top of page

O Santo Rosário

   "O ROSÁRIO constitui-se de duas realidades: a oração mental e a oração vocal.  No Rosário, a oração mental é nada mais que uma meditação sobre os principais mistérios da vida, morte e glória de JESUS CRISTO e de Sua Santíssima Mãe. A oração vocal consiste em se rezar quinze (ou vinte) dezenas de Ave Marias, cada dezena precedida por um Pai Nosso, enquanto que ao mesmo, se medita- e contempla as quinze virtudes principais que JESUS e Maria praticaram, nos quinze mistérios do Santo Rosário."

"O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário" - São Luís Maria Grignion de Montfort

Image by Anuja Tilj

História do Rosário

"Desde que o Rosário foi composto, em princípio e em substância, pela Oração de CRISTO (PAI Nosso) e a Saudação Angélica (Ave Maria), sem dúvida, constitui a primeira devoção dos fiéis e tem sido usado pelos séculos, desde o tempo dos apóstolos e discípulos até o presente.
Mas foi somente no de 1214, que a Santa Madre Igreja recebeu o Rosário na sua forma presente e de acordo com o método que usamos hoje. Ele foi dado a Igreja por São Domingos que o recebeu da Bem-aventurada Virgem como um meio poderoso de converter os albigenses e outros pecadores."

"O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário" - São Luís Maria Grignion de Montfort

 

​​

Como surgiu o Rosário?

    Durante os primeiros séculos do cristianismo, o saltério de David (livro dos salmos), de 150 salmo, era de uso corrente. A antiga prece judia passara a ser também prece cristã, e as comunidades recitavam-na em latim, língua habitual na época.

    Por volta do século IX, os monges irlandeses, considerando que a recitação dos salmos em latim pelos fiéis analfabetos era impossível, pensaram em substituí-los por 150 Pai-nossos, utilizando um cordãozinho com pequenos nós, para que fosse mais fácil contá-los.

    Naquele tempo, a oração da Avé-Maria ainda não era conhecida, ou pelo menos, os livros de oração não a mencionavam. Seria preciso esperar mais dois séculos para a vermos em uso: primeiro com a saudação angélica, do Arcanjo São Gabriel (século X) «Avé-Maria, cheia de Graça. O Senhor é convosco.» (Lc 1, 28), depois com a saudação de Santa Isabel quando foi visitada pela Virgem Maria (século XI) «Bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre.» (Lc 1, 42). Somente no século XI, começou a ser rezado o "Saltério Angélico" ou o "Saltério das 150 Avé-Marias", quase sempre acompanhado, conforme o costume da época, de genuflexões, prostrações, braços em cruz, etc.

    Na mesma época, surgiu o "Saltério dos 150 enunciados de fé sobre Nosso Senhor Jesus Cristo", um conjunto de textos bíblicos relacionados com certos momentos da vida de Nosso Senhor. Esta oração, rapidamente se tornou uma vida meditada de Cristo.

    Começou também a ser rezado, nessa ocasião, um "Saltério dos 150 louvores de Nossa Senhora", que era uma meditação sobre a vida da Santíssima Virgem Maria, semelhante à oração anterior, composta também por textos da Sagrada Escritura.

    Assim, no tempo de São Domingo (século XIII), havia quatro tipos de "Saltério" de uso popular:

  • o dos 150 Pai-nossos;

  • o das 150 Avé-Marias;

  • o da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo;

  • o da vida da Virgem Santa Maria;

    Por muito tempo, o Rosário foi resultando na combinação desses quatro "Saltérios", o que, porém, não aconteceu de uma só vez, mas após várias tentativas, arranjos e substituições.

    No século XV, o dominicano (frade da ordem de S. Domingos) Alano de La Roche, deu aos vários elementos existentes, a forma essencial do Rosário de 15 dezenas de Avé-Marias intercaladas por um Pai-Nosso, em que em cada dezena era dedicada à meditação de um acontecimento da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo ou da Santíssima Virgem Maria. Alano de La Roche, lançou ainda as "Confrarias do Rosário", e o Rosário continuou a evoluir. No século XVIII, foi adicionada a segunda parte da Avé-Maria com um pedido: "Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen"; e no século seguinte, um "Glória ao Pai", encerrava cada dezena para honrar a Santíssima Trindade. 

   O simples cordão dos monges irlandeses com 10, 50 ou 150 nós, foi fechado, simbolizando uma coroa de rosas aos pés de Jesus e Maria, e passou a ser , habitualmente, uma corrente com pequenas contas de 5 dezenas, isto é, um terço do Rosário. Depois, foi adicionada uma cruz para se rezar o Credo em que se resume toda a nossa fé Católica e as 3 contas unidas para honrar a Santíssima Trindade através da Avé Maria. 

    Atualmente, e a pedido de Nossa Senhora em Fátima, rezamos depois do "Glória ao Pai", a jaculatória de "de Fátima": "Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem"

   Em outubro de 2022, o Papa São João Paulo II, enriqueceu o Rosário com a inclusão de mais 50 Avé-Marias para que meditássemos, através nos novos Mistérios Luminosos, os ensinamentos e a vida pública de Jesus, desