1.º Dia - Meditações para o Mês do Sagrado Coração de Jesus
- Cláudia Pereira
- 1 de jun.
- 10 min de leitura
Atualizado: 9 de jun.
As reflexões de Santo Afonso Maria de Ligório sobre o Sagrado Coração de Jesus, foram escritas principalmente entre 1740 e 1770, e espalhadas por diversas obras suas, sempre com o foco no amor redentor e compassivo de Jesus Cristo. A recolha destes textos, surgiu depois, organizada pelo Padre Saint-Omer, redentorista, que os compilou num livro intitulado "O Sagrado Coração de Jesus segundo Santo Afonso Maria de Ligório", em 1874. São estas, as meditações que lhe apresentamos; textualmente transcritas, adaptadas apenas ao acordo ortográfico de 2009, para melhor compreensão do conteúdo e da forma.
Nestes e nos próximos artigos, para além das meditações guiadas para cada um dos dias do mês de Junho – Mês do Sagrado Coração de Jesus – poderá encontrar também orações vocais, que deverá juntar à sua oração mental. Se não estiver familiarizado com o método de fazer oração mental, consulte o nosso guia prático para fazer oração mental.
Deixe-se guiar pelo Espírito Santo, e una o seu coração ao Sagrado Coração de Jesus.

1.º dia do Mês do Sagrado Coração de Jesus
Fins da devoção ao Sagrado Coração
A principal, ou antes, a única devoção do cristão, deve ser amar a Jesus Cristo. Se as almas não fazem grande progresso na prática das virtudes, e continuam a cair nos mesmos defeitos, e não raro em faltas graves, é porque pouco se aplicam a adquirir o amor a Jesus Cristo, esta cadeia de ouro que une as almas a Deus. Só para conquistar nossos corações é que o Verbo eterno veio a este mundo; não é outro seu desejo. Por isso, Ele disse:
«Eu vim trazer o fogo à terra e que quero Eu senão que ele se acenda?» - Lc 12, 49
Deus Pai, quer que amemos a Jesus Cristo; Ele o enviou á terra a fim de ganhar nosso amor, mostrando-nos o quanto nos ama, e declara que nos ama á proporção do amor que temos a Jesus Cristo.
«…pois o próprio Pai vos ama, porque vós Me amastes e acreditastes que Eu saí de Deus.» - Jo 16, 27
Ele não nos dá as suas graças, senão quando lhas pedimos em nome de seu divino Filho:
«Em verdade, em verdade vos digo: Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dará.» - Jo 16, 23
Enfim, Ele não admite á felicidade eterna, senão aquele cuja vida é conforme á de Jesus Cristo.
«Porque os que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o Primogénito de muitos irmãos.» - Rm 8, 29
Jamais, porém, adquiriremos esta conformidade, e nem sequer a desejaremos, se nos não aplicarmos a considerar o amor que nos tem nosso amável Salvador.
Com este mesmo fim, é que nosso Salvador se dignou revelar a Santa Margarida Maria [Alacoque], que Ele queria que o seu coração fosse honrado com um culto especial, a fim de que as almas devotas reparassem, por suas piedosas homenagens, as injurias que este Coração Sagrado recebe no Sacramento da Eucaristia.
Um dia em que ela estava em oração diante do santo altar, Jesus Cristo fez-lhe ver o seu Coração num trono de chamas, cercado de espinhos e encimado por uma cruz:
«Eis aqui, - diz Ele - o Coração que tanto amou os homens, nada poupou, até se esgotar e consumir, para lhes testemunhar o Seu amor; e em reconhecimento, não recebo da maior parte, senão ingratidões pelas suas irreverências, sacrilégios, friezas e desprezos com que me tratam neste Sacramento de amor. Mas, o que ainda mais sinto, é serem corações a mim consagrados, os que assim praticam.»
Ele ordenou-lhe depois, que se empregasse com todas as forças, em fazer celebrar uma festa particular em honra de Seu Divino Coração, e isto, para três fins:
O primeiro, para que os fiéis lhe deem ações de graças pelo grande dom que lhes fez da adorável Eucaristia;
O segundo, para que as almas fervorosas reparem, por sua afetuosa devoção as irreverências e os desprezos que Ele recebeu e recebe neste Sacramento da parte dos pecadores;
O terceiro, enfim, para que lhe ofereçam, por este meio, compensação pela honra e culto que os homens deixam de lhe dar em muitas igrejas. E Ele promete derramar com abundância as riquezas do seu Coração naqueles que lhe derem esta homenagem, não somente no dia da festa, mas ainda em todos os outros dias, quando forem visita-l’O no Sacramento do altar.
Assim, a devoção do Coração de Jesus, não é outra coisa que um exercício de amor para com este amável Salvador.
Para fazer na prática
Este exercício de amor, constituíra as minhas delícias cada vez que eu visitar o Santíssimo Sacramento. Então, rezarei com fervor particular, a mais bela oração de Santo Afonso, na qual se acham também declarados os três fins da devoção ao Sagrado Coração, depois, vou meditar cada uma das palavras desta preciosa oração:
Afetos e Súplicas
Oração de Santo Afonso Maria de Ligório ao Santíssimo Sacramento
Senhor, meu Jesus Cristo, que por amor dos homens ficais, noite e dia, no Sacramento do altar, onde, cheio todo de misericórdia e bondade, estais, chamais e acolheis todos os que Vos vêm visitar, eu creio que estais presente neste augusto mistério.
Desde o abismo do meu nada Vos adoro, e rendo graças por todos os benefícios que me tendes feito, especialmente porque Vos destes a mim neste Sacramento, me concedestes para advogada vossa Mãe, a Santíssima Virgem Maria, e me chamastes a Vos visitar nesta igreja.
Venho saudar Vosso Coração amantíssimo, e quero fazê-lo por três fins:
1°. Em reconhecimento do grande dom que de Vós mesmo nos fazeis;
2°. Em reparação dos ultrajes que de Vossos inimigos tendes recebido neste Sacramento;
3°. Na intenção de vos adorar, por esta visita, em todos os lugares do mundo onde sois menos honrado e mais abandonado neste Divino Sacramento.
Amo-Vos, meu Jesus, de todo o meu coração. Pesa-me de ter, no passado, desagradado tantas vezes a Vossa bondade infinita. Proponho, com o socorro de Vossa graça, não Vos ofender mais no futuro. E nesta hora, miserabilíssimo como sou, me consagro todo a Vós: eu Vos dou e sacrifico sem reserva minha vontade, meus afetos, meus desejos, e todos os meus interesses. De agora em diante, fazei de mim e de tudo o que me pertence, o que for do Vosso agrado.
Somente peço e quero o Vosso santo amor, a perseverança final, e a graça de cumprir perfeitamente a Vossa vontade.
Recomendo-Vos as almas do Purgatório, principalmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Santíssima Virgem Maria.
Recomendo-Vos também todos os pobres pecadores.
Enfim, amadíssimo Salvador meu, uno os meus afetos e orações, aos afetos e orações do Vosso Coração ardente de amor, e assim unidos, eu os ofereço ao Vosso Eterno Pai, pedindo-lhe que, em Vosso nome e por Vosso amor, se digne a aceitá-los e atende-los. 1)
Oração Jaculatória
Dulcíssimo Coração de Jesus, tornai-Vos Senhor de todo o meu coração.
Exemplo
Santo Afonso de Ligório, pode ser considerado como um dos mais fervorosos adoradores do Coração de Jesus na santa Eucaristia.
Quando moço, e um dos mais distintos advogados de Nápoles, ele aproximava-se da santa mesa muitas vezes por semana. Além disto, ia em cada dia visitar o Santíssimo nas igrejas onde se fazia a adoração das Quarenta Horas, e não ficava lá alguns momentos apenas, como é costume da maior parte dos devotos, mas perseverava em oração durante duas horas, edificando assim o povo, e enchendo o seu próprio coração de grande consolação. Que belo espetáculo era vê-lo ao pé dos altares, principalmente, quando ele se apresentava com as insígnias da sua profissão!
Afonso comprava as flores que deviam adornar o altar da igreja da sua paroquia, quando nela se expunha o Santíssimo. Nosso serafim terrestre tinha inveja - como ele diz num dos seus cânticos - das flores que têm o feliz destino de poderem ficar dia e noite diante do seu Criador. O Coração de Jesus comoveu-se com as piedosas homenagens que Afonso lhe tributava. Pelo que, dignou-se recompensa-lo, separando-o do mundo e chamando-o todo para si.
Um dia, Afonso perdeu uma causa muito importante. Este revés fez-lhe tanta impressão, que disse consigo: “Ó mundo, aprendi a conhecer-te: adeus. - Adeus, tribunais, não me vereis mais.” Alguns dias depois, dirigiu-se ao hospital dos incuráveis, esperando achar no exercício da caridade alívio á sua dor. No momento em que ele estava mais ocupado com os enfermos, vê-se de repente cercado de grande luz; toda a casa parece-lhe abalada com violência, e no fundo do seu coração uma voz lhe diz: «Afonso, abandona o mundo para te entregares a mim sem reserva.» Continuou Afonso a servir aos doentes, e depois, ao descer a escada do hospital, de novo se vê cercado de luz, e ouve uma voz celeste que lhe diz clara e distintamente: «Afonso, deixa o mundo para te entregares sem reserva a mim.»
