top of page

Mistérios Gloriosos do Rosário: A segunda vinda de Cristo.

  • Cláudia Pereira
  • 28 de dez. de 2025
  • 13 min de leitura

Como rezar o Rosário (Terço)?

Mistérios Gloriosos do Rosário


Esquema de oração do Rosário (Terço)

Quer seja um iniciante, ou alguém com uma vida de oração mais sólida, no meio da correria do dia-a-dia, é sempre difícil conseguir o silêncio, recolhimento e a motivação necessária para falar com Jesus e Maria, e rezar o Santo Rosário (Terço). Neste roteiro de meditação diária, gostaríamos que mergulhasse nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, como um alimento espiritual que o ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprender com Jesus, Deus Filho, e a amar como o Divino Espírito Santo. O método de meditação do Rosário (Terço) com Lectio Divina, baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Santa Igreja, é apenas um dos métodos de como rezar e meditar o Santo Rosário (Terço), e que pode utilizar também, se fizer a Devoção dos 5 primeiros Sábados, que Jesus pediu à Irmã Lúcia. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em falar connosco.


Nota: Se quiser continuar a rezar mais mistérios, no fim do 5.º Mistério, anuncia o 1.º Mistério do grupo seguinte de mistérios. Por exemplo; supondo que terminou de rezar o 5.º Mistério dos Mistérios Gozosos (A perda e encontro do Menino Jesus no templo), não faz a conclusão, e anuncia o 1.º Mistério dos Mistérios Luminosos, que seria "O Batismo de Jesus no rio Jordão". Só fará a conclusão, quando efetivamente terminar de rezar esse ou outro grupo de mistérios.


Mistérios Gloriosos do Rosário

Quartas-feiras e Domingos


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário (Segurando a Cruz do Rosário)

Meu Senhor e meu Deus, colocamo-nos na Vossa presença. Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, e a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Unimo-nos a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renunciamos a todas as distrações que nos sobrevierem durante este Rosário, que queremos recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da nossa vida.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente:

  • Para reparar os pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pobres pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções; (indispensável para alcançar indulgência)

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões;

  • Por novas e santas vocações;

  • Pelos pobres, doentes e agonizantes;

  • Pelo nosso país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Credo

Santíssima Trindade, ​nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


3 Avé-Marias

  • Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Avé Maria…

  • Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Avé Maria…

  • Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Avé Maria…

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.


  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.


Invocação do Espírito Santo (opcional)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria:

Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)


Contemplemos os Mistérios Gloriosos...


A Ressurreição de Jesus

1.º MISTÉRIO


O Grande Juízo Final. 1614-1617. Peter Paul Rubens
O Grande Juízo Final. 1614-1617. Peter Paul Rubens

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 13, 24-32

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Naqueles dias, depois de uma grande aflição, o sol escurecerá e a lua não dará a sua claridade; as estrelas cairão do céu e as forças que há nos céus serão abaladas. Então, hão de ver o Filho do homem vir sobre as nuvens, com grande poder e glória. Ele mandará os Anjos, para reunir os seus eleitos dos quatro pontos cardeais, da extremidade da terra à extremidade do céu. Aprendei a parábola da figueira: quando os seus ramos ficam tenros e brotam as folhas, sabeis que o Verão está próximo. Assim também, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o Filho do homem está perto, está mesmo à porta. Em verdade vos digo: Não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém os conhece: nem os Anjos do Céu, nem o Filho; só o Pai».


Meditação

Muitas pessoas consideram a crença dos cristãos no fim do mundo, como um conto de fadas ou uma válvula escapatória para as condições de crise do mundo. Para um católico, não é nem um mito nem um sedativo. O fim do mundo e a segunda vinda de Cristo, constituem parte predominante da sua Fé, como a criação do mundo e a primeira vinda de Cristo, em Belém. O Salvador glorificado, que fez a terra tremer na Sua ressurreição, abalará o firmamento no último dia, o «dia do terror». Cristo nasceu em Belém, humilde e manso; nos últimos tempos, aparecerá como o Deus da justiça inexorável.

