Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e a São José - Santo Afonso Maria de Ligório - 4ª Visita
- Cláudia Pereira
- 24 de abr.
- 6 min de leitura
Neste, e nos próximos artigos, pretendemos divulgar as "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria e a São José" de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, escrito em 1745. Este livro, abre o nosso coração, à conversa íntima de devemos ter com Jesus no Santíssimo Sacramento, com Maria e São José. Que esta Sagrada Família nos acompanhe sempre e nos leve até ao Pai.

Jesus Sacramentado
4ª Visita
Ato para fazer no início de todas as visitas ao Santíssimo Sacramento
Meu Senhor Jesus Cristo, que pelo amor aos homens, estais dia e noite neste Sacramento, cheio de piedade e amor, esperando, chamando e acolhendo todos aqueles que Vos vêm visitar; eu creio que estais presente no Sacramento do Altar.
Adoro-Vos do abismo do meu nada, e agradeço-Vos por todas as graças que me tendes feito, especialmente por Vos dares, a Vós mesmo, neste Sacramento. Por me dares por advogada a Vossa Mãe Maria Santíssima, e por me teres chamado a visitar-Vos nesta Igreja.
Saúdo agora o Vosso amantíssimo Coração, e pretendo saudá-lo por três motivos. Primeiro, em agradecimento por esta grande dádiva; segundo, para compensar-Vos de todas as injúrias que recebeis dos vossos inimigos, neste Sacramento; terceiro, pretendo com esta visita, adorar-Vos em todos os lugares da terra, onde sois menos reverenciado, e mais abandonado.
Meu Jesus, eu Vos amo com todo o coração, e arrependo-me de tantas vezes, no passado, ter desgostado a vossa bondade infinita. Proponho, com a Vossa graça, de agora em diante, não mais Vos ofender. E agora, miserável que sou, consagro-me todo a Vós, dou-Vos, e renuncio a toda a minha vontade, minhas afeições, meus desejos, e tudo o que possuo. De hoje em diante, fazei de mim e de tudo o que possuo, o que desejares. Só desejo e Vos peço, o Vosso santo amor, a perseverança final, e o cumprimento perfeito da Vossa vontade.
Recomendo-Vos as almas do Purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e de Maria Santíssima. Recomendo-Vos ainda, todos os pobres pecadores.
Meu querido Salvador, por fim, uno todos os meus afetos com os afetos do Vosso amoroso Coração, para que assim unidos, os ofereçais ao Vosso Pai Eterno. Peço-Lhe em Vosso Nome, que pelo Vosso amor, os aceite e os conceda.
IV – Jesus é Amor
«Ao regressar a casa, repousarei ao lado dela, pois o seu convívio nada tem nada de desagradável, nem a sua intimidade é aborrecida, mas apenas deleite e a alegria!» (Sb 8,16)
A sua conversação, nada tem de amargo e a sua intimidade não traz aborrecimento. No mundo, os amigos encontram tanto prazer em estar juntos, que perdem nisso dias inteiros. Na companhia de Jesus Sacramentado, só acha tédio quem não O ama. Os Santos, encontravam junto d'Ele o seu paraíso.
Santa Teresa de Ávila, depois de sua morte, apareceu a uma de suas religiosas, e disse-lhe: “Os que estão no céu, e os que vivem na terra, devem ser iguais em pureza e amor: uns gozando e outros sofrendo. O que nós fazemos no céu diante da essência divina, deveis vós fazê-lo na terra, perante o Santíssimo Sacramento” Por isso, o Santíssimo Sacramento é o nosso paraíso na terra.
Ó Cordeiro, sem mancha, imolado por nós na cruz, lembrai-Vos que sou uma das almas que redimistes com tantas dores e com a própria morte. Fazei com que sejais todo meu, e que eu nunca mais Vos perca, já que Vos destes todo a mim, e Vos dais ainda cada dia, sacrificando-Vos por meu amor sobre os altares. Peço-Vos a graça de ser também eu todo Vosso. Sim, dou-me todo a Vós, para que façais de mim o que Vos aprouver.
Dou-Vos a minha vontade: prendei-a com as suaves cadeias do Vosso amor, a fim de que seja para sempre, escrava da Vossa santíssima vontade. Não quero mais viver para satisfazer os meus desejos, mas semente para contentar a Vossa vontade.
Destruí em mim tudo o que Vos desagrada; dai-me a graça de só pensar em Vos agradar, e de só querer o que Vós quereis. Amo-Vos, meu querido Salvador, de todo o meu coração; amo-Vos porque quereis ser amado por mim; amo-Vos porque sois infinitamente digno do meu amor. Sinto não poder amar-Vos quanto o mereceis. Ah! Pudesse eu morrer por Vosso amor! Aceitai, Senhor, este meu desejo e dai-me o Vosso amor. Amém. Assim seja.
Ó vontade do meu Deus, eu me ofereço todo a Vós.
Comunhão Espiritual
Meu Jesus, eu acredito que estais no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos acima de todas as coisas, e desejo-Vos na minha alma. Já que agora, não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Como já vieste, eu Vos abraço, e me uno todo a vós, não permitas que eu me separe de vós.
