top of page

Procuramos servir os nossos irmãos para nos assemelharmos a Jesus? - Mistérios Gozosos do Rosário de 21 de julho

  • Cláudia Pereira
  • 20 de jul. de 2025
  • 11 min de leitura

Como rezar o Rosário (Terço)?

Meditação guiada diária para 21 de Julho de 2025



Esquema de oração do Rosário (Terço)

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Por isso, vamos tentar trazer-lhe todos os dias, um roteiro de meditação diária, para que mergulhe nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo.

Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.



Mistérios Gozosos do Rosário

Segundas-feiras e Sábados


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário  (Segurando a Cruz do Rosário)

Meu Senhor e meu Deus, coloco-me na Vossa presença. Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a Vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.

Divino Jesus, eu Vos ofereço este terço que vou rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-me, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que me são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências desta santa devoção.

Ofereço, particularmente:

  • Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões;

  • Por novas e santas vocações;

  • Pelos pobres, doentes e agonizantes;

  • Pelo nosso país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Credo

Santíssima Trindade, ​ey Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da minha Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da Vossa essência e a trindade das Vossas Pessoas. Peço-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


3 Avé-Marias

  • Eu Vos louvo Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Avé Maria…

  • Eu Vos louvo Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Avé Maria…

  • Eu Vos louvo Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Avé Maria…

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.


  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.


Invocação do Espírito Santo (opcional)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria:

Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima esposa. (3x)


Contemplação dos Mistérios Gozosos do Rosário...


A Anunciação do Anjo à Santíssima Virgem Maria

1.º MISTÉRIO


O sonho de São José
"Pregação de São Paulo em Atenas". 1515. Rafael Sanzio

Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos 8, 28-30

Nós sabemos que Deus concorre em tudo para o bem daqueles que O amam, dos que são chamados, segundo o seu desígnio. Porque os que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o Primogénito de muitos irmãos. E àqueles que predestinou, também os chamou; àqueles que chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou.


Meditação

Parece quase inacreditável; a inteligência humana fica abalada, mas é absolutamente verdade: o amor de Deus pelo homem é um amor fraternal. É este o sentido da Anunciação. Deus amou o mundo a esse ponto! O Filho de Deus é nosso irmão. Deus é nosso irmão. É um de nós. Depois de uma eternidade de espera, o Seu amor rompeu os próprios limites do infinito; o Verbo fez-Se carne; Deus é Homem. Contudo, partilhar a nossa humanidade era, para Deus, apenas o início do Seu amor fraternal. Para nós, participar da divindade, pela graça, e tornar assim fraternal o nosso amor por Deus, é elevá-lo à sua maravilhosa culminação.

Deus foi o primeiro a «amar o Seu próximo». Assemelhamo-nos a Ele quando amamos e servimos os homens.

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


Exame de Consciência

Procuramos servir os nossos irmãos para nos assemelharmos a Jesus?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Visitação da Santíssima Virgem Maria á sua prima santa Isabel

2.º MISTÉRIO


A Visitação da Santíssima Virgem Maria á sua prima santa Isabel
"A Visitação". 1716. Jean Jouvenet

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 1, 39-41

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio.


Meditação

À primeira vista parece que Maria podia escolher: ficar em Nazaré e «amar ao Senhor, seu Deus», que acabava de ser concebido no seu seio, ou «amar ao próximo» indo visitar Isabel. Na verdade, não havia escolha. Só podemos escolher entre duas coisas distintas. O amor de Deus e do próximo são tão inseparáveis como o Sol e a luz do dia: uma coisa é a causa da outra e exige-a. Todo o amor é como uma túnica sem costura. Se alguém diz «amo a Deus» e não ama o seu irmão, é um mentiroso. Maria foi visitar Isabel porque amava o seu próximo e, porque amava muitíssimo a Deus, foi apressadamente.

O nosso modo de tratar os outros mostra a medida do nosso amor por Deus. É muito simples.

Venerável Patrick Peyton – O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


Exame de Consciência

O nosso amor por Deus é visível na forma como tratamos o nosso próximo?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


O nascimento do Menino Jesus em Belém

3.º MISTÉRIO


A chegada a Belém
"A instituição da Eucaristia". 1562. Juan de Juanes

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 13, 21.33-34

Naquele tempo, estando Jesus à mesa com os discípulos, sentiu-Se intimamente perturbado e declarou: «Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Haveis de procurar-Me e, assim como disse aos judeus, também agora vos digo: não podeis ir para onde Eu vou. Dou-vos um mandamento novo, diz o Senhor: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.»


