top of page

Terço do dia: Mistérios Luminosos (3-04-2025)

  • Cláudia Pereira
  • 3 de abr.
  • 16 min de leitura

Atualizado: 21 de abr.

Este roteiro, é uma sugestão de oração do Santo Terço, para que através das Sagradas Escrituras e da Tradição da Santa Igreja, meditemos e mergulhemos nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria. Um alimento espiritual que nos ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprendermos com Jesus, Deus Filho, e a amarmos como Deus, Espirito Santo.


Mistérios Luminosos

Quintas-feiras


Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Rosário

Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela.

Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente:

  • Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;

  • Pela conversão dos pobres pecadores;

  • Pelo Santo Padre e pelas suas intenções;

  • Pelas almas do Purgatório;

  • Pela paz no mundo;

  • Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;

  • Pelo nosso pároco;

  • Pela santificação das famílias e proteção das crianças;

  • Pelos cristãos que sofrem de perseguição;

  • Pelas missões e novas vocações;

  • Pelos doentes e agonizantes;

  • Pelo meu país;

  • E pelas intenções que cada um traz em seu coração.


Credo (Segurando a Cruz do Rosário)

Honremos os mistérios da nossa Fé...

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.


Pai-Nosso

Nós Vos oferecemos este Pai-Nosso e as três Avé-Marias do Angelus para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.


Angelus

  • O Anjo do Senhor anunciou a Maria

E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria…

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.

  • Eis aqui a serva do Senhor.

Faça-se em mim segundo a vossa palavra. Ave Maria…

  • E o Verbo se fez carne.

E habitou entre nós. Ave Maria…

  • Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo, pela mensagem do Anjo, a encarnação do Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição pela intercessão da Virgem Maria. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém!


Oração ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.

ou

Para fazer o Cenáculo com Maria:

Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. 

E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.


Contemplemos os Mistérios Luminosos...


A Batismo de Jesus no rio Jordão

1.º MISTÉRIO


O Batismo de Jesus no rio Jordão
1.º Mistério - O Batismo de Jesus no rio Jordão

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos 1, 1-7

Naquele tempo, João começou a pregar, dizendo: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu batizo na água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo».

Sucedeu que, naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. Ao subir da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito, como uma pomba, descer sobre Ele. E dos céus ouviu-se uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência».


Meditação

Ao ser batizado por S. João, o Senhor vê os céus se abrirem e de lá descer a voz do Pai, que lhe diz: «Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência». O Pai testemunha aqui a alegria que lhe causa o amor e a obediência de Jesus Cristo, seu Filho encarnado. Nele, repousa toda a complacência de Deus, pois só em Jesus o coração humano chegou a amar o Pai com todo o amor de que Ele é digno. Sinal disto é a presença, em forma de pomba, do Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho “por uma comum espiração de amor infinitamente santa” (Antonio R. Marín, Dios y su Obra. Madrid: BAC, 1963, p. 314, n. 295).

No batismo do Senhor, contemplamos o mistério em que, no Sacratíssimo Coração de Cristo, o Pai goza da mesma alegria, da mesma felicidade que, por assim dizer, lhe “proporciona” a geração eterna de seu Filho no céu. Assim, também no nosso próprio batismo; por meio dele, revestimo-nos de Cristo e, assimilados ao seu Corpo, que é a Igreja, apresentamo-nos ao Pai sob o título de filhos, que Ele mesmo quis conceder-nos. Pois, ao ver um de seus filhos, batizados e em estado de graça, é a Cristo que o Pai distingue, e por isso, o seu coração celeste, transbordante de alegria, pode dizer a cada um de nós: «Tu és o meu Filho amado», porque é Ele quem age em nós, que ama em nós, que se sacrifica em nós. É a Ele, numa palavra, que o Pai deseja reconhecer em nós, porque é impossível, fora de Jesus, agradar verdadeiramente o Pai, cujo único amor, cuja única grande e santa “obsessão” é o seu Filho unigénito, de quem hoje temos a graça de ser membros vivos.

Adaptado de: Padre Paulo Ricardo - “Festa do Batismo do Senhor” in Homilia Diária (8.Jan.2018)


E eu?

  • Espero agradar a Deus sem amar Jesus?

  • Como procuro unir-me a Jesus Cristo através da Igreja?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


Jesus nas Bodas de Caná da Galileia

2.º MISTÉRIO


Jesus nas Bodas de Caná da Galileia
2.º Mistério - Jesus nas Bodas de Caná da Galileia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 2, 1-11

Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda. Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho!»

Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.» Sua mãe disse aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser!» 

Ora, havia ali seis vasilhas de pedra preparadas para os ritos de purificação dos judeus, com capacidade de duas ou três medidas cada uma. Disse-lhes Jesus: «Enchei as vasilhas de água.» Eles encheram-nas até acima. Então ordenou-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de mesa.» 

E eles assim fizeram. O chefe de mesa provou a água transformada em vinho, sem saber de onde era - se bem que soubessem os serventes que tinham tirado a água; chamou o noivo e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho melhor e, depois de terem bebido bem, é que serve o pior. Tu, porém, guardaste o melhor vinho até agora!» 

Assim, em Caná da Galileia, Jesus realizou o primeiro dos seus sinais miraculosos, com o qual manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele.


Meditação

No mistério anterior, meditámos sobre a realidade do Batismo, que nos prepara para a grande festa de núpcias no Céu, o casamento entre Deus e a humanidade. Esse casamento é representado por Jesus, que, sendo perfeitamente Deus e perfeitamente homem, realiza a união entre o Céu e a terra. Assim, este milagre constitui uma representação antecipada dessa união divina.

São João, que nos relata estas bodas de Caná, escreverá o Apocalipse, onde ouviremos: «Felizes os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro!», ou seja, para a festa do casamento. Se isto está escrito no Apocalipse, no final da Bíblia, faz sentido que este tema, já esteja também presente, no início da vida pública de Jesus, no seu primeiro milagre. Então, qual é o caminho eficiente para chegarmos a esse casamento?

Este mistério mostra-nos que, um passo importante para nos unirmos a Jesus, é a presença de Maria. Não podemos omitir tal verdade, porque a Virgem Maria, sempre foi um caminho seguro para amar mais a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Adaptado de Padre Paulo Ricardo - “As bodas de Caná e as núpcias do Cordeiro” in Homilia Dominical (19.Jan.2025)


E eu?

  • Como me preparo para o banquete nupcial do Cordeiro?

  • Como deixo que a Virgem Maria me conduza a Jesus?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


O Anúncio do Reino de Deus e o Convite à Conversão

3.º MISTÉRIO


O Anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão
3.º Mistério - O Anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 17, 20-25

Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus quando viria o reino de Deus e Ele respondeu-lhes, dizendo: «O reino de Deus não vem de maneira visível, nem se dirá: ‘Está aqui ou ali’; porque o reino de Deus está no meio de vós».

Depois disse aos seus discípulos: «Dias virão em que desejareis ver um dia do Filho do homem e não o vereis. Hão de dizer-vos: ‘Está ali’, ou ‘Está aqui’. Não queirais ir nem os sigais. Pois assim como o relâmpago, que faísca dum lado do horizonte e brilha até ao lado oposto, assim será o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro tem de sofrer muito e ser rejeitado por esta geração».


Meditação

Quando chegará o Reino de Deus? A esta pergunta dos fariseus, Jesus não responde diretamente, mas com a afirmação rotunda de que o Reino de Deus já chegou. Não de forma ostensiva, perceptível pelos sentidos do corpo, mas como realidade espiritual, da qual só nos podemos aperceber pelo sensus superior da fé.

O Reino de Deus, está entre nós de forma objetiva e concreta, porque este reino, é o próprio Filho de Deus encarnado, que se deixou ver e palpar em carne humana. Mas se o Reino é o Verbo encarnado, e se toda carne é visível, como podemos dizer que o Reino é espiritual, acessível apenas aos olhos da fé?

Por dois motivos fundamentais: primeiro porque, é somente pela fé sobrenatural que podemos, a partir dos tantos sinais que rodeiam a pessoa de Cristo, alcançar a sua natureza divina, que opera por meio de sua humanidade santíssima. Segundo porque, é somente por essa mesma fé que o Reino de Deus, isto é, Cristo Jesus que está entre nós, passa a estar também dentro de nós.

É pela fé, que o Reino, uma vez reconhecido, pode reinar efetivamente na nossa alma, que é o trono que mais agrada o Coração de Cristo. É nesse sentido, que o Senhor diz que o reino não vem ostensivamente. As realidades aqui de fora, incluindo os milagres de Cristo, não têm outra função, além de nos conduzir para dentro, para a intimidade da nossa alma, que é onde Deus quer verdadeiramente reinar, para ali ser adorado e servido gentilmente.

