top of page

Terço do dia: Mistérios Dolorosos (15-04-2025)

  • Cláudia Pereira
  • 15 de abr.
  • 13 min de leitura

Atualizado: 21 de abr.

Este roteiro, é uma sugestão de oração do Santo Terço, para que através das Sagradas Escrituras e da Tradição da Santa Igreja, meditemos e mergulhemos nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria. Um alimento espiritual que nos ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprendermos com Jesus, Deus Filho, e a amarmos como Deus Espirito Santo.


Mistérios Dolorosos

Terças-feiras e Sextas-feiras



Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário

Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela.

Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente:

  • Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pobres pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções;

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões e novas vocações;

  • Pelos doentes e agonizantes;

  • Pelo meu país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Trindade Santíssima, nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.


Credo (Segurando a Cruz do Rosário)


Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Nós Vos oferecemos este Pai-Nosso pelo Santo Padre, e estas três Avé-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


3 Avé-Marias em honra da Santíssima Trindade

Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…

Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…

Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…


Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.


Oração ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria: Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)


Oração ao Anjo da Guarda e a São Miguel Arcanjo

Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia. Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador pois a ti me confiou a piedade Divina: hoje e sempre me rege, guarda, governa, e ilumina. Ámen.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.


Contemplemos os Mistérios Dolorosos...


A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

1.º MISTÉRIO


A agonia de Jesus no horto das oliveiras
1.º Mistério - A agonia de Jesus no horto das oliveiras

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 27, 3-4

Então Judas, que entregara Jesus, vendo que Ele tinha sido condenado, tocado pelo remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: «Pequei, entregando sangue inocente». Mas eles replicaram: «Que nos importa? É lá contigo».


Meditação

Parece uma ironia, mas o homem que obrigou os fariseus a reconhecerem a sua maldade, não foi Jesus, mas Judas. Os conspiradores estavam no templo, preparando o julgamento, quando Judas apareceu, sucumbido e inteiramente diferente do astuto e interessado traidor de uma hora atrás. «Entreguei o sangue de um inocente!» - exclamou. Talvez esperasse uma palavra de consolo dos seus companheiros de crime: «Não, não cumpriste o teu dever, Judas. Deus te abençoará por isso». Ao contrário, escuta uma confissão aberta, do frio e cego ódio que os consumia: «Sangue inocente? Que nos importa isso?»

Os fariseus procuraram esconder a sua culpa diante de Jesus, mas não lhe deram importância diante de Judas. Em todos nós há um pouco dessa duplicidade de espírito. Para um católico, a confissão frequente é o antídoto para a hipocrisia.

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


E eu?

Quantas vezes não sou hipócrita como os fariseus?

Procuro confessar-me frequentemente?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


A Flagelação de Jesus

2.º MISTÉRIO


A flagelação de Jesus
2.º Mistério - A flagelação de Jesus

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 18, 28

Depois, levaram Jesus da residência de Caifás ao pretório. Era de manhã cedo. Eles não entraram no pretório, para não se contaminarem e assim poderem comer a Páscoa.


Meditação

«Não entraram no pretório, para não se contaminarem». Se esta frase, não tivesse sido escrita sob inspiração de Deus, não teríamos acreditado que fosse possível tamanha hipocrisia. Era esse, o estado dos corações dos fariseus: sabiam que Jesus era o que proclamava ser – o inocente Filho de Deus. E, contudo, deliberadamente, à luz dessa convicção que lhes era incómoda – tramavam a Sua morte. Entretanto, para não se mancharem com uma simples ilegalidade, pediram que o Seu julgamento fosse feito fora do Palácio de Pilatos, que era pagão. O deicídio – a morte de Jesus Cristo – era um crime fácil para eles, mas por nada no mundo, queriam infringir uma rubrica da Lei.

Os fariseus incomodavam-se por ninharias, mas não se importavam de crucificar o Cristo. Estaremos nós inteiramente livres dessa inversão de valores?

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


E eu?

Confesso os pecados mais pequenos, mas omito os pecados grandes?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


A Coroação de Espinhos

3.º MISTÉRIO


A Coroação de Espinhos
3.º Mistério - A coroação de espinhos

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 19, 5-16

            Jesus saiu, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse-lhes: «Eis o homem».

