Mistérios Dolorosos do Rosário: A Morte.
- Cláudia Pereira
- 8 de jul.
- 11 min de leitura
Atualizado: 2 de dez.
Como rezar o Rosário (Terço)?
Mistérios Dolorosos do Rosário

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Neste roteiro de meditação diária, gostaríamos que mergulhasse nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo. O método de meditação do Rosário (Terço) com Lectio Divina, baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Santa Igreja, é apenas um dos métodos de como rezar e meditar o Santo Rosário (Terço), e que pode utilizar também, se fizer a Devoção dos 5 primeiros Sábados, que Jesus pediu à Irmã Lúcia. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em falar connosco.
Nota: Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.
Mistérios Dolorosos do Rosário
Terças-feiras e Sextas feiras
Sinal da Cruz
Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos Deus, † Nosso Senhor, dos nossos † inimigos. Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento do Rosário
Meu Senhor e meu Deus, colocamo-nos na Vossa presença. Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Unimo-nos a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renunciamos a todas as distrações que nos sobrevierem durante este Rosário, que queremos recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último das nossas vidas.
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos, particularmente:
Para reparar os pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;
Pela conversão dos pecadores;
Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)
Pelas almas do Purgatório;
Pela paz no mundo;
Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;
Pelo nosso pároco;
Pela santificação das famílias e proteção das crianças;
Pelos cristãos que sofrem de perseguição;
Pelas missões;
Por novas e santas vocações;
Pelos pobres, doentes e agonizantes;
Pelo nosso país;
E pelas intenções que cada um traz em seu coração.
Credo (Segurando a Cruz do Rosário)
Santíssima Trindade, nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.
Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.
3 Avé-Marias
Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…
Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Invocação do Espírito Santo (opcional)
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.
ou
Para fazer o Cenáculo com Maria:
Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima esposa. (3x)
Contemplemos os Mistérios Dolorosos...
A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
1.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 26, 36-38
Então, Jesus chegou com eles a uma propriedade, chamada Getsémani, e disse aos discípulos: «Ficai aqui, enquanto Eu vou além orar». E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-Se e a angustiar-Se. Disse-lhes então: «A minha alma está numa tristeza de morte. Ficai aqui e vigiai comigo».
Meditação
Jesus Cristo, era a encarnação do mais sublime ideal. Expressou a Sua suprema aspiração na Última Ceia: «Para que sejam um; um em nós, Pai, assim como Vós estais em Mim e Eu estou em Vós… Eu neles e Vós em mim…». Mas Jesus possuía também o sentido da realidade. Sabia o preço que deveria pagar para a realização do Seu ideal divino. «Tenho um batismo com que devo ser batizado». Jesus tinha de sofrer e morrer. No horto das Oliveiras, a Sua alma, como que se submergia, num oceano de angústias, ao pensamento da Sua próxima paixão.
O cristianismo não elimina o pensamento da morte. Mas dá à morte o seu verdadeiro significado. Meditar sobre a morte, não é uma coisa mórbida: é usar sensatamente o senso comum.
Meditamos na nossa morte e no que ela significa para a nossa alma?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Flagelação de Jesus
2.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 18, 33-38
Pilatos veio cá fora ter com eles e perguntou-lhes: «Que acusação trazeis contra este homem?». Eles responderam-lhe: «Se não fosse malfeitor, não t’O entregávamos». Disse-lhes Pilatos: «Tomai-O vós próprios, e julgai-O segundo a vossa lei». Os judeus responderam: «Não nos é permitido dar a morte a ninguém». Assim se cumpriam as palavras que Jesus tinha dito, ao indicar de que morte ia morrer.
Meditação
Nada atraía tanto na personalidade de Cristo, como o otimismo do Seu espírito. Para os judeus da Palestina, um povo altivo, submetido à Roma pagã, mantido espiritualmente faminto pelo espírito estreito dos fariseus e dos escribas, as palavras encorajadoras do Salvador eram como a primeira brisa primaveril depois de um longo inverno. A medula da Sua mensagem, era a confiança em Deus, o Pai omnipotente, que vela pelos Seus filhos, provendo a todas as suas necessidades. Também a morte dos Seus filhos, é objeto do Seu amor. Os fariseus, não tinham poder para matar Jesus; mesmo a poderosa Roma, não teria podido sacrificá-l’O, se Seu Pai celeste não o tivesse permitido.
