Mistérios Dolorosos do Rosário: A Pobreza.
- Cláudia Pereira
- 6 de jan.
- 12 min de leitura
Como rezar o Rosário (Terço)?

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Neste roteiro de meditação diária, gostaríamos que mergulhasse nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo. O método de meditação do Rosário (Terço) com Lectio Divina, baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Santa Igreja, é apenas um dos métodos de como rezar e meditar o Santo Rosário (Terço), e que pode utilizar também, se fizer a Devoção dos 5 primeiros Sábados, que Jesus pediu à Irmã Lúcia. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em falar connosco.
Nota: Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.
Mistérios Dolorosos do Rosário
Terças-feiras e Sextas feiras
Sinal da Cruz
Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos Deus, † Nosso Senhor, dos nossos † inimigos. Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento do Rosário
Meu Senhor e meu Deus, colocamo-nos na Vossa presença. Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Unimo-nos a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renunciamos a todas as distrações que nos sobrevierem durante este Rosário, que queremos recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último das nossas vidas.
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos, particularmente:
Para reparar os pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;
Pela conversão dos pobres pecadores;
Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)
Pelas almas do Purgatório;
Pela paz no mundo;
Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;
Pelo nosso pároco;
Pela santificação das famílias e proteção das crianças;
Pelos cristãos que sofrem de perseguição;
Pelas missões e novas vocações;
Pelos doentes e agonizantes;
Pelo nosso país;
E pelas intenções que cada um traz em seu coração.
Credo (Segurando a Cruz do Rosário)
Santíssima Trindade, nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.
Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.
3 Avé-Marias
Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…
Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Invocação do Espírito Santo (opcional)
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.
ou
Para fazer o Cenáculo com Maria:
Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima esposa. (3x)
Contemplemos os Mistérios Dolorosos do Rosário...
A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
1.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 26, 50b-54
Então avançaram, deitaram as mãos a Jesus e prenderam-n’O. Um dos que estavam com Jesus levou a mão à espada, desembainhou-a e feriu um servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha. Jesus disse-lhe: «Mete a tua espada na bainha, pois todos os que puxarem da espada morrerão à espada. Pensas que não posso rogar a meu Pai que ponha já ao meu dispor mais de doze legiões de Anjos? Mas como se cumpririam as Escrituras, segundo as quais assim tem de acontecer?»
Meditação
A pobreza era um tema favorito de Jesus, «Não amontoeis tesouros na Terra», disse no Seu primeiro sermão. E «o povo ouvia-O com agrado», porque eram pobres. Jesus entristeceu-Se à vista do jovem rico, escravo das suas posses. Narrou, para confirmação da Sua doutrina, a história daquele homem tolo que, no seu leito de morte, sonhava em aumentar os seus celeiros. Elogiou a viúva que pôs a sua última moeda no tesouro do templo. E Jesus punha em prática aquilo ensinava. Na noite que antecedeu a Sua morte, renunciou a um exército de anjos, a que tinha pleno direito, e iniciou a Sua paixão, como tinha iniciado a Sua vida no mundo, na mais completa pobreza.
Nestas meditações, ajudai-nos, Senhor, a compreender porque é que dizeis que a pobreza é uma bênção.
Compreendemos e aceitamos que, a nossa pobreza na terra é a nossa riqueza no Céu?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Flagelação de Jesus
2.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 18, 33-38
Entretanto, Pilatos entrou novamente no pretório, chamou Jesus e perguntou-Lhe: «Tu és o rei dos Judeus?». Jesus respondeu-lhe: «É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?». Disse-Lhe Pilatos: «Porventura sou eu judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a Mim. Que fizeste?». Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo. Se meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui». Disse-Lhe Pilatos: «Então, Tu és rei?». Jesus respondeu-lhe: «É como dizes: sou rei Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da Verdade. Todo aquele que é da Verdade escuta a minha voz». Disse-Lhe Pilatos: «Que é a verdade?».
Meditação
Pilatos sentia-se perturbado diante da majestosa serenidade do seu prisioneiro. Voltou-se bruscamente, e penetrou no palácio. Depois, mandou que levassem Jesus à sua presença, para lembrar Cristo, que era apenas um prisioneiro, nada mais. «Qual é o teu crime?», perguntou Pilatos, dissimulando o seu interesse sob a máscara de uma aborrecida formalidade. Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo». Certamente era este o Seu crime, aos olhos dos acusadores; pois o reino destes estava demasiado neste mundo. Pilatos sabia que Jesus não era um malfeitor, mas Pilatos, era um mundano, tal como os fariseus. Por isso, mandou que flagelassem Jesus.
Deus, tanto amou o mundo, que deu a vida por ele. Pilatos, tanto amou o mundo, que crucificou o Cristo.