Quando viram Jesus, os príncipes dos sacerdotes e os guardas gritaram: «Crucifica-O! Crucifica-O!» Disse-lhes Pilatos: «Tomai-O vós mesmos e crucificai-O, que eu não encontro n’Ele culpa alguma». Responderam-lhe os judeus: «Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque Se fez Filho de Deus».

Quando Pilatos ouviu estas palavras, ficou assustado. Voltou a entrar no pretório e perguntou a Jesus: «Donde és Tu?». Mas Jesus não lhe deu resposta. Disse-Lhe então Pilatos: «Não me falas? Não sabes que tenho poder para Te soltar e para Te crucificar?». Jesus respondeu-lhe: «Nenhum poder terias sobre Mim, se não te fosse dado do alto. Por isso, quem Me entregou a ti tem maior pecado». A partir de então, Pilatos procurava libertar Jesus. Mas os judeus gritavam: «Se O libertares, não és amigo de César: todo aquele que se faz rei é contra César».

Ao ouvir estas palavras, Pilatos trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado «Lagedo», em hebraico «Gabatá». Era a Preparação da Páscoa, por volta do meio-dia. Disse então aos judeus: «Eis o vosso rei!». Mas eles gritaram: «À morte, à morte! Crucifica-O!». Disse-lhes Pilatos: «Hei de crucificar o vosso rei?». Replicaram-lhe os príncipes dos sacerdotes: «Não temos outro rei senão César». Entregou-lhes então Jesus, para ser crucificado. E eles apoderaram-se de Jesus.


Meditação

Os fariseus, usaram todos os artifícios da maldade contra Jesus. Compraram o Cristo e declararam-n’O réu de morte, no seu monstruoso julgamento. Agora, diante de Pilatos, proferem mentiras sobre mentiras, acerca do seu prisioneiro. Jesus, havia declarado publicamente: «Vim salvar as ovelhas perdidas de Israel»; e os fariseus dizem a Pilatos: «Nós encontrámo-Lo, pervertendo a nossa nação». Jesus havia ordenado: «Dai a César o que é de César»; e os fariseus afirmaram a Pilatos: «Ele proíbe-nos de pagarmos o tributo a César». E então, aqueles orgulhosos chefes judaicos, que odiavam os seus conquistadores romanos, rematam a sua acusação contra Cristo, com uma última mentira: «Não temos outro rei senão César».

Um hipócrita é, no fundo, um mentiroso. E nós, somos verdadeiros com os outros e connosco próprios?

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


E eu?

Como é que eu distingo as minhas mentiras, da realidade?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


Jesus a caminho do Calvário

4.º MISTÉRIO


Jesus a caminho do Calvário.
4.º Mistério - Jesus a caminho do Calvário.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 27, 24-25

            Pilatos, vendo que não conseguia nada e aumentava o tumulto, mandou vir água e lavou as mãos na presença da multidão, dizendo: «Estou inocente do sangue deste homem. Isso é lá convosco». E todo o povo respondeu: «O seu sangue caia sobre nós e sobre os nossos filhos». Soltou-lhes então Barrabás. E, depois de ter mandado açoitar Jesus, entregou-lh’O para ser crucificado.


Meditação

Os chefes judeus, sabiam perfeitamente o que estavam a fazer, quando crucificaram Cristo, mas o povo judaico não. Era gente inconstante, que se deixava levar facilmente pelas suas impressões. Cinco dias antes, tinham cantado hossana, em torno da majestosa figura de Cristo. Mas agora que Jesus, Se assemelhava mais a um verme do que a um homem, Ele ouve-os vociferar, pedindo a Sua morte. O povo judaico, certamente pecou, mas pecou – como Pedro – mais por medo do que por malícia.

Os judeus, sofrem ainda, injustamente, em consequência da morte de Cristo. O antissemitismo é um crime monstruoso para um cristão. Como católicos, devemos respeitar os judeus, mais do que eles se respeitam. Adoramos a Deus que, encarnando-Se, nasceu como judeu, de uma jovem judia, Maria.

