Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e a São José - Santo Afonso Maria de Ligório - 6ª Visita
- Cláudia Pereira
- há 13 horas
- 7 min de leitura
Neste, e nos próximos artigos, pretendemos divulgar as "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria e a São José" de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, escrito em 1745. Este livro, abre o nosso coração, à conversa íntima de devemos ter com Jesus no Santíssimo Sacramento, com Maria e São José. Que esta Sagrada Família nos acompanhe sempre e nos leve até ao Pai.

Jesus Sacramentado
6ª Visita
Ato para fazer no início de todas as visitas ao Santíssimo Sacramento
Meu Senhor Jesus Cristo, que pelo amor aos homens, estais dia e noite neste Sacramento, cheio de piedade e amor, esperando, chamando e acolhendo todos aqueles que Vos vêm visitar; eu creio que estais presente no Sacramento do Altar.
Adoro-Vos do abismo do meu nada, e agradeço-Vos por todas as graças que me tendes feito, especialmente por Vos dares, a Vós mesmo, neste Sacramento. Por me dares por advogada a Vossa Mãe Maria Santíssima, e por me teres chamado a visitar-Vos nesta Igreja.
Saúdo agora o Vosso amantíssimo Coração, e pretendo saudá-lo por três motivos. Primeiro, em agradecimento por esta grande dádiva; segundo, para compensar-Vos de todas as injúrias que recebeis dos vossos inimigos, neste Sacramento; terceiro, pretendo com esta visita, adorar-Vos em todos os lugares da terra, onde sois menos reverenciado, e mais abandonado.
Meu Jesus, eu Vos amo com todo o coração, e arrependo-me de tantas vezes, no passado, ter desgostado a vossa bondade infinita. Proponho, com a Vossa graça, de agora em diante, não mais Vos ofender. E agora, miserável que sou, consagro-me todo a Vós, dou-Vos, e renuncio a toda a minha vontade, minhas afeições, meus desejos, e tudo o que possuo. De hoje em diante, fazei de mim e de tudo o que possuo, o que desejares. Só desejo e Vos peço, o Vosso santo amor, a perseverança final, e o cumprimento perfeito da Vossa vontade.
Recomendo-Vos as almas do Purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e de Maria Santíssima. Recomendo-Vos ainda, todos os pobres pecadores.
Meu querido Salvador, por fim, uno todos os meus afetos com os afetos do Vosso amoroso Coração, para que assim unidos, os ofereçais ao Vosso Pai Eterno. Peço-Lhe em Vosso Nome, que pelo Vosso amor, os aceite e os conceda.
VI – Nosso Tesouro
«Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.» (Lc 12, 34).
Diz Jesus Cristo que, onde alguém julga possuir o seu tesouro, aí se acha também o seu afeto. Eis a razão porque os Santos, que não consideram nem amam outro tesouro fora de Jesus Cristo, depositam no Santíssimo Sacramento o seu coração e todo o seu amor.
Ó meu amabilíssimo Jesus Sacramentado, Vós que, por meu amor, ficais dia e noite encerrado nesse tabernáculo, apoderai-Vos do meu coração, eu vo-lo rogo, para que não pense senão em Vós, não ame, não busque, não espere senão em Vós. Fazei-o pelos merecimentos da Vossa paixão; é por eles que eu peço e espero esta graça!
Ah! Meu Salvador Sacramentado, amante divino da minha alma, quão amáveis são as ternas invenções do Vosso amor, para Vos fazerdes amar pelas almas!
Ó Verbo eterno, não Vos bastou tomar a nossa natureza e morrer por nós na cruz, ainda quisestes dar-nos este Sacramento para serdes nosso companheiro, nosso alimento e penhor da glória celeste.
Apareceis no meio de nós, ora como menino num presépio, ora como pobre artífice numa oficina; aqui como criminoso num patíbulo, ali como pão sobre um altar. Dizei-me, ó Jesus: que mais podereis inventar para que Vos amem?
Ó Deus infinitamente amável, quando começarei, em verdade, a corresponder a tantas finezas de amor? Senhor, não quero mais viver senão para Vos amar, somente a Vós. E de que me serve a vida, se não a emprego toda em Vos amar e agradar, a Vós, meu amado Redentor, que destes toda a Vossa vida por mim? E que amarei eu, se não Vos amo, a Vós que sois todo belo, todo amante, todo amável?
Que a minha alma, só viva para Vos amar; que o meu coração se derreta, só à lembrança do Vosso amor; e só de ouvir as palavras – presépio, cruz, sacramento – se inflame todo no desejo de fazer grandes coisas por Vós, ó Jesus, que tanto fizestes e padecestes por mim!
Permiti, Senhor, que antes de morrer, eu faça alguma coisa por Vós.
Comunhão Espiritual
Meu Jesus, eu acredito que estais no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos acima de todas as coisas, e desejo-Vos na minha alma. Já que agora, não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Como já vieste, eu Vos abraço, e me uno todo a vós, não permitas que eu me separe de vós.
Nossa Senhora
6ª Visita
V – Oração de São Bernardo de Claraval
Ó Maria, Vós sois a única mulher em quem o Salvador encontrou o seu repouso, e derramou todos os seus tesouros sem medida. Portanto, ó minha Santa Senhora, todo o mundo honra o vosso casto seio como templo de Deus, no qual foi dado o princípio da Salvação do mundo. Nele, se fez a reconciliação entre Deus e os homens.
