top of page

Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e a São José - Santo Afonso Maria de Ligório - 1ª Visita

  • Cláudia Pereira
  • 3 de abr.
  • 7 min de leitura

Neste, e nos próximos artigos, pretendemos divulgar as "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria e a São José" de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, escrito em 1745. Este livro, abre o nosso coração, à conversa íntima de devemos ter com Jesus no Santíssimo Sacramento, com Maria e São José. Que esta Sagrada Família nos acompanhe sempre e nos leve até ao Pai.



Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e a São José - Santo Afonso Maria de Ligório - 1ª Visita
Santíssimo Sacramento

Jesus Sacramentado

1ª Visita


Ato para fazer no início de todas as visitas ao Santíssimo Sacramento

Meu Senhor Jesus Cristo, que pelo amor aos homens, estais dia e noite neste Sacramento, cheio de piedade e amor, esperando, chamando e acolhendo todos aqueles que Vos vêm visitar; eu creio que estais presente no Sacramento do Altar.

Adoro-Vos do abismo do meu nada, e agradeço-Vos por todas as graças que me tendes feito, especialmente por Vos dares, a Vós mesmo, neste Sacramento. Por me dares por advogada a Vossa Mãe Maria Santíssima, e por me teres chamado a visitar-Vos nesta Igreja.

Saúdo agora o Vosso amantíssimo Coração, e pretendo saudá-lo por três motivos. Primeiro, em agradecimento por esta grande dádiva; segundo, para compensar-Vos de todas as injúrias que recebeis dos vossos inimigos, neste Sacramento; terceiro, pretendo com esta visita, adorar-Vos em todos os lugares da terra, onde sois menos reverenciado, e mais abandonado.

Meu Jesus, eu Vos amo com todo o coração, e arrependo-me de tantas vezes, no passado, ter desgostado a vossa bondade infinita. Proponho, com a Vossa graça, de agora em diante, não mais Vos ofender. E agora, miserável que sou, consagro-me todo a Vós, dou-Vos, e renuncio a toda a minha vontade, minhas afeições, meus desejos, e tudo o que possuo. De hoje em diante, fazei de mim e de tudo o que possuo, o que desejares. Só desejo e Vos peço, o Vosso santo amor, a perseverança final, e o cumprimento perfeito da Vossa vontade.

Recomendo-Vos as almas do Purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e de Maria Santíssima. Recomendo-Vos ainda, todos os pobres pecadores.

Meu querido Salvador, por fim, uno todos os meus afetos com os afetos do Vosso amoroso Coração, para que assim unidos, os ofereçais ao Vosso Pai Eterno. Peço-Lhe em Vosso Nome, que pelo Vosso amor, os aceite e os conceda.



I – Vamos à Fonte

Jesus Sacramentado, eis a fonte de todos os bens. Ele diz:

«Se alguém tem sede, venha a mim; e quem crê em mim que sacie a sua sede!» (Jo 7, 37)

Oh! Com que abundância os Santos sempre têm bebido as águas da graça nesta fonte do Santíssimo Sacramento, onde Jesus reparte connosco todos os méritos da sua Paixão, conforme predisse o profeta:

«Ireis, cheios de alegria, tomar as águas das fontes do Salvador» (Is. 12,3)

À condessa de Féria, - ilustre penitente do bem-aventurado João de Ávila, que se fez religiosa de Santa Clara e que, por causa de suas contínuas e prolongadas práticas com Jesus sacramentado, era chamada esposa do Santíssimo Sacramento, - perguntaram uma vez o que fazia durante as longas horas que passava aos pés do altar.

“Ah! - respondeu ela – eu ficaria diante do tabernáculo por toda a eternidade. Pois não está ali a essência divina, que há de ser o sustento dos bem-aventurados? Meu Deus! Que se faz diante do Santíssimo Sacramento? Pois o que se há de fazer? Ama-se, louva-se, agradece-se, pede-se. Que faz um pobre diante de um rico? Que faz o enfermo diante do médico? Um sequioso diante duma fonte cristalina? Um faminto sentado numa mesa farta?”

Ó meu Jesus amantíssimo, dulcíssimo, caríssimo, vida, esperança, tesouro e único amor da minha alma. Oh! Quanto Vos custou a Vossa permanência connosco neste Sacramento! Para ficardes sobre os nossos altares, foi-Vos preciso morrer na cruz. E depois, neste Sacramento, quantas injúrias sofreis para estardes presente no meio de nós! Mas, venceu o Vosso amor, venceu o desejo que tendes de ser amado por nós.

Vinde, Senhor, vinde. Encerrai-Vos no meu coração e trancai a porta para sempre, a fim de que nenhuma criatura entre nele, para compartilhar o amor que Vos devo e quero dar-Vos sem reserva. Só Vós, meu amado Redentor, reinai sobre mim e possuí-me; e, se alguma vez não Vos obedecer perfeitamente, castigai-me com rigor, para que no futuro seja mais atento em Vos agradar e fazer a Vossa vontade. Fazei que eu não deseje nem busque outro prazer, mais do que desejo ser-Vos agradável, visitar-Vos muitas vezes nos altares, entreter-me convosco e receber-Vos na santa comunhão. Outros bens? Procurem quem os quiser. Eu, porém, só amo e desejo o tesouro do Vosso amor, apena e só, e nada mais Vos quero pedir aos pés do altar.

Fazei que me esqueça de mim mesmo, para me lembrar somente da Vossa bondade. Ó bem-aventurados Serafins, eu não vos admiro pela vossa glória, mas pelo amor que consagrais ao vosso Deus que é também o meu. Ensinai-me o que devo fazer para O amar e lhe ser agradável. Meu Jesus, só a Vós quero amar, só a Vós quero agradar.


