais servida.

Em vós, depois de Jesus, ponho todas as minhas esperanças, toda minha salvação. Ó Mãe de misericórdia, aceitai-me por vosso servo e acolhei-me debaixo do vosso manto. E já que sois tão poderosa junto de Deus, livrai-me de todas as tentações, ou dai-me forças para vencê-las até à morte. Suplico-vos o verdadeiro amor a Jesus Cristo, e alcançar uma boa morte. Minha Mãe, pelo amor que tendes a Deus, vos rogo que me ajudeis sempre, principalmente no último instante da minha vida. Não me desampareis enquanto não me virdes, já salvo, no Céu, a bendizer-vos e a cantar as vossas misericórdias, por toda a eternidade. Assim espero, assim seja.

Causa da nossa alegria, rogai por nós.


São José

11ª Visita


XI – Hino

Celebre a José a corte celeste,

prossiga o louvor o povo cristão:

Só ele merece à Virgem se unir

em casta união.

 

Ao ver sua Esposa em Mãe transformar-se,

José quer deixar Maria em segredo.

Um anjo aparece: «É obra de Deus!»

Afasta-lhe o medo.

 

Nascido o Senhor, nos braços o estreitas.

A ti tem por guia, a Herodes fugindo.

Perdido no templo, és tu que o encontras,

chorando e sorrindo.

 

Convívio divino a outros, somente

após dura morte é dado gozar.

Mas tu, já em vida, abraças a Deus,

e o tens no teu lar!

 

Ó dai-nos, Trindade, o que hoje pedimos:

Um dia no céu, cantarmos também

o canto que canta o esposo da Virgem

sem mácula. Amém.

 

XI – Aumentai nossa Fé

Ó grande Santo, pelo merecimento da angústia que padecestes, quando perdestes a Jesus no templo, alcançai-me lágrimas com que chore incessantemente as injúrias que fiz ao meu divino Senhor; e pela alegria que tivestes, encontrando-O no templo, rogo-vos me negocieis a felicidade de achá-l’O também, fazendo-O entrar na minha alma por Sua graça e de não perdê-l’O nunca mais.

São José, fazei crescer em nós a fé, sobretudo a fé pela qual cremos na presença de Jesus, no Santíssimo Sacramento.

 

Oração a São José

Ó santo Patriarca, pela pena que padecestes vendo o Verbo divino nascido num estábulo, em tão grande pobreza, sem lume, sem roupa, e chorando de frio; vos peço que me obtenhais a verdadeira dor dos meus pecados, que foram a causa das lágrimas do meu Jesus. Pela consolação que depois tivestes, ao contemplardes o Menino Jesus na gruta, tão belo e atraente, que o vosso coração começou, desde então, a arder em amor mais vivo para com um Deus tão amável e tão amante, obtende-me a graça de amá-lO também com um grande amor na terra, a fim de poder possuí-lO um dia no céu.

São José, penetrai os nossos corações de contrição e tornai-os mais sensíveis às amabilidades de Jesus.



Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.

Referências:

Santo Afonso Maria de Ligório. "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e São José" C.Ss. R - 1960 - 5.º Edição (adaptado ao AO90)



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page