Mistérios Gozosos do Rosário: Quem se gloria, gloria-se no Senhor.
- Cláudia Pereira
- 9 de mai.
- 18 min de leitura
Como rezar o Rosário (Terço)?

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Neste roteiro de meditação diária, gostaríamos que mergulhasse nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo. O método de meditação do Rosário (Terço) com Lectio Divina, baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Santa Igreja, é apenas um dos métodos de como rezar e meditar o Santo Rosário (Terço), e que pode utilizar também, se fizer a Devoção dos 5 primeiros Sábados, que Jesus pediu à Irmã Lúcia. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em falar connosco.
Nota: Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.
Mistérios Gozosos do Rosário
Segundas-feiras e Sábados
Sinal da Cruz
Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos Deus, † Nosso Senhor, dos nossos † inimigos. Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento do Rosário (Segurando a Cruz do Rosário)
Meu Senhor e meu Deus, colocamo-nos na Vossa presença. Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Unimo-nos a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renunciamos a todas as distrações que nos sobrevierem durante este Rosário, que queremos recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da nossa vida.
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos, particularmente:
Para reparar os pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;
Pela conversão dos pobres pecadores;
Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)
Pelas almas do Purgatório;
Pela paz no mundo;
Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;
Pelo nosso pároco;
Pela santificação das famílias e proteção das crianças;
Pelos cristãos que sofrem de perseguição;
Pelas vítimas da guerra e de catástrofes naturais;
Pelas missões;
Por novas e santas vocações;
Pelos pobres, doentes e agonizantes;
Pelo nosso país;
E pelas intenções que cada um traz em seu coração.
Credo
Santíssima Trindade, nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da Vossa essência e a trindade das Vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.
Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.
3 Avé-Marias
Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…
Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Invocação do Espírito Santo (opcional)
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.
ou
Para fazer o Cenáculo com Maria:
Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima esposa. (3x)
Contemplemos os Mistérios Gozosos do Rosário...
A Anunciação do Anjo a Maria
1.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 26-38
O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria.
Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim».
Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível».
Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo retirou-se de junto dela.
Meditação
O Verbo de Deus veio para socorrer a descendência de Abraão, como afirma o Apóstolo, e por isso devia tornar-Se semelhante em tudo aos seus irmãos e assumir um corpo semelhante ao nosso. É para isso que Maria está verdadeiramente presente neste mistério; foi d’Ela que o Verbo assumiu como próprio aquele corpo que havia de oferecer por nós. A Sagrada Escritura recorda este nascimento e diz: «Envolveu-O em panos»; além disso, proclama ditosos os peitos que amamentaram o Senhor e fala também do sacrifício oferecido pelo nascimento deste Primogénito. O anjo Gabriel tinha anunciado esta conceção com toda a precisão e prudência; não lhe disse: «O que há-de nascer em ti», como se tratasse de algo extrínseco, mas de ti, para indicar que o fruto deste nascimento procedia realmente de Maria.
O Verbo, ao tomar a nossa condição humana e ao oferecê-la em sacrifício, assumiu-a na sua totalidade, para nos revestir depois a nós da sua condição divina, segundo as palavras do Apóstolo: «É preciso que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade e que este corpo mortal se revista de imortalidade».
Estas coisas não se realizaram de maneira fictícia, como disseram alguns. Longe de nós tal pensamento! O nosso Salvador foi verdadeiramente homem e assim alcançou a salvação do homem na sua totalidade. Não se trata de uma salvação fictícia, nem se limita a salvar o corpo: o Verbo de Deus realizou a salvação do homem todo, isto é, do corpo e da alma. Portanto, era verdadeiramente humana a natureza do que nasceu de Maria, segundo as divinas escrituras; era verdadeiramente humano o corpo do Senhor. Verdadeiramente humano, quero dizer, um corpo igual ao nosso. Maria é, de facto, nossa irmã, porque todos descendemos de Adão.
O que João afirma ao dizer: «O Verbo Se fez homem», tem um significado semelhante ao que se encontra numa expressão paralela de São Paulo quando diz: «Cristo fez-Se maldição por nós». Pela união e comunhão com o Verbo, o corpo humano recebeu um enriquecimento admirável: era mortal e passou a ser imortal, era animal e converteu-se em espiritual, era terreno e transpôs as portas do Céu.
