Terço do dia: Mistérios Dolorosos (22-04-2025)
- Cláudia Pereira
- 22 de abr.
- 13 min de leitura
Este roteiro, é uma sugestão de oração do Santo Terço, para que através das Sagradas Escrituras e da Tradição da Santa Igreja, meditemos e mergulhemos nos mistérios da vida de Jesus e da Santíssima Virgem Maria. Um alimento espiritual que nos ajudará a fazer vontade de Deus Pai, a aprendermos com Jesus, Deus Filho, e a amarmos como Deus Espirito Santo.
Mistérios Dolorosos
Terças-feiras e Sextas-feiras
Sinal da Cruz
Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos Deus, † Nosso Senhor, dos nossos † inimigos. Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento do Rosário
Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela.
Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos, particularmente:
Para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria;
Pela conversão dos pobres pecadores;
Pelo Santo Padre e pelas suas intenções;
Pelas almas do Purgatório;
Pela paz no mundo;
Pela santificação dos sacerdotes e da Santa Igreja;
Pelo nosso pároco;
Pela santificação das famílias e proteção das crianças;
Pelos cristãos que sofrem de perseguição;
Pelas missões e novas vocações;
Pelos doentes e agonizantes;
Pelo meu país;
E pelas intenções que cada um traz em seu coração.
Trindade Santíssima, nós Vos oferecemos este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Credo (Segurando a Cruz do Rosário)
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.
Pai-Nosso
Nós Vos oferecemos este Pai-Nosso pelo Santo Padre, e estas três Avé-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.
3 Avé-Marias em honra da Santíssima Trindade
Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…
Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.
Oração ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos; Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amén.
ou
Para fazer o Cenáculo com Maria: Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)
Oração ao Anjo da Guarda e a São Miguel Arcanjo
Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia. Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador pois a ti me confiou a piedade Divina: hoje e sempre me rege, guarda, governa, e ilumina. Ámen.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.
Contemplemos os Mistérios Dolorosos...
A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
1.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 27, 15-19
Ora, pela festa da Páscoa, o governador costumava soltar um preso, à escolha do povo. Nessa altura, havia um preso famoso, chamado Barrabás. E, quando eles se reuniram, disse-lhes Pilatos: «Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo?». Ele bem sabia que O tinham entregado por inveja.
Enquanto estava sentado no tribunal, a mulher mandou-lhe dizer: «Não te prendas com a causa desse justo, pois hoje sofri muito em sonhos por causa d’Ele».
Meditação
Enquanto Jesus sofria a agonia no Getsemani, a mulher de Pilatos, dormindo no seu palácio, teve um sonho. Viu Jesus e compreendeu que Ele era inteiramente inocente. Percebeu ainda, que ela sofreria muito por Sua causa. Cláudia Prócula passou a manhã inquieta, e a sua ansiedade chegou ao auge, quando soube que a vida de Jesus de Nazaré estava dependente do julgamento do seu marido. Imediatamente enviou um recado a Pilatos: «Não te prendas com a causa desse justo, pois hoje sofri muito em sonhos por causa d’Ele». Pilatos sabia que Jesus era inocente e a extraordinária mensagem da sua esposa confirmava-o. Apesar disso, crucificou o Cristo.
Assim, também é o poder que temos de opor-nos à graça de Deus. Devemos rezar todos os dias, pedindo a graça de não resistir à graça de Deus.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Resisto à graça de Deus na minha vida?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A Flagelação de Jesus
2.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 27, 26
Soltou-lhes então Barrabás. E, depois de ter mandado açoitar Jesus, entregou-lh’O para ser crucificado.
