top of page

Deus tem um projeto para a humanidade.

  • Cláudia Pereira
  • 28 de nov. de 2025
  • 4 min de leitura

Deus caminha connosco

Quem somos? Para onde caminhamos? Qual o sentido da nossa vida? Temos um rumo, um objetivo, uma meta? Somos apenas insignificantes grãos de areia flutuando ao acaso no meio de uma imensidão de galáxias? Caminhamos sozinhos e sem rumo, abandonados à nossa sorte, procurando inutilmente uma felicidade e uma realização que sempre nos escapam? Ou há alguém que preside à nossa história, que quer o nosso bem e a nossa realização, que nos indica caminhos, que cuida de nós e que nos ajuda a dar sentido ao nosso caminhar?

Desde sempre a humanidade colocou a si própria estas perguntas ou outras semelhantes… E, ao longo dos séculos, muitos homens e mulheres, de todas as raças e culturas, a partir da contemplação da história e da sua própria experiência pessoal, têm chegado a esta conclusão fundamental: há alguém – um Deus – que está na origem daquilo que somos, que faz caminho connosco pela história, que nos aponta a direção a seguir, que cuida de nós, que quer ver-nos felizes e plenamente realizados, e que espera por nós no final do caminho que percorremos nesta terra para nos oferecer a Vida verdadeira e eterna.

Para aqueles que acreditam em Deus, a história da humanidade não é um suceder-se de acasos mais ou menos fortuitos, um avançar sem rumo nem rede para uma queda inevitável, um caminho feito entre abismos e riscos em direção ao nada; mas é um caminho com um rumo definido, um caminho onde Deus está presente e onde Ele continuamente vem ao encontro da humanidade para estabelecer com os seres humanos uma história de relação, de diálogo, de amizade, de amor, de “aliança”. Nesse “caminho”, esse Deus que esteve na origem do Universo, do mundo, do homem e de todos os outros seres da criação, continua a cada passo a recriar o mundo e a vida; revela-se como salvador e libertador, ajudando a humanidade a encontrar as armas adequadas para vencer o egoísmo e o mal que desfeiam o mundo; estende a mão aos seres humanos, mostra-lhes o seu amor, liberta-os das cadeias que os escravizam, oferece-lhes em cada dia a possibilidade de caminharem, livres e felizes, ao encontro da Vida verdadeira e da sua plena realização.


Biblia

Deus tem um projeto para a humanidade

A esta “história” onde Deus “está”, a este caminho que a humanidade percorre de mãos dadas com o Deus salvador e libertador, os teólogos chamam “história da salvação”. Por detrás deste conceito está a certeza de que Deus tem um projeto para a humanidade e que esse projeto passa pela “salvação” do homem. Dizer que Deus quer a “salvação” do homem, é dizer que Ele quer a nossa felicidade, quer que cresçamos até sermos pessoas plenamente realizadas. Ele acompanha a par e passo a história dos seres humanos – desde que a vida apareceu na terra, até ao último suspiro da história da humanidade – e nunca desiste de nos apontar os caminhos que nos conduzem à felicidade verdadeira e plena.

Os cristãos têm um livro – a Bíblia – onde a ação de Deus ao longo da “história da salvação” é apresentada. Ao longo dos escritos que o compõem, os autores sagrados vão mostrando a ação salvadora e libertadora de Deus nas várias fases da história dos homens.

De acordo com os catequistas bíblicos, a ação de Deus concretizou-se, numa primeira fase, na história e na vida de um Povo – o Povo de Israel. Nos acontecimentos históricos vividos por esse Povo, nas descobertas e experiências feitas pelos membros do Povo de Deus, nas palavras e nos gestos de pessoas pertencentes a esse Povo mas que Deus escolheu e chamou para serem sinais e testemunhas do seu amor e da sua bondade, foi aparecendo e foi-se revelando o plano de salvação que Deus tinha para a humanidade inteira.


Jesus Cristo revela plenamente o projeto de Deus

A Ascensão do Monte das Oliveiras. 1886-1896. James Jacques Joseph Tissot
A Ascensão do Monte das Oliveiras. 1886-1896. James Jacques Joseph Tissot

É, contudo, numa outra fase que a “história da salvação” atinge o seu ponto mais alto… Na altura prevista no Seu plano de salvação, Deus quis dar mais um passo e enviou ao mundo o Seu filho, Jesus. Jesus é o Deus que veio ao nosso encontro, que se fez uma pessoa como nós, que nos olhou nos olhos, que falou a nossa linguagem e nos disse palavras concretas, que realizou gestos de bondade e de misericórdia que mostraram o amor de Deus por todos os homens e mulheres, particularmente pelos pobres, pelos pequenos, pelos mais humildes e marginalizados. Com Jesus – com a Sua ação, com as Suas palavras, com os Seus gestos de bondade e de amor – ficou claro que Deus quer oferecer a Vida plena, a vida verdadeira a todos os homens e mulheres, de todas as raças e culturas, de todos os tempos e lugares, sem exceção.

Jesus, terminado o Seu caminho nesta terra, voltou para junto de Deus, Seu Pai. Contudo, esse projeto de salvação que Ele nos desvelou completamente não ficou suspenso… Ele continua a acontecer e a cumprir-se, na história dos homens, através da ação dos discípulos de Jesus, através da comunidade de Jesus. A Igreja – a comunidade dos discípulos reunidos à volta do Senhor Jesus, animada pelo Espírito de Jesus – é chamada a continuar a tarefa do próprio Jesus e a ser no mundo e no meio dos homens o rosto da bondade e do amor de Deus. É através dos discípulos de Jesus que Deus continua a oferecer a salvação aos homens e mulheres do nosso tempo.

É nesta maravilhosa “gesta”, é nesta incrível história de amor (de amor incomensurável de Deus pelos Seus filhos e filhas) que “mergulhamos” ao longo da catequese. Não tanto para ficarmos a saber mais coisas sobre Deus… Mas, sobretudo, para percebermos que somos convidados a integrar essa ou esta família dos filhos de Deus, essa ou esta comunidade de homens e mulheres a quem Deus oferece a salvação e a Vida plena. Esta é, também, a proposta que os catequistas apresentam às crianças, testemunhando perante elas a sua própria experiência de filhos e filhas de Deus, como um convite: somos chamados a viver o projeto de Deus.

Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page