top of page

Terço do dia: Mistérios Luminosos (27-03-2025)

  • Cláudia Pereira
  • 27 de mar.
  • 13 min de leitura

Atualizado: 21 de abr.


Este roteiro, é uma sugestão de oração do Santo Terço, para que através das Sagradas Escrituras e da Tradição da Santa Igreja, meditemos e mergulhemos nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria. Um alimento espiritual que nos ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprendermos com Jesus, Deus Filho, e a amarmos como Deus, Espirito Santo.


Mistérios Luminosos

Quintas-feiras


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário

Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela.

Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente:

  • Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pobres pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções;

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões e novas vocações;

  • Pelos doentes e agonizantes;

  • Pelo meu país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Credo (Segurando a Cruz do Rosário)

Honremos os mistérios da nossa Fé...

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Nós Vos oferecemos este Pai-Nosso e as três Avé-Marias do Angelus para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


Angelus

  • O Anjo do Senhor anunciou a Maria

E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria…

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.

  • Eis aqui a serva do Senhor.

Faça-se em mim segundo a vossa palavra. Ave Maria…

  • E o Verbo se fez carne.

E habitou entre nós. Ave Maria…

  • Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo, pela mensagem do Anjo, a encarnação do Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição pela intercessão da Virgem Maria. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém!


Oração ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria:

Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. 

E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.


Contemplemos os Mistérios Luminosos...


A Batismo de Jesus no rio Jordão

1.º MISTÉRIO


O Batismo de Jesus no rio Jordão
1.º Mistério - O Batismo de Jesus no rio Jordão

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 3, 13-15

Então, veio Jesus da Galileia ao Jordão ter com João, para ser batizado por ele. João opunha-se, dizendo: «Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti, e Tu vens a mim?» Jesus, porém, respondeu-lhe: «Deixa por agora. Convém que cumpramos assim toda a justiça.» João, então, concordou.

Uma vez batizado, Jesus saiu da água e eis que se rasgaram os céus, e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele. E uma voz vinda do Céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado.»


Meditação

O Filho de Deus na fila dos pecadores! Ele, igual a nós em tudo exceto no pecado (Heb 4, 15), deixa-Se batizar.  No Batismo, Jesus revela-nos o Seu modo de ser: assumir a condição humana até ao extremo, descer sempre, para revelar ao mundo a Sua verdadeira identidade – ser o Filho muito amado de Deus. O Batismo de Jesus é uma oportunidade para contemplarmos o Deus Santo, que Se deixa sepultar. Também nós, deixando-nos sepultar com Ele, renascemos para uma vida nova.

Deus de Misericórdia, que no Batismo de Jesus nos revelaste a Sua verdadeira identidade, concede-nos, por intercessão de Maria, a graça de nos sentirmos, em todas as circunstâncias, Teus filhos muito amados. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámen.


E eu?

  • O que é que na minha vida precisa de “nascer para Deus”? 

  • Onde e com quem me pede o Senhor que “desça”, que renuncie?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


Jesus nas Bodas de Caná da Galileia

2.º MISTÉRIO


Jesus nas Bodas de Caná da Galileia
2.º Mistério - Jesus nas Bodas de Caná da Galileia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 2, 1-11

Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda. Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho!»

Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.» Sua mãe disse aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser!» 

Ora, havia ali seis vasilhas de pedra preparadas para os ritos de purificação dos judeus, com capacidade de duas ou três medidas cada uma. Disse-lhes Jesus: «Enchei as vasilhas de água.» Eles encheram-nas até acima. Então ordenou-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de mesa.» 

E eles assim fizeram. O chefe de mesa provou a água transformada em vinho, sem saber de onde era - se bem que soubessem os serventes que tinham tirado a água; chamou o noivo e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho melhor e, depois de terem bebido bem, é que serve o pior. Tu, porém, guardaste o melhor vinho até agora!» 

Assim, em Caná da Galileia, Jesus realizou o primeiro dos seus sinais miraculosos, com o qual manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele.


Meditação

Maria revela-se nesta passagem como o protótipo de todo o crente: atenta às necessidades concretas, apresenta-as a Jesus e anima os que estão à sua volta para porem n’Ele a sua confiança. As Bodas de Caná são uma oportunidade para contemplarmos o Deus Santo, que acolhe com Bondade as nossas preces e os nossos desejos. É o Deus do “tempo oportuno”, que sabe dar a cada um aquilo de que mais precisa.

Deus de Infinita Bondade, que ouves o clamor do Teu Povo e respondes, solícito, às suas preces, faz-nos, por intercessão de Maria, atentos às necessidades do nosso mundo e concede-nos uma profunda confiança no poder da Tua graça. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámen.


E eu?

  • A que necessidades, à minha volta, posso estar mais atento? 

  • A quem posso dizer, como Maria, confia; faz o que Jesus te disser?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


O Anúncio do Reino de Deus e o Convite à Conversão

3.º MISTÉRIO


O Anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão
3.º Mistério - O Anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 4, 12-17

            Quando Jesus ouviu dizer que João Batista fora preso, retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer:

«Terra de Zabulão e terra de Neftali, estrada do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte uma luz se levantou». 

Desde então, Jesus começou a pregar: «Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus».


Meditação

Perante a prisão injusta de João Batista, Jesus reage com vigor, resumindo e anunciando o essencial da mensagem de Deus: em Jesus, o Reino de Deus aproximou-se de nós. Perante esta “Boa Notícia”, a resposta de cada crente só pode ser uma: converter-se e acreditar. O Anúncio da proximidade de Deus, em Jesus Cristo, é uma oportunidade para contemplarmos o Deus Santo, que elimina todas as barreiras. É o Deus de Amor que, em Jesus, Se aproxima sempre de nós e nos convida a voltarmos para Ele.

