top of page

Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e a São José - Santo Afonso Maria de Ligório - 5ª Visita

  • Cláudia Pereira
  • 8 de mai.
  • 6 min de leitura

Neste, e nos próximos artigos, pretendemos divulgar as "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria e a São José" de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, escrito em 1745. Este livro, abre o nosso coração, à conversa íntima de devemos ter com Jesus no Santíssimo Sacramento, com Maria e São José. Que esta Sagrada Família nos acompanhe sempre e nos leve até ao Pai.



Santíssimo Sacramento
Santíssimo Sacramento

Jesus Sacramentado

5ª Visita


Ato para fazer no início de todas as visitas ao Santíssimo Sacramento

Meu Senhor Jesus Cristo, que pelo amor aos homens, estais dia e noite neste Sacramento, cheio de piedade e amor, esperando, chamando e acolhendo todos aqueles que Vos vêm visitar; eu creio que estais presente no Sacramento do Altar.

Adoro-Vos do abismo do meu nada, e agradeço-Vos por todas as graças que me tendes feito, especialmente por Vos dares, a Vós mesmo, neste Sacramento. Por me dares por advogada a Vossa Mãe Maria Santíssima, e por me teres chamado a visitar-Vos nesta Igreja.

Saúdo agora o Vosso amantíssimo Coração, e pretendo saudá-lo por três motivos. Primeiro, em agradecimento por esta grande dádiva; segundo, para compensar-Vos de todas as injúrias que recebeis dos vossos inimigos, neste Sacramento; terceiro, pretendo com esta visita, adorar-Vos em todos os lugares da terra, onde sois menos reverenciado, e mais abandonado.

Meu Jesus, eu Vos amo com todo o coração, e arrependo-me de tantas vezes, no passado, ter desgostado a vossa bondade infinita. Proponho, com a Vossa graça, de agora em diante, não mais Vos ofender. E agora, miserável que sou, consagro-me todo a Vós, dou-Vos, e renuncio a toda a minha vontade, minhas afeições, meus desejos, e tudo o que possuo. De hoje em diante, fazei de mim e de tudo o que possuo, o que desejares. Só desejo e Vos peço, o Vosso santo amor, a perseverança final, e o cumprimento perfeito da Vossa vontade.

Recomendo-Vos as almas do Purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e de Maria Santíssima. Recomendo-Vos ainda, todos os pobres pecadores.

Meu querido Salvador, por fim, uno todos os meus afetos com os afetos do Vosso amoroso Coração, para que assim unidos, os ofereçais ao Vosso Pai Eterno. Peço-Lhe em Vosso Nome, que pelo Vosso amor, os aceite e os conceda.


V – Jesus Connosco

«Até os pássaros – diz o salmista – encontram casa, e as andorinhas, um ninho onde põem os seus filhinhos» - Salmo 84(83), 4

Mas vós, meu Rei e meu Deus, fizestes para Vós um retiro e escolhestes uma habitação aqui na terra, a fim de serdes acessível a todos e morardes no meio de nós.

Senhor, deve-se dizer que amais muito apaixonadamente os homens, pois já não sabeis o que mais fazer para que Vos amem. Mas, amabilíssimo Jesus, dai-nos também a graça de Vos amar apaixonadamente, porquanto não é justo que amemos com frieza a um Deus que nos ama com ternura. Atraí-nos com os doces encantos do Vosso amor; dai-nos a conhecer os belos motivos que tendes de ser amado.

Ó majestade e bondade infinita, Vós amais tanto os homens, e tanto tendes feito para serdes amado por eles: como se explica, pois, que de entre eles tão poucos Vos amem? Ah! Eu não quero mais para ser no futuro, do número desses infelizes e ingratos; estou resolvido a amar-Vos quanto puder e a não amar senão a Vós. Tanto o mereceis e com tanta ternura mo ordenais; quero contentar-Vos. Fazei, ó Deus de minha alma, que Vos satisfaça plenamente. Pelos méritos da Vossa Paixão vo-lo peço e espero. Os bens da terra, dai-os a quem os deseja: eu só desejo e busco o grande tesouro do Vosso amor. Amo-Vos, meu Jesus; amo-Vos, bondade infinita. Vós sois toda a minha riqueza, toda a minha consolação, todo o meu amor.

Meu Jesus, destes-Vos todo a mim; eu também me dou todo a Vós.


Comunhão Espiritual

Meu Jesus, eu acredito que estais no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos acima de todas as coisas, e desejo-Vos na minha alma. Já que agora, não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Como já vieste, eu Vos abraço, e me uno todo a vós, não permitas que eu me separe de vós.