Meditação
Pilatos sentia-se perturbado diante da majestosa serenidade do seu prisioneiro. Voltou-se bruscamente, e penetrou no palácio. Depois, mandou que levassem Jesus à sua presença, para lembrar a Cristo, que era apenas um prisioneiro, nada mais. «Qual é o teu crime?», perguntou Pilatos, dissimulando o seu interesse sob a máscara de uma aborrecida formalidade. Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo». Certamente era este o Seu crime, aos olhos dos acusadores; pois o reino destes estava de mais neste mundo. Pilatos sabia que Jesus não era um malfeitor, mas Pilatos, era um mundano, tal como os fariseus. Por isso, mandou que flagelassem Jesus.
Deus, tanto amou o mundo, que deu a vida por ele. Pilatos, tanto amou o mundo, que crucificou o Cristo. Amamos o mundo como Deus o amou, ou como Pilatos?
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Amamos o mundo como Deus o amou, ou como Pilatos?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A Coroação de Espinhos
3.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 18, 37-38
Disse-Lhe Pilatos: «Então, Tu és rei?». Jesus respondeu-lhe: «É como dizes: sou rei Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da Verdade. Todo aquele que é da Verdade escuta a minha voz». Disse-Lhe Pilatos: «Que é a verdade?».
Meditação
Segundo o próprio testemunho de Cristo, o pecado de Pilatos, foi menor do que o de Caifás e o dos fariseus. «Nenhum poder terias sobre Mim, se não te fosse dado do alto. Por isso, quem Me entregou a ti tem maior pecado». Os fariseus, tinham visto Jesus curar, em dia de sábado; viram-n’O expulsar os demónios dos possessos, apenas com uma palavra; estavam perto do túmulo de Lázaro, quando este ressuscitou; ouviram Cristo pregar o reino de Deus, o seu próprio reino; e depois, com refinada perfídia, tramaram a Sua morte. Pilatos, falou com Jesus apenas poucos instantes, não viu milagres, nada conhecia da Sua doutrina, contudo, Pilatos sabia que Jesus era rei, e parte do seu pecado, foi permitir a sangrenta coroação do Salvador.
Pilatos, pecou por covardia, não por perfídia, mas o seu pecado foi mortal. A força para resistir à tentação é um dom de Deus, e ser-nos-á concedido se o pedirmos.
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Peço a Deus a força para resistir às tentações?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
Jesus a caminho do Calvário
4.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 19, 16
Entregou-lhes então Jesus, para ser crucificado. E eles apoderaram-se de Jesus.
Meditação
Em Deus, não influem as opiniões, mas os homens, sim. Quando os magos falaram sobre o nascimento do Salvador, «toda a Jerusalém se perturbou», isso, apenas porque Herodes ficara perturbado. E outro Herodes, que não tinha querido matar João Batista, consentiu nisso apenas «por causa dos convidados». O fim primordial da vida, na opinião dos fariseus, era impressionar o povo com uma exibição de piedade. O respeito humano, levou Pedro a renegar Cristo. O respeito humano, induziu Pilatos a condená-l’O à morte. Quando a populaça clamou: «Se O libertares, não és amigo de César: todo aquele que se faz rei é contra César», cessou a resistência de Pilatos, e ele entregou Jesus ao arbítrio deles.
O respeito humano – o receio do que os outros pensarão dos nossos atos – é causa de pecado. Nas nossas ações, procuramos agradar a Deus ou aos homens?
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Nas nossas ações, procuramos agradar a Deus ou aos homens?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
A Crucifixão e Morte de Jesus
5.º MISTÉRIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 19, 17-22
Jesus saiu para o chamado Lugar do Calvário, que em hebraico se diz Gólgota. Ali O crucificaram, e com Ele mais dois: um de cada lado e Jesus no meio. Pilatos escreveu ainda um letreiro e colocou-o no alto da cruz; nele estava escrito: «Jesus, o Nazareno, Rei dos judeus».
