A Santa Missa explicada às crianças - prólogo
- Cláudia Pereira
- há 6 dias
- 1 min de leitura
Maria Montessori foi uma mãe, educadora, médica e pedagoga católica, muito conhecida pelo seu método educativo, que ainda hoje é usado em inúmeras escolas públicas e privadas por todo o mundo.
Este prólogo, faz parte do seu livro: "A Santa Missa explicada às crianças", publicado com Imprimatur pela primeira vez em 1933.

A Santa Missa explicada às crianças
Prólogo
Uma das tendências mais significativas da história recente da Igreja tem sido o interesse despertado pela Liturgia sob a direção dos próprios Papas.
O Papa quer que todos participem ativamente na vida litúrgica da Igreja, que exprime a sua adoração ao Divino Mestre. E sobretudo, que cada cristão exerça o seu “santo sacerdócio”, participando ativamente no supremo ato litúrgico, a Missa.
Isto deve ser fácil de perceber pelas crianças, quando elas compreendem e valorizam o que é realmente a Missa. A Dra. Montessori leva-lhes isto na sua explicação simples e exata que atinge o objetivo que a pedagogia moderna pretende atingir: estimula o interesse da criança como indivíduo e leva-a a pensar e a rezar como uma criança faz instintivamente quando está realmente interessada e não é apenas arrastada.
As crianças que utilizam este livro são de facto afortunadas por lhes ser apresentada a ação fascinante do “Mistério da Fé”.
MATTHEW A. DELANEY
25 de Março de 1933
Comentários