7ª Visita ao Santíssimo Sacramento: Connosco até o Fim
- Cláudia Pereira
- 22 de mai.
- 7 min de leitura
Atualizado: 23 de out.
A sua visita ao Santíssimo Sacramento
Neste, e nos próximos artigos, pretendemos divulgar as "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria e a São José" de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, escrito em 1745. Este livro, abre o nosso coração, à conversa íntima de devemos ter com Jesus no Santíssimo Sacramento, com Maria e São José. Que esta Sagrada Família nos acompanhe sempre e nos leve até ao Pai.

Jesus Sacramentado
7ª Visita
Ato para fazer no início de todas as visitas ao Santíssimo Sacramento
Meu Senhor Jesus Cristo, que pelo amor aos homens, estais dia e noite neste Sacramento, cheio de piedade e amor, esperando, chamando e acolhendo todos aqueles que Vos vêm visitar; eu creio que estais presente no Sacramento do Altar.
Adoro-Vos do abismo do meu nada, e agradeço-Vos por todas as graças que me tendes feito, especialmente por Vos dares, a Vós mesmo, neste Sacramento. Por me dares por advogada a Vossa Mãe Maria Santíssima, e por me teres chamado a visitar-Vos nesta Igreja.
Saúdo agora o Vosso amantíssimo Coração, e pretendo saudá-lo por três motivos. Primeiro, em agradecimento por esta grande dádiva; segundo, para compensar-Vos de todas as injúrias que recebeis dos vossos inimigos, neste Sacramento; terceiro, pretendo com esta visita, adorar-Vos em todos os lugares da terra, onde sois menos reverenciado, e mais abandonado.
Meu Jesus, eu Vos amo com todo o coração, e arrependo-me de tantas vezes, no passado, ter desgostado a vossa bondade infinita. Proponho, com a Vossa graça, de agora em diante, não mais Vos ofender. E agora, miserável que sou, consagro-me todo a Vós, dou-Vos, e renuncio a toda a minha vontade, minhas afeições, meus desejos, e tudo o que possuo. De hoje em diante, fazei de mim e de tudo o que possuo, o que desejares. Só desejo e Vos peço, o Vosso santo amor, a perseverança final, e o cumprimento perfeito da Vossa vontade.
Recomendo-Vos as almas do Purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e de Maria Santíssima. Recomendo-Vos ainda, todos os pobres pecadores.
Meu querido Salvador, por fim, uno todos os meus afetos com os afetos do Vosso amoroso Coração, para que assim unidos, os ofereçais ao Vosso Pai Eterno. Peço-Lhe em Vosso Nome, que pelo Vosso amor, os aceite e os conceda.
VII – Connosco até o Fim
«Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos.» - Mt 28, 20
Este nosso amoroso pastor, tendo dado a vida por nós, Suas ovelhas, mesmo morrendo, não quis separar-se de nós. Eis-me aqui, diz Ele, eis-me aqui, queridas ovelhas, sempre convosco; por vós é que fiquei neste Sacramento. Aqui me encontrareis, sempre que o quiserdes, para vos ajudar e consolar com a minha presença. Não vos abandonarei até ao fim do mundo, enquanto estiverdes sobre a terra.
O celeste Esposo – dizia São Pedro de Alcântara – queria, durante sua prolongada ausência, deixar à alma, sua esposa, uma companhia, a fim de que ela não ficasse só: por isso deixou este Sacramento, onde reside em pessoa, pois, era essa a melhor companhia que lhe podia deixar.
Senhor cheio de bondade, amabilíssimo Salvador meu, visito-Vos agora neste altar; mas com que amor não me retribuís esta visita quando, pela Santa Comunhão, vindes à minha alma! Então, não só me estais presente, mas até Vos tomais meu alimento, unindo-Vos e dando-Vos todo a mim; e, no entanto, eu sou um vermezinho e Vós sois Deus! …
Ó Deus de amor, ó amor de minha alma, quando me verei todo Vosso de verdade e não só de palavra? Senhor, em Vós está, o aumentar em mim a confiança de, pelos merecimentos do Vosso sangue, alcançar a graça de ser todo Vosso e não mais de mim mesmo.
Ó Jesus, Vós ouvis as súplicas de todos os homens; ouvi hoje a prece duma alma que Vos quer amar verdadeiramente. Quero amar-Vos com todas as minhas forças e obedecer-Vos em tudo, sem interesse, sem consolações, sem recompensa. Quero servir-Vos só por amor, só para Vos dar gosto, só para comprazer o Vosso coração, que tão apaixonadamente me ama. A minha recompensa será amar-Vos, ó Filho amado do Pai Eterno, apoderai-Vos da minha liberdade, da minha vontade, de tudo o que é meu, da minha própria pessoa e dai-Vos a mim. Eu Vos amo, eu Vos busco, por Vós suspiro e só a Vós quero, sim, só a Vós.
Meu Jesus, fazei que eu seja todo Vosso.
Comunhão Espiritual
Meu Jesus, eu acredito que estais no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos acima de todas as coisas, e desejo-Vos na minha alma. Já que agora, não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Como já vieste, eu Vos abraço, e me uno todo a vós, não permitas que eu me separe de vós.