O jovem advogado, compreende logo que é uma graça do Coração de Jesus que o chama, e então, profere estas palavras: «Meu Deus, eis-me aqui. De mim, fazei o que quiserdes.» Vivamente comovido, e como que fora de si, ele vai a uma igreja da Santíssima Virgem, e prostrasse ao pé de seu altar. Aí, penetrado de profunda comoção, faz a Deus oferta de si mesmo, renuncia ao mundo, á sua fortuna e família, e tirando sua espada, a depõe sobre o altar como penhor [prova] da sua constância.
Ladainha do Sagrado Coração de Jesus
Em 1899, o Papa Leão XIII aprovou esta Ladainha do Sagrado Coração de Jesus para uso público. A sua estrutura constitui, na verdade, uma síntese de várias outras litanias que remontam ao século XVII. A versão final, aprovada pela Sagrada Congregação para os Ritos, perfaz um total de 33 invocações ao Coração divino de Nosso Senhor, uma para cada ano de sua santíssima vida.
Quem recita devotamente esta oração lucra indulgências parciais (cf. Enchr. Indulg., conc. 22).
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, Filho do Pai eterno, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, de majestade infinita, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, templo santo de Deus, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, tabernáculo do Altíssimo, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, casa de Deus e porta do Céu, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, receptáculo de justiça e de amor, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, cheio de bondade e de amor, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, digníssimo de todo o louvor, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, no qual o Pai põe todas as suas complacências, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, de cuja plenitude todos nós participamos, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, desejado das colinas eternas, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, paciente e de muita misericórdia, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, rico para todos que vos invocam, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, fonte de vida e santidade, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, propiciação por nossos pecados, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, saturado de opróbrios, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, esmagado de dor por causa dos nossos pecados, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, feito obediente até a morte, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, transpassado pela lança, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, fonte de toda consolação, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, vítima dos pecadores, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, salvação dos que em vós esperam, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, esperança dos que morrem em vós, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, delícias de todos os santos, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.
V. Jesus, manso e humilde de coração,
R. Fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
Oremos: Deus eterno e todo-poderoso, olhai para o Coração do vosso diletíssimo Filho e para os louvores e satisfações que Ele, em nome dos pecadores, vos tem tributado; e, deixando-vos aplacar, perdoai aos que imploram a vossa misericórdia, em nome de vosso mesmo Filho, Jesus Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Consagração ao Sagrado Coração de Jesus por Santa Margarida Maria Alacoque
Ó Sagrado Coração de Jesus, eu (dizer o seu nome)… dou-Vos e Vos consagro, a minha pessoa, a minha vida, as minhas ações, penas e sofrimentos, pois não quero servir-me de parte alguma do meu ser, senão para Vos honrar, amar e glorificar. É esta a minha vontade irrevogável: ser todo(a) Vosso(a) e fazer tudo por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração, a tudo quanto Vos possa desagradar.
Ó Sagrado Coração de Jesus, sois o único objeto do meu amor, protetor da minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e da minha inconstância, reparador de todas as imperfeições da minha vida e o meu asilo seguro na hora da morte.
Ó Coração de bondade, sede a minha justiça diante de Deus, Vosso Pai, para que desvie de mim a Sua justa cólera.
Ó Coração de amor! Ponho toda a minha confiança em Vós, pois tudo temo da minha malícia e da minha fraqueza, mas tudo espero da Vossa bondade!
Destruí em mim, tudo que possa desagradar-Vos ou se oponha à Vossa vontade. Que o Vosso puro amor, seja tão profundamente impresso no meu coração, que eu jamais possa esquecer-Vos ou separar-me de Vós. Pela a Vossa bondade, suplico-Vos que o meu nome seja escrito no Vosso coração, pois quero que toda a minha felicidade e toda a minha glória, consistam em viver e morrer como Vossa escrava.
Amém.
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.
1) 300 dias de indulgência, cada vez que se rezar devotamente esta oração diante do Santíssimo Sacramento. Indulgencia plenária uma vez no mês, para aqueles que a tiverem rezado todos os dias durante um mês, no dia, em que, tendo-se confessado e comungado, orarem pelas necessidades da Igreja e segundo a intenção do Sumo Pontífice. 7 de Setembro de 1854.
Referência:
“O Cagrado Coração de Jesus segundo Santo Affonso de Ligório ou Meditações para o Mez do Sagrado Coração, a Hora Santa e a Primeira Sexta-feira do Mez” - Collegidas das obras do Santo Doutor pelo Padre Saint-Omer, Redemptorista. - Traducção portugueza feita da 83.º edição pelo Exmo. Revdmo. Sr. D. Joaquim Silvério de Souza, arcebispo de Diamantina. - São Paulo – 5.º edição - com aprovação eclesiástica e dos superiores da ordem. RATISBONA - Typographia de Frederico Püstet - Impressor da Santa Sé - 1926.
Comments