top of page

Mistérios Dolorosos do Rosário: A Morte.

  • Cláudia Pereira
  • 8 de jul.
  • 11 min de leitura

Atualizado: 2 de dez.


Como rezar o Rosário (Terço)?

Mistérios Dolorosos do Rosário


Esquema de oração do Rosário (Terço)

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Neste roteiro de meditação diária, gostaríamos que mergulhasse nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo. O método de meditação do Rosário (Terço) com Lectio Divina, baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Santa Igreja, é apenas um dos métodos de como rezar e meditar o Santo Rosário (Terço), e que pode utilizar também, se fizer a Devoção dos 5 primeiros Sábados, que Jesus pediu à Irmã Lúcia. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em falar connosco.


Nota: Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.


Mistérios Dolorosos do Rosário

Terças-feiras e Sextas feiras


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário

Meu Senhor e meu Deus, colocamo-nos na Vossa presença. Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Unimo-nos a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renunciamos a todas as distrações que nos sobrevierem durante este Rosário, que queremos recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último das nossas vidas.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente:

  • Para reparar os pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões;

  • Por novas e santas vocações;

  • Pelos pobres, doentes e agonizantes;

  • Pelo nosso país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Credo (Segurando a Cruz do Rosário)

Santíssima Trindade, ​nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


3 Avé-Marias

  • Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…

  • Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…

  • Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.


  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.


Invocação do Espírito Santo (opcional)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria:

Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima esposa. (3x)


Contemplemos os Mistérios Dolorosos...


A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

1.º MISTÉRIO


Cristo e os seus discípulos entram no Jardim do Getsémani. 1888. Nikolai Ge
Cristo e os seus discípulos entram no Jardim do Getsémani. 1888. Nikolai Ge

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 26, 36-38

Então, Jesus chegou com eles a uma propriedade, chamada Getsémani, e disse aos discípulos: «Ficai aqui, enquanto Eu vou além orar». E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-Se e a angustiar-Se. Disse-lhes então: «A minha alma está numa tristeza de morte. Ficai aqui e vigiai comigo».


Meditação

Jesus Cristo, era a encarnação do mais sublime ideal. Expressou a Sua suprema aspiração na Última Ceia: «Para que sejam um; um em nós, Pai, assim como Vós estais em Mim e Eu estou em Vós… Eu neles e Vós em mim…». Mas Jesus possuía também o sentido da realidade. Sabia o preço que deveria pagar para a realização do Seu ideal divino. «Tenho um batismo com que devo ser batizado». Jesus tinha de sofrer e morrer. No horto das Oliveiras, a Sua alma, como que se submergia, num oceano de angústias, ao pensamento da Sua próxima paixão.

O cristianismo não elimina o pensamento da morte. Mas dá à morte o seu verdadeiro significado. Meditar sobre a morte, não é uma coisa mórbida: é usar sensatamente o senso comum.

Meditamos na nossa morte e no que ela significa para a nossa alma?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Flagelação de Jesus

2.º MISTÉRIO


Cristo diante de Pilatos. 1881. Munkacsy Mihaly
Cristo diante de Pilatos. 1881. Munkacsy Mihaly

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 18, 33-38

Pilatos veio cá fora ter com eles e perguntou-lhes: «Que acusação trazeis contra este homem?». Eles responderam-lhe: «Se não fosse malfeitor, não t’O entregávamos». Disse-lhes Pilatos: «Tomai-O vós próprios, e julgai-O segundo a vossa lei». Os judeus responderam: «Não nos é permitido dar a morte a ninguém». Assim se cumpriam as palavras que Jesus tinha dito, ao indicar de que morte ia morrer.


Meditação

Nada atraía tanto na personalidade de Cristo, como o otimismo do Seu espírito. Para os judeus da Palestina, um povo altivo, submetido à Roma pagã, mantido espiritualmente faminto pelo espírito estreito dos fariseus e dos escribas, as palavras encorajadoras do Salvador eram como a primeira brisa primaveril depois de um longo inverno. A medula da Sua mensagem, era a confiança em Deus, o Pai omnipotente, que vela pelos Seus filhos, provendo a todas as suas necessidades. Também a morte dos Seus filhos, é objeto do Seu amor. Os fariseus, não tinham poder para matar Jesus; mesmo a poderosa Roma, não teria podido sacrificá-l’O, se Seu Pai celeste não o tivesse permitido.

Se o sofrimento pode ser uma bênção, também a morte o pode ser. Deus, deseja que morramos na Sua amizade.

