top of page

Terço do dia: Mistérios Luminosos (10-04-2025)

  • Cláudia Pereira
  • 10 de abr.
  • 15 min de leitura

Atualizado: 21 de abr.


Este roteiro, é uma sugestão de oração do Santo Terço, para que através das Sagradas Escrituras e da Tradição da Santa Igreja, meditemos e mergulhemos nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria. Um alimento espiritual que nos ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprendermos com Jesus, Deus Filho, e a amarmos como Deus, Espirito Santo.


Mistérios Luminosos

Quintas-feiras


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário

Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela.

Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente:

  • Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pobres pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções;

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões e novas vocações;

  • Pelos doentes e agonizantes;

  • Pelo meu país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Trindade Santíssima, nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.


Credo (Segurando a Cruz do Rosário)


Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Nós Vos oferecemos este Pai-Nosso pelo Santo Padre, e estas três Avé-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


3 Avé-Marias em honra da Santíssima Trindade

Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…

Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…

Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…


Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.


Oração ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria: Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)


Oração ao Anjo da Guarda e a São Miguel Arcanjo

Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia. Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador pois a ti me confiou a piedade Divina: hoje e sempre me rege, guarda, governa, e ilumina. Ámen.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.


Contemplemos os Mistérios Luminosos...


A Batismo de Jesus no rio Jordão

1.º MISTÉRIO


O Batismo de Jesus no rio Jordão
1.º Mistério - O Batismo de Jesus no rio Jordão

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 3, 15-18.21-22

Estando o povo na expectativa e pensando intimamente se ele não seria o Messias, João disse a todos: «Eu batizo-vos em água, mas vai chegar alguém mais forte do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia das sandálias. Ele há de batizar-vos no Espírito Santo e no fogo. Tem na mão a pá para joeirar, para limpar a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; mas queimará a palha num fogo inextinguível» E, com estas e muitas outras exortações, anunciava a Boa-Nova ao povo.

Todo o povo tinha sido batizado; tendo Jesus sido batizado também, e estando em oração, o Céu rasgou-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba. E do Céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado; em ti pus todo o meu agrado.»


Meditação

O que são os sacramentos? Os sacramentos são a forma real e concreta que Jesus, Deus encarnado, nos deixou para nos tocar com a sua história de salvação ao longo da nossa história. Quando recebemos os sacramentos, recebemos a força da graça que brota do peito aberto de Cristo na cruz. É dali, do peito aberto pela lança, que saem os sete sacramentos. Quando do peito de Jesus saiu sangue e água, saíram os sete sacramentos; então, é por ali que Jesus nos vem tocar e continua a tocar-nos. Portanto, durante todo o tempo da Igreja (o tempo que vai desde a ascensão de Jesus aos céus até a sua segunda vinda), durante todo este tempo haverá sacramentos. Nós estamos a viver o tempo dos sacramentos.

O tempo da Igreja é o tempo dos sacramentos. Não havia sacramentos no Antigo Testamento, e não haverá sacramentos no céu. Só há sacramentos agora. Jesus deixou-nos os sete sacramentos para que nós fôssemos tocados pela sua graça e, assim, nos santificássemos e nos salvássemos. Só que o diabo é astuto, o diabo é inteligente, e não dorme! Ele tem as suas estratégias. Vendo que os meios maravilhosos de salvação que Deus nos deu, que são os sacramentos, estavam a levar muitíssimas almas para o céu, o que é que o diabo fez? Veio arranjar uma forma de as pessoas renunciarem aos sacramentos, criando na cabeça dos protestantes a ilusão de que eles podem “amar” Jesus e desprezar os sacramentos.

Adaptado de Padre Paulo Ricardo - “O que o Batismo faz em nós?” in Homilia Diária (9.Jan.2022)


E eu?

  • Acredito, tal como os protestantes, que posso amar Jesus sem os sacramentos que Ele instituiu?

  • Como defendo e testemunho aos outros, esses sacramentos?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


Jesus nas Bodas de Caná da Galileia

2.º MISTÉRIO


Jesus nas Bodas de Caná da Galileia
2.º Mistério - Jesus nas Bodas de Caná da Galileia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 2, 1-11

Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda. Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho!»

Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.» Sua mãe disse aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser!» 

Ora, havia ali seis vasilhas de pedra preparadas para os ritos de purificação dos judeus, com capacidade de duas ou três medidas cada uma. Disse-lhes Jesus: «Enchei as vasilhas de água.» Eles encheram-nas até acima. Então ordenou-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de mesa.» 

E eles assim fizeram. O chefe de mesa provou a água transformada em vinho, sem saber de onde era - se bem que soubessem os serventes que tinham tirado a água; chamou o noivo e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho melhor e, depois de terem bebido bem, é que serve o pior. Tu, porém, guardaste o melhor vinho até agora!» 

Assim, em Caná da Galileia, Jesus realizou o primeiro dos seus sinais miraculosos, com o qual manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele.


Meditação

No contexto cultural daquela época, os casamentos duravam dias, tendo os noivos como anfitriões. O vinho era essencial, porque simbolizava a alma da festa — e sua falta, representava uma grande falha na hospitalidade. Tudo o que era preparado durante as celebrações tinha uma aura de expectativa, porque era o noivo que vinha. A falta de vinho, era um grande problema, porque significava que algo essencial faltava para acolher os convidados. Por isso, Maria, ao perceber que o vinho havia acabado, disse a Jesus: «Não têm vinho!»

A primeira lição importante no nosso caminho espiritual, para nos unirmos a Jesus na festa de casamento desta vida, é reconhecermos que não sabemos aquilo de que realmente precisamos. Isso fica claro neste mistério quando o chefe de mesa, responsável pela festa, não percebeu que o vinho tinha acabado. Ele, que era responsável por tudo, não sabia que precisava de mais vinho. Mas Maria, a Mãe de Jesus, percebeu essa necessidade, e esse é o primeiro passo para entendermos que Maria conhece as nossas necessidades espirituais melhor do que nós mesmos.

Adaptado de Padre Paulo Ricardo - “As bodas de Caná e as núpcias do Cordeiro” in Homilia Dominical (19.Jan.2025)


E eu?

  • Sou capaz de reconhecer que, muitas vezes, não sei do que preciso?

  • Nessas alturas, entrego a minha incerteza e confusão à Virgem Mãe, para que ela interceda por mim?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


O Anúncio do Reino de Deus e o Convite à Conversão

3.º MISTÉRIO




O grão que germina - Mc 4, 26-34
O grão que germina - Mc 4, 26-34

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos 4, 26-34

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga, por fim o trigo maduro na espiga. E quando o trigo o permite, logo se mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita».

Jesus dizia ainda: «A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parábola o havemos de apresentar? É como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra».

Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender. E não lhes falava senão em parábolas; mas, em particular, tudo explicava aos seus discípulos.


Meditação

Neste mistério, Jesus fala-los da dinâmica do reino de Deus. A palavra que Ele usou, por meio de uma parábola, é que o reino de Deus é como alguém que espalha a semente na terra, vai dormir e acorda noite e dia, e a semente vai crescendo e germinando sozinha, sem que ele faça nada. O que Jesus nos quer ensinar com esta parábola, é a realidade de, que somente Deus é capaz de realizar a transformação da graça.

O que é a graça? A graça é uma realidade divina, é a vida de Deus plantada no nosso coração. Isto quer dizer, que a graça não é nada de mineral, nada de vegetal, nada de animal, nada de humano, nada de angélico. A graça não é nada de criatura, a graça vem de Deus para transformar o nosso coração, para fazer com que nós participemos da vida dele. Logo, nenhuma criatura é capaz de produzir a graça. Se a graça faz com que a criatura participe da vida de Deus, somente Deus pode dar a graça. Então, na nossa vida espiritual, no nosso dia a dia, nós temos de levar isso em consideração.

Adaptado de: Padre Paulo Ricardo - “A dinâmica do Reino de Deus” in Homilia Diária (27.Jan.2023)


E eu?

  • Reconheço que só Deus é capaz de realizar a transformação da graça?

  • Estou disposto a recebê-la?

  • O que faço de concreto, para abrir o meu coração e deixar que a graça e ação de Deus transforme a minha vida?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


A Transfiguração de Jesus

4.º MISTÉRIO


A Transfiguração de Jesus
4.º Mistério - A Transfiguração de Jesus

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos 9, 2-6

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhuma lavandeira sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus.

Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias».

Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O!».


Meditação

O mistério extraordinário da Transfiguração de Jesus, na qual as roupas de Cristo «tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhuma lavandeira sobre a terra as poderia assim branquear», confirmam aquelas palavras com que começa o Evangelho segundo São João: Ele é, por essência, a «Luz verdadeira, que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina» (Jo 1, 9). Jesus, como confessara São Pedro, é muito mais do que um profeta; é o próprio Filho de Deus, Aquele de quem falaram Moisés, Elias e todas as Escrituras (Lc 24, 27), Aquele, no qual o Pai pôs todo o seu agrado e a cujas palavras devemos estar atentos: «Escutai-O!»

Que as verdades da Transfiguração de Jesus nos estimulem a uma vida de oração ainda mais intensa e profunda, enriquecida pela Palavra de Deus e iluminada pela luz de Cristo. Peçamos a Deus que enraíze em nós a virtude da fé, para que, perseverando com sua santa ajuda no estado de graça, comunguemos sempre com maior proveito e possamos encontrar-nos na nossa intimidade com Jesus, verdadeiro Deus connosco (Is 7, 14; Mt 1, 23).

Adaptado de Padre Paulo Ricardo - “A Transfiguração e a nossa vida de oração” in Homilia Diária (18.Fev.2017)


E eu?

  • Estou verdadeiramente atento e escuto as palavras de Jesus?