Deus de Amor, que no Teu Filho Jesus Cristo não te cansas de Te aproximar de cada um de nós, dá-nos um coração sensível à Tua Presença e enche-nos de fé e de coragem para Te anunciarmos com alegria. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámen.


E eu?

  • Experimento na minha vida esta proximidade de Deus, em Jesus Cristo?

  • Acredito e anuncio com vigor esta “Boa Notícia”, para que outros se convertam?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


A Transfiguração de Jesus

4.º MISTÉRIO


A Transfiguração de Jesus
4.º Mistério - A Transfiguração de Jesus

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos 9, 2-6

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhuma lavandeira sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus.

Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». 

Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O!». 


Meditação

Envolvidos numa experiência de Luz e de Sentido, que antecipa a Ressurreição do Senhor, os discípulos recebem um novo imperativo: “Escutai-O!”. Escutar e obedecer têm a mesma raiz: estar atentos, para que todos os sentidos possam conhecer internamente e aderir à Verdade que é Jesus. A Transfiguração do Senhor é uma oportunidade para contemplarmos o Deus Santo, que revela aos homens, em Jesus Cristo, a Sua Santidade. É o Deus Fiel, que enche de sentido e luz a vida dos que O escutam.

Deus Santo, que nos ofereces o Teu Filho como Caminho, Verdade e Vida, concede-nos, por intercessão de Maria, a graça de O escutarmos sempre e de pormos em prática aquilo que Ele nos pede. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámen.


E eu?

  • Que experiências tenho da revelação da Verdade de Deus na minha vida? 

  • Deixo-me implicar por essa Verdade, que é Cristo? Escuto-O e adiro a Ele?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


A Instituição da Eucaristia

5.º MISTÉRIO



A Instituição da Eucaristia
5.º Mistério - A Instituição da Eucaristia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 22, 14-20

Quando chegou a hora, pôs-se à mesa e os Apóstolos com Ele. Disse-lhes: «Tenho ardentemente desejado comer esta Páscoa convosco, antes de padecer, pois digo-vos que já não a voltarei a comer até ela ter pleno cumprimento no Reino de Deus.

Tomando uma taça, deu graças e disse: «Tomai e reparti entre vós, pois digo-vos que não tornarei a beber do fruto da videira, até chegar o Reino de Deus.

Tomou, então, o pão e, depois de dar graças, partiu-o e distribui-o por eles, dizendo: «Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória.»

Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós.» 


Meditação

Paulo escreve aos cristãos de Corinto, para os alertar de que as divisões e desigualdades que viviam na comunidade punham em causa o sentido da celebração da eucaristia. Na Última Ceia, o Senhor Jesus antecipa a Sua entrega na Cruz e oferece-Se, no Pão e no Vinho, para a reconciliação de todos os homens consigo mesmos, entre si e com Deus. A Instituição da Eucaristia é uma oportunidade para contemplarmos o Deus Santo, entregue por nós, em Cristo Jesus. É o Deus da Comunhão, que Se parte e Se reparte para que sejamos, n’Ele, um só Corpo!

Deus de Bondade, que em Jesus te fizeste Pão da Vida e Vinho da Salvação, ajuda-nos a colaborarmos generosamente na reconciliação de todas as pessoas consigo mesmas, com os outros e contigo. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámen.


E eu?

  • Vivo a relação entre o Corpo que comungo e a Comunhão que Jesus deseja? 

  • Com quem me chama Cristo a dar passos concretos de reconciliação?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

NO FIM DO TERÇO


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.


Orações do Anjo de Portugal

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


LADAINHA DE SÃO JOSÉ

·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.

·Cristo, tende piedade de nós. - Cristo, tende piedade de nós.

·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.

·Jesus Cristo, ouvi-nos. - Jesus Cristo, ouvi-nos.

·Jesus Cristo, atendei-nos. - Jesus Cristo, atendei-nos.

·Deus, Pai dos Céus, - tende piedade de nós.

·Deus Filho, Redentor do mundo, - tende piedade de nós.

·Deus Espírito Santo, - tende piedade de nós.

·Santíssima Trindade, que sois um só Deus, - tende piedade de nós.

·Santa Maria, - rogai por nós.

·São José, - rogai por nós.

·Ilustre filho de David, - rogai por nós.

·Luz do Patriarcas, - rogai por nós.

·Esposo da Mãe de Deus, - rogai por nós.

·Casto guarda da Virgem, - rogai por nós.

·Sustentador do Filho de Deus, - rogai por nós.

·Zeloso Defensor de Jesus Cristo, - rogai por nós.

·Chefe da Sagrada Família, - rogai por nós.

·José justíssimo, - rogai por nós.

·José castíssimo, - rogai por nós.

·José prudentíssimo, - rogai por nós.

·José fortíssimo, - rogai por nós.

·José obedientíssimo, - rogai por nós.

·José fidelíssimo, - rogai por nós.

·Espelho de Paciência, - rogai por nós.

·Amante da pobreza, - rogai por nós.

·Modelo dos operários, - rogai por nós.

·Honra da vida de família, - rogai por nós.

·Guarda das virgens, - rogai por nós.

·Sustentáculo das famílias, - rogai por nós.

·Alívio dos miseráveis, - rogai por nós.

·Esperança dos doentes, - rogai por nós.

·Patrono dos moribundos, - rogai por nós.

·Terror dos demónios, - rogai por nós.

·Protetor da Santa Igreja, - rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.


  • Ele constituiu-o senhor da sua casa,

E fê-lo príncipe de todos os seus bens.


Oremos, Ó Deus, que por inefável providência Vos dignaste escolher São José para esposo da vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Ámen.


Conclusão

À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.

  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.

Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Comments


Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page