Pode ser que não vivamos para ver o fim do mundo; Jesus, porém, há-de ser o nosso Juiz.

Estaremos preparados para a Sua vinda?

Como preparamos a nossa alma para a Sua chegada?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Ascensão de Jesus ao Céu

2.º MISTÉRIO


A Ascensão. 1831-1914. Anton Dorph
A Ascensão. 1831-1914. Anton Dorph

Atos dos Apóstolos 1, 6-11

Aqueles que se tinham reunido começaram a perguntar: «Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?». Ele respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade; mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra». Dito isto, elevou-Se à vista deles e uma nuvem escondeu-O a seus olhos. E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava, apresentaram-se-lhes dois homens vestidos de branco, que disseram: «Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu».


Meditação

Para os Apóstolos, o dia da Ascensão foi um dia de alegria contida. Alegria, porque Jesus ia para o Pai; contida, porque Ele os deixava. No Monte das Oliveiras, respirava-se uma atmosfera de tranquila paz. Os Apóstolos estavam silenciosos quando Jesus os abençoou, silenciosos quando Ele desapareceu da sua vista, e continuaram em silêncio, até que dois anjos os mandaram sair dali. Embora o último dia não seja de tranquilidade e paz, mas de terror e luta, Jesus «voltará como subiu», cheio de glória, nas nuvens do Céu, cercado pelos exércitos angélicos.

A promessa da segunda vinda de Cristo, dá-nos a certeza do triunfo de Deus sobre o mal. Uma vida virtuosa dá-nos também a certeza do nosso triunfo pessoal sobre o inferno.

Como procuramos ter a vida virtuosa que garantirá o nosso triunfo pessoal sobre o inferno?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos

3.º MISTÉRIO


O Juizo final. 1536. Michelangelo
O Juizo final. 1536. Michelangelo

Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses 2, 1-8

No que se refere à vinda de Jesus Cristo, nosso Senhor, e ao nosso encontro com ele, queremos pedir-vos, irmãos, que não fiquem preocupados nem se deixem perturbar facilmente nem alarmar, se vos disserem que o dia do Senhor já chegou. Mesmo que alguém o anuncie ou ensine em nome de Deus ou afirme que isso está escrito numa carta que digam que é minha, não se deixem enganar por nada disso.

Esse dia não virá enquanto se não tiver dado primeiro a deserção da fé e não tiver aparecido aquele que é a rebeldia em pessoa, que está destinado à perdição; é ele que se revolta e se coloca acima de tudo o que se considera divino ou sagrado. Chegará mesmo a tomar assento no templo de Deus, apresentando-se a si mesmo como deus.

Não se lembram de vos ter dito estas coisas quando ainda aí estava? Mas também sabem aquilo que o impede por agora. Porém, o rebelde há de manifestar-se a seu devido tempo. Com efeito, as forças misteriosas do mal já estão em atividade. Mas para que tudo se realize é preciso que aquele que está a impedi-lo saia da sua frente. Então aparecerá o rebelde e o Senhor Jesus vai vencê-lo com o sopro da sua boca e dominá-lo com o esplendor da sua vinda.


Meditação

Na divina providência, as horas mais escuras são as que precedem imediatamente o amanhecer. Quando o mundo estava mergulhado na corrupção moral, o Deus-Menino veio salvá-lo. Quando a letra da Lei havia sufocado o espírito de piedade dos judeus, veio Jesus «para que tivessem vida». Enquanto os Apóstolos, atemorizados, se aglomeravam no Cenáculo com todas as suas esperanças em Jesus desfeitas pela Sua morte, o Senhor ressuscitado aparece no meio deles. E, nos últimos dias do mundo, quando «a caridade esfriar», sob as perseguições do anticristo, Jesus «matá-lo-á com o sopro da Sua boca e o fulgor da Sua face» e restaurará todas as coisas em Deus.

Chegada a noite, Jesus aproximou-Se deles. Quando a nossa alma está na escuridão, Deus está perto.