Adaptado de Padre Paulo Ricardo - “Onde está o Reino de Deus?” in Homilia Diária (16.Nov.2023).


E eu?

  • Como está a minha fé?

  • Como procuro criar intimidade com a minha alma para que Deus possa habitar e reinar dentro dela?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


A Transfiguração de Jesus

4.º MISTÉRIO


A Transfiguração de Jesus
4.º Mistério - A Transfiguração de Jesus

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos 9, 2-6

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhuma lavandeira sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus.

Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». 

Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O!». 


Meditação

No mistério da Transfiguração do Senhor meditamos, com esperança e alegria antecipada, aquilo que estamos chamados a ser depois da ressurreição. Unidos novamente a nossos corpos, glorificados e espiritualizados, seremos no céu, humanidade divinizada, participantes da natureza divina (2 Pd 1, 4) não só pela graça, mas pela glória, da qual ela é já nesta vida semente e princípio.

Jesus subiu, na companhia dos seus três discípulos mais íntimos, o monte Tabor. Lá, deixando transparecer o esplendor da sua divindade, Cristo transfigurado faz Pedro, Tiago e João experimentarem um misto inexprimível de sensações: medo, perplexidade e, mais do que tudo, profunda alegria: «Mestre, como é bom estarmos aqui!».

O rosto luminoso de Cristo indica-nos a transformação que Ele quer operar em nós: sem nos fazer perder a nossa humanidade, Ele quer comunicar-nos, pela participação da sua graça, a sua própria condição divina, para que sejamos como deuses (Jo 10, 34; Sl 81, 6).

Essa transformação, cumprir-se-á plenamente no céu, mas tem início já neste mundo quando, em que pelo Batismo, somos sepultados com Cristo (Rm 6, 4) e com Ele ressurgimos para uma condição nova, feitos agora filhos adotivos do Pai. É nos santos, de modo particular, que vemos essa transfiguração de que o Senhor nos quer fazer partícipes: neles, o Espírito Santo age de tal modo através dos seus dons, que os atos heroicos de amor, fortaleza e entrega que a história lhes atribui já não são apenas humanos, mas radicalmente divinos.

Que também nós, sendo fiéis à graça e em tudo procurando ser santos para maior glória de Deus, possamos um dia ver realizada em nossos corpos e almas a transfiguração que hoje contemplamos no rosto adorável de Cristo.​

Adaptado de Padre Paulo Ricardo - “Festa da Transfiguração do Senhor” in Homilia Diária (6.Ago.2018)


E eu?

  • Acredito na ressurreição da carne, em que vou participar da natureza divina de Deus?​

  • O que faço, na minha vida, para deixar que a graça de Deus atue e transfigure a minha alma?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.


A Instituição da Eucaristia

5.º MISTÉRIO



Cura do servo do centurião
Cura do servo do centurião - Mt 8, 5-17

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 8, 5-17

Naquele tempo, ao entrar Jesus em Cafarnaum, aproximou-se d’Ele um centurião, que Lhe suplicou, dizendo: «Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre horrivelmente». Disse-lhe Jesus: «Eu irei curá-lo». Mas o centurião respondeu-Lhe: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas diz uma só palavra e o meu servo ficará curado. Porque eu, que não passo dum subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens: digo a um ‘Vai!’ e ele vai; a outro ‘Vem!’ e ele vem; e ao meu servo ‘Faz isto!’ e ele faz».

Ao ouvi-lo, Jesus ficou admirado e disse àqueles que O seguiam: «Em verdade vos digo: Não encontrei ninguém em Israel com tão grande fé. Por isso vos digo: Do Oriente e do Ocidente virão muitos sentar-se à mesa, com Abraão, Isaac e Jacob, no reino dos Céus, ao passo que os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes».

Depois Jesus disse ao centurião: «Vai para casa. Seja feito conforme acreditaste». E naquela hora, o servo ficou curado.

Quando Jesus entrou na casa de Pedro, viu que a sogra dele estava de cama com febre. Tocou-lhe na mão e a febre deixou-a; ela então levantou-se e começou a servi-los. Ao cair da tarde, trouxeram-Lhe muitos possessos. Jesus expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, dizendo: «Tomou sobre si as nossas enfermidades e suportou as nossas doenças».


