Terço do dia: Mistérios Dolorosos (8-04-2025)
- Cláudia Pereira
- 8 de abr.
- 13 min de leitura
Atualizado: 21 de abr.
Este roteiro, é uma sugestão de oração do Santo Terço, para que através das Sagradas Escrituras e da Tradição da Santa Igreja, meditemos e mergulhemos nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria. Um alimento espiritual que nos ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprendermos com Jesus, Deus Filho, e a amarmos como Deus Espirito Santo.
Mistérios Dolorosos
Terças-feiras e Sextas-feiras
Sinal da Cruz
Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos Deus, † Nosso Senhor, dos nossos † inimigos. Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento do Rosário
Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela.
Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos, particularmente:
Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;
Pela conversão dos pobres pecadores;
Pelo Santo Padre e pelas suas intenções;
Pelas almas do Purgatório;
Pela paz no mundo;
Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;
Pelo nosso pároco;
Pela santificação das famílias e proteção das crianças;
Pelos cristãos que sofrem de perseguição;
Pelas missões e novas vocações;
Pelos doentes e agonizantes;
Pelo meu país;
E pelas intenções que cada um traz em seu coração.
Trindade Santíssima, nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Credo (Segurando a Cruz do Rosário)
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.
Pai-Nosso
Nós Vos oferecemos este Pai-Nosso pelo Santo Padre, e estas três Avé-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.
3 Avé-Marias em honra da Santíssima Trindade
Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…
Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.
Oração ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.
ou
Para fazer o Cenáculo com Maria: Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)
Oração ao Anjo da Guarda e a São Miguel Arcanjo
Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia. Santo Anjo do Senhor meu zeloso guardador já que a ti me confiou a piedade Divina: hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina. Ámen.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.
Contemplemos os Mistérios Dolorosos...
A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
1.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 26, 47-48
Ainda Jesus estava a falar, quando chegou Judas, um dos Doze, e com ele uma grande multidão, com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. O traidor tinha-lhes dado este sinal: «Aquele que eu beijar, é esse mesmo. Prendei-O».
Meditação
Ninguém que conhecesse Jesus, O ouvisse falar ou presenciasse os milagres do Seu poder misericordioso, poderia ficar indiferente a Seu respeito. Quem não amava ardentemente Jesus, odiava-O. Quando criança, fora odiado por Herodes que tentara matá-l’O; e, por outro lado, o Menino Jesus fora amado pelos sábios magos do Oriente. Os fariseus odiaram-no. Os Apóstolos amaram-n’O. Judas tinha-O amado. E Jesus amara Judas com infinita ternura. O beijo do traidor era mais do que um sinal aos soldados – era prova de que o seu amor desaparecera.
Jesus preferia ser açoitado pelos Seus inimigos declarados, do que beijado por um amigo traiçoeiro. Eis porque os nossos pecados ferem-no mais do que os crimes daqueles que O odiaram abertamente.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Atraiçoou-o Jesus com os meus pecados?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A Flagelação de Jesus
2.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 27, 1-3a
Ao romper da manhã, todos os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram em conselho contra Jesus, para Lhe darem a morte. Depois de Lhe atarem as mãos, levaram-n’O e entregaram-n’O ao governador Pilatos. Então Judas, que entregara Jesus, vendo que Ele tinha sido condenado, encheu-se de remorso.
Meditação
Nas primeiras horas da Sexta-feira Santa, Judas cometeu dois enormes pecados. Vendeu, por dinheiro, o Filho de Deus; foi o primeiro crime. Depois, compreendendo a monstruosidade do seu ato, e com ondas de remorsos sufocando a sua alma, pecou outra vez, quase tão monstruosamente como da primeira vez e com consequências eternas: duvidou da misericórdia de Deus e desesperou de obter perdão. Julgou o seu pecado grande demais para que Deus o esquecesse.
Judas poderia tornar-se um grande santo, depois da sua traição a Jesus. A que grau de perfeita humildade poderia chegar, se se tivesse voltado para Deus, suplicando perdão! Jesus, que no horto das Oliveiras chamara a Judas «amigo», é menos ofendido pela traição do que pelo desespero.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Perante a culpa, deixo-me levar pelo desespero, ou volto-me para Deus, suplicando-lhe perdão?
Duvido da misericórdia de Deus? Consigo perdoar-me?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A Coroação de Espinhos
3.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 27, 3
Então Judas, que entregara Jesus, vendo que Ele tinha sido condenado, tocado pelo remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos.
Meditação
Durante a Última Ceia, Satanás apoderou-se de Judas. São João, lembrando-se da cena ao escrever o Evangelho, acrescentou uma frase que exprime exatamente o estado da alma de Judas: «Era noite». Com efeito, as trevas enchiam a sua alma e impediam-no de ver o misto de doçura e poder, que antes o havia cativado em Jesus. Judas não tinha outro pensamento senão o dinheiro, mas, uma vez consumado o ato, a sua alma recuperou a visão e viu o seu delito com indubitável clareza. O preço da venda, brilhando sinistramente na sua mão, era superior às suas forças. Correu ao templo, e lançou as trintas moedas aos pés dos fariseus.
