Mistérios Gloriosos do Rosário: O sucesso
- Cláudia Pereira
- 8 de out.
- 13 min de leitura
Como rezar o Rosário (Terço)?
Mistérios Gloriosos do Rosário

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Neste roteiro de meditação diária, gostaríamos que mergulhasse nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo. O método de meditação do Rosário (Terço) com Lectio Divina, baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Santa Igreja, é apenas um dos métodos de como rezar e meditar o Santo Rosário (Terço), e que pode utilizar também, se fizer a Devoção dos 5 primeiros Sábados, que Jesus pediu à Irmã Lúcia. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em falar connosco.
Nota: Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.
Mistérios Gloriosos do Rosário
Quartas-feiras e Domingos
Sinal da Cruz
Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos Deus, † Nosso Senhor, dos nossos † inimigos. Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento do Rosário (Segurando a Cruz do Rosário)
Meu Senhor e meu Deus, colocamo-nos na Vossa presença. Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Unimo-nos a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renunciamos a todas as distrações que nos sobrevierem durante este Rosário, que queremos recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último das nossas vidas.
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos, particularmente:
Para reparação dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;
Pela conversão dos pecadores;
Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)
Pelas almas do Purgatório;
Pela paz no mundo;
Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;
Pelo nosso pároco;
Pela santificação das famílias e proteção das crianças;
Pelos cristãos que sofrem de perseguição;
Pelas missões e novas vocações;
Pelos doentes e agonizantes;
Pelo nosso país;
E pelas intenções que cada um traz em seu coração.
Credo
Santíssima Trindade, nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.
Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.
3 Avé-Marias
Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Avé Maria…
Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Avé Maria…
Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Avé Maria…
Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Invocação do Espírito Santo (opcional)
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.
ou
Para fazer o Cenáculo com Maria:
Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)
Contemplemos os Mistérios Gloriosos...
A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo
1.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 24, 1-6
No primeiro dia da semana, ao romper da manhã, as mulheres que tinham vindo com Jesus da Galileia foram ao sepulcro, levando os perfumes que tinham preparado.
Encontraram a pedra do sepulcro removida e, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Estando elas perplexas com o sucedido, apareceram-lhes dois homens com vestes resplandecentes. Ficaram amedrontadas e inclinaram o rosto para o chão, enquanto eles lhes diziam: «Porque buscais entre os mortos Aquele que está vivo? Não está aqui: ressuscitou.»
Meditação
Jesus, não Se preocupava com a fama. O Seu nascimento fora obscuro, os Seus pais eram gente do povo. Durante muitos anos trabalhou como carpinteiro para sustentar a mãe viúva. Embora os Seus milagres o tornassem uma personalidade pública, as Suas “palavras duras” valeram-Lhe a ira dos hipócritas que, «na hora do poder das trevas», executaram os seus planos contra Ele. No Calvário, estava cercado por uma populaça sarcástica, que se congratulava vendo Aquele que se intitulara rei dos Judeus no lugar que Lhe cabia: «entre dois outros malfeitores». Na manhã de Páscoa, porém, não havia ninguém com Ele para alegrar-se com a Sua Ressurreição.
Jesus teve muitas testemunhas dos Seus fracassos, mas nenhuma da Sua vitória final. Em nenhum momento esteve mais sozinho do que na Sua triunfal Ressurreição.
Será que procuramos, tal como Jesus, tornar público o nosso fracasso e esconder o nosso sucesso?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Ascensão de Jesus ao Céu
2.º MISTÉRIO

Atos dos Apóstolos 1, 4-11
Um dia em que estava com eles à mesa, mandou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, «da qual – disse Ele – Me ouvistes falar. Na verdade, João batizou com água; vós, porém, sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias». Aqueles que se tinham reunido começaram a perguntar: «Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?». Ele respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade; mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra».
Dito isto, elevou-Se à vista deles e uma nuvem escondeu-O a seus olhos. E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava, apresentaram-se-lhes dois homens vestidos de branco, que disseram: «Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu».
Meditação
Os Apóstolos estavam no Monte das Oliveiras, maravilhados, com os olhos bem abertos, voltados para o Céu e os corações batendo forte. Jesus acabara de desparecer da sua vista numa nuvem que refulgiu com o esplendor da Sua glória. Ele, vindo à Terra como uma criança indefesa; voltava agora a casa do Seu Pai como Redentor do mundo. O pequeno grupo, no Monte das Oliveiras, permaneceu em oração silenciosa e cheia de júbilo; os seus corações subiam com Ele. O Céu refletia-se nos olhos, até que as palavras do anjo os fizeram voltar rapidamente à realidade.
Nada consegue maior sucesso do que o fracasso. A Cruz de Cristo foi o preço da Sua gloriosa Ascensão. Por esta razão, é que os anjos mandaram que os Apóstolos regressassem à cidade: para sofrerem por Cristo.
Será que conseguimos encontrar o sucesso no meio dos nossos fracassos?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos no Cenáculo
3.º MISTÉRIO

