O que é uma família?
- Cláudia Pereira
- 18 de abr.
- 2 min de leitura
Se queremos ser uma família, primeiro, precisamos saber “O que é uma família?”.
E a melhor forma de saber “o que é”, é percebermos “para que serve”.

Para que serve a família?
A família, serve para ajudar o ser humano a alcançar o seu objetivo final, que é: ser feliz.
Como podemos ser felizes?
Ser feliz, ao contrário do que a sociedade apregoa, não é termos tudo aquilo que queremos, até porque, como bem sabemos, há pessoas riquíssimas, que são extremamente infelizes. Aliás, é justamente por procurarmos a nossa felicidade apenas nos bens materiais ou no nosso próprio sucesso, que nos tornamos extremamente insatisfeitos, logo, infelizes.
Deus Pai, na sua Revelação, mostrou-nos que tinha um projeto de felicidade para a humanidade, no paraíso terrestre, por isso é que foram criados Adão e Eva - a primeira família. Adão e Eva eram livres, e viviam no paraíso, o projeto original de Deus, que era viver em comunhão, paz e concórdia perfeita. Mas estes, os nossos primeiros pais, por sugestão de Satanás, usaram mal a sua liberdade e, desobedecendo a Deus que tanto os amava, estragaram esse projeto de felicidade. Este pecado, trouxe consequências tão graves, que fez com que a própria natureza humana se alterasse, como uma doença genética, e já não pudessem permanecer mais naquele mundo perfeito.
«O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para cultivar a terra, da qual tinha sido tirado. Expulsou o homem e colocou ao oriente do jardim do Éden os Querubins e a chama fulgurante da espada, para guardar o caminho da árvore da vida.» - Gn 3, 23-24
A essa desordem interior, chamamos Pecado Original, porque foi o primeiro pecado cometido pela humanidade. É por causa dessa desordem na nossa natureza humana, que já não conseguimos ser completamente felizes neste mundo.
Deus, do alto da sua infinita misericórdia, e pelo amor imenso que tem por todas as suas criaturas humanas, decidiu dar-nos uma nova oportunidade. Não para voltarmos para o paraíso terrestre, de onde saíram Adão e Eva, mas o Céu.
Ao contrário do que ouvimos dizer, a família não é apenas um conceito ou uma estrutura social. A família é uma criação divina. Deus criou a família, porque sabia que só através dela, alcançaríamos a verdadeira felicidade. Nos dias de hoje, já não somos perfeitos como foram Adão e Eva, mas podemos continuar a ser uma família, para que através dela, alcancemos o Céu e sejamos plenamente felizes em Deus.
“Senhor, criaste-nos para Vós, e o nosso coração está inquieto enquanto não repousa em Vós.” – Santo Agostinho
Também podemos dizer, que o Senhor nos criou para sermos família e o nosso coração está inquieto, enquanto não formos família com Ele no Céu. Por isso, a família é uma aliança que um homem e uma mulher fazem entre si, mas sobretudo com Deus, para dar continuidade ao projeto que foi interrompido no paraíso. Aqui na terra, a família vai gerar e preparar os filhos, para que com a graça do Altíssimo, um dia sejam plenamente felizes e pertençam à grande família do Reino do Céu.
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comments