Judas perdeu Jesus; e depois, perdeu o preço pelo qual o havia vendido. Sempre acontece o mesmo ao pecado; faz-nos perder Deus e faz-nos perder aquilo que preferimos em vez de Deus.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Quanto tempo demoro a perceber o mal que fiz?
O que é que eu já perdi, por causa dos meus pecados?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
Jesus a caminho do Calvário
4.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 27, 3-4
Então Judas, que entregara Jesus, vendo que Ele tinha sido condenado, tocado pelo remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: «Pequei, entregando sangue inocente». Mas eles replicaram: «Que nos importa? É lá contigo».
Meditação
O que parece ser, da parte de Judas, uma sincera confissão do seu crime, com toda a sua terrível malícia - «Pequei, entregando sangue inocente» – é, de facto, o reconhecimento de uma completa falta de Fé. Judas não acreditava que o «sangue inocente» fosse o sangue de um Deus inocente. Três anos de estreita intimidade, não chegaram para abrir os seus olhos para a irradiante divindade de Cristo. Foi este o motivo que fez Judas, o apóstolo, tornar-se Judas, o apóstata.
Procurar compreender quem ofendemos quando pecamos, é o meio mais seguro para vencer as tentações. Devemos pedir uma Fé firme, viva e atuante, em Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Quem ofendo quando peco?
Peço ao Espírito Santo uma fé viva em Jesus Cristo?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A Crucifixão e Morte de Jesus
5.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 27, 3-10
Então Judas, que entregara Jesus, vendo que Ele tinha sido condenado, tocado pelo remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: «Pequei, entregando sangue inocente». Mas eles replicaram: «Que nos importa? É lá contigo». Então arremessou as moedas para o santuário, saiu dali e foi-se enforcar.
Mas os príncipes dos sacerdotes apanharam as moedas e disseram: «Não se podem lançar no tesouro, porque são preço de sangue». E, depois de terem deliberado, compraram com elas o Campo do Oleiro, que servia para a sepultura dos estrangeiros. Por este motivo se tem chamado àquele campo, até ao dia de hoje, «Campo de Sangue». Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta:
«Tomaram trinta moedas de prata, preço em que foi avaliado Aquele que os filhos de Israel avaliaram e deram-nas pelo Campo do Oleiro, como o Senhor me tinha ordenado».
Meditação
Judas era um homem ambicioso, astuto e perspicaz. Como muitos dos seus contemporâneos, esperava a restauração de Israel, a vinda do reino de Deus na Terra, e era baste sagaz para perceber que Jesus, o poderoso taumaturgo, o estabelecia. Mas Judas não aceitava, de forma nenhuma, o modo de Cristo reinar na terra. Tinha ouvido com atenção os discursos de Jesus acerca da cruz e das bênçãos da pobreza e esses discursos não lhe agradaram. Por este motivo vendeu Jesus. Depois foi-se enforcar. Judas tinha tudo, neste mundo e no outro.
O reino do Inferno não sofre violência; Judas comprou-o por trinta moedas. Recusar a cruz é perder a felicidade eterna.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Para mim, quanto vale a felicidade eterna?
A quem entrego a minha alma, para obter a felicidade eterna?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
NO FIM DO TERÇO
Salvé-Rainha
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:
Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
Orações do Anjo de Portugal
Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
LADAINHA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.
·Cristo, tende piedade de nós. - Cristo, tende piedade de nós.
·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.
·Jesus Cristo, ouvi-nos. - Jesus Cristo, ouvi-nos.
·Jesus Cristo, atendei-nos. - Jesus Cristo, atendei-nos.
·Pai do Céu, que sois Deus, - tende piedade de nós.
·Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, - tende piedade de nós.
·Espírito Santo, que sois Deus, - tende piedade de nós.
·Santíssima Trindade, que sois um só Deus, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio de Maria, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, de Majestade Infinita, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Templo Santo de Deus, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Tabernáculo do Altíssimo, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Casa de Deus e Porta do Céu, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Fornalha ardente de caridade, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Recetáculo de justiça e amor, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, cheio de bondade e amor, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Abismo de todas as virtudes, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Digníssimo de todo o louvor, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, no qual estão todos os tesouros de sabedoria e ciência, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, na qual habita toda a plenitude da divindade, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, no qual o Pai põe as suas complacências, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, de cuja plenitude todos nós participamos, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, desejo das colinas eternas, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Paciente e Misericordioso, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Rico para com todos os que Vos invocam, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Fonte de vida e santidade, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, propiciação pelos nossos pecados, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, saturado de infâmias, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, atribulado por causa dos nossos crimes, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, feito obediente até à morte, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, atravessado pela lança, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Fonte de toda a consolação, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Vítima dos pecadores, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Salvação dos que esperam em Vós, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Esperança dos que expiram em Vós, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Delícia de todos os santos, - tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.
Jesus, manso e humilde de Coração,
fazei o nosso coração semelhante Rao vosso.
Oremos, Deus omnipotente e terno, olhai para o Coração do vosso Filho diletíssimo e para os louvores e as satisfações que Ele, em nome dos pecadores, Vos tributa; e aos que imploram a vossa misericórdia concedei benigno o perdão, em nome do Vosso Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amén.
Conclusão
À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.
Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.
Continuamos reunidos,
† Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.»
Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)
Comments