Terço do dia: Mistérios Gozosos (26-04-2025)
- Cláudia Pereira
- 26 de abr.
- 13 min de leitura
Este roteiro, é uma sugestão de oração do Santo Terço do Rosário, para que através das Sagradas Escrituras, da vida dos Santos e da Tradição da Santa Igreja, meditemos e mergulhemos nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria. Um alimento espiritual que nos ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprendermos com Jesus, Deus Filho, e a amarmos como Deus Espirito Santo.
Mistérios Gozosos
Segundas-feiras e Sábados
Sinal da Cruz
Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos Deus, † Nosso Senhor, dos nossos † inimigos. Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento do Rosário
Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Unimo-nos a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renunciamos a todas as distrações que nos sobrevierem durante este Rosário, que queremos recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da nossa vida.
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos, particularmente:
Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;
Pela conversão dos pobres pecadores;
Pelo Santo Padre e pelas suas intenções;
Pelas almas do Purgatório;
Pela paz no mundo;
Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;
Pelo nosso pároco;
Pela santificação das famílias e proteção das crianças;
Pelos cristãos que sofrem de perseguição;
Pelas missões e novas vocações;
Pelos doentes e agonizantes;
Pelo nosso país;
E pelas intenções que cada um traz em seu coração.
Trindade Santíssima, nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai-Nosso e estas três Avé-Marias, para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das Vossas Pessoas. Pedimo-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Credo (Segurando a Cruz do Rosário)
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.
Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.
Três Avé-Marias
Louvemos a Maria, filha bem amada do Pai eterno...
Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.
Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho... Ave Maria…
Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo... Ave Maria…
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Oração ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.
ou
Para fazer o Cenáculo com Maria:
Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)
Oração ao Anjo da Guarda e a São Miguel Arcanjo
Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia. Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador pois a ti me confiou a piedade Divina: hoje e sempre me rege, guarda, governa, e ilumina. Ámen.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.
Contemplemos os Mistérios Gozosos do Rosário...
Anunciação do Anjo a Maria
1.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 1, 30-33
Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim».
Meditação
A expressão poética “pureza angelical de Maria” é inexata e infeliz. Apresenta Maria como um tanto inacessível. A pureza, não é uma virtude angélica. Não pode ser, pois os anjos não têm corpo. É uma virtude humana, e a pureza de Maria foi-o em sumo grau. Tão humana de facto, que, como tudo o que é humana, não teria sido perfeita sem a graça de Deus. Foi a graça de Deus, que preservou a sua alma do pecado original. A graça, também A moveu a consagrar a Deus a sua virgindade – o estado de pureza. Os anjos são virgens por natureza; Maria, foi virgem e pura, por obra da graça.
Precisamos da graça para guardar a pureza. A vontade de ser puro, é também necessária, mas não é suficiente. Devemos compreender isto, ou não seremos castos. Precisamos pedir todos os dias esta graça.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Peço a Deus a graça de aumentar a minha pureza e castidade?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A Visitação da Santíssima Virgem Maria á sua prima santa Isabel
2.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 1, 39-45
Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»
Meditação
O pecado original, não mudou a natureza humana, mas deformou-a. Deus, tinha criado o homem como criou tudo o mais, na ordem e na harmonia: a inteligência acima da matéria. O orgulho de Adão, introduziu um regine de ambição pessoal, nas faculdades mais baixas do homem, e nas suas paixões. A inteligência, ainda estava acima da matéria, vem daí, a nossa culpabilidade ao pecar. A carne, porém, estava num constante estado de anarquia, o espírito precisava de auxílio. Foi esse auxílio, que Maria levou à casa de Isabel: Seu Filho.
A graça indispensável para sermos puros – para sujeitar a carne ao espírito – devemo-la a Jesus Cristo, e é sempre Maria quem a dispensa. Quanto mais sentirmos a nossa fraqueza e pedirmos o seu auxílio, mais Ela estará pronta a ajudar-nos como a graça de seu divino Filho.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Reconheço as minhas fraquezas, para pedir a Maria a graça da pureza?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
O nascimento do Menino Jesus em Belém
3.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 2, 1-7
Naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este primeiro recenseamento efetuou-se quando Quirino era governador da Síria.
Todos se foram recensear, cada um à sua cidade. José subiu também da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que estava para ser mãe.
Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de ela dar à luz e teve o seu Filho primogénito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Meditação
O Natal, foi o começo de «um mundo». Como Seu Pai celeste, Jesus possuiria um povo eleito: toda a humanidade, na Igreja Católica. A Igreja, aparentemente uma simples organização, é na realidade, um organismo vivo. O corpo místico de Cristo, um corpo que vive e respira, pela graça, a própria vida de Deus. Os homens, são células desse corpo, cuja finalidade é crescer até «à plenitude de Cristo». Foi por isso que Jesus, a cabeça do corpo místico, não desceu das nuvens à terra, em idade madura, mas nasceu como uma criança.
A pureza da alma e do corpo, é um preceito individual e uma virtude social. Mas o seu conteúdo é muito maior ainda. É um baluarte do reino de Deus na Terra.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Como é que eu procuro alcançar a pureza do meu corpo e da minha alma?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A Apresentação do Menino Jesus no Templo
4.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 2, 36-38
Havia também uma profetiza, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada e tinha vivido casada sete anos após o tempo de donzela e viúva até aos oitenta e quatro. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações. Estando presente na mesma ocasião, começou também a louvar a Deus e a falar acerca do Menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Meditação
A história da vida de Ana é extraordinária, mas o seu conteúdo é prático e ao alcance. A sua lição de moral é a mortificação, a autodisciplina da lama e do corpo. A ida de Ana para o templo, ainda na juventude, cortou, de uma vez, as ocasiões de pecado. O jejum, manteve o seu corpo pacificado, deixando-o livre para a oração constante. A consequente pureza do seu coração, da sua mente e do seu corpo, tornaram-na capaz de reconhecer o Salvador, na figura de um menino. «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus».