Atos dos Apóstolos 2, 1-11.22-24.37-41
Quando chegou o dia de Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um som comprável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam.
Viram então aparecer umas línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem.
Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos, procedentes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua.
Pedro disse-lhes: «Homens de Israel, escutem estas palavras: Jesus de Nazaré, Homem acreditado por Deus junto de vós, com milagres, prodígios e sinais que Deus realizou no meio do vós por seu intermédio, como vós próprios bem sabeis, este, depois de entregue conforme o desígnio imutável e a previsão de Deus, vós o matastes, cravando-o na cruz pela mão de gente perversa.
Mas Deus ressuscitou-o, libertando-o dos grilhões da morte, pois não era possível que ficasse sob o domínio da morte.»
Ouvindo estas palavras, ficaram emocionados até ao fundo do coração e perguntaram a Pedro e aos outros Apóstolos: «Que havemos de fazer, irmãos?»
Pedro respondeu-lhes: «Convertei-vos e peça cada um o batismo em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos pecados; recebereis, então, o dom do Espírito Santo. Na verdade, a promessa de Deus é para vós, para os vossos filhos, assim como para a todos os que estão longe: para todos os que o Senhor, nosso Deus, quiser chamar.»
Com estas e muitas outras palavras, Pedro exortava-os e dizia-lhes: «Afastai-vos desta geração perversa!» Os que aceitaram a sua palavra receberam o batismo e, naquele dia, juntaram-se a eles cerca de três mil pessoas.
Meditação
No dia de Pentecostes, nascimento da Igreja, três mil velas se acenderam - três mil almas que se iluminaram com a graça da Fé. Através da singela eloquência do Apóstolo Pedro, manifestou-se o poder de Deus, e aqueles homens que, ao amanhecer, eram cidadãos de uma dúzia de nações e estranhos uns para os outros, tornavam-se agora «um em Cristo». Prodigioso milagre da graça de Deus, foi a sua repentina e espontânea confissão de que o nazareno crucificado era o seu Deus e Salvador. Mas também foi um testemunho da inviolável liberdade da vontade humana. A graça Pentecostes, germinou somente nos corações que se abriram para recebê-la.
A nossa salvação - a história do nosso sucesso - será toda obra de Deus, mas não apenas obra de Deus, devemos trabalhar com a graça incessante de Deus.
Será que vemos a obra de Deus nos nossos sucessos?
Como procuramos trabalhar com a graça incessante de Deus?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Assunção de Nossa Senhora ao Céu
4.º MISTÉRIO

MUNIFICENTISSIMUS DEUS n.º 44 - 1950
"Depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus onipotente que à virgem Maria concedeu a sua especial benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da sua augusta Mãe; e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos São Pedro e São Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial"
Meditação
Um eco, embora por si um som, pressupõe a existência de outro anterior. Assim, a Assunção de Maria, que é, em si, um mistério glorioso, tem a sua raiz noutro mistério ainda maior: o da Ascensão de Cristo. Jesus subiu ao Céu por Seu próprio poder divino. Maria, embora «poderosa como um exército em linha de batalha», não era senão uma criatura, tão incapaz como qualquer um de nós, de fazer qualquer coisa, sem o auxílio de Deus. Foi portanto, levada ao Céu pelo poder de Deus. E, assim como o Calvário fora o preço da vitória de seu filho, assim, a Assunção de Maria foi precedida pela sua vigília junto à cruz.
O triunfo de Maria assemelhava-se ao de seu Filho, porque o seu coração se assemelhava ao d’Ele. É em pensar e agir como Cristo que consiste o verdadeiro sucesso.
Será que, na nossa vida, quando tentamos alcançar algum tipo de sucesso, procuramos pensar e agir como Cristo?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
A Coroação de Nossa Senhora no Céu
5.º MISTÉRIO

1.º Carta de São Paulo aos Coríntios 11, 23-26
Com efeito, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus na noite em era entregue, tomou o pão, tendo dado graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim.» Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim.» Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.
Meditação
Na Última Ceia, Jesus deu aos Seus apóstolos dois ritos sagrados para realizarem: mudarem o pão e o vinho no Seu corpo e sangue, e lavarem os pés uns dos outros. Maria não podia realizar o primeiro, porque é uma função sacerdotal, mas a sua vida inteira foi a expressão do segundo. Ela viveu para os outros. Viveu para Jesus naqueles curtos trinta e três anos em que estiveram juntos, e naqueles longos três anos em que estiveram separados. Na Sexta-feira Santa, Deus poderia ter-lhe permitido morrer no Calvário com o seu Filho, mas Ela era necessária na Terra para velar, como Mãe, sobre a Igreja recém-nascida.
Maria, foi coroada rainha do Céu somente depois de uma vida de abnegado serviço aqui na Terra. A eternidade feliz depende do tempo bem empregado agora.
Será que empregamos bem o nosso tempo aqui na terra, colocando-nos ao serviço, e esperando alcançar o Céu? Como fazemos isso?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
(Pode rezar mais jaculatórias)
Conclusão do Rosário (Terço)
Salvé-Rainha
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:
Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salvé! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
Orações de Reparação do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria
Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
Oração a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.
Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha).
À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.
Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.
Continuamos reunidos,
† Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.
«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.»
Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)
Bibliografia: Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.




Comentários