Que testemunho da minha Fé dou aos outros? - Mistérios Gozosos do Rosário de 19 de julho
- Cláudia Pereira
- 19 de jul.
- 11 min de leitura
Como rezar o Rosário (Terço)?
Meditação guiada diária para 19 de Julho de 2025

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Por isso, vamos tentar trazer-lhe todos os dias, um roteiro de meditação diária, para que mergulhe nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo.
Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.
Mistérios Gozosos do Rosário
Segundas-feiras e Sábados
Sinal da Cruz
Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos Deus, † Nosso Senhor, dos nossos † inimigos. Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento do Rosário (Segurando a Cruz do Rosário)
Meu Senhor e meu Deus, coloco-me na Vossa presença. Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a Vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.
Divino Jesus, eu Vos ofereço este terço que vou rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-me, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que me são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências desta santa devoção.
Ofereço, particularmente:
Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;
Pela conversão dos pecadores;
Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)
Pelas almas do Purgatório;
Pela paz no mundo;
Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;
Pelo nosso pároco;
Pela santificação das famílias e proteção das crianças;
Pelos cristãos que sofrem de perseguição;
Pelas missões;
Por novas e santas vocações;
Pelos pobres, doentes e agonizantes;
Pelo nosso país;
E pelas intenções que cada um traz em seu coração.
Credo
Santíssima Trindade, ey Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da minha Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da Vossa essência e a trindade das Vossas Pessoas. Peço-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.
Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.
3 Avé-Marias
Eu Vos louvo Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Avé Maria…
Eu Vos louvo Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Avé Maria…
Eu Vos louvo Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Avé Maria…
Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Invocação do Espírito Santo (opcional)
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.
ou
Para fazer o Cenáculo com Maria:
Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima esposa. (3x)
Contemplação dos Mistérios Gozosos do Rosário...
A Anunciação do Anjo à Santíssima Virgem Maria
1.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 28-38
Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».
Meditação
Quando Adão e Eva pecaram no Paraíso, perderam o direito à felicidade. Mas Deus prometeu enviar o Seu Filho único para lhes restituir essa felicidade. De entre todas as pessoas do mundo, Deus escolheu Maria para ser a Mãe do Seu Filho. Um dia, o Anjo Gabriel apareceu-lhe do céu. «Salvé, cheia de graça!», disse ele. E disse-lhe que ela ia ser a Mãe do Altíssimo. Maria respondeu: «Eis a serva do Senhor!» Nesse momento, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho de Deus, entrou no mundo. A isto chama-se a Encarnação.
Padre Daniel A. Lord, S.J.
E eu?
Consigo ver a glória de Deus no Mistério da Encarnação no Verbo?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Visitação da Santíssima Virgem Maria á sua prima santa Isabel
2.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 1, 39-41
Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio.
Meditação
O Anjo Gabriel disse a Maria que a Sua prima Isabel, já idosa, ia ter um filho. Esse filho era São João Batista. Imediatamente Maria correu para as montanhas para cuidar da sua prima. Quando Isabel a viu, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre». Maria respondeu cantando o Magnificat. Maria ficou com a sua prima até ao nascimento de João Batista. Mara era a pequena enfermeira de Isabel e a sua criada. Quando João nasceu e Isabel recuperou as forças, e Maria regressou a sua casa para esperar o nascimento do Seu querido Filho, Jesus.
Padre Daniel A. Lord, S.J.
E eu?
Tal como Maria, corro apressadamente para ajudar o próximo?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
O nascimento do Menino Jesus em Belém
3.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 2, 6-7
Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de ela dar à luz e teve o seu Filho primogénito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Meditação
O orgulhoso imperador romano ordenou a todos os seus cidadãos que pagassem os impostos nas suas cidades de origem. Assim, José, o marido de Maria, e Maria viajaram para Belém. Belém estava tão cheia de visitantes que eles não conseguiam encontrar um sítio para dormir. Por isso, foram para um pequeno estábulo numa colina. E ali nasceu Jesus, o Salvador do mundo. Uma estrela gloriosa brilhou nos céus. Os anjos cantavam: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!» Os pastores vieram adorar o Rei recém-nascido. Os magos do Oriente trouxeram-Lhe presentes encantadores. Maria estava profundamente feliz. Ergueu-O bem alto para que o mundo O visse. Este foi o primeiro Natal.
Padre Daniel A. Lord, S.J.
E eu?
Em que práticas do meu dia-a-dia glorifico Deus?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Apresentação do Menino Jesus no Templo
4.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 2, 34-35
O pai e a mãe do Menino Jesus estavam admirados com o que d’Ele se dizia. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: «Este Menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; – e uma espada trespassará a tua alma – assim se revelarão os pensamentos de todos os corações».
Meditação
Todos os homens e mulheres são filhos de Deus. Os santos judeus levavam cada filho primogénito ao Templo e ofereciam-no a Deus. Depois, em seu lugar, davam a Deus um cordeiro ou, se fossem pobres, um par de pombas brancas e puras. Assim, Maria levou o Seu Filho ao Templo. Ofereceu-O a Deus. Depois, porque era pobre, ofereceu em Seu lugar duas pombas brancas. Mas um grande profeta chamado Simeão viu o Menino e soube que este era o Salvador do mundo. Ele chorou de alegria. E uma velha e sábia senhora chamada Ana abençoou-O e à Sua querida Mãe. Depois, Maria voltou a levar o Seu Filho para casa; Ela era a Sua amada Mãe, professora e protetora.
Padre Daniel A. Lord, S.J.
E eu?
Mesmo na minha pobreza, ofereço o que de melhor tenho a Deus?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A perda e o encontro do Menino Jesus no Templo
5.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 2, 46-47
Passados três dias, encontraram-n’O no templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas.
Meditação
O Templo judaico era a casa de Deus na terra. Quando Jesus tinha doze anos, José e Maria levaram-No a Jerusalém, onde ficava o Templo. Jesus amava a casa do Seu Pai, por isso, quando Maria e José regressaram a Nazaré, a Sua cidade natal, Ele ficou para trás. Ele sabia que Deus queria que Ele ficasse mais tempo na casa de Seu Pai. Logo Maria e José descobriram que Jesus estava perdido, apressaram-se a regressar ao Templo. Durante três dias e três noites, procuraram-No por todo o lado. Finalmente, encontraram-n'O sentado entre os doutores e os sacerdotes. Ele fazia-lhes perguntas sensatas e ensinava-lhes o que era o Salvador. Fazia isto porque eram «as coisas de Seu Pai». Depois, calmamente, regressou a Nazaré com José e Maria e, durante o resto da Sua juventude, foi-lhes perfeitamente obediente.
Padre Daniel A. Lord, S.J.
E eu?
Que testemunho da minha Fé dou aos outros?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
Conclusão do Rosário (Terço)
Salvé-Rainha
Infinitas graças Vos dou, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebo das Vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e para sempre, tomar-me debaixo do Vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saúdo com uma Salvé-Rainha:
Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salvé! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a Vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou Vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade Vossa.
Lembrai-Vos que Vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa. Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria Vossa.
Orações de Reparação à Santíssima Trindade, do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria
Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam. (3x)
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
Oração a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.
Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha). No mês de Julho, pode rezar a Ladainha do Preciosíssimo Sangue de Jesus, por ser o mês dedicado a esta devoção.
À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen
Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado e Sua Mãe Maria Santíssima.
Continuamos reunidos,
† Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.
«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.»
Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)
Comentários