Por outro lado, a Trindade, mesmo depois da encarnação do Verbo em Maria, continua a ser a mesma Trindade, sem aumento nem diminuição, permanecendo sempre na sua perfeição absoluta. E assim se proclama na Igreja: a Trindade numa única divindade; um só Deus, no Pai e no Verbo.
Das Cartas de Santo Atanásio, bispo (Epist. ad Epictetum, 5-9: PG 26, 1058. 1062-1066) (Sec. IV)
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Visitação da Santíssima Virgem Maria á sua prima Isabel
2.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 46-54
Maria disse então: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre».
Meditação
«Não se glorie o sábio na sua sabedoria, não se glorie o forte na sua força, não se glorie o rico na sua riqueza.»
Mas onde está a verdadeira glória do homem? Onde está a sua grandeza? Quem se gloria – diz a Escritura – glorie-se nisto: em conhecer e compreender que Eu sou o Senhor.
A grandeza do homem, a sua glória e a sua dignidade consistem em conhecer onde está a verdadeira grandeza e segui-la de todo o coração, em buscar com ardor a glória que vem da glória do Senhor. Diz efetivamente o Apóstolo: «Quem se gloria, glorie-se no Senhor». Estas palavras encontram-se na seguinte passagem: «Cristo tornou-Se para nós sabedoria de Deus, justiça, santidade e redenção», a fim de que, como está escrito, «quem se gloria, glorie-se no Senhor».
Portanto, quem se gloria no Senhor de modo perfeito e irrepreensível é aquele que não se exalta com a sua própria justiça, mas reconhece que não a tem e compreende que só na fé em Cristo está a sua justificação.
Nisto precisamente se gloria Paulo: desprezando a sua própria justiça, busca apenas aquela que vem de Deus por meio de Jesus Cristo, ou seja, a justiça na fé, a fim de «conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação nos seus sofrimentos», configurando-se a Ele na sua morte, na esperança de vir a alcançar a ressurreição dos mortos.
Assim cai por terra toda a altivez e soberba. O único motivo de glória que te resta, ó homem, e o único motivo de esperança, está em fazer morrer tudo o que é teu e buscar a vida futura em Cristo. Mas nós já possuímos as primícias desta vida e, portanto, ela já começou em nós, uma vez que vivemos inteiramente na graça e no dom de Deus.
Na verdade, é Deus que opera em nós o querer e o agir, segundo os seus desígnios; é Deus que pelo seu Espírito nos revela a sabedoria, que de antemão destinou para nossa glória; é Deus que nos dá a força e o vigor no trabalho. «Tenho trabalhado mais que todos eles», diz Paulo, «não eu, mas a graça de Deus que está comigo».
Deus livra-nos dos perigos para além de toda a esperança humana. No nosso interior sentimos a sentença de morte – diz ainda o Apóstolo – «para que não ponhamos a confiança em nós mesmos, mas em Deus que ressuscita os mortos». Foi Ele que nos libertou dessa morte iminente e temos a esperança de que Ele nos libertará também agora.
Das Homilias de São Basílio Magno, bispo (Hom. 20, De humilitate, 3: PG 31, 530-531) (Sec. IV)
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
O nascimento do Menino Jesus em Belém
3.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 2, 8-20
Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. Disse-lhes o Anjo: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura». Imediatamente juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados».
Quando os Anjos se afastaram dos pastores em direção ao Céu, começaram estes a dizer uns aos outros: «Vamos a Belém, para vermos o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer».
Para lá se dirigiram apressadamente e encontraram Maria e José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria guardava todas estas palavras, meditando-as em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.
Meditação
Desperta, ó homem: por ti Deus Se fez homem. «Desperta, tu que dormes, levanta-te de entre os mortos e Cristo te iluminará». Por ti, repito, Deus Se fez homem.
