top of page

Quem é mais prioritário na minha vida? - Mistérios Gloriosos do Rosário de 20 de julho

  • Cláudia Pereira
  • 20 de jul. de 2025
  • 12 min de leitura

Como rezar o Rosário (Terço)?

Meditação guiada diária para 20 de Julho de 2025



Esquema de oração do Rosário (Terço)

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Por isso, vamos tentar trazer-lhe todos os dias, um roteiro de meditação diária, para que mergulhe nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo.

Nota: Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.



Mistérios Gloriosos do Rosário

Quartas-feiras e Domingos


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário (Segurando a Cruz do Rosário)

Meu Senhor e meu Deus, coloco-me na Vossa presença. Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a Vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.

Divino Jesus, eu Vos oferecemos este terço que vou rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-me, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que me são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências desta santa devoção.

Ofereço, particularmente:

  • Para desagravo e reparação dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões;

  • Por novas e santas vocações;

  • Pelos pobres, doentes e agonizantes;

  • Pelo nosso país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Credo

Santíssima Trindade, ​oferecemos-Vos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da Vossa essência e a trindade das Vossas Pessoas. Peço-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


3 Avé-Marias

  • Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Avé Maria…

  • Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Avé Maria…

  • Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Avé Maria…

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.


  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.


Invocação do Espírito Santo (opcional)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria:

Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)


Contemplemos os Mistérios Gloriosos do Rosário...


A Ressurreição de Jesus

1.º MISTÉRIO


"As Santas mulheres no sepulcro". 1612-1614. Peter Paul Rubens
"As Santas mulheres no sepulcro". 1612-1614. Peter Paul Rubens

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 24, 1-6

No primeiro dia da semana, ao romper da aurora, foram ao sepulcro, levando os perfumes que haviam preparado. Encontraram a pedra do túmulo removida e, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Estando elas perplexas com o caso, apareceram-lhes dois homens em trajes resplandecentes. Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, eles disseram-lhes: «Porque buscais entre os mortos Aquele que está vivo? Não está aqui; ressuscitou!»


Meditação

Cristo morreu na Sexta-feira Santa. Foi sepultado no Santo Sepulcro. Durante três dias, esteve morto. Os soldados guardavam o túmulo. O governador romano, Pilatos, colocou na pesada porta o selo de Roma. Então amanheceu o domingo, uma bela luz apareceu no céu e os soldados viram a luz a sair do túmulo onde Jesus jazia. A grande e pesada pedra rolou por si mesma, e Jesus, glorioso, forte, belo e vivo, saiu do túmulo. Visitou a Sua querida Mãe e agradeceu-lhe. Mostrou-Se a Maria Madalena, que chorava por Ele. Apareceu aos Seus Apóstolos e provou-nos que viveremos para sempre. Esta foi a primeira Páscoa.

Padre Daniel A. Lord, S.J


E eu?

Quem é mais prioritário na minha vida? Deus, a família, os amigos ou o trabalho?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Ascensão de Jesus ao Céu

2.º MISTÉRIO


A Ascensão de Jesus ao Céu
"A Ascensão". 1636. Rembrandt

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 16, 15-20

Naquele tempo, Jesus apareceu aos onze Apóstolos e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for batizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.


Meditação

Durante quatro dias, Jesus permaneceu na Terra após a Sua Ressurreição. Estabeleceu a Sua Igreja e deu-lhe poderes maravilhosos. Falou com os Seus amigos, falando-lhes do Céu e do trabalho que tinham de fazer primeiro por Deus e pelas almas. Depois, numa quinta-feira, levou-os a todos para o Monte das Oliveiras. Deu-lhes as Suas últimas instruções e despediu-se. Lentamente, pelo Seu próprio poder, começou a erguer-Se da terra. Estendeu as mãos para os abençoar. Sorriu pela última vez para a Sua Mãe, e por fim, uma nuvem O cobriu e Ele entrou nas alegrias do Céu. Um anjo veio então ter com os Apóstolos e disse-lhes para voltarem e começarem a trabalhar pelas almas. Um dia, também eles entrariam no Céu e seriam felizes para sempre.

Padre Daniel A. Lord, S.J


E eu?

Através da Ascensão de Jesus aumento a minha esperança na Sua segunda vinda?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos no Cenáculo

3.º MISTÉRIO


São Pedro a pregar à entrada das catacumbas. Jan Styka
"Pentecostes". 1696-1705. António Palomino

Atos dos Apóstolos 2, 1-11

Quando chegou o dia de Pentecostes, os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem. Residiam em Jerusalém judeus piedosos, procedentes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou muito admirada, pois cada qual os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: «Não são todos galileus os que estão a falar? Então, como é que os ouve cada um de nós falar na sua própria língua? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, ouvimo-los proclamar nas nossas línguas as maravilhas de Deus».