Nossa Senhora
7ª Visita
VII – Oração de São Bernardo de Claraval
Ó rainha, de Vós se fala quando se diz:
«Quem é essa que desponta como a aurora, bela como a Lua, fulgurante como o Sol, ...». - Ct 6, 10
Ó Maria, sois também, vindo ao mundo como resplandente Aurora, precedendo com a luz da vossa Santidade, a vinda do Sol da Justiça. O dia em que vós, aparecendo no mundo, bem pode se dizer, dia da Salvação, dia da Graça.
Eis, bela como a Lua, porque assim como não existe planeta similar ao Sol, assim, não mina a noite com a luz que recebe do Sol. Vós, iluminais as nossas trevas com o esplendor das vossas virtudes, mas Vós sois mais bela que a lua, porque em Vós não se encontra nem mancha, nem sombra. Vós sois eleita com o Sol, quero dizer, daquele Sol, que criou o sol. Ele foi eleito entre todos os homens, e Vós, eleita entre todas as mulheres.
Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós pecadores.
VII – Maria, nossa Esperança
Senhora amabilíssima, toda a Igreja vos chama e saúda: esperança nossa. Portanto, vós que sois a esperança de todos, sede também a minha esperança. São Bernardo vos chamava “o fundamento de sua esperança”, e acrescentava: “Aquele que desespera, ponha em vós a sua esperança” Por isso quero dizer-vos também eu: ó Maria, minha Mãe, vós salvais até os desesperados; em vós ponho toda a minha esperança.
Maria, Mãe de Deus, rogai a Jesus por mim.
Oração à Santíssima Virgem
Santíssima e Imaculada Virgem Maria e minha Mãe, eu, que sou o mais miserável de todos os pecadores, recorro hoje a vós, que sois a Mãe de meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores. Aos vossos pés me prostro, ó grande Rainha, e vos dou graças por todos os benefícios que até agora me tendes feito, especialmente por me terdes livrado do inferno, por mim tantas vezes merecido. Eu vos amo, Senhora amabilíssima, e pelo amor que vos tenho, prometo servir-vos sempre e fazer quanto possa para que por todos sejais servida.
Em vós, depois de Jesus, ponho todas as minhas esperanças, toda minha salvação. Ó Mãe de misericórdia, aceitai-me por vosso servo e acolhei-me debaixo do vosso manto. E já que sois tão poderosa junto de Deus, livrai-me de todas as tentações, ou dai-me forças para vencê-las até à morte. Suplico-vos o verdadeiro amor a Jesus Cristo, e alcançar uma boa morte. Minha Mãe, pelo amor que tendes a Deus, vos rogo que me ajudeis sempre, principalmente no último instante da minha vida. Não me desampareis enquanto não me virdes, já salvo, no Céu, a bendizer-vos e a cantar as vossas misericórdias, por toda a eternidade. Assim espero, assim seja.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
São José
7ª Visita
VII – Oração a São José do Papa João XXIII
São José, guardião de Jesus e casto esposo de Maria, tu empregaste toda a tua vida no perfeito cumprimento de teu dever. Tu mantiveste a Sagrada Família de Nazaré com o trabalho de tuas mãos. Protege bondosamente aos que se voltam confiantemente para ti. Tu conheces suas aspirações e suas esperanças. Tu também conheceste as provas, o cansaço e o trabalho. Mas, embora dentro das preocupações materiais da vida, tua alma estava cheia de profunda paz e cantou plena de verdadeira alegria devido ao íntimo trato que gozaste com o Filho de Deus que te foi confiado e a Maria, sua terna Mãe. Amém.
VII – São José, salvai-nos
Escutemos São Bernardo falando de São José: Este servo fiel foi escolhido para ser, não somente o consolador da Mãe de Deus, no meio das tribulações que ela havia de sofrer, e o pai nutrício de Jesus Cristo, mas ainda para cooperar, dalgum modo, na redenção do mundo, que foi obra do grande conselho das três pessoas divinas.
São José, salvai-nos: Nossa salvação está nas vossas mãos.
Oração a São José
Alegro-me com a vossa felicidade e glória, ó meu Santo Patriarca, pois foste considerado digno de governar a Jesus como pai, e de vos fazer obedecer por Aquele, a quem o céu e a terra obedecem.
Ó grande Santo, visto que um Deus vos quis servir, quero também contar-me no número dos vossos servos. Depois de Maria, escolho-vos para meu principal advogado e protetor. Prometo honrar-vos cada dia por alguma homenagem especial; cada dia quero colocar-me novamente sob o vosso patrocínio. Pela doce companhia de Jesus e Maria, da qual tanto gozastes durante a vossa vida, protegei-me sempre em todo o decurso da minha. Pela assistência que na vossa morte Jesus e Maria vos prestaram, protegei-me especialmente na minha última hora; fazei que, morrendo assistido por vós, e por Jesus e Maria, vá agradecer-vos no paraíso e, em vossa companhia, possa louvar e amar a Deus por todos os séculos. Assim seja!
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
Que Deus vos proteja e abençoe por toda a eternidade.
Referências:
Santo Afonso Maria de Ligório. "Visitas ao Santíssimo Sacramento, a Maria Santíssima e São José" C.Ss. R - 1960 - 5.º Edição (adaptado ao AO90)




Comentários