Será que vivemos para morrer no amor e na amizade de Deus?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Coroação de Espinhos

3.º MISTÉRIO


Ecce Homo. 1738-1820. Benjamin West
Ecce Homo. 1738-1820. Benjamin West

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 19, 5-6

            Jesus saiu, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse-lhes: «Eis o homem».

Quando viram Jesus, os príncipes dos sacerdotes e os guardas gritaram: «Crucifica-O! Crucifica-O!» Disse-lhes Pilatos: «Tomai-O vós mesmos e crucificai-O, que eu não encontro n’Ele culpa alguma».


Meditação

Jesus Cristo, apenas contava trinta e poucos anos quando morreu. Algumas pessoas, que não compreenderam o sentido da vida de Nosso Senhor, lamentavam a Sua “morte prematura”. “Que pena! – dizem – desaparecer nesta idade! Com os Seus melhores anos ainda para viver! Pensemos nos milagres que poderia ter feito, nas palavras cheias de sabedoria que poderia ter dito! Alguns anos mais, e os próprios fariseus teriam caído de joelhos as Seus pés!” Tais pessoas, esquecem que Jesus veio redimir o mundo pelo sacrifício da Sua própria vida. E, para que esse sacrifício fosse o mais generoso possível, Ele oferece-o no pleno vigor da Sua santíssima humanidade.

Meu Deus, queremos aceitar a morte, como e quando vier, em união com a morte de Cristo, para ajudar a salvação das almas.

Aceitamos a nossa morte, quando Deus quiser que ela venha?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


Jesus a caminho do Calvário

4.º MISTÉRIO


Cristo deixa o Pretório. 1872. Gustave Dore
Cristo deixa o Pretório. 1872. Gustave Dore

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 26, 31

            Depois de O terem escarnecido, tiraram-Lhe o manto, vestiram-Lhe as suas roupas e levaram-n’O para ser crucificado.


Meditação

Simão, passado um momento, alegra-se de ajudar Cristo a carregar a cruz; as santas mulheres, choram à Sua passagem; Verónica enxuga-Lhe a face com um véu. Maria, porém, apenas olha para o seu Filho. O seu Filho, o seu Menino, o seu Pequenino, o seu Deus… Maria e Jesus, olham um para o outro. O Coração de Deus e o coração da Mãe de Deus, amando-se mutuamente, com um amor intensíssimo; ambos perfeitamente submissos à adorável vontade do Pai, que pedia a Seu Filho e Filho de Maria, que morresse pelo mundo, mas cada um, esmagado pela imensa dor do outro.

Deus quer que, não só aceitemos a nossa morte, mas também, a partida daqueles que amamos, quando Deus os chamar. Como Maria, a dor nos esmagará, mas como Maria, devemos dizer «faça-se» à vontade do Deus.

Iremos aceitar a vontade de Deus Pai, quando Ele chamar as pessoas que mais amamos?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Crucifixão e Morte de Jesus

5.º MISTÉRIO


O vale de lágrimas. 1883. Gustave Dore
O vale de lágrimas. 1883. Gustave Dore

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 23, 44-47

Era já quase meio-dia, quando as trevas cobriram toda a terra, até às três horas da tarde, porque o sol se tinha eclipsado. O véu do templo rasgou-se ao meio.

E Jesus exclamou com voz forte: «Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito». Dito isto, expirou. Vendo o que sucedera, o centurião deu glória a Deus, dizendo: «Realmente este homem era justo».


Meditação

Morrer, não tinha sido fácil para Jesus, mas o facto de ter morrido, era um triunfo. O mundo, embora ainda não o soubesse, estava redimido. A criação inteira, tinha-se transformado no povo eleito. O Céu, iria encher-se com a multidão de almas, que esperavam pacientemente a sua saída do limbo. Depois da Sua morte, Jesus apressou-Se a anunciar-lhes a libertação, levando com Ele a alma do bom ladrão. Todo o cruel sofrimento que havia suportado pelo mundo, pertencia já ao passado. Glória, honra, poder e felicidade sem fim, esperavam-n’O na casa de Seu Pai, onde reina para sempre.

A morte não é o fim da vida. Só depois da nossa morte, é que começamos realmente a viver.

O que temos feito para merecer a vida eterna?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


Conclusão do Rosário (Terço)


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.


Orações de Reparação do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.


Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha). 


À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.


  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e Sua mãe Maria Santíssima.


Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Bibliografia: Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page