Nossa Senhora

5ª Visita


V – Oração de São Bernardo de Claraval

Levantamos os nossos olhos para vós, ó rainha do mundo. Nós devemos comparecer diante do nosso Juiz depois de tantos pecados, que o aplacará? Não há ninguém que possa fazê-lo melhor que vós, ó Santa Senhora, que tanto O amastes, e dento sido tão ternamente amada por Ele. Abre, portanto, ó Mãe da Misericórdia, o ouvido do vosso coração para os nossos suspiros e orações. Nós nos refugiamos sob a vossa proteção; aplaca a indignação do vosso Filho, e no remete-nos na sua graça. Vós não rejeitais os pecadores, por mais repugnante que sejam. Vós não o desprezais, se para vós suspirem e pedem a vossa intercessão. Vós com vossas mãos piedosas os libertar das misérias. Vós animais a esperança, e os confortais, e nunca os abandonais, enquanto não os reconcilia-os com seu Juiz.

Mãe amável, orai por mim.

 

V – Senhora dos Corações

Ó, Senhora minha, São Bernardo vos chama “roubadora dos corações”. Diz que arrebatais os corações pela vossa beleza e bondade; arrebatai, eu vo-lo rogo, arrebatai também o meu coração e a minha vontade. Eu vo-la dou toda inteira, oferecei-a a Deus, unida à vossa.

Ó Mãe amável, rogai por mim.


Oração à Santíssima Virgem

Santíssima e Imaculada Virgem Maria e minha Mãe, eu, que sou o mais miserável de todos os pecadores, recorro hoje a vós, que sois a Mãe de meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores. Aos vossos pés me prostro, ó grande Rainha, e vos dou graças por todos os benefícios que até agora me tendes feito, especialmente por me terdes livrado do inferno, por mim tantas vezes merecido. Eu vos amo, Senhora amabilíssima, e pelo amor que vos tenho, prometo servir-vos sempre e fazer quanto possa para que por todos sejais servida.

Em vós, depois de Jesus, ponho todas as minhas esperanças, toda minha salvação. Ó Mãe de misericórdia, aceitai-me por vosso servo e acolhei-me debaixo do vosso manto. E já que sois tão poderosa junto de Deus, livrai-me de todas as tentações, ou dai-me forças para vencê-las até à morte. Suplico-vos o verdadeiro amor a Jesus Cristo, e alcançar uma boa morte. Minha Mãe, pelo amor que tendes a Deus, vos rogo que me ajudeis sempre, principalmente no último instante da minha vida. Não me desampareis enquanto não me virdes, já salvo, no Céu, a bendizer-vos e a cantar as vossas misericórdias, por toda a eternidade. Assim espero, assim seja.

Causa da nossa alegria, rogai por nós.


São José

5ª Visita


V – Oração a São José

São José, nosso Pai e Senhor, castíssimo, limpíssimo, tu que mereceste trazer Jesus Menino em teus braços, e lavá-Lo e abraçá-Lo: ensina-nos a tratar o nosso Deus, a ser limpos, dignos de ser outros Cristos. E ajuda-nos a fazer e a ensinar, como Cristo, os caminhos divinos – ocultos e luminosos – , dizendo aos homens que podem ter continuamente, na terra, uma eficácia espiritual extraordinária.

São José maria Escrivá - Forja, 552


V – Chefe da Sagrada Família

São José foi estabelecido chefe da Sagrada Família, dessa Família bem pequena pelo número, mas muito grande pela excelência das duas pessoas que a compõem, a saber: a Mãe de Deus e o Filho único de Deus feito homem. Deus o constituiu, pois, senhor da sua casa. Nessa casa José manda e o Filho de Deus obedece.

São José, pela obediência que Jesus vos rendeu, tornai-me obediente a todas as vontades de Deus.

 

Oração a São José

Alegro-me com a vossa felicidade e glória, ó meu Santo Patriarca, pois foste considerado digno de governar a Jesus como pai, e de vos fazer obedecer por Aquele, a quem o céu e a terra obedecem.

Ó grande Santo, visto que um Deus vos quis servir, quero também contar-me no número dos vossos servos. Depois de Maria, escolho-vos para meu principal advogado e protetor. Prometo honrar-vos cada dia por alguma homenagem especial; cada dia quero colocar-me novamente sob o vosso patrocínio. Pela doce companhia de Jesus e Maria, da qual tanto gozastes durante a vossa vida, protegei-me sempre em todo o decurso da minha. Pela assistência que na vossa morte Jesus e Maria vos prestaram, protegei-me especialmente na minha última hora; fazei que, morrendo assistido por vós, e por Jesus e Maria, vá agradecer-vos no paraíso e, em vossa companhia, possa louvar e amar a Deus por todos os séculos. Assim seja!


Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Subscreva a nossa newsletter para receber no seu e-mail os próximos artigos.

Referências:

Santo Afonso Maria de Ligório. "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e São José" C.Ss. R - 1960 - 5.º Edição (adaptado ao AO90)



Comments


Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page