O que fazemos para voltar para Jesus, quando a nossa alma está na escuridão?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Assunção de Nossa Senhora ao Céu

4.º MISTÉRIO


A Virgem como a mulher apocalíptica na lua. 1623-1625. Peter Paul Rubens
A Virgem como a mulher apocalíptica na lua. 1623-1625. Peter Paul Rubens

Apocalipse de São João 12, 13-18

Quando o dragão viu que tinha sido atirado para a Terra, começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. Mas foram dadas à mulher as duas asas de águia real, para voar para o seu lugar de refúgio, no deserto, onde ia ser alimentada durante três anos e meio, longe da serpente. A serpente vomitou da sua boca um rio de água contra a mulher, para que o rio a engolisse. Mas a terra veio em ajuda da mulher: abriu a sua boca e engoliu a água que o dragão tinha vomitado. O dragão ficou enfurecido contra a mulher e por isso foi combater o resto da sua descendência, aqueles que guardam os mandamentos de Deus e se mantêm fiéis a Jesus. E o dragão parou à beira do mar.


Meditação

No primeiro livro do Antigo Testamento, fala de uma Mulher que esmagará a cabeça de Satanás. No último livro do novo Testamento, São João descreve a grande batalha entre a Mulher e Satanás. A mulher do Génesis é Maria; a mulher vestida de Sol do Apocalipse é a Igreja católica. Mas era em Maria, que São João pensava quando descreveu os últimos dias da Igreja. A Igreja, com um filho no seio, é Maria na Anunciação; a Igreja, em trabalho de parto, é Maria no Calvário; a Igreja, coroada de doze estrelas, é Maria no Pentecostes, cercada pelos Apóstolos. E a Igreja, com a Lua a seus pés, é Maria na Assunção ao Céu.

Maria é a Mãe da Igreja. Devemos pedir-Lhe, todos os dias, que proteja o Corpo místico de Seu Filho.

Pedimos a interseção de Maria, Mãe da Igreja, que proteja o Corpo Místico de Cristo que é a Igreja?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


A Coroação de Nossa Senhora no Céu

5.º MISTÉRIO


O triunfo do cristianismo sobre o paganismo. 1899. Gustave Doré
O triunfo do cristianismo sobre o paganismo. 1899. Gustave Doré

Apocalipse de São João 5, 11-14

Na visão ouvi a voz de um grande número de anjos. Eram aos milhares e milhares sem conta. Estavam à volta do trono, dos quatro seres vivos e dos anciãos e cantavam com voz forte: «O Cordeiro que foi sacrificado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória e o louvor.»

E ouvi todas as criaturas que estão no Céu, na Terra, debaixo da terra e no mar, responder com todos os seres que ali existem: «Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, o louvor e a honra, a glória e o poder por todos os séculos dos séculos.»

Os quatro seres vivos respondiam: «Ámen!» E os anciãos caíram por terra em adoração.


Meditação

O dia da segunda vinda de Cristo, será de inexprimível terror para os pecadores, mas de louvor, honra e glória para o Redentor. Enquanto aqueles que se condenaram irão para o castigo eterno, todas as almas dos justos, cujo número é incalculável, se reunirão em torno do Deus de toda a santidade, que os remiu com o Seu sangue. Terá chegado, finalmente, o dia sobre o qual o Profeta escreveu e pelo qual almejou, mas não chegou a ver; o dia em que «a Lua terá cor de sangue e o Sol se converterá em trevas, quando o Senhor reinar sobre o monte Sião e em Jerusalém, e for glorificado diante dos anciãos».

Quereis alegrar-Vos com o Senhor no dia do juízo final? Sofrei com Ele, agora.


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

(Pode rezar mais jaculatórias)


Conclusão do Rosário (Terço)


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salvé! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a Vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou Vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade Vossa. Lembrai-vos que Vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria Vossa.


Orações de Reparação do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Ámen.


Nota: Dependendo do dia da semana, do mês, do tempo litúrgico, da sua devoção ou das suas necessidades, pode rezar também uma Litania (Ladainha). 


À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.


  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e Sua mãe Maria Santíssima.


Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Bibliografia: Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page