top of page

Mistérios Gloriosos do Rosário: Sacramentos e Sacrifícios.

  • Cláudia Pereira
  • 9 de nov.
  • 12 min de leitura

Como rezar o Rosário (Terço)?

Mistérios Gloriosos do Rosário


Esquema de oração do Rosário (Terço)

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Neste roteiro de meditação diária, gostaríamos que mergulhasse nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo. O método de meditação do Rosário (Terço) com Lectio Divina, baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Santa Igreja, é apenas um dos métodos de como rezar e meditar o Santo Rosário (Terço), e que pode utilizar também, se fizer a Devoção dos 5 primeiros Sábados, que Jesus pediu à Irmã Lúcia. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em falar connosco.


Nota: Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.



Mistérios Gloriosos do Rosário

Quartas-feiras e Domingos


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário (Segurando a Cruz do Rosário)

Meu Senhor e meu Deus, colocamo-nos na Vossa presença. Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Unimo-nos a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renunciamos a todas as distrações que nos sobrevierem durante este Rosário, que queremos recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último das nossas vidas.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente:

  • Para reparar os pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões e novas vocações;

  • Pelos doentes e agonizantes;

  • Pelo nosso país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Credo

Santíssima Trindade, ​nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


3 Avé-Marias

  • Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Avé Maria…

  • Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Avé Maria…

  • Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Avé Maria…

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.


  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.


Invocação do Espírito Santo (opcional)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria:

Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)


Contemplemos os Mistérios Gloriosos...


A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

1.º MISTÉRIO


A festa em casa de Simão, o fariseu. 1570. Paolo Veronese
A festa em casa de Simão, o fariseu. 1570. Paolo Veronese

Primeiro Livro de Samuel 10, 1

Então Samuel pegou num frasco de azeite e derramou-o sobre a cabeça de Saul. Depois beijou-o e disse-lhe: «O Senhor consagrou-te como chefe do seu povo.»


Meditação

Desde o tempo em que Samuel ungiu Saul como primeiro rei dos judeus, os chefes dos israelitas eram «os ungidos do Senhor». De modo especial o seu salvador, o seu «Jesus», seria considerado como o ungido, o Cristo. E Jesus Cristo, quando veio ao mundo, foi verdadeiramente o rei ungido com a unção do próprio Espírito Santo, diante do qual se dobra todo o joelho, no Céu e na terra. Jesus foi também ungido por Maria de Betânia, quando estava à mesa, em casa de Simão, o leproso, ao derramar sobre a Sua cabeça um vaso de precioso perfume.

O Sacramento dos enfermos, a unção «para a nossa», tem efeitos maravilhosos quando é recebido com boas disposições. Há de ser a porta de entrada para a nossa Páscoa eterna no Céu, se uma vida santa nos tornar merecedores de receber todo o seu efeito.

Quando sentir que a minha morte de aproxima, será que vou pedir a unção dos enfermos?

Quantas vezes já recomendámos a unção dos enfermos?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Ascensão de Jesus ao Céu

2.º MISTÉRIO


A Ascensão. 1880. Del Parson
A Ascensão. 1880. Del Parson

Conclusão do santo Evangelho segundo São Mateus

Naquele tempo, os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».


Meditação

Pouco antes da Sua Ascensão, Nosso Senhor disse aos Seus Apóstolos: «Sereis minhas testemunhas». Os Apóstolos: (e os seus sucessores no Sacerdócio) receberam autorização para proclamar que «o reino de Deus – a Igreja Católica – estava próximo». Podiam admitir os homens nessa Igreja por meio do Batismo; alimentar as suas almas com o Corpo do Senhor, oferecer, por eles, o santo sacrifício, rezar por eles, em nome da Igreja, aconselhá-los e consolá-los nas atribulações, perdoar os seus pecados em nome de Cristo. O sacerdote católico é a testemunha de Cristo no mundo.

Os padres são humanos, como todos nós, mas estão «revestidos da força do alto» para nosso benefício. O sacerdote católico, pai das nossas almas, tem direito ao amor dos seus filhos.

Amo, respeito e reverencio o meu pároco como a Jesus Cristo?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos no Cenáculo

3.º MISTÉRIO


O Sacrifício de Melquisedeque. 1740-1742. Giovanni Battista Tiepolo
O Sacrifício de Melquisedeque. 1740-1742. Giovanni Battista Tiepolo

Leitura da Epístola aos Hebreus 7, 15-17

Assim se torna bem evidente que a perfeição não veio por meio do sacerdócio levítico, uma vez que, à semelhança de Melquisedec, surge outro sacerdote instituído, não em virtude de uma lei humana, mas por força de uma vida imortal. É d’Ele que se dá este testemunho: «Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec».