Meditação

Há duas categorias de pessoas: os pecadores e os que já não o são. A qual devemos amar? Quem é o nosso próximo? De novo, uma aparente escolha; e, outra vez, o amor simplifica. Todos os homens são o nosso próximo; o amor só tem um olho. Jesus não escolheu: nasceu para aqueles que O amavam e para aqueles que não O amavam. Deixou os anjos e veio à terra tornar-Se amigo de publicanos, mesmo de fariseus. Tinha um amigo cujos pés lavou e por cuja alma morreu; e este só apreciava em Jesus o valor de umas frias moedas. Que amor totalmente desinteressado, o de Cristo! E este amor é um preceito para nós.

É impossível que todos nos agradem. Mas, à semelhança de Cristo, devemos amar a todos, esforçando-nos por sermos amáveis.

Venerável Patrick Peyton – O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


Exame de Consciência

Esforçamo-nos por ser amáveis com todos, mesmo com aqueles que nos desprezam?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Apresentação do Menino Jesus no Templo

4.º MISTÉRIO


A Apresentação do Menino Jesus no Templo
"The Presentation" . 1910. Jozef Janssens

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 2, 36-38

Havia também uma profetiza, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada e tinha vivido casada sete anos após o tempo de donzela e viúva até aos oitenta e quatro. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações. Estando presente na mesma ocasião, começou também a louvar a Deus e a falar acerca do Menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.


Meditação

Ana não era só observada; era estudada. Os olhos de todos estavam voltados para ela. Os Doutores da Lei estavam-lhe secretamente agradecidos; ela infundira-lhes confiança em si mesmos. Para aqueles que se sentiam - também secretamente - cansados da complicada piedade dos Doutores, o fervor de Ana era como um comentário animador sobre a essência da Lei. Ela envergonhava, silenciosamente, os orgulhosos fariseus: conquistara a admiração do público, sem ter feito propaganda. Os pagãos, que não podiam passar dos pórticos exteriores do Templo, tratavam unicamente dos «negócios» deste; contudo, a presença daquela mulher infundia dignidade, mesmo aos pórticos exteriores. Ana, sem uma palavra, era uma pregação para todos.

O bom exemplo brilha sobre os justos e os pecadores.

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


Exame de Consciência

Estamos atentos ao bom exemplo dos outros?

Procuramos também dar um bom exemplo?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A perda e o encontro do Menino Jesus no Templo

5.º MISTÉRIO


A perda e o encontro do Menino Jesus no Templo
"Cristo entre os doutores". 1560. Paolo Veronese

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 2, 46-47

Passados três dias, encontraram-n’O no templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas.


Meditação

Foram três dias incómodos para os Doutores. Um Menino demonstrara-lhes que tinham falhado no essencial. Com cortesia e de modo encantador, sem usar de muitas palavras e sem o interesse de um zelo mercenário, diz aos Mestres que eles ignoravam as coisas primordiais. Era como se tivessem estado ali sentados toda a vida, contemplando um grande banquete, calculando a idade do vinho, pesando cada prato, avaliando o seu preço e discutindo sobre o valor dos alimentos - sem os provar. E Ele tinha razão. Os Doutores sabiam disso. A verdade estava naquele Menino que discutia a religião mais do que com autoridade. Era a própria autoridade.

O zelo é amor difusivo. Se amamos os outros à semelhança de Cristo, não nos contentaremos em «guardar a Fé». Teremos de difundi-la.

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


Exame de Consciência

Procuramos difundir a nossa Fé ou, escondemo-la e guardando-a só para nós?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


Conclusão do Rosário (Terço)


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos dou, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebo das Vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e para sempre, tomar-me debaixo do Vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saúdo com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salvé! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a Vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou Vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade Vossa.

Lembrai-Vos que Vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa. Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria Vossa.


Orações de Reparação à Santíssima Trindade, do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.


Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha). No mês de Julho, pode rezar a Ladainha do Preciosíssimo Sangue de Jesus, por ser o mês dedicado a esta devoção.


À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.

  • Rogai por nós Santa Mãe de Deus,

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen

  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e Sua Mãe Maria Santíssima.


Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page