top of page

Mistérios Dolorosos do Rosário: Unir o nosso sofrimento ao de Cristo.

  • Cláudia Pereira
  • 7 de out.
  • 12 min de leitura

Atualizado: há 6 dias


Como rezar o Rosário (Terço)?

Mistérios Dolorosos do Rosário



Esquema de oração do Rosário (Terço)

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Neste roteiro de meditação diária, gostaríamos que mergulhasse nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo. O método de meditação do Rosário (Terço) com Lectio Divina, baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Santa Igreja, é apenas um dos métodos de como rezar e meditar o Santo Rosário (Terço), e que pode utilizar também, se fizer a Devoção dos 5 primeiros Sábados, que Jesus pediu à Irmã Lúcia. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em falar connosco.


Nota: Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.



Mistérios Dolorosos do Rosário

Terças-feiras e Sextas feiras


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário

Meu Senhor e meu Deus, colocamo-nos na Vossa presença. Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Unimo-nos a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renunciamos a todas as distrações que nos sobrevierem durante este Rosário, que queremos recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último das nossas vidas.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente:

  • Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões e novas vocações;

  • Pelos doentes e agonizantes;

  • Pelo nosso país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Credo (Segurando a Cruz do Rosário)

Santíssima Trindade, ​nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


3 Avé-Marias

  • Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…

  • Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…

  • Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.


  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.


Invocação do Espírito Santo (opcional)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria:

Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)


Contemplemos os Mistérios Dolorosos...


A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

1.º MISTÉRIO


Anjo Maternal. 1980. Del Parson
Anjo Maternal. 1980. Del Parson

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos 14, 32-36

Chegaram a uma propriedade chamado Getsémani, e Jesus disse aos discípulos: «Ficai aqui enquanto Eu vou orar.» Tomando consigo Pedro, Tiago e João, começou a sentir pavor e a angustiar-se. E disse-lhes: «A minha alma está numa tristeza mortal; ficai aqui e vigiai.» Adiantando-se um pouco, caiu por terra, e orou para que , se possível, passasse dele aquela hora. E dizia: «Abbá, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice! Mas não se faça o que Eu quero, e sim o que Tu queres.»

    Então, vindo Céu, apareceu-lhe um anjo que o confortava. Cheio de angústia, pôs-se a orar mais instantemente, e o suor tornou-se-lhe como grossas gotas de sangue, que caíam na terra. (Lc 22, 43-44) 


Meditação

Cristo estava preparado para o sofrimento. Num sentido muito real, esse sofrimento estava no pensamento de Deus desde toda a eternidade. A Virgem Maria tinha concebido uma Vítima. João Batista havia-O saudado como o manso Cordeiro de Deus, destinado ao sacrifício. O próprio Jesus falou muitas vezes da Sua morte; convidou outros a imitá-lO no que ia fazer: «tomar a cruz»; dirigiu-Se depois, deliberadamente, a Jerusalém, para a consumação da Sua vida terrena. Mas, quando apenas algumas horas O separavam do sofrimento há tanto esperado, Jesus prostrou-Se com a face em terra e suou sangue.

Tremer diante da dor é fazer como Cristo. O sofrimento não é algo de bom com uma simples aparência de mal. É um mal, que faz horrorizar a natureza humana - mas que a graça pode santificar.

Com que atitude reagimos perante os sofrimentos que confrontam a nossa vida?​ Revoltamo-nos? Desesperamos? Aceitamo-los?

Vemos neles uma oportunidade de receber a graça santificante?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Flagelação de Jesus

2.º MISTÉRIO


Flagelação de Cristo. 1617. Peter Paul Rubens
Flagelação de Cristo. 1617. Peter Paul Rubens

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos 15, 11-15

Os sumos sacerdotes, porém, instigaram a multidão a pedir que lhes soltasse, de preferência, Barrabás. Tomando novamente a palavra, Pilatos disse-lhes: «Então, que quereis que faça daquele a quem chamais rei dos judeus?» Eles gritaram novamente: «Crucifica-o!»

Pilatos, desejando agradar à multidão, soltou-lhes Barrabás; e, depois de mandar flagelar Jesus, entregou-o para ser crucificado.


Meditação

Cristo temeu a dor, mas não a recusou. A manhã seguinte encontrou-O amarrado a uma coluna do pretório, enquanto mercenários romanos, gigantes bárbaros com músculos e instintos de feras, esgotavam-se flagelando-O e dilacerando-O até quase matá-Lo. Cada golpe das correias com pontas de chumbo abria um sulco sangrento no Seu corpo. Jesus, que na noite anterior convertera o vinho no Seu sangue, derrama agora esse Sangue como vinho que se entorna. O Seu corpo é o cálice donde jorra o Seu Sangue, o cálice que Ele não mais pede a Seu Pai que afaste.

Quando pedimos a Deus que alivie os nossos sofrimentos, Ele, por vezes, atende às nossas orações na sua sabedoria, para nos conceder algum conforto. Aceitar a dor como fez Jesus, é santificá-la e santificar-se a si mesmo.

Tal como Jesus, será que oferecemos os nossos sacrifícios ao Pai, para a nossa salvação e salvação do próximo?​

Encorajamos os outros a fazê-lo?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Coroação de Espinhos

3.º MISTÉRIO


A Captura de Cristo. 1620. Michelangelo Merisi da Caravaggio
A Captura de Cristo. 1620. Michelangelo Merisi da Caravaggio

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos 15, 16-20

Os soldados levaram-no para dentro do pátio, isto é, para o pretório, e convocaram toda a coorte. Revestiram-no de um manto de púrpura puseram-lhe uma coroa de espinhos, que tinham entretecido.