Meditação

Cristo tinha prometido aos Apóstolos: «Eu enviar-vos-ei o Espírito Santo. Ele será o vosso Consolador». Depois de Jesus os ter deixado, os Apóstolos ficaram com medo, por isso, esconderam-se no pequeno apartamento de Maria. Rezaram e esperaram durante nove dias. Esta foi a primeira Novena. No dia de Pentecostes, sobre as suas cabeças, os Apóstolos viram línguas de fogo repartidas. Uma língua pousou sobre cada uma das suas cabeças. O Espírito Santo tinha chegado. De imediato, saíram e começaram a falar de Jesus a toda a gente. Falaram com tanta veemência que milhares acreditaram e foram batizados. Este foi o nascimento da Igreja Católica.

Padre Daniel A. Lord, S.J


E eu?

Com que convicção falo aos outros de Jesus? Defendo a minha Igreja Católica?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Assunção de Nossa Senhora ao Céu

4.º MISTÉRIO


"A Assunção de Maria". 1616-1618. Peter Paul Rubens
"A Assunção de Maria". 1616-1618. Peter Paul Rubens

MUNIFICENTISSIMUS DEUS n.º 44 - 1950

"Depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus onipotente que à virgem Maria concedeu a sua especial benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da sua augusta mãe; e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos São Pedro e São Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial".


Meditação

Durante muito tempo, Jesus deixou a sua Mãe na terra. Ele queria que ela cuidasse dos seus Apóstolos e fosse a Mãe da nova Igreja. Então, um dia, mandou-a chamar discretamente e, com um sorriso, ela morreu. Os Apóstolos vieram de todas as partes do mundo para estar no seu leito de morte. Levaram o seu corpo para a sepultura e depositaram-no suavemente na terra. São Tomé chegou tarde, depois do enterro. Quando os Apóstolos o levaram à sepultura, encontraram-na vazia e aberta. No local onde o corpo de Maria tinha repousado, cresciam belos lírios. Jesus tinha enviado os seus anjos para levar o corpo da sua Mãe para o Céu. Era demasiado puro para repousar na terra. Tinha-O servido tão bem que devia gozar imediatamente a felicidade do Céu.

Padre Daniel A. Lord, S.J


E eu?

Encontro na Assunção da Santíssima Virgem Maria a esperança de alcançar o Céu?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Coroação de Nossa Senhora no Céu

5.º MISTÉRIO


Nossa Senhora de Guadalupe - Imperatriz das Américas e Rainha do México. 1531
"Monte Calvário". 2016. Andrei Mironov

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 19, 25-27

Estavam junto à cruz de Jesus sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Ao ver sua Mãe e o discípulo predileto, Jesus disse a sua Mãe: «Mulher, eis o teu filho». Depois disse ao discípulo: «Eis a tua Mãe». E a partir daquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa.


Meditação

Maria serviu Jesus durante toda a sua vida. Tinha amado e servido a Deus com todo o seu coração e alma. Nunca tinha cometido o mais pequeno pecado. Por isso, no Céu, ia ter a sua recompensa. De corpo e alma, Maria entrou no Céu. O seu Filho, Jesus, encontrou-se com ela e tomou-a nos Seus braços agradecidos. O Pai celeste disse: “Esta é a Minha querida e dedicada filha”. O Filho Divino disse: “Esta é a Minha querida e fiel Mãe”. O Espírito Santo disse: “Esta é a minha doce e pura noiva”. E os santos e os anjos gritaram todos: “Esta é a nossa Rainha!” Então Jesus, o Rei dos Reis, sentou-a no seu trono. Na sua cabeça colocou uma gloriosa coroa de estrelas. Mas Maria olhava para baixo para ver os seus filhos na terra. Porque agora podia ajudar os seus filhos e filhas a chegarem ao céu. Maria é a Rainha do Céu. Mas ela é a nossa Mãe amorosa que nos protege com o seu poder.

Padre Daniel A. Lord, S.J


E eu?

Considero-me verdadeiramente filho de Maria? Como trato a minha Mãe?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


Conclusão do Rosário (Terço)


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos dou, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebo das Vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e para sempre, tomar-me debaixo do Vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saúdo com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salvé! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a Vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou Vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade Vossa. Lembrai-vos que Vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria Vossa.


Orações de Reparação do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.


Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha). No mês de Julho, pode rezar a Ladainha do Preciosíssimo Sangue de Jesus, por ser o mês dedicado a esta devoção.


À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.

  • Rogai por nós Santa Mãe de Deus,

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen

  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e Sua Mãe Maria Santíssima.


Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page