Meditação

Nos tempos do Antigo Testamento, o principal ofício do sacerdote judeu consistia em oferecer sacrifícios a Deus: carneiros, touros, o bode expiatório, as primícias da colheita, o cordeiro pascal. Muitos desses sacrifícios eram «vítimas pelos pecados». Jesus Cristo, que veio aperfeiçoar a Lei Mosaica, era, ao mesmo tempo, sacerdote e vítima. «Eu mesmo dou a minha vida». O padre católico, sendo «outro Cristo», é também uma vítima. Se for necessário, morrerá pelo seu rebanho. Mas deve, igualmente, viver para ele. Pois não é somente um «sacerdote para sempre», tem de ser sacerdote e sacerdotal a tempo inteiro.

Os padres católicos, fazem muitos sacrifícios ocultos pelos seus rebanhos, sacrifícios que só Deus conhece. Não têm à sua disposição, as graças extraordinárias de um Pentecostes; precisam das nossas orações.

Quantas vezes incluímos o nosso pároco nas minhas orações, pedindo a sua santificação?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Assunção de Nossa Senhora ao Céu

4.º MISTÉRIO


A Assunção da Virgem. 1484-1492. Bernardino di Betto - Pinturicchio
A Assunção da Virgem. 1484-1492. Bernardino di Betto - Pinturicchio

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 10, 1-12

Naquele tempo, Jesus pôs-Se a caminho e foi para o território da Judeia, além do Jordão. Voltou a reunir-se uma grande multidão junto de Jesus e Ele, segundo o seu costume, começou de novo a ensiná-la. Aproximaram-se então de Jesus uns fariseus, que, para O porem à prova, Lhe perguntaram: «Pode um homem repudiar a sua mulher?». Jesus disse-lhes: «Que vos ordenou Moisés?». Eles responderam: «Moisés permitiu que se passasse um certificado de divórcio para se repudiar a mulher». Jesus disse-lhes: «Foi por causa da dureza do vosso coração que ele vos deixou essa lei. Mas, no princípio da criação, ‘Deus fê-los homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne’. Deste modo, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu».

Em casa, os discípulos interrogaram-n’O de novo sobre este assunto. Jesus disse-lhes então: «Quem repudiar a sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultério».


Meditação

No paraíso terrestre, Adão tinha, acima dele, Deus para amar e, abaixo dele, a criação, que devia governar e na qual podia recrear-se. Mas, no princípio, não tinha ninguém para partilhar a sua felicidade. «Não é bom», disse Deus. E de Adão, Ele fez Eva, para ser sua esposa e mãe da nossa raça. Milhares de anos depois, num lugar que nada tinha de paradisíaco, Deus fez um «Homem nascido de uma mulher», numa gruta de Belém; Jesus nasceu da Virgem Maria. Maria, porém, não era somente Sua mãe virginal. Era Sua esposa espiritual. No Calvário, Maria foi-nos dada como mãe espiritual de todos os filhos dos homens.

O Sacramento do Matrimónio, reflete a união sagrada de Cristo e Sua Esposa, a Igreja Católica, personificada por Maria. O Matrimónio é santo. Santos também devem ser os pais e os filhos.

Procuramos santificar-nos a através do Matrimónio?

O que fazemos diariamente para educar e levar os nossos filhos para o Céu?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Coroação de Nossa Senhora no Céu

5.º MISTÉRIO


A Coroação de Maria. 1857. Louis Edouard Fournier
A Coroação de Maria. 1857. Louis Edouard Fournier

Leitura do Livro do Génesis 1, 27-28

Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus. Ele o criou homem e mulher. Deus abençoou-os, dizendo: «Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem na terra». Disse Deus: «Dou-vos todas as plantas com semente que existem em toda a superfície da terra, assim como todas as árvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todos os seres vivos que se movem na terra dou as plantas verdes como alimento». 


Meditação

Com facilidade da Sua omnipotência, simplesmente querendo aquilo que pensou, Deus criou, do nada, todas as coisas. Comparado a Ele, o universo semeado de estrelas não é mais digno de admiração que uma nuvem de poeira. Mas, numa dessas partículas de poeira, a Terra, Ele concentrou toda a Sua atenção cheia de amor. É a morada de Seu filho predileto, o homem. E Deus, tanto amou os homens, que Ele próprio Se tornou um Homem para que nós O amássemos mais. E embora os homens, por si mesmos, nada possam fazer, Deus concedeu-lhes um poder imenso, cujas consequências são eternas. Têm o poder de gerar filhos para a eternidade.

O Matrimónio, termina com a morte, mas o fruto da união viverá para sempre. A felicidade eterna dos filhos, depende em grande parte, da virtude dos pais.

Até que ponto temos consciência de que a felicidade eterna dos nossos filhos, também depende das nossas virtudes?

Será que aos olhos de Deus, somos bons pais e boas mães?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


Conclusão do Rosário (Terço)


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salvé! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.


Orações de Reparação do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.


Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha). 


À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.


  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.


Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Bibliografia: Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page