Depois, começaram a saudá-lo: «Salvé! Ó rei dos judeus!» Batiam-lhe na cabeça com uma cana, cuspiam sobre Ele e, dobrando o os joelhos, prostravam-se diante dele. Depois de o terem escarnecido, tiraram-lhe o manto de púrpura e revestiram-no das suas vestes.


Meditação

Jesus fora condenado oficialmente à morte. Os soldados, porém, não tinham pressa de se desfazer da sua vítima. Crucificar criminosos era uma tarefa pesada; por isso, divertir-se antes de desempenhá-la tornara-se um costume. Jesus, a que o salmista chamara verme e não homem, assemelhava-Se agora a um animalzinho caído nas garras de um bando de feras raivosas. À imaginação depravada da soldadesca, o pátio do pretório sugeriu a paródia de uma corte. Fizeram de Jesus um rei de comédia e, juntando as injúrias aos ultrajes, coroaram-Lhe a fronte com um diadema real guarnecido de espinhos.

Jesus é o «lírio entre espinhos». A inocência de um Deus não é impermeável à dor. E, muito menos, a nossa culpabilidade.

Como reagimos quando o nosso sofrimento é causado por outros?​ Procuramos vingar-nos?

Ficamos ressentidos ou damos espaço ao perdão?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


Jesus carrega a Cruz a caminho do Calvário

4.º MISTÉRIO


Cristo e Simão, o Cireneu. 1560. Tiziano Vecelli
Cristo e Simão, o Cireneu. 1560. Tiziano Vecelli

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 23, 26

Quando o iam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus.


Meditação

Por mandado de Deus, a Lei mosaica impunha a todos os homens judeus irem à cidade santa celebrar a Páscoa. Simão, da distante região de Cirene, não passava de um camponês, pobre e cansado, entre as dezenas de milhares de peregrinos que se dirigiam obrigatoriamente a Jerusalém. Casualmente, Jesus caiu por terra naquele momento; casualmente, os guardas viram Simão e forçaram-no a prestar serviço. Simão tomava parte do solene rito, motivo da sua viagem - a imolação do Cordeiro Pascal.

É uma característica da cruz vir até nós “por casualidade”, isto é, não vir de modo visível das mãos de Deus. É de Deus, porém, que ela vem. Quando sofremos, levamos a cruz de Jesus Cristo.

Aceitamos que o Bom Pai, nos envie sofrimentos para que nos santifiquemos através deles?​

O que fazemos para que esses sofrimentos produzam a graça santificante em nós?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Crucifixão e Morte de Jesus

5.º MISTÉRIO


Eloi Eloi Lama Sabacthani. 1886-1896. James Jacques Joseph Tissot
Eloi Eloi Lama Sabacthani. 1886-1896. James Jacques Joseph Tissot

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos 15, 23-37

Queriam dar-lhe vinho misturado com mirra, mas Ele não quis beber. Depois crucificaram-no e repartiram entre si as suas vestes, tirando-as à sorte, para ver o que cabia a cada um. Eram umas nove horas da manhã, quando o crucificaram. 

Na inscrição com a condenação, lia-se: «O Rei dos Judeus.» Com Ele crucificaram dois ladrões, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Deste modo, cumpriu-se a passagem da Escritura que diz: Foi contado entre os malfeitores.

Os que passavam injuriavam-no e, abanando a cabeça, diziam: «Olha o que destrói o templo e o reconstrói em três dias! Salva-te a ti mesmo, descendo da cruz!»

Da mesma forma, os sumos sacerdotes e os doutores da Lei troçavam dele entre si: «Salvou os outros, mas não pode salvar-se a si mesmo! O Messias, o Rei de Israel! Desça agora da cruz para nós vermos e acreditarmos!» Até os que estavam crucificados com Ele o injuriavam.

Ao chegar o meio-dia, fez-se trevas por toda a terra, até às três da tarde. E às três da tarde, Jesus exclamou em alta voz: «Eloí, Eloí, lemá sabachtáni?», que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?

Ao ouvi-lo, alguns que estavam ali disseram: «Está a chamar por Elias!» Um deles correu a embeber uma esponja em vinagre, pô-la numa cana e deu-lhe de beber, dizendo: «Esperemos, a ver de Elias vem tirá-lo dali.» Mas Jesus, com um grito forte, expirou.


Meditação

Os golpes do açoite conservaram Jesus consciente até alcançar o Calvário. Ali, dois soldados arrancaram-Lhe as vestes, que o sangue ressecado tinha colado às chagas do corpo; a dor fez reviver num só momento a interminável flagelação daquela manhã. Aquele tormento repentino fez Jesus cambalear. Logo aproximaram de seus lábios um grosseiro narcótico composto de vinagre e mirra - não para acalmar a sede, mas para Lhe adormecer a sensibilidade, a fim de conservá-lo vivo para a tortura dos longos cravos. Jesus não tomou o narcótico. Tinha de redimir o mundo, e o preço era dor sem alívio.

A chave da porta do Céu é uma cruz. A nossa cruz pode ser a chave para outro. Unir os nossos sofrimentos aos de Cristo para a salvação das almas é a mais elevada forma de zelo apostólico.

Será que compreendemos que sofrer pelo outro é a forma mais elevada de o amar?​

A quem pedimos força para continuar a amar no meio do sofrimento?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


Conclusão do Rosário (Terço)


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.


Orações de Reparação do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.


Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha). No mês de Junho, pode rezar a Ladainha do Sagrado Coração de Jesus ou a Ladainha do Espírito Santo, por ser o mês dedicado a estas devoções.


À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.


  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.


Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Bibliografia: Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page