Terço do dia: Mistérios Gloriosos (13-04-2025)
- Cláudia Pereira
- 13 de abr.
- 14 min de leitura
Atualizado: 21 de abr.
Este roteiro, é uma sugestão de oração do Santo Terço, para que através das Sagradas Escrituras e da Tradição da Santa Igreja, meditemos e mergulhemos nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria. Um alimento espiritual que nos ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprendermos com Jesus, Deus Filho, e a amarmos como Deus, Espirito Santo.
Mistérios Gloriosos
Quartas-feiras e Domingos
Sinal da Cruz
Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos Deus, † Nosso Senhor, dos nossos † inimigos. Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento do Rosário
Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela.
Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos, particularmente:
Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;
Pela conversão dos pobres pecadores;
Pelo Santo Padre e pelas suas intenções;
Pelas almas do Purgatório;
Pela paz no mundo;
Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;
Pelo nosso pároco;
Pela santificação das famílias e proteção das crianças;
Pelos cristãos que sofrem de perseguição;
Pelas missões e novas vocações;
Pelos doentes e agonizantes;
Pelo meu país;
E pelas intenções que cada um traz em seu coração.
Trindade Santíssima, nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Credo (Segurando a Cruz do Rosário)
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.
Pai-Nosso
Nós Vos oferecemos este Pai-Nosso pelo Santo Padre, e estas três Avé-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.
3 Avé-Marias em honra da Santíssima Trindade
Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…
Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.
Oração ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.
ou
Para fazer o Cenáculo com Maria: Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)
Oração ao Anjo da Guarda e a São Miguel Arcanjo
Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia. Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador pois a ti me confiou a piedade Divina: hoje e sempre me rege, guarda, governa, e ilumina. Ámen.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.
Contemplemos os Mistérios Gloriosos...
A Ressurreição de Jesus
1.º MISTÉRIO

Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios 4, 1-13
Irmãos: Eu, prisioneiro pela causa do Senhor, recomendo-vos que vos comporteis segundo a maneira de viver a que fostes chamados: procedei com toda a humildade, mansidão e paciência; suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade do espírito pelo vínculo da paz.
Há um só Corpo e um só Espírito, como há uma só esperança na vida a que fostes chamados.
Há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo.
Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, atua em todos e em todos Se encontra.
A cada um de nós foi concedida a graça, na medida em que recebeu o dom de Cristo. Por isso diz a Escritura: «Subiu às alturas, sujeitou um grupo de cativos, concedeu dons aos homens». Que quer dizer «subiu», senão que também desceu às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher o universo. Foi Ele também que a uns constituiu apóstolos, a outros evangelistas e a outros pastores e mestres, para o aperfeiçoamento dos cristãos, em ordem ao trabalho do ministério e à edificação do Corpo de Cristo, até que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem perfeito, à medida de Cristo na sua plenitude.
Meditação
Antes da vinda de Cristo, houve muitos homens justos na terra, mas não houve Santos. Isto é, nenhum deles tinha ainda entrado no Céu. O pecado fechara as portas da casa do Pai, e até que Jesus as abrisse com a chave da Sua cruz, as almas dos justos ficariam retidas no limbo. No tempo transcorrido entre a Sua morte e a Sua ressurreição, Jesus visitou essas almas, algumas já purificadas, outras sofrendo ainda, para anunciar-lhes a redenção. Ali estavam Adão e Eva; Abraão, Isaac e Jacob; todos, judeus e gentios, que haviam morrido na amizade de Deus. Ali, na mansão dos mortos, Jesus anunciou a aurora da vida eterna.
O Purgatório é uma realidade. «Nada de manchado entrará no Céu». Se sepultar os mortos é obra de misericórdia, rezar pelos defuntos é ainda mais caridoso.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Vivo para alcançar o Céu o ou purgatório?
Rezo frequentemente pelas almas do purgatório?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A Ascensão de Jesus ao Céu
2.º MISTÉRIO

Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios 3, 10-15
Segundo a graça de Deus que me foi dada, eu, como sábio arquiteto, coloquei o alicerce e outro levanta o edifício. Veja cada um como constrói: ninguém pode colocar outro alicerce além do que está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém, sobre este alicerce, edifica com ouro, prata, pedras preciosas, madeiras, feno ou palha, a sua obra ficará em evidência; o Dia do Senhor, tornará conhecida, pois ele manifesta-se pelo fogo, e o fogo provará o que vale a obra de cada um. Se a obra construída resistir, o construtor receberá a recompensa; mas, se a obra de alguém se queimar, perdê-la-á; ele, porém, será salvo, como se atravessasse o fogo.
Meditação
Um dos mistérios do Calvário, foi a presença simultânea na alma de Cristo, do gozo da visão beatifica e do mais terrível sofrimento. Cristo na cruz, bebendo das fontes da vida e morrendo abrasado de sede; inebriado à vista de Seu Pai, e contudo, exclamando: «Meus Deus, porque me abandonaste?»; inundado das luzes da divindade, mas ameaçado pelo poder das trevas. Esse grande mistério da cruz, reflete-se tenuemente nas almas do Purgatório. A sua alegria é indizível; estão salvas e a cada momento se aproximam mais do Céu. Contudo, o seu sofrimento é enorme; aceitariam todas as dores da Terra em troca das que ali padecem.
A Ascensão de Cristo ao Céu, seguiu-se ao Calvário. A nossa, virá depois do Purgatório, a não ser que o evitemos, evitando o pecado.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Aceito com resignação os meus sofrimentos para não ter de passar pelo Purgatório?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos no Cenáculo
3.º MISTÉRIO

Atos dos Apóstolos 2, 1-4
Quando chegou o dia de Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um som comprável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam.
Viram então aparecer umas línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem.
Meditação
Jesus, não escolheu para Seus Apóstolos, homens dotados de vontade de ferro. Escolheu (como Deus sempre faz), «o que há de fraco no mundo». Escolheu Pedro que «não tinha o gosto das coisas de Deus» e renegou três vezes o Seu Mestre. Escolheu Tiago e João, que queriam os dois primeiros lugares no Céu; escolheu Filipe que, depois de três anos, não reconhecia o Pai do Céu em Jesus; escolheu Judas, que O vendeu e comprou o Inferno por trinta moedas de prata. Fracos, inconstantes, medrosos, pecadores. Mas então, o fogo divino os abrasou, e saíram «alegrando-se de sofrer pelo nome de Jesus».
O Purgatório tem duas espécies de fogo: uma, como um fogo de Pentecostes, é o próprio Deus. A santidade infinita da Sua presença, mais purificadora do que todo o fogo terreno, purifica as almas que lá estão.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Peço ao fogo do Espírito Santo que me purifique na Terra, para ir para o Céu, sem passar pelo Purgatório?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A Assunção de Nossa Senhora ao Céu
4.º MISTÉRIO

Primeira Epístola de São Pedro 1, 18-25
Caríssimos: Lembrai-vos que não foi por coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fostes resgatados da vã maneira de viver, herdada dos vossos pais, mas pelo sangue precioso de Cristo, Cordeiro sem defeito e sem mancha, predestinado antes da criação do mundo e manifestado nos últimos tempos por vossa causa. Por Ele acreditais em Deus, que O ressuscitou dos mortos e Lhe deu a glória, para que a vossa fé e a vossa esperança estejam em Deus. Obedecendo à verdade, purificastes as vossas almas para vos amardes sinceramente como irmãos. Amai-vos intensamente uns aos outros de todo o coração, porque vós renascestes, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, que é a palavra de Deus, viva e eterna. Na verdade, «todo o ser mortal é como a erva e todo o seu esplendor como a flor da erva. A erva seca e a flor cai; mas a palavra do Senhor permanece eternamente». Esta é a palavra que vos foi anunciada.
Meditação
A Mãe de Deus morreu de amor. Deus havia derramado na sua alma tanto amor para com Ele que, por fim, não pôde conter esse amor sem O possuir também a Ele. E assim morreu. Nunca experimentou as fraquezas da velhice, ou as doenças, ou qualquer sofrimento físico. A sua agonia foi causada pelo amor. Quando a sua alma atingiu a sua incomparável perfeição, Deus levou-A para o Céu, como se colhe num campo uma linda flor plenamente desabrochada. O amor de Maria por Deus foi a causa da sua morte; o amor de Deus por Maria levou-A, em corpo e alma, ao Céu.
«Nada causa tanta dor como o amor». O que foi um facto para Maria, é-o também para as almas do Purgatório. O seu crescente e exclusivo amor por Deus, atormenta-as até à libertação.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Como é que eu posso transformar a minha dor num ato de amor?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A Coroação de Nossa Senhora no Céu
5.º MISTÉRIO