Damos mais importância ao dinheiro ou a Jesus?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Coroação de Espinhos
3.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 27, 27-31
Então os soldados do governador levaram Jesus para o pretório e reuniram à volta d’Ele toda a coorte. Tiraram-Lhe a roupa e envolveram-n’O num manto púrpura. Teceram uma coroa de espinhos e puseram-Lha na cabeça e colocaram uma cana na sua mão direita. Ajoelhando diante d’Ele, escarneciam-n’O, dizendo: «Salve, Rei dos judeus!». Depois, cuspiam-Lhe no rosto e, pegando na cana, batiam-Lhe com ela na cabeça. Depois de O terem escarnecido, tiraram-Lhe o manto, vestiram-Lhe as suas roupas e levaram-n’O para ser crucificado.
Meditação
Jesus viveu na pobreza, mas nunca na indigência. Pela força das circunstâncias, nasceu numa gruta sombria, Maria, porém, envolveu-O na palha limpa e fresca. A morada de Nosso Senhor, em Nazaré, era um casebre pobre, mas Maria, perfeita dona de casa, mantinha-o sempre limpo e em ordem. Mais tarde, a simples e áspera veste de seu Filho, não O embaraçou, na presença da sociedade. Por outro lado, não havia n’Ele qualquer ostentação. «Não vos preocupeis com o que haveis de vestir», disse uma vez. Na verdade, a única ocasião em que Ele usou uma veste real, foi na Sua Paixão, quando a soldadesca, por zombaria, lançou um manto de púrpura sobre o Seu corpo ensanguentado.
O espírito de simplicidade, evita dois extremos, a miséria e o luxo. O seu distintivo, é a simplicidade. O seu modelo é Cristo.
Procuramos seguir o modelo da simplicidade de Cristo?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
Jesus a caminho do Calvário
4.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 23, 26-32
Quando O conduziam, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para a levar atrás de Jesus.
Seguia-O grande multidão de povo e mulheres que batiam no peito e se lamentavam, chorando por Ele. Mas Jesus voltou-Se para elas e disse-lhes: «Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim; chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos; pois dias virão em que se dirá: ‘Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram’. Começarão a dizer aos montes: ‘Caí sobre nós’; e às colinas: ‘Cobri-nos’. Porque, se tratam assim a madeira verde, que acontecerá à seca?». Levavam ainda dois malfeitores para serem executados com Jesus.
Meditação
Que triste espetáculo, ver Jesus arrastar-se até ao Calvário! Era um homem que, em poucas horas, tudo perdera: amigos, fama, figura majestosa, eloquência persuasiva. O Seu poder miraculoso era só, aparentemente, uma vaga lembrança. É o Pobre divino, que possui uma única coisa: a cruz. Mas Jesus, não procura compaixão. Aceita o Seu destino, porque é o caminho que Seu Pai celeste escolheu, para que Ele salve o mundo. Diz a um grupo de mulheres que O lamentavam, que guardassem as lágrimas para elas próprias e seus filhos: na destruição de Jerusalém, muitas delas partilharão a sua sorte.
O mundo está cheio de pobres no caminho do seu calvário. Pedem mais do que a nossa simpatia. Precisam especialmente das nossas orações.
Rezamos e pedimos por todos os que são pobres?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Crucifixão e Morte de Jesus
5.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 19, 38-42
Depois disto, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, pediu licença a Pilatos para levar o corpo de Jesus.
Pilatos permitiu-lho.
José veio então tirar o corpo de Jesus. Veio também Nicodemos, aquele que, antes, tinha ido de noite ao encontro de Jesus. Trazia uma mistura de quase cem libras de mirra e aloés. Tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em ligaduras juntamente com os perfumes, como é costume sepultar entre os Judeus. No local em que Jesus tinha sido crucificado, havia um jardim e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ainda ninguém fora sepultado. Foi aí que, por causa da Preparação dos Judeus, porque o sepulcro ficava perto, depositaram Jesus.
Meditação
Particularmente em duas ocasiões, Jesus demonstrou o Seu grande amor pela pobreza: no Seu nascimento e na Sua morte. Um palácio real não teria sido suficientemente digno para receber a Sua augusta divindade. Em vez disso, Ele preferiu nascer de pais pobres, fora da cidade de Belém, numa gruta miserável, que apenas servia para o gado. Na Sua morte, quando o mundo foi salvo e o Céu aberto, esperaríamos ver o Seu corpo brilhar com esplendores celestiais. Em vez disso, foi sepultado como tinha nascido – fora da cidade, num túmulo alheio.
Todos nós temos de morrer pobres. Só levaremos à presença de Deus, os tesouros da nossa virtude. Seremos «ricos para Deus?»
Que virtudes teremos para entregar a Deus na hora da nossa morte?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
Conclusão do Rosário (Terço)
Salvé-Rainha
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:
Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
Orações de Reparação do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria
Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
Oração a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.
Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha).
À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.
Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado e Sua mãe Maria Santíssima.
Continuamos reunidos,
† Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.
«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.»
Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)
Bibliografia: Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.




Comentários