Se o sofrimento pode ser uma bênção, também a morte o pode ser. Deus, deseja que morramos na Sua amizade.
Será que vivemos para morrer no amor e na amizade de Deus?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Coroação de Espinhos
3.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 19, 5-6
Jesus saiu, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse-lhes: «Eis o homem».
Quando viram Jesus, os príncipes dos sacerdotes e os guardas gritaram: «Crucifica-O! Crucifica-O!» Disse-lhes Pilatos: «Tomai-O vós mesmos e crucificai-O, que eu não encontro n’Ele culpa alguma».
Meditação
Jesus Cristo, apenas contava trinta e poucos anos quando morreu. Algumas pessoas, que não compreenderam o sentido da vida de Nosso Senhor, lamentavam a Sua “morte prematura”. “Que pena! – dizem – desaparecer nesta idade! Com os Seus melhores anos ainda para viver! Pensemos nos milagres que poderia ter feito, nas palavras cheias de sabedoria que poderia ter dito! Alguns anos mais, e os próprios fariseus teriam caído de joelhos as Seus pés!” Tais pessoas, esquecem que Jesus veio redimir o mundo pelo sacrifício da Sua própria vida. E, para que esse sacrifício fosse o mais generoso possível, Ele oferece-o no pleno vigor da Sua santíssima humanidade.
Meu Deus, queremos aceitar a morte, como e quando vier, em união com a morte de Cristo, para ajudar a salvação das almas.
Aceitamos a nossa morte, quando Deus quiser que ela venha?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
Jesus a caminho do Calvário
4.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 26, 31
Depois de O terem escarnecido, tiraram-Lhe o manto, vestiram-Lhe as suas roupas e levaram-n’O para ser crucificado.
Meditação
Simão, passado um momento, alegra-se de ajudar Cristo a carregar a cruz; as santas mulheres, choram à Sua passagem; Verónica enxuga-Lhe a face com um véu. Maria, porém, apenas olha para o seu Filho. O seu Filho, o seu Menino, o seu Pequenino, o seu Deus… Maria e Jesus, olham um para o outro. O Coração de Deus e o coração da Mãe de Deus, amando-se mutuamente, com um amor intensíssimo; ambos perfeitamente submissos à adorável vontade do Pai, que pedia a Seu Filho e Filho de Maria, que morresse pelo mundo, mas cada um, esmagado pela imensa dor do outro.
Deus quer que, não só aceitemos a nossa morte, mas também, a partida daqueles que amamos, quando Deus os chamar. Como Maria, a dor nos esmagará, mas como Maria, devemos dizer «faça-se» à vontade do Deus.
Iremos aceitar a vontade de Deus Pai, quando Ele chamar as pessoas que mais amamos?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Crucifixão e Morte de Jesus
5.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 23, 44-47
Era já quase meio-dia, quando as trevas cobriram toda a terra, até às três horas da tarde, porque o sol se tinha eclipsado. O véu do templo rasgou-se ao meio.
E Jesus exclamou com voz forte: «Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito». Dito isto, expirou. Vendo o que sucedera, o centurião deu glória a Deus, dizendo: «Realmente este homem era justo».
Meditação
Morrer, não tinha sido fácil para Jesus, mas o facto de ter morrido, era um triunfo. O mundo, embora ainda não o soubesse, estava redimido. A criação inteira, tinha-se transformado no povo eleito. O Céu, iria encher-se com a multidão de almas, que esperavam pacientemente a sua saída do limbo. Depois da Sua morte, Jesus apressou-Se a anunciar-lhes a libertação, levando com Ele a alma do bom ladrão. Todo o cruel sofrimento que havia suportado pelo mundo, pertencia já ao passado. Glória, honra, poder e felicidade sem fim, esperavam-n’O na casa de Seu Pai, onde reina para sempre.
A morte não é o fim da vida. Só depois da nossa morte, é que começamos realmente a viver.
O que temos feito para merecer a vida eterna?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
Conclusão do Rosário (Terço)
Salvé-Rainha
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:
Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
Orações de Reparação do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria
Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
Oração a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.
Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha).
À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.
Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado e Sua mãe Maria Santíssima.
Continuamos reunidos,
† Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.
«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.»
Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)
Bibliografia: Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.




Comentários