Ó grande Mãe de Deus, Vós sois o horto fechado, no qual a mão dos pecadores não pode entrar para colher as flores. Vós sois o belo jardim, no qual Deus pôs todas as flores que ornamentam a Igreja, e entre outras, a violeta da vossa humildade, o lírio da vossa pureza e a rosa da vossa caridade.
Com quem vamos compara-vos, ó Mãe da graça e da beleza? Vós sois o paraíso de Deus. De Vós saiu a Fonte de água viva, que irriga toda a terra. Ó quantos benefícios fizeste ao mundo, que merecestes ser um Aqueduto de Salvação.
Vida dulçora, esperança nossa, salve!
VI – Mãe de Misericórdia
«Elevei-me como uma formosa oliveira nos campos, como um plátano no caminho à beira das águas.» (Sir (Eclo) 24, 19)
Eu sou, diz Maria, essa bela oliveira da qual corre continuamente o óleo da misericórdia. E estou nos campos, a fim de que todos me vejam e a mim recorram. Digamos-lhe, pois, como Santo Agostinho: “Lembrai-vos, ó misericordiosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que tenha sido abandonado por vós, algum daqueles que imploram o vosso socorro.” Não permitais então, que eu seja tão infeliz, que recorrendo a vós, seja por vós abandonado.
Ó Maria, concedei-me a graça de recorrer sempre a vós.
Oração à Santíssima Virgem
Santíssima e Imaculada Virgem Maria e minha Mãe, eu, que sou o mais miserável de todos os pecadores, recorro hoje a vós, que sois a Mãe de meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores. Aos vossos pés me prostro, ó grande Rainha, e vos dou graças por todos os benefícios que até agora me tendes feito, especialmente por me terdes livrado do inferno, por mim tantas vezes merecido. Eu vos amo, Senhora amabilíssima, e pelo amor que vos tenho, prometo servir-vos sempre e fazer quanto possa para que por todos sejais servida.
Em vós, depois de Jesus, ponho todas as minhas esperanças, toda minha salvação. Ó Mãe de misericórdia, aceitai-me por vosso servo e acolhei-me debaixo do vosso manto. E já que sois tão poderosa junto de Deus, livrai-me de todas as tentações, ou dai-me forças para vencê-las até à morte. Suplico-vos o verdadeiro amor a Jesus Cristo, e alcançar uma boa morte. Minha Mãe, pelo amor que tendes a Deus, vos rogo que me ajudeis sempre, principalmente no último instante da minha vida. Não me desampareis enquanto não me virdes, já salvo, no Céu, a bendizer-vos e a cantar as vossas misericórdias, por toda a eternidade. Assim espero, assim seja.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
São José
6ª Visita
V – Oração a São José
São José, casto marido da Virgem Maria, intercede para eu possa obter o dom da pureza. Vós que, apesar das vossas inseguranças pessoais, soubestes aceitar humildemente o Plano de Deus, assim que dele soubestes, ajudai-me a ter essa mesma atitude, de responder sempre e em todo lugar, ao que o Senhor me pede.
Varão Prudente, que não vos apegais á segurança humana, mas estáveis sempre aberto a responder ao inesperado, obtende-me a ajuda do Divino Espírito Santo, para que eu também possa viver em desapego prudente de títulos terrestres. Modelo de zelo, trabalho constante, fidelidade silenciosa, solicitude paternal, alcançai-me estas bênçãos, para que possa crescer diariamente mais nelas, e assim assemelhar-me no dia a dia, ao Modelo da plena humanidade: O Senhor Jesus.
VI – Modelo de Humildade
Josué maravilhou o mundo, quando mandou o sol parar, para lhe dar tempo de terminar a derrota dos seus inimigos, e o sol obedeceu. Mas, que comparação entre Josué, que foi obedecido pelo sol, criatura inanimada, e José, que é obedecido por Jesus Cristo, o Filho de Deus!?
Ó São José, vós que sois tão grande e ao mesmo tempo tão humilde, obtende-me a verdadeira humildade.
Oração a São José
Alegro-me com a vossa felicidade e glória, ó meu Santo Patriarca, pois foste considerado digno de governar a Jesus como pai, e de vos fazer obedecer por Aquele, a quem o céu e a terra obedecem.
Ó grande Santo, visto que um Deus vos quis servir, quero também contar-me no número dos vossos servos. Depois de Maria, escolho-vos para meu principal advogado e protetor. Prometo honrar-vos cada dia por alguma homenagem especial; cada dia quero colocar-me novamente sob o vosso patrocínio. Pela doce companhia de Jesus e Maria, da qual tanto gozastes durante a vossa vida, protegei-me sempre em todo o decurso da minha. Pela assistência que na vossa morte Jesus e Maria vos prestaram, protegei-me especialmente na minha última hora; fazei que, morrendo assistido por vós, e por Jesus e Maria, vá agradecer-vos no paraíso e, em vossa companhia, possa louvar e amar a Deus por todos os séculos. Assim seja!
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.
Referências:
Santo Afonso Maria de Ligório. "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e São José" C.Ss. R - 1960 - 5.º Edição (adaptado ao AO90)
Kommentare