Terias morrido para sempre, se Ele não nascesse no tempo. Nunca terias sido liberto da carne do pecado, se Ele não assumisse a semelhança da carne do pecado. Estarias condenado à miséria eterna, se não fosse a sua grande misericórdia. Não terias voltado à vida, se Ele não descesse ao encontro da tua morte. Terias sucumbido, se Ele não viesse em teu auxílio. Estarias perdido sem remédio, se Ele não viesse salvar-te.
Celebremos com alegria a vinda da nossa salvação e redenção. Celebremos o dia feliz, em que o grande e eterno Dia, procedente do grande e eterno Dia, veio inserir-se neste nosso dia temporal e tão breve.
Ele «Se converteu para nós em justiça, santificação e redenção, para que, como está escrito, aquele que se gloria, se glorie no Senhor».
A verdade germina da terra: Cristo, que disse «Eu sou a verdade», nasceu da Virgem. E a justiça desce do Céu: porque o homem que acredita n’Aquele que por nós nasceu não é justificado por si mesmo, mas por Deus.
A verdade germina da terra: porque o Verbo Se fez homem. E a justiça desce do Céu: porque toda a dádiva excelente e todo o dom perfeito vem do alto.
A verdade germina da terra, isto é, a carne de Cristo é gerada em Maria. E a justiça desce do Céu, porque o homem não pode receber nada, se não lhe for concedido do Céu.
Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, porque se abraçam a paz e a justiça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, porque a verdade germina da terra. Por Ele temos acesso a esta graça em que permanecemos e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não diz «da nossa glória», mas da glória de Deus, porque a justiça não vem de nós, mas desce do Céu. Por isso o que se gloria, glorie-se não em si mesmo, mas no Senhor.
Quando o Senhor nasceu da Virgem, os Anjos entoaram este hino: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade».
Como pode vir a paz à terra, senão porque a verdade germina da terra, isto é, Cristo nasce da carne? Ele é a nossa paz, Ele fez de ambos os povos um só, a fim de que fôssemos homens de boa vontade, unidos uns aos outros pelo suave vínculo da unidade.
Alegremo-nos, portanto, com esta graça, para que a nossa glória seja o testemunho da nossa consciência, e não nos gloriemos em nós, mas no Senhor. Por isso diz o salmo: «Vós sois a minha glória, por Vós levanto a minha fronte». Tendo um Filho unigénito, Deus tornou-O Filho do homem e, vice-versa, tornou o filho do homem filho de Deus. Que maior graça de Deus podia brilhar sobre nós?
Procura o mérito, procura a justiça, procura a causa de tudo isto, e vê se encontras outra coisa que não seja a graça de Deus.
Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo (Sermo 185: PL 38, 997-999) (Sec. V)
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Apresentação do Menino Jesus no Templo
4.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 2, 28-32
Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino para cumprirem as prescrições da Lei no que lhes dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus, exclamando: «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que pusestes ao alcance de todos os povos: Luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo».
Meditação
Efetivamente, a fé da religião católica consiste no conhecimento e na luz de Jesus Cristo, que é a luz da alma, a porta da vida, o fundamento da salvação eterna. Se alguém não a tem ou a perdeu, caminha sem luz nas trevas da noite, anda temerariamente de olhos fechados no meio dos perigos e, por muito que brilhe a excelência da razão, segue um guia cego quando segue a sua própria inteligência para compreender os mistérios celestes, ou quer construir uma casa esquecendo os fundamentos, ou quer entrar pelo telhado e não pela porta.
Jesus é esse fundamento, luz e porta, que, para mostrar o caminho aos que andavam perdidos, Se manifestou a todos como a luz da fé, pela qual, se Deus é desconhecido pode ser procurado, se se procura pode ser acreditado e se se acredita pode ser encontrado. Este fundamento sustenta a Igreja, que se edifica no nome de Jesus.
O nome de Jesus é esplendor dos pregadores, porque ele faz resplandecer luminosamente, anunciar e ouvir a sua palavra. Como pensas que a luz da fé se estendeu tanto, tão rápida e firmemente por todo o orbe da terra, senão porque Jesus é anunciado? Não foi pela luz e sabor delicioso deste nome que Deus nos chamou à sua luz admirável? Porque fomos iluminados e vimos a luz nesta luz, com razão diz o Apóstolo: «Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: vivei como filhos da luz».
