«Dizem e não fazem» - 18-03-2025
- Cláudia Pereira
- 18 de mar.
- 5 min de leitura
Atualizado: 1 de abr.
São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja
Nota Histórica:
Cirilo nasceu de pais cristãos, no ano 315. Sucedeu na Sé de Jerusalém ao bispo Máximo, no ano 348. Por causa da sua oposição aos arianos sofreu muitos ultrajes e foi expulso várias vezes da sua sede episcopal. Representante insigne da tradição mistagógica de Jerusalém, foi catequista e educador na fé do povo de Deus. Testemunham a sua atividade pastoral as homilias e as catequeses em que explicava aos fiéis a verdadeira doutrina da fé, a Sagrada Escritura e a Tradição da Igreja. Morreu no ano 386.

LEITURA I - Is 1, 10.16-20
«Aprendei a fazer o bem, respeitai o direito»
Leitura do Livro de Isaías
Escutai a palavra do Senhor, chefes de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, povo de Gomorra: «Lavai-vos, purificai-vos, afastai dos meus olhos a malícia das vossas ações, deixai de praticar o mal e aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva. Vinde então para discutirmos as nossas razões, – diz o Senhor. Ainda que os vossos pecados sejam como o escarlate, ficarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã. Se fordes dóceis e obedientes, comereis os bens da terra. Mas se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados pela espada». Assim falou a boca do Senhor.
Palavra do Senhor.
Explicação da Leitura I:
Com frequência a palavra de Deus declara, de forma muito positiva, em que vem a consistir a conversão. Hoje diz-nos: “Fazei o bem”, e mais concretamente: “Protegei o oprimido...”. Ao que vive na justiça é que Deus fará ver a sua salvação (Salmo). A fé vive-se em toda a vida e não apenas em certos momentos. Mas a Quaresma é um tempo particularmente denso, no qual havemos de aprender, de novo, a viver, todos os dias, da fé. Só assim poderemos ter parte na Ressurreição, no termo da grande caminhada.
SALMO RESPONSORIAL
Salmo 49 (50), 8-9.16bc-17.21.23 (R. 23b)
Refrão: A quem segue o caminho reto
darei a salvação de Deus. Repete-se
Não é pelos sacrifícios que Eu te repreendo:
os teus holocaustos estão sempre na minha presença.
Não aceito os novilhos da tua casa
nem os cabritos do teu rebanho.
Refrão
Como falas tanto na minha lei
e trazes na boca a minha aliança,
tu que detestas os meus ensinamentos
e desprezas as minhas palavras.
Refrão
Considerai isto, vós que esqueceis a Deus,
não aconteça que vos extermine,
sem haver quem vos salve.
Honra-Me quem Me oferece um sacrifício de louvor,
a quem segue o caminho recto darei a salvação de Deus.
Refrão
ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO
Ez 18, 31
Refrão: Louvor a Vós, Jesus Cristo, Rei da eterna glória. Repete-se
Deixai todos os vossos pecados, diz o Senhor;
criai um coração novo e um espírito novo. Refrão
EVANGELHO - Mt 23, 1-12
«Dizem e não fazem»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo: «Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: alargam as filactérias e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por ‘Mestres’.
Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos. Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias. Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».
Palavra da salvação.
Explicação do Evangelho:
Já a leitura anterior nos traçava um caminho de justiça e de santidade. Segui-lo, é estar na escola que leva a Deus. De contrário, estaríamos condenados juntamente com os escribas e fariseus, que “dizem e não fazem”, ainda que ocupem a cadeira de mestres, ou então o que fazem é por ostentação, para serem tidos por grandes. Mas os que a si mesmos se elevam por orgulho e vã glória a si mesmos traçam o caminho escorregadio da humilhação, que os não levará nunca ao monte da Transfiguração, que ontem se erguia diante de nós.
MEDITAÇÃO
O Evangelho nos chama hoje a meditar sobre o pecado da vaidade, mãe de inúmeros e disformes rebentos — dentre eles, a hipocrisia, sempre duramente repreendida por Nosso Senhor. “Quem se exalta será humilhado”, assim termina a leitura, “e quem se humilhar será exaltado”. Nisto consiste, pois, a vaidade: no desejo desordenado que todos temos por manifestar aos outros as nossas “excelências” vazias, as nossas “glórias” de pés de barro (Dn 2, 33), os nossos méritos imerecidos. Queremos parecer o que não somos, exibir o que não temos, fazer o que não podemos.
Pretendemos roubar de Deus o louvor que só a Ele é devido e esquecemo-nos de que, se há em nós algo de bom, foi d’Ele mesmo que o recebemos. Pois sem Ele, que opera em nós tanto o querer quanto o fazer (Fl 2, 13), somos como varas secas, decepadas da videira (Jo 15, 5). Quantas vezes ao dia não colocamos as nossas máscaras e, quais sepulcros caiados (Mt 23, 27), julgamo-nos melhores que os outros, comprazemo-nos diante da nossa piedade — jejuns, esmolas, orações — e, esquecidos de nossas inúmeras misérias e da infinita misericórdia do Senhor, pensamos ser os autores de todo o bem que fazemos!
O remédio para esse apetite louco e vão, que nos impele a tomar o lugar do Altíssimo, é reconhecer todos os dias, com fervor e sinceridade, os santos direitos de Deus: dar a Ele o que lhe é devido e recusar dar a nós mesmos, ao mundo e aos homens, a honra e o louvor que somente podem pertencer Àquele que tudo fez com sabedoria e bondade.
Que a Virgem Santíssima, Espelho da justiça, nos ajude a fazermos tudo para a maior glória de Deus, bendito pelos séculos. A nós, vermes e servos inúteis, o pecado e a vergonha; a Ele, três vezes santo, o poder e a glória para sempre!
De: Padre Paulo Ricardo. "Precisamos combater a vanglória" in Homilia Diária de 18-03-2025
Que Deus vos abençoe sempre!
Comentários