top of page

8ª Visita ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e a São José

  • Cláudia Pereira
  • 29 de mai.
  • 7 min de leitura

Atualizado: 4 de jun.


A sua visita ao Santíssimo Sacramento

Neste, e nos próximos artigos, pretendemos divulgar as "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria e a São José" de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, escrito em 1745. Este livro, abre o nosso coração, à conversa íntima de devemos ter com Jesus no Santíssimo Sacramento, com Maria e São José. Que esta Sagrada Família nos acompanhe sempre e nos leve até ao Pai.


Santíssimo Sacramento exposto no altar
Santíssimo Sacramento exposto no altar

Jesus Sacramentado

8ª Visita


Ato para fazer no início de todas as visitas ao Santíssimo Sacramento

Meu Senhor Jesus Cristo, que pelo amor aos homens, estais dia e noite neste Sacramento, cheio de piedade e amor, esperando, chamando e acolhendo todos aqueles que Vos vêm visitar; eu creio que estais presente no Sacramento do Altar.

Adoro-Vos do abismo do meu nada, e agradeço-Vos por todas as graças que me tendes feito, especialmente por Vos dares, a Vós mesmo, neste Sacramento. Por me dares por advogada a Vossa Mãe Maria Santíssima, e por me teres chamado a visitar-Vos nesta Igreja.

Saúdo agora o Vosso amantíssimo Coração, e pretendo saudá-lo por três motivos. Primeiro, em agradecimento por esta grande dádiva; segundo, para compensar-Vos de todas as injúrias que recebeis dos vossos inimigos, neste Sacramento; terceiro, pretendo com esta visita, adorar-Vos em todos os lugares da terra, onde sois menos reverenciado, e mais abandonado.

Meu Jesus, eu Vos amo com todo o coração, e arrependo-me de tantas vezes, no passado, ter desgostado a vossa bondade infinita. Proponho, com a Vossa graça, de agora em diante, não mais Vos ofender. E agora, miserável que sou, consagro-me todo a Vós, dou-Vos, e renuncio a toda a minha vontade, minhas afeições, meus desejos, e tudo o que possuo. De hoje em diante, fazei de mim e de tudo o que possuo, o que desejares. Só desejo e Vos peço, o Vosso santo amor, a perseverança final, e o cumprimento perfeito da Vossa vontade.

Recomendo-Vos as almas do Purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e de Maria Santíssima. Recomendo-Vos ainda, todos os pobres pecadores.

Meu querido Salvador, por fim, uno todos os meus afetos com os afetos do Vosso amoroso Coração, para que assim unidos, os ofereçais ao Vosso Pai Eterno. Peço-Lhe em Vosso Nome, que pelo Vosso amor, os aceite e os conceda.


VIII – Jesus Acolhedor

A toda alma, que O Visita no Santíssimo Sacramento, Jesus dirige as palavras que dissera outrora à esposa nos Cânticos: Levanta-te, apressa-te, minha amada, minha toda formosa e vem (Ct 2, 10).

Alma, que me visitas, levanta-te, sai das tuas misérias, pois eu aqui estou para enriquecer-te de mim, não temas a minha majestade que se humilhou neste Sacramento para tirar-te o temor e inspirar-te confiança. Amiga minha: sim, alma querida, não és mais minha inimiga, mas sim minha amiga, uma vez que me amas e eu te amo também. Minha toda formosa: a minha graça é que te fez tão bela. E vem: chega-te a mim, lança-te nos meus braços, e pede-me com grande confiança tudo o que quiseres.

Dizia Santa Teresa que, se este grande Rei da glória se ocultou sob as espécies de pão e velou Sua majestade neste Sacramento, foi para nos infundir a coragem de nos achegarmos com mais confiança ao Seu divino Coração. Cheguemo-nos, pois, a Jesus com muita confiança e amor; unamo-nos com Ele e peçamos-Lhe graças. Qual não deve ser a minha alegria, ó Verbo eterno feito homem e sacramentado por meu amor, ao saber que estou diante de Vós, que sois o meu Deus, a majestade e bondade infinita, que tanto amais a minha alma!

Almas que amais a Deus, onde quer que estejais, no céu ou na terra, amai-O também por mim. Maria, minha Mãe, ajudai-me a amá-lO. E Vós, amadíssimo Senhor, tornai-Vos o único objeto de todo o meu amor. Apoderai-Vos da minha vontade e possuí-me por completo.

Consagro-Vos o meu espírito, a fim de que pense sempre na Vossa bondade; consagro-Vos o meu corpo, para que me ajude a agradar-Vos; consagro-Vos a minha alma, para que seja toda Vossa. Quisera eu, ó amado de minha alma, que todos os homens conhecessem a ternura do amor que lhes tendes, a fim de que só vivessem para Vos honrar e comprazer como o desejais e mereceis. Que ao menos eu viva sempre encantado com a vossa beleza infinita! Daqui por diante quero fazer quanto possa para Vos agradar. Proponho deixar tudo o que conheça não ser do Vosso agrado, custe o que custar, embora tivesse de perder tudo, até a própria vida. Feliz de mim, ainda que perca tudo, contanto que Vos possua, ó meu Deus, meu tesouro, meu amor, meu tudo!