Meditação

Ao aproximar-se de Cristo, com efeito, aquele oficial manifestou duas virtudes, que precisamos fomentar com fervor, antes de recebermos Jesus sacramentado: de um lado, humildade profunda, expressa naquelas palavras que a Igreja ainda hoje repete em sua Liturgia: «Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada»; de outro, fé viva, expressa naquele pedido cheio de confiança: «Dizei uma só palavra e o meu servo será curado». Também nós, ao aproximarmo-nos da Eucaristia, temos de nos rebaixar com humildade, reconhecendo a nossa profunda indignidade, e crer, não somente na presença real de Jesus, mas também no poder vivificante do seu contacto: "Senhor", digamos com o leproso do Evangelho, «se queres, podes curar-me» (Mt 8, 2).

A segunda parte, mostra-nos Cristo curar, não mais à distância, como fizera com o servo do oficial, mas pelo seu próprio toque. Tendo entrado na casa de Simão, Jesus «viu que a sogra dele estava de cama com febre. Tocou-lhe na mão e a febre deixou-a». Do mesmo modo, se nos prepararmos para comungar com as devidas disposições, o Senhor entrará também no íntimo de nossa morada e, tocando-nos com o seu Corpo sacratíssimo, tornará verdadeiramente eficaz a nossa comunhão. Aquecendo-nos, assim, com o fogo ardente que a sua presença real ateia em nosso coração, Jesus nos comunica as forças e as graças necessárias para que, curados de nossas enfermidades espirituais, levantemo-nos como a sogra de Pedro e ponhamo-nos a servi-lo.

Busquemos fazer da comunhão frequente o eixo de nossa vida cristã; esforcemo-nos por comungar bem, preparando-nos com fé e humildade para receber Aquele que «tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades» (Is 53, 4).​

Adaptado de Padre Paulo Ricardo - “A Eucaristia e o centurião romano” in Homilia Diária (25.Jun.2016)


E eu?

  • Acredito no poder vivificante que a Eucaristia tem na minha alma?​

  • Como me apresento diante de Jesus para O receber na Eucaristia?​

  • Como procuro desenvolver as virtudes da humildade, da fé e da confiança, tão necessárias para O receber?


Pai-Nosso + 10 Avé-Marias

Jaculatórias:

  • Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  • Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

NO FIM DO TERÇO


Salvé-Rainha

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.


Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.


Orações do Anjo de Portugal

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. 

Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


LADAINHA DE SÃO JOSÉ

·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.

·Cristo, tende piedade de nós. - Cristo, tende piedade de nós.

·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.

·Jesus Cristo, ouvi-nos. - Jesus Cristo, ouvi-nos.

·Jesus Cristo, atendei-nos. - Jesus Cristo, atendei-nos.

·Deus, Pai dos Céus, - tende piedade de nós.

·Deus Filho, Redentor do mundo, - tende piedade de nós.

·Deus Espírito Santo, - tende piedade de nós.

·Santíssima Trindade, que sois um só Deus, - tende piedade de nós.

·Santa Maria, - rogai por nós.

·São José, - rogai por nós.

·Ilustre filho de David, - rogai por nós.

·Luz do Patriarcas, - rogai por nós.

·Esposo da Mãe de Deus, - rogai por nós.

·Casto guarda da Virgem, - rogai por nós.

·Sustentador do Filho de Deus, - rogai por nós.

·Zeloso Defensor de Jesus Cristo, - rogai por nós.

·Chefe da Sagrada Família, - rogai por nós.

·José justíssimo, - rogai por nós.

·José castíssimo, - rogai por nós.

·José prudentíssimo, - rogai por nós.

·José fortíssimo, - rogai por nós.

·José obedientíssimo, - rogai por nós.

·José fidelíssimo, - rogai por nós.

·Espelho de Paciência, - rogai por nós.

·Amante da pobreza, - rogai por nós.

·Modelo dos operários, - rogai por nós.

·Honra da vida de família, - rogai por nós.

·Guarda das virgens, - rogai por nós.

·Sustentáculo das famílias, - rogai por nós.

·Alívio dos miseráveis, - rogai por nós.

·Esperança dos doentes, - rogai por nós.

·Patrono dos moribundos, - rogai por nós.

·Terror dos demónios, - rogai por nós.

·Protetor da Santa Igreja, - rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.


  • Ele constituiu-o senhor da sua casa,

E fê-lo príncipe de todos os seus bens.


Oremos, Ó Deus, que por inefável providência Vos dignaste escolher São José para esposo da vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Ámen.


Conclusão

À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.

  • Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.

Continuamos reunidos,

 Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.


Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!

Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.» 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)

Comments


Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page