Segunda Epístola do apóstolo S. Paulo a Timóteo 4, 6-8
Caríssimo: Eu já estou oferecido em libação e o tempo da minha partida está iminente. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. E agora já me está preparada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me há de dar naquele dia; e não só a mim, mas a todos aqueles que tiverem esperado com amor a sua vinda.
Meditação
Maria recebeu muitos privilégios extraordinários sem nenhum mérito da sua parte; a sua Imaculada Conceição, por exemplo, a sua plenitude inicial da graça. Mas a sua coroação não foi desse género de dons. Ela conquistou a glória celeste com os seus sofrimentos nesta Terra; a cruz obteve-lhe a coroa. Maria é a rainha dos anjos, porque está mais perto de Deus do que eles; mas é também a rainha dos mártires, porque sofreu mais por Deus do que todos os mártires juntos. As sete estrelas que brilham sobre a sua cabeça, são as suas sete dores; o seu esplendor só é ultrapassado pelo das chagas gloriosas de seu Filho.
O reino dos céus sofre violência. Devemos sofrer agora com paciência, para merecer maior felicidade no Céu; ou então, sofreremos no Purgatório, com dor maior e sem mérito.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Sofro com paciência para merecer a minha entrada no Céu?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
NO FIM DO TERÇO
Salvé-Rainha
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:
Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
Orações do Anjo de Portugal
Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
LADAINHA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.
·Cristo, tende piedade de nós. - Cristo, tende piedade de nós.
·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.
·Jesus Cristo, ouvi-nos. - Jesus Cristo, ouvi-nos.
·Jesus Cristo, atendei-nos. - Jesus Cristo, atendei-nos.
·Deus, Pai dos Céus, - tende piedade de nós.
·Deus Filho, Redentor do mundo, - tende piedade de nós.
·Deus Espírito Santo, - tende piedade de nós.
·Santíssima Trindade, que sois um só Deus, - tende piedade de nós.
·Coração de Maria, concebido sem pecado, - rogai por nós.
·Coração de Maria, cheio de graça, - rogai por nós.
·Coração de Maria, bendito entre todos os corações, - rogai por nós.
·Coração de Maria, Sacrário da Santíssima Trindade, - rogai por nós.
·Coração de Maria, semelhantíssimo ao Coração de Jesus, - rogai por nós.
·Coração de Maria, no qual Jesus bem se compraz, - rogai por nós.
·Coração de Maria, abismo de humildade, - rogai por nós.
·Coração de Maria, trono de misericórdia, - rogai por nós.
·Coração de Maria, incêndio de amor divino, - rogai por nós.
·Coração de Maria, oceano de bondade, - rogai por nós.
·Coração de Maria, prodígio de pureza e inocência, - rogai por nós.
·Coração de Maria, espelho de todas as perfeições divinas, - rogai por nós.
·Coração de Maria, no qual o Sangue de Jesus, preço da nossa redenção, foi formado, - rogai por nós.
·Coração de Maria, que apressastes pelos vossos desejos a salvação do mundo, - rogai por nós.
·Coração de Maria, que obtendes graças para os pecadores, - rogai por nós.
·Coração de Maria, que conservais fidelissimamente as ações de Jesus, - rogai por nós.
·Coração de Maria, trespassado por uma espada de dor, - rogai por nós.
·Coração de Maria, acabrunhado de aflição durante a Paixão de Jesus Cristo, - rogai por nós.
·Coração de Maria, pregado à Cruz com Jesus crucificado, - rogai por nós.
·Coração de Maria, sepultado pela dor com Jesus morto, - rogai por nós.
·Coração de Maria, restituído à alegria pela Ressurreição de Jesus, - rogai por nós.
·Coração de Maria, inundado de inefável consolação na Ascenção de Jesus, - rogai por nós.
·Coração de Maria, cumulado de uma nova plenitude de graças na descida do Espírito Santo, - rogai por nós.
·Coração de Maria, consolação do aflitos, - rogai por nós.
·Coração de Maria, refúgio dos pecadores, - rogai por nós.
·Coração de Maria, esperança e doce sustentáculo daqueles que Vos veneram, - rogai por nós.
·Coração de Maria, socorro dos agonizantes, - rogai por nós.
·Coração de Maria, alegria dos Anjos e dos Santos, - rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.
Maria Imaculada, mansa e humilde de coração,
Fazei o meu coração semelhante ao Coração de Jesus.
Oremos, Deus clementíssimo que, para salvação dos pecadores e alívio dos desvalidos, quisestes que o Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria fosse idêntico em caridade e misericórdia ao Divino Coração de seu Filho Jesus Cristo, concedei-nos, a nós que celebramos esse dulcíssimo e amantíssimo Coração, a graça de - pelo méritos e intercessão da mesma Bem-Aventurada Virgem - nos tornarmos conformes ao Coração de Jesus. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.
Conclusão
À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.
Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.
Continuamos reunidos,
† Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.»
Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)
Comments