Muitos judeus leram esse letreiro, porque o lugar onde Jesus tinha sido crucificado era perto da cidade. Estava escrito em hebraico, grego e latim. Diziam então a Pilatos os príncipes dos sacerdotes dos judeus: «Não escrevas: ‘Rei dos Judeus’, mas que Ele afirmou: ‘Eu sou o rei dos Judeus’». Pilatos retorquiu: «O que escrevi está escrito».
Meditação
Os soldados, seguidos pela populaça, conduziram Jesus ao Calvário. Pilatos, ficou só no seu palácio, extremamente irritado contra si mesmo e contra os fariseus. Havia desempenhado um papel de covarde, e pior ainda, apercebia-se de que os judeus se haviam aproveitado da sua covardia, para atingirem o seu objetivo: a morte de Jesus. Pilatos tinha-se desforrado, como é próprio dos covardes; mandara afixar um letreiro no alto da cruz: «Jesus, o Nazareno, Rei dos judeus». Os fariseus ficaram indignados, mas Pilatos não voltou atrás: «O que escrevi está escrito».
Pilatos tinha muito de fariseu. Cedera na questão principal, a morte de Cristo; mas ficou inflexível na insignificante questão do letreiro. E nós, incomodamo-nos com ninharias e não fazemos caso das coisas de importância vital para a nossa alma?
Venerável Patrick Peyton - O Rosário Meditado. Lisboa: Edições Paulistas, 1986. Dep. Legal n.º 14376/86
E eu?
Incomodo-me com ninharias e não faço caso das coisas de importância vital para a minha alma?
Pai-Nosso + 10 Avé-Marias
Jaculatórias:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
NO FIM DO TERÇO
Salvé-Rainha
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:
Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
Orações do Anjo de Portugal
Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x)
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
LADAINHA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.
·Cristo, tende piedade de nós. - Cristo, tende piedade de nós.
·Senhor, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós.
·Jesus Cristo, ouvi-nos. - Jesus Cristo, ouvi-nos.
·Jesus Cristo, atendei-nos. - Jesus Cristo, atendei-nos.
·Pai do Céu, que sois Deus, - tende piedade de nós.
·Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, - tende piedade de nós.
·Espírito Santo, que sois Deus, - tende piedade de nós.
·Santíssima Trindade, que sois um só Deus, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio de Maria, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, de Majestade Infinita, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Templo Santo de Deus, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Tabernáculo do Altíssimo, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Casa de Deus e Porta do Céu, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Fornalha ardente de caridade, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Recetáculo de justiça e amor, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, cheio de bondade e amor, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Abismo de todas as virtudes, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Digníssimo de todo o louvor, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, no qual estão todos os tesouros de sabedoria e ciência, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, na qual habita toda a plenitude da divindade, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, no qual o Pai põe as suas complacências, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, de cuja plenitude todos nós participamos, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, desejo das colinas eternas, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Paciente e Misericordioso, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Rico para com todos os que Vos invocam, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Fonte de vida e santidade, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, propiciação pelos nossos pecados, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, saturado de infâmias, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, atribulado por causa dos nossos crimes, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, feito obediente até à morte, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, atravessado pela lança, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Fonte de toda a consolação, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Vítima dos pecadores, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Salvação dos que esperam em Vós, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Esperança dos que expiram em Vós, - tende piedade de nós.
·Coração de Jesus, Delícia de todos os santos, - tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.
Jesus, manso e humilde de Coração,
fazei o nosso coração semelhante Rao vosso.
Oremos, Deus omnipotente e terno, olhai para o Coração do vosso Filho diletíssimo e para os louvores e as satisfações que Ele, em nome dos pecadores, Vos tributa; e aos que imploram a vossa misericórdia concedei benigno o perdão, em nome do Vosso Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amén.
Conclusão
À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita.
Louvado seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima.
Continuamos reunidos,
† Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.
Subscreva a nossa newsletter, para receber no seu e-mail os próximos artigos!
Comente - Partilhe - Faça parte do Manto de Maria
«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.»
Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 176-177 (IV Memória)
תגובות