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


E eu?

Já pequei por ter medo das consequências?

Já pequei por malícia?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


A Crucifixão e Morte de Jesus

5.º MISTÉRIO


A Crucifixão e Morte de Jesus
5.º Mistério - A Crucifixão e Morte de Jesus

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 27, 39-44

Os que passavam insultavam-n’O e abanavam a cabeça, dizendo: «Tu, que destruías o templo e o reedificavas em três dias, salva-Te a Ti mesmo; se és Filho de Deus, desce da cruz». Os príncipes dos sacerdotes, juntamente com os escribas e os anciãos, também troçavam d’Ele, dizendo: «Salvou os outros e não pode salvar-Se a Si mesmo! Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz e acreditaremos n’Ele. Confiou em Deus: Ele que O livre agora, se O ama, porque disse: ‘Eu sou Filho de Deus’». Até os salteadores crucificados com Ele O insultavam.


Meditação

As mais belas poesias do mundo, foram escritas pelos profetas judeus. Em comparação com as suas exuberantes descrições, da vinda do Messias e da terra antiga que manava leite e mel, o próprio paraíso terrestre parecia um deserto. Os fariseus, embebendo-se das líricas estrofes dos profetas, tomaram as suas palavras à letra. Por isso, Jesus foi para os judeus, uma pedra de escândalo. Queriam um Salvador que tornasse esta Terra um paraíso, e crucificaram Cristo quando Ele disse: «O meu reino não é deste mundo». 

Disseram os fariseus: «Se és Filho de Deus, desce dessa cruz!» Diz-nos Jesus: «Se sois filhos de Deus, tomai a vossa cruz». A cruz que carregamos, é a nossa chave para entrarmos no reino de Deus.

Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86


E eu?

Aceito que o Reino de Deus não é deste mundo?

Aceito a minha cruz, para entrar no Reino de Deus?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

NO FIM DO TERÇO


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.


Orações do Anjo de Portugal

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


LADAINHA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.

·Cristo, tende piedade de nós. - Cristo, tende piedade de nós.

·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.

·Jesus Cristo, ouvi-nos. - Jesus Cristo, ouvi-nos.

·Jesus Cristo, atendei-nos. - Jesus Cristo, atendei-nos.

·Pai do Céu, que sois Deus, - tende piedade de nós.

·Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, - tende piedade de nós.

·Espírito Santo, que sois Deus, - tende piedade de nós.

·Santíssima Trindade, que sois um só Deus, - tende piedade de nós.


·Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio de Maria, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, de Majestade Infinita, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Templo Santo de Deus, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Tabernáculo do Altíssimo, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Casa de Deus e Porta do Céu, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Fornalha ardente de caridade, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Recetáculo de justiça e amor, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, cheio de bondade e amor, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Abismo de todas as virtudes, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Digníssimo de todo o louvor, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, no qual estão todos os tesouros de sabedoria e ciência, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, na qual habita toda a plenitude da divindade, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, no qual o Pai põe as suas complacências, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, de cuja plenitude todos nós participamos, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, desejo das colinas eternas, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Paciente e Misericordioso, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Rico para com todos os que Vos invocam, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Fonte de vida e santidade, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, propiciação pelos nossos pecados, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, saturado de infâmias, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, atribulado por causa dos nossos crimes, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, feito obediente até à morte, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, atravessado pela lança, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Fonte de toda a consolação, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Vítima dos pecadores, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Salvação dos que esperam em Vós, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Esperança dos que expiram em Vós, - tende piedade de nós.

·Coração de Jesus, Delícia de todos os santos, - tende piedade de nós.


Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.


  • Jesus, manso e humilde de Coração, 

fazei o nosso coração semelhante Rao vosso.


Oremos, Deus omnipotente e terno, olhai para o Coração do vosso Filho diletíssimo e para os louvores e as satisfações que Ele, em nome dos pecadores, Vos tributa; e aos que imploram a vossa misericórdia concedei benigno o perdão, em nome do Vosso Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amén.


Conclusão

À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.

  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.

Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Comentarios


Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page