Dos Sermões de São Bernardino de Sena, presbítero (Sermo 49, art. 1: Opera Omnia IV, 495 ss.) (Sec. XV)
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A perda e o encontro do Menino Jesus no Templo
5.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 2, 46-52
Passados três dias, encontraram-n’O no templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas.
Quando viram Jesus, seus pais ficaram admirados; e sua Mãe disse-Lhe: «Filho, porque procedeste assim connosco? Teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura». Jesus respondeu-lhes: «Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?». Mas eles não entenderam as palavras que Jesus lhes disse.
Jesus desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua Mãe guardava todos estes acontecimentos em seu coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.
Meditação
A Sabedoria unigénita de Deus é criadora e autora de todas as coisas. Como está escrito: «Tudo fizestes com sabedoria»; e também: «A terra está cheia das vossas criaturas». Ora, para que as coisas criadas não só existissem, mas existissem ordenadamente, aprouve a Deus conformar-Se pela sua Sabedoria às coisas criadas, imprimindo em todas e cada uma delas um sinal e semelhança da sua imagem, para que ficasse bem patente que as coisas criadas tinham sido esplendidamente ordenadas pela Sabedoria e eram obras dignas de Deus.
Assim como a nossa palavra é imagem do Verbo, que é o Filho de Deus, assim também a sabedoria que há em nós é imagem do mesmo Verbo, que é a própria Sabedoria; nessa imagem, que é a faculdade de saber e entender, tornamo-nos idóneos para receber a Sabedoria criadora e podemos, por meio dela, conhecer o próprio Pai. Na verdade, «quem tem o Filho – diz a Escritura – tem também o Pai», e ainda: «Quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou». Uma vez que existe em nós e em todas as coisas uma participação criada desta Sabedoria, é com toda a razão que a verdadeira Sabedoria, a Sabedoria criadora, atribui a Si as propriedades dos seres que dela participam, quando afirma: «O Senhor Me criou como primícias das suas obras».
Mas uma vez que o mundo, por meio da sabedoria, como antes explicámos, não reconheceu a Deus na Sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os crentes por meio da loucura da pregação. Deus já não quis ser conhecido, como nos tempos passados, através da imagem e sombra da sabedoria existente nas coisas criadas, mas quis que a própria e verdadeira Sabedoria assumisse a carne, Se fizesse homem e suportasse a morte na cruz, para que, daí em diante, através da fé que nela se fundamenta, todos os crentes pudessem ser salvos.
Era, portanto, a própria Sabedoria de Deus que, primeiro, através da sua imagem impressa nas coisas criadas (por isso se diz que é criada) Se manifestava a Si mesma e, por Si, dava a conhecer o Pai. Mas depois, aquela mesma Sabedoria, que é também o Verbo, fez-Se carne, como afirma João, e, tendo destruído a morte e libertado o género humano, manifestou-Se a Si mais claramente e, por Si, revelou o Pai. Eis a razão porque disse: «Concede-lhes que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste».
Assim, a terra inteira está cheia do seu conhecimento. Na verdade, é um só e o mesmo o conhecimento do Pai pelo Filho e o do Filho que procede do Pai; na mesma alegria em que Se compraz o Pai, Se deleita o Filho no Pai, dizendo: «Era em Mim que Ele Se comprazia e Eu deleitava-Me dia após dia na sua presença».
Das Dissertações de Santo Atanásio, bispo, «Contra os Arianos» (Oratio 2, 78, 81-82: PG 26, 311-319) (Sec. IV)
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
Conclusão do Rosário (Terço)
Salvé-Rainha
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das Vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do Vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:
Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salvé! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a Vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou Vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade Vossa.
Lembrai-Vos que Vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa. Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria Vossa.
Orações de Reparação à Santíssima Trindade, do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria
Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam. (3x)
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
Oração a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.
Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha).
À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.
Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado e Sua Mãe Maria Santíssima.
Continuamos reunidos,
† Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.
«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.»
Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.




Comentários