top of page

Mistérios Gloriosos do Rosário: Maria, Mãe da Igreja

  • Cláudia Pereira
  • há 2 dias
  • 12 min de leitura

Como rezar o Rosário (Terço)?


Esquema de oração do Rosário (Terço)

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Neste roteiro de meditação diária, gostaríamos que mergulhasse nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo. O método de meditação do Rosário (Terço) com Lectio Divina, baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Santa Igreja, é apenas um dos métodos de como rezar e meditar o Santo Rosário (Terço), e que pode utilizar também, se fizer a Devoção dos 5 primeiros Sábados, que Jesus pediu à Irmã Lúcia. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em falar connosco.


Nota: Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.


Mistérios Gloriosos do Rosário

Quartas-feiras e Domingos


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário (Segurando a Cruz do Rosário)

Meu Senhor e meu Deus, colocamo-nos na Vossa presença. Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Unimo-nos a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renunciamos a todas as distrações que nos sobrevierem durante este Rosário, que queremos recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da nossa vida.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente:

  • Para reparar os pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pobres pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões;

  • Por novas e vocações;

  • Pelos doentes e agonizantes;

  • Pelo nosso país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Credo

Santíssima Trindade, ​nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


3 Avé-Marias

  • Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Avé Maria…

  • Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Avé Maria…

  • Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Avé Maria…

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.


  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.


Invocação do Espírito Santo (opcional)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria:

Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)


Contemplemos os Mistérios Gloriosos do Rosário...


A Ressurreição de Jesus

1.º MISTÉRIO


A Ressurreição de Cristo. 1580. Paolo Veronese
A Ressurreição de Cristo. 1580. Paolo Veronese

Primeira Epístola do Apóstolo São Paulo aos Coríntios 5, 6-8

Não é digno o vosso motivo de orgulho! Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa? Purificai-vos do velho fermento, para serdes uma nova massa, visto que sois pães ázimos. Cristo, o nosso cordeiro pascal, foi imolado. Celebremos a festa, não com fermento velho, nem com fermento de malícia e perversidade, mas com os pães ázimos da pureza e da verdade.


Meditação

Outrora, era com o sangue de cabritos e a cinza de vitelos que se aspergiam os que estavam impuros, mas só os corpos ficavam purificados. Agora, pela graça do Verbo de Deus, alcançamos a purificação total. Se seguimos a Cristo, poderemos sentir-nos, desde já, nos átrios da Jerusalém celeste e saborear de antemão as primícias daquela festa eterna. Assim fizeram os Apóstolos, que foram e continuam a ser os mestres desta graça divina, porque seguiram o Salvador: Vede como deixámos tudo e Vos seguimos.

Sigamos também nós o Senhor; preparemo-nos para celebrar a festa do Senhor, não só com palavras, mas também com obras.

Oremos; Senhor nosso Deus, que nos dais constância na fé e força na fraqueza, concedei-nos, a graça de participar na morte e ressurreição do vosso Filho, para podermos também gozar convosco, na companhia de todos os Mártires, a plena alegria do vosso reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Das Cartas pascais de Santo Atanásio, bispo (Ep. 14, 1-2: PG 26, 1419-1420) (Sec. IV)


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Ascensão de Jesus ao Céu

2.º MISTÉRIO


Ascensão. 1443. Lorenzo Ghiberti
Ascensão. 1443. Lorenzo Ghiberti

Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses 3, 1-4

Irmãos: Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas do alto e não às da terra.

Porque vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a vossa vida, Se manifestar, também vós vos manifestareis com Ele na glória.


Meditação

Nosso Senhor Jesus Cristo subiu ao Céu; suba também com Ele o nosso coração. Ouçamos o que nos diz o Apóstolo: «Se ressuscitastes com Cristo, saboreai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus; aspirai às coisas do alto, não às da terra.» E, assim como Ele subiu ao Céu sem Se afastar de nós, também nós subimos com Ele, embora não se tenha realizado ainda no nosso corpo o que nos está prometido. Ele já foi elevado ao mais alto dos Céus; e, contudo, continua a sofrer na terra através das tribulações que nós experimentamos como seus membros. Disso deu testemunho quando Se fez ouvir lá do Céu, dizendo: «Saulo, Saulo, porque Me persegues?» E noutra ocasião: «Tive fome e destes-Me de comer.» Porque não havemos também nós, enquanto trabalhamos ainda sobre a terra, de descansar já com Cristo no Céu, por meio da fé, esperança e caridade, que nos unem ao nosso Salvador? Cristo está no Céu, mas está também connosco; e nós, permanecendo na terra, estamos também com Ele. Ele está connosco pela sua divindade, pelo seu poder, pelo seu amor; nós, embora não possamos realizar isso pela divindade, como Ele, podemos realizá-lo, ao menos, pelo amor para com Ele.

Oremos; Senhor, fonte e origem da nossa salvação, fazei que Vos louvemos incessantemente durante a vida terrena e possamos participar um dia no louvor eterno do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo (Sermão da Ascensão do Senhor, Mai 98, 1-2: PLS 2, 494-495) (Sec. V)


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos

3.º MISTÉRIO


Pentecostes. 1732. Jean II Restout
Pentecostes. 1732. Jean II Restout

Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos 5, 1-5

Tendo sido justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual temos acesso, na fé, a esta graça em que permanecemos e nos gloriamos, apoiados na esperança da glória de Deus. Mais ainda, gloriamo-nos nas nossas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz a constância, a constância a virtude sólida, a virtude sólida a esperança. Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.