Não temos a vocação de Ana, mas a nossa pureza de alma e corpo, deve ser semelhante à sua. A fuga das ocasiões desnecessárias de pecado e a moderação em todas as coisas, são o preço da pureza. Sem isso, a oração seria vã presunção.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Fujo das ocasiões desnecessárias de pecado, e procuro a moderação em todas as coisas?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A perda e o encontro do Menino Jesus no Templo
5.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas 2, 48-50
Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que o teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!» Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?» Mas eles não compreenderam as palavras lhes disse.
Meditação
Dos trinta e três anos que Nosso Senhor esteve na Terra, quase trinta foram passados em Nazaré, uma aldeia fora de mão, numa vida inteiramente apagada no campo. Jesus, viveu uma vida oculta, da qual nada sabemos, exceto que não estava ocioso. A Sua inteligência não estava ociosa, nem o Seu coração. Ambos se ocupavam com «as coisas de Seu Pai». Apenas uma vez, Ele manifestou publicamente a Sua intensa atividade interior quando, sendo um menino de doze anos, deixou Maria e José, para ensinar os doutores da Lei. É o único indício que temos, de um coração devorado pelo zelo da casa de Seu Pai.
A ociosidade é o maior inimigo da pureza. A nossa melhor arma contra as tentações da impureza, é estar sempre fora do seu alcance, tendo a mente e o corpo convenientemente ocupados.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Mantenho a minha mente e o meu corpo, convenientemente ocupados, para estar fora do alcance das tentações contra a pureza?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
NO FIM DO TERÇO
Salvé-Rainha
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:
Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
Orações do Anjo de Portugal
Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
LADAINHA DE NOSSA SENHORA
·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.
·Cristo, tende piedade de nós. - Cristo, tende piedade de nós.
·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.
·Jesus Cristo, ouvi-nos. - Jesus Cristo, ouvi-nos.
·Jesus Cristo, atendei-nos. - Jesus Cristo, atendei-nos.
·Pai do céu, que sois Deus, - tende piedade de nós.
·Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, - tende piedade de nós.
·Espírito Santo, que sois Deus, - tende piedade de nós.
·Santíssima Trindade, que sois um só Deus, - tende piedade de nós.
·Santa Maria, - rogai por nós.
·Santa Mãe de Deus, - rogai por nós.
·Santa Virgem das virgens, - rogai por nós.
·Mãe de Cristo, - rogai por nós.
·Mãe da Igreja, - rogai por nós.
·Mãe de misericórdia, - rogai por nós.
·Mãe da divina graça, - rogai por nós.
·Mãe da esperança, - rogai por nós.
·Mãe puríssima, - rogai por nós.
·Mãe castíssima, - rogai por nós.
·Mãe sempre virgem, - rogai por nós.
·Mãe imaculada, - rogai por nós.
·Mãe amável, - rogai por nós.
·Mãe admirável, - rogai por nós.
·Mãe do bom conselho, - rogai por nós.
·Mãe do Criador, - rogai por nós.
·Mãe do Salvador, - rogai por nós.
·Virgem prudentíssima, - rogai por nós.
·Virgem venerável, - rogai por nós.
·Virgem louvável, - rogai por nós.
·Virgem poderosa, - rogai por nós.
·Virgem clemente, - rogai por nós.
·Virgem fiel, - rogai por nós.
·Espelho de perfeição, - rogai por nós.
·Trono de Sabedoria, - rogai por nós.
·Fonte da nossa alegria, - rogai por nós.
·Vaso honorífico, - rogai por nós.
·Vaso insigne de devoção, - rogai por nós.
·Tabernáculo da eterna glória, - rogai por nós.
·Moradia consagrada a Deus, - rogai por nós.
·Rosa mística, - rogai por nós.
·Torre de David, - rogai por nós.
·Torre de marfim, - rogai por nós.
·Casa de ouro, - rogai por nós.
·Arca da aliança, - rogai por nós.
·Porta do céu, - rogai por nós.
·Estrela da manhã, - rogai por nós.
·Saúde dos enfermos, - rogai por nós.
·Refúgio dos pecadores, - rogai por nós.
·Socorro dos migrantes, - rogai por nós.
·Consoladora dos aflitos, - rogai por nós.
·Auxílio dos cristãos, - rogai por nós.
·Rainha dos Anjos, - rogai por nós.
·Rainha dos Patriarcas, - rogai por nós.
·Rainha dos Profetas, - rogai por nós.
·Rainha dos Apóstolos, - rogai por nós.
·Rainha dos Mártires, - rogai por nós.
·Rainha dos confessores, - rogai por nós.
·Rainha das Virgens, - rogai por nós.
·Rainha de todos os Santos, - rogai por nós.
·Rainha concebida sem pecado original, - rogai por nós.
·Rainha elevada ao céu em corpo e alma, - rogai por nós.
·Rainha do santo Rosário, - rogai por nós.
·Rainha da família, - rogai por nós.
·Rainha da paz, - rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.
Oremos; Condecei, Senhor, aos vossos servos a perfeita saúde da alma e do corpo e, por intercessão da Virgem Maria, livrai-nos das tristezas do tempo presente e dai-nos as alegrias eternas.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.
Conclusão
À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.
Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.
Continuamos reunidos,
† Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.»
Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)
Comentarios