  • Como procuro a intimidade com Jesus na oração?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


A Instituição da Eucaristia

5.º MISTÉRIO



Jesus alimenta quatro mil pessoas - Mc 8, 1-10
Jesus alimenta quatro mil pessoas - Mc 8, 1-10

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos 8, 1-10

Naqueles dias, juntou-se novamente uma grande multidão e, como não tinham que comer, Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: «Tenho pena desta multidão; há já três dias que estão comigo e não têm que comer. Se os despedir sem alimento para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns vieram de longe». Responderam-Lhe os discípulos: «Como se poderia saciá-los de pão, aqui num deserto?». Mas Jesus perguntou: «Quantos pães tendes?». Eles responderam: «Temos sete». Então Jesus ordenou à multidão que se sentasse no chão. Depois tomou os sete pães e, dando graças, partiu-os e deu-os aos discípulos, para que os distribuíssem, e eles distribuíram-nos à multidão. Tinham também alguns pequenos peixes. Jesus pronunciou sobre eles a bênção e disse que os distribuíssem também. Comeram e ficaram saciados. Dos bocados que sobraram encheram sete cestos. Eram cerca de quatro mil pessoas. Então Jesus despediu-os e, subindo para o barco com os discípulos, dirigiu-se para a região de Dalmanutá.


Meditação

A Instituição da Eucaristia, pode ser meditada a partir segunda multiplicação dos pães e dos peixes. Jesus encontra-se fora da Terra Santa, ou seja, em território pagão, e alimenta o povo que o vem segue de todas as partes do país: «Eram cerca de quatro mil pessoas», diz o evangelista, e todos «comeram e ficaram saciados. Dos bocados que sobraram encheram sete cestos». Com essa multiplicação de pães e peixes, Jesus aponta para a realidade da Eucaristia e, portanto, para a sua condição de Bom Pastor, que alimenta o seu rebanho, defende-o do lobo — isto é, do demónio — e o faz atravessar em segurança o vale da sombra da morte até os prados mais verdejantes (Ez 34, 14).

A Eucaristia, com efeito, é o pão da vida que o Senhor destinou não apenas ao povo eleito, mas também a nós, pobres pagãos, surdos e mudos, ignorantes da Palavra de Deus. Agora, uma vez agregados ao rebanho de Cristo pelo Batismo, aproximemo-nos deste alimento sagrado com boas disposições, cientes de que o dom da Eucaristia — o próprio Cristo oferecido a nós como alimento espiritual — foi-nos conquistado a um preço altíssimo: a morte dolorosíssima e ignominiosa do Homem-Deus. 

Adaptado de Padre Paulo Ricardo - "O preço da Eucaristia" in Homilia Diária (10.Fev.2018)


E eu?

  • Apresento-me diante da Eucaristia com boas disposições?​

  • Compreendo verdadeiramente o dom que me é dado pela Eucaristia?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

NO FIM DO TERÇO


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.


Orações do Anjo de Portugal

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


LADAINHA DE SÃO JOSÉ

·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.

·Cristo, tende piedade de nós. - Cristo, tende piedade de nós.

·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.

·Jesus Cristo, ouvi-nos. - Jesus Cristo, ouvi-nos.

·Jesus Cristo, atendei-nos. - Jesus Cristo, atendei-nos.

·Deus, Pai dos Céus, - tende piedade de nós.

·Deus Filho, Redentor do mundo, - tende piedade de nós.

·Deus Espírito Santo, - tende piedade de nós.

·Santíssima Trindade, que sois um só Deus, - tende piedade de nós.

·Santa Maria, - rogai por nós.

·São José, - rogai por nós.

·Ilustre filho de David, - rogai por nós.

·Luz do Patriarcas, - rogai por nós.

·Esposo da Mãe de Deus, - rogai por nós.

·Casto guarda da Virgem, - rogai por nós.

·Sustentador do Filho de Deus, - rogai por nós.

·Zeloso Defensor de Jesus Cristo, - rogai por nós.

·Chefe da Sagrada Família, - rogai por nós.

·José justíssimo, - rogai por nós.

·José castíssimo, - rogai por nós.

·José prudentíssimo, - rogai por nós.

·José fortíssimo, - rogai por nós.

·José obedientíssimo, - rogai por nós.

·José fidelíssimo, - rogai por nós.

·Espelho de Paciência, - rogai por nós.

·Amante da pobreza, - rogai por nós.

·Modelo dos operários, - rogai por nós.

·Honra da vida de família, - rogai por nós.

·Guarda das virgens, - rogai por nós.

·Sustentáculo das famílias, - rogai por nós.

·Alívio dos miseráveis, - rogai por nós.

·Esperança dos doentes, - rogai por nós.

·Patrono dos moribundos, - rogai por nós.

·Terror dos demónios, - rogai por nós.

·Protetor da Santa Igreja, - rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.


  • Ele constituiu-o senhor da sua casa,

E fê-lo príncipe de todos os seus bens.


Oremos, Ó Deus, que por inefável providência Vos dignaste escolher São José para esposo da vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Ámen.


Conclusão

À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.

  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.

Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Comments


Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page