Meditação

O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado, e a participação no Corpo e Sangue do Senhor, ao comermos o seu pão e bebermos o seu cálice, sugere-nos realmente que morramos para o mundo; conservemos a nossa vida escondida com Cristo em Deus e crucifiquemos a nossa carne com seus vícios e concupiscências.

Assim, todos os fiéis que amam a Deus e ao próximo, embora não bebam o cálice da paixão corporal, bebem, no entanto, o cálice do amor do Senhor. Inebriados nesse cálice, mortificam os seus membros terrenos e, revestidos do Senhor Jesus Cristo, não se prendem aos desejos da carne nem se fixam no que se vê, mas no que não se vê. Assim se bebe o cálice do Senhor, vivendo na divina caridade, sem a qual, ainda que alguém entregasse o corpo às chamas, de nada lhe serviria. Mas com o dom da caridade, chegamos a transformar-nos realmente naquilo mesmo que sacramentalmente celebramos no sacrifício.

Oremos; Vem Espírito de Deus criador, visita o coração dos teus fiéis, e com a graça do alto purifica-os. Iluminai, Senhor, a nossa mente, acendei em nós a vossa caridade, e infundi em nosso peito a fortaleza. Para louvor e glória da Santíssima Trindade, que reina em substancial Unidade pelos séculos dos séculos. Ámen.

Do Tratado de São Fulgêncio de Ruspas, bispo, «Contra Fabião» (Cap. 28, 16-19: CCL 91 A, 813-814) (Sec. VI)


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Assunção de Nossa Senhora ao Céu

4.º MISTÉRIO


Assunção da Virgem. 1452-1513. Bernardino di Betto - Pinturicchio
Assunção da Virgem. 1452-1513. Bernardino di Betto - Pinturicchio

Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios 1, 3-5

Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto dos Céus nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. N’Ele nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença.


Meditação

Para avivar e confirmar ulteriormente a nossa confiança, consideramos os laços estreitíssimos que existem entre o género humano e a nossa Mãe celeste. Embora tendo sido enriquecida por Deus com maravilhosas prerrogativas para que fosse digna Mãe do Verbo Encarnado, está próxima de nós. Como nós, também ela é filha de Adão, e por isso, nossa irmã por laços de natureza; pelos méritos futuros de Cristo, ela foi imune do pecado original, mas às prerrogativas divinamente recebidas, junta-se pessoalmente o exemplo da fé perfeita e exemplar, merecendo o elogio evangélico «bem-aventurada porque acreditaste».

Na sua vida terrena, realizou a perfeita figura do discípulo de Cristo, foi espelho de todas as virtudes, e encarnou as bem-aventuranças evangélicas proclamadas por Jesus Cristo. Daí deriva que, compreendendo a sua incomparável variedade de vida e de obras, toda a Igreja encontre na Virgem Mãe de Deus o exemplo da perfeita imitação de Cristo.

Oremos; Pai de misericórdia, nós Vos damos graças porque nos destes Maria como Mãe e exemplo: por sua intercessão, santificai as nossas almas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Das Alocuções do beato Paulo VI na clausura da terceira sessão do Concílio Vaticano II (21 de Novembro de 1964: AAS 56 (1964), 1015-1016)


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Coroação de Nossa Senhora no Céu

5.º MISTÉRIO


Coroação da Virgem. 1608. Guido Reni
Coroação da Virgem. 1608. Guido Reni

Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios 5, 25-27

Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela. Ele quis santificá-la, purificando-a no batismo da água pela palavra da vida, para a apresentar a Si mesmo como Igreja cheia de glória, sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada.


Meditação

Quando é exaltada e honrada Maria – que, pela sua cooperação íntima na história da salvação, de certo modo reúne e reflete as maiores exigências da fé – Ela atrai os crentes para seu Filho, para o sacrifício d’Ele e para o amor do Pai. E a Igreja, por sua vez, empenhada como está na glória de Cristo, torna-se mais semelhante à excelsa figura que a representa, progredindo continuamente na fé, na esperança e na caridade, buscando e cumprindo em tudo a vontade de Deus.

Por isso, também na sua atividade apostólica, a Igreja olha para Aquela que gerou a Cristo, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem, precisamente para que Ele nasça e cresça também no coração dos fiéis, por meio da Igreja. A Virgem, durante a vida, foi modelo daquele amor materno de que devem estar animados todos aqueles que colaboram na missão apostólica da Igreja para a redenção dos homens.

Oremos; Salvador do mundo, dai a abundância da vossa graça aos que vivem em matrimónio, para que manifestem mais perfeitamente o mistério da vossa Igreja. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

Da Constituição dogmática Lumen gentium, sobre a Igreja, do Concílio Vaticano II (nn. 63-65) (Sec. XX)


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


Conclusão do Rosário (Terço)


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salvé! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a Vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou Vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade Vossa. Lembrai-vos que Vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria Vossa.


Orações de Reparação do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.


Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha). 


À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.


  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e Sua mãe Maria Santíssima.


Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page