Jesus, meu amor, tomai-me, possuí-me todo.


Comunhão Espiritual

Meu Jesus, eu acredito que estais no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos acima de todas as coisas, e desejo-Vos na minha alma. Já que agora, não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Como já vieste, eu Vos abraço, e me uno todo a vós, não permitas que eu me separe de vós.


Nossa Senhora

8ª Visita


VIII – Oração de São Bernardo

Ó doce, ó grande, ó totalmente adorável Maria. Um coração não pode pronunciar o vosso Nome, sem que Vós o incendieis de vosso Amor; nem podem aqueles que vos amam pensar em Vós, sem se sentirem confortados em amar-vos mais. Ó Santa Senhora, ajuda a nossa debilidade. E quem é mais apto a falar com nosso Senhor Jesus Cristo do que Vós, na qual se beneficia de perto da sua dulcíssima conversação? Ó Senhora, falai, falai, porque o vosso Filho vos escuta, e obtendes quanto de Vós lhe for pedido.

Ó Maria, obtende-me a graça que eu sempre recorra a Vós.

 

VIII – Maria, nossa Mãe

Se alguém é pequeno venha a mim (Pr 9, 4). Maria convida todas as criancinhas, que têm necessidade de mãe, a recorrerem a ela como à mais amorosa, que é, de todas as mães. “O amor de todas as mães – diz o piedoso Nieremberg – é uma sombra, comparado ao amor que Maria tem a cada um de nós” Minha Mãe, Mãe de minha alma, que me amais e desejais a minha salvação, mais que todos, depois de Deus, “mostrai que sois minha Mãe”.

Minha Mãe, fazei que eu me lembre sempre de vós.


Oração à Santíssima Virgem

Santíssima e Imaculada Virgem Maria e minha Mãe, eu, que sou o mais miserável de todos os pecadores, recorro hoje a vós, que sois a Mãe de meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores. Aos vossos pés me prostro, ó grande Rainha, e vos dou graças por todos os benefícios que até agora me tendes feito, especialmente por me terdes livrado do inferno, por mim tantas vezes merecido. Eu vos amo, Senhora amabilíssima, e pelo amor que vos tenho, prometo servir-vos sempre e fazer quanto possa para que por todos sejais servida.

Em vós, depois de Jesus, ponho todas as minhas esperanças, toda minha salvação. Ó Mãe de misericórdia, aceitai-me por vosso servo e acolhei-me debaixo do vosso manto. E já que sois tão poderosa junto de Deus, livrai-me de todas as tentações, ou dai-me forças para vencê-las até à morte. Suplico-vos o verdadeiro amor a Jesus Cristo, e alcançar uma boa morte. Minha Mãe, pelo amor que tendes a Deus, vos rogo que me ajudeis sempre, principalmente no último instante da minha vida. Não me desampareis enquanto não me virdes, já salvo, no Céu, a bendizer-vos e a cantar as vossas misericórdias, por toda a eternidade. Assim espero, assim seja.

Causa da nossa alegria, rogai por nós.


São José

8ª Visita


VIII – Oração a São José do Papa Leão XIII

A vós, São José, recorremos em nossa tribulação, e depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio.

Por esse laço sagrado de caridade, que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com o seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; assim como outrora salvastes da morte a vida do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Assim seja.

 

VIII – Somos Vossos Filhos

Segundo São João Damasceno, Deus Pai deu a São José, em relação a Jesus, amor, solicitude e autoridade de pai, a fim de que cumprisse bem a sua missão: o amor, para que o guardasse com a maior ternura; a solicitude, para que o cercasse com todos os cuidados possíveis; enfim, a autoridade, para que o santo Patriarca tivesse certeza de ser obedecido em tudo que ordenasse no tocante à pessoa do Salvador.

São José, sede sempre nosso pai e concedei-nos a graça de sermos verdadeiros filhos vossos.

 

Oração a São José

Alegro-me com a vossa felicidade e glória, ó meu Santo Patriarca, pois foste considerado digno de governar a Jesus como pai, e de vos fazer obedecer por Aquele, a quem o céu e a terra obedecem.

Ó grande Santo, visto que um Deus vos quis servir, quero também contar-me no número dos vossos servos. Depois de Maria, escolho-vos para meu principal advogado e protetor. Prometo honrar-vos cada dia por alguma homenagem especial; cada dia quero colocar-me novamente sob o vosso patrocínio. Pela doce companhia de Jesus e Maria, da qual tanto gozastes durante a vossa vida, protegei-me sempre em todo o decurso da minha. Pela assistência que na vossa morte Jesus e Maria vos prestaram, protegei-me especialmente na minha última hora; fazei que, morrendo assistido por vós, e por Jesus e Maria, vá agradecer-vos no paraíso e, em vossa companhia, possa louvar e amar a Deus por todos os séculos. Assim seja!


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.

Referências:

Santo Afonso Maria de Ligório. "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e São José" C.Ss. R - 1960 - 5.º Edição (adaptado ao AO90)



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page