I – Comunhão Espiritual

Meu Jesus, eu acredito que estais no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos acima de todas as coisas, e desejo-Vos na minha alma. Já que agora, não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Como já vieste, eu Vos abraço, e me uno todo a vós, não permitas que eu me separe de vós.



Nossa Senhora

1ª Visita


I – Oração de Santo Efraim

Imaculada e inteiramente pura Virgem Maria, Mãe de Deus, vós sois superior a todos os santos, sois a única esperança dos Pais, a alegria dos justos. Por vós fomos reconciliados com Deus, ó grande princesa, Mãe de Deus, cobre-nos com as asas da vossa misericórdia, tende piedade de nós. Nós fomos dados a vós, e consagrados ao vosso obséquio: somos vossos servos; não permitais que Lucifer nos leve ao inferno.

Ó Virgem Imaculada, estamos sob a vossa proteção, portanto, recorremos unicamente a vós e vos suplicamos, para impedir que o vosso Filho, irritado pelos nossos pecados, nos abandone ao poder do Demónio.

Ó Maria, causa da nossa alegria, rogai por nós!


I – Cheia de Graça

Outra fonte de graças, extremamente preciosa para nós, é Maria, nossa Mãe, fonte tão rica de bens, que não há no mundo um só homem, que deles não participe. “Todos nós recebemos da sua plenitude”, diz São Bernardo.

Maria recebeu de Deus toda a abundância da graça, segundo a saudação do Anjo:

"Eu vos saúdo, cheia de graça."

Entretanto, esta abundância de graças, não a recebeu só para si, mas também para nós. “Maria, - diz São Pedro Crisólogo - recebeu esse imenso tesouro de graças, para reparti-lo com todos os seus devotos servos” Ó Maria, causa da nossa alegria, rogai por nós!


I – Oração à Santíssima Virgem

Santíssima e Imaculada Virgem Maria e minha Mãe, eu, que sou o mais miserável de todos os pecadores, recorro hoje a vós, que sois a Mãe de meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores. Aos vossos pés me prostro, ó grande Rainha, e vos dou graças por todos os benefícios que até agora me tendes feito, especialmente por me terdes livrado do inferno, por mim tantas vezes merecido. Eu vos amo, Senhora amabilíssima, e pelo amor que vos tenho, prometo servir-vos sempre e fazer quanto possa para que por todos sejais servida.

Em vós, depois de Jesus, ponho todas as minhas esperanças, toda minha salvação. Ó Mãe de misericórdia, aceitai-me por vosso servo e acolhei-me debaixo do vosso manto. E já que sois tão poderosa junto de Deus, livrai-me de todas as tentações, ou dai-me forças para vencê-las até à morte. Suplico-vos o verdadeiro amor a Jesus Cristo, e alcançar uma boa morte. Minha Mãe, pelo amor que tendes a Deus, vos rogo que me ajudeis sempre, principalmente no último instante da minha vida. Não me desampareis enquanto não me virdes, já salvo, no Céu, a bendizer-vos e a cantar as vossas misericórdias, por toda a eternidade. Assim espero, assim seja.

Causa da nossa alegria, rogai por nós.


São José

1ª Visita


I – Oração a São José

Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, a vós confio todas as minhas intenções e desejos. Ajudai-me São José, com a vossa poderosa intercessão, obter todas as bênçãos espirituais por intercessão do vosso Filho adotivo, Jesus Cristo Nosso Senhor, de modo que, ao confiar-me, aqui na terra, ao vosso poder celestial, Vos tribute o meu agradecimento e homenagem.

Ó São José, eu nunca me canso de contemplar-Vos com Jesus adormecido nos vossos braços. Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do vosso coração. Abraçai-O em meu nome, beijai por mim o seu delicado rosto e pedi-Lhe que me devolva esse beijo quando eu exalar o meu último suspiro.

São José, padroeiro das almas que partem, rogai por mim! Amém.

 

I – Sede meu Auxílio

Deus nos ama com tamanha ternura, e tão ardentemente deseja a nossa salvação, que nos multiplicou os meios de a alcançarmos. Um destes meios é a devoção aos santos. Como eles são seus amigos, o Senhor quer que intercedam por nós e nos consigam pelas suas orações e merecimentos, as graças que não merecemos. Ora, quem não sabe que, entre os escolhidos, São José ocupa, depois de Maria, o primeiro lugar no coração de Deus, e muito pode junto do Senhor em favor daqueles que o honram? A ele, pois, digamos com frequência: Dai-me, ó São José, a inteira confiança na vossa poderosa intercessão.

 

I – Oração a São José: Alegro-me

Alegro-me com a vossa felicidade e glória, ó meu Santo Patriarca, pois foste considerado digno de governar a Jesus como pai, e de vos fazer obedecer por Aquele, a quem o céu e a terra obedecem.

Ó grande Santo, visto que um Deus vos quis servir, quero também contar-me no número dos vossos servos. Depois de Maria, escolho-vos para meu principal advogado e protetor. Prometo honrar-vos cada dia por alguma homenagem especial; cada dia quero colocar-me novamente sob o vosso patrocínio. Pela doce companhia de Jesus e Maria, da qual tanto gozastes durante a vossa vida, protegei-me sempre em todo o decurso da minha. Pela assistência que na vossa morte Jesus e Maria vos prestaram, protegei-me especialmente na minha última hora; fazei que, morrendo assistido por vós, e por Jesus e Maria, vá agradecer-vos no paraíso e, em vossa companhia, possa louvar e amar a Deus por todos os séculos. Assim seja!


Referências:

Santo Afonso Maria de Ligório. "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e São José" C.Ss.R - 1960 - 5.º Edição (adaptado ao AO90)



Comments


Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page