Nossa Senhora
4ª Visita
IV – Oração de São Germano
Ó minha Senhora, vós que sois a nossa defesa e alegria, fazei-me digno de gozar convosco aquela grande felicidade que vós desfrutais no Céu. Sim, minha rainha, meu refúgio, minha vida, minha ajuda, minha defesa, minha fortaleza, minha alegria, minha esperança, Fazei que eu vá convosco para o paraíso. Eu sei que, sendo vós a Mãe de Deus, bem podeis obtê-lo, se quiserdes. Ó Maria, vós sois uma poderosíssima intercessora para salvar os pecadores, nem vos é precisa outra recomendação, porque vós sois a Mãe da verdadeira vida.
Minha Mãe, minha esperança, fazei-me todo de Jesus.
IV – Mãe Amorosa
«Eu sou a mãe – diz Maria – do amor formoso» (Sir 24, 24)
Isto é, esse amor que torna formosas as nossas almas. Santa Maria Madalena de Pazzis, teve uma visão em que lhe parecia ver Maria Santíssima, ocupada em distribuir um doce licor, que outra coisa não era senão o amor divino. Este dom, só por Maria nos é dispensado; peçamo-lo, pois, a Maria.
Minha Mãe, minha esperança, fazei-me todo de Jesus.
Oração à Santíssima Virgem
Santíssima e Imaculada Virgem Maria e minha Mãe, eu, que sou o mais miserável de todos os pecadores, recorro hoje a vós, que sois a Mãe de meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores. Aos vossos pés me prostro, ó grande Rainha, e vos dou graças por todos os benefícios que até agora me tendes feito, especialmente por me terdes livrado do inferno, por mim tantas vezes merecido. Eu vos amo, Senhora amabilíssima, e pelo amor que vos tenho, prometo servir-vos sempre e fazer quanto possa para que por todos sejais servida.
Em vós, depois de Jesus, ponho todas as minhas esperanças, toda minha salvação. Ó Mãe de misericórdia, aceitai-me por vosso servo e acolhei-me debaixo do vosso manto. E já que sois tão poderosa junto de Deus, livrai-me de todas as tentações, ou dai-me forças para vencê-las até à morte. Suplico-vos o verdadeiro amor a Jesus Cristo, e alcançar uma boa morte. Minha Mãe, pelo amor que tendes a Deus, vos rogo que me ajudeis sempre, principalmente no último instante da minha vida. Não me desampareis enquanto não me virdes, já salvo, no Céu, a bendizer-vos e a cantar as vossas misericórdias, por toda a eternidade. Assim espero, assim seja.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
São José
4ª Visita
IV – Oração a São José
Ó casto esposo da Virgem Maria, meu protetor mais amoroso São José! Todo aquele que implora a vossa proteção, experimenta o vosso consolo. Sejais Vós, então, meu refúgio e meu guia. Pedi ao Senhor por mim: livrai-me do pecado, ajudai-me nas tentações e separa-me do mal e do pecado. Confortai-me em doenças e aflições, sejam os meus pensamentos, palavras e obras, copias fiéis de vós, para que possam ser agradáveis e aceites, e merecer assim, a vossa proteção na vida e no momento da morte. Amém.
Oh glorioso São José! Fazei-me ser constante no bem; Corrigi as minhas falhas e alcançai o perdão dos meus pecados.
IV – Ide a São José
O Senhor recomendou a Santa Margarida de Cortona, que tivesse devoção particular com São José, e não deixasse passar nem um dia sem lhe prestar alguma homenagem, como a quem, com inteira fidelidade, o sustentou na terra. Não deixemos, pois, de nos recomendar cada dia, e muitas vezes no dia, a São José. Supliquemos-lhe graças: ele no-las obterá todas, uma vez que sejam úteis à nossa alma.
São José, fazei que eu seja fiel em vos invocar todos os dias.
Oração a São José
Alegro-me com a vossa felicidade e glória, ó meu Santo Patriarca, pois foste considerado digno de governar a Jesus como pai, e de vos fazer obedecer por Aquele, a quem o céu e a terra obedecem.
Ó grande Santo, visto que um Deus vos quis servir, quero também contar-me no número dos vossos servos. Depois de Maria, escolho-vos para meu principal advogado e protetor. Prometo honrar-vos cada dia por alguma homenagem especial; cada dia quero colocar-me novamente sob o vosso patrocínio. Pela doce companhia de Jesus e Maria, da qual tanto gozastes durante a vossa vida, protegei-me sempre em todo o decurso da minha. Pela assistência que na vossa morte Jesus e Maria vos prestaram, protegei-me especialmente na minha última hora; fazei que, morrendo assistido por vós, e por Jesus e Maria, vá agradecer-vos no paraíso e, em vossa companhia, possa louvar e amar a Deus por todos os séculos. Assim seja!
Referências:
Santo Afonso Maria de Ligório. "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e São José" C.Ss. R - 1960 - 5.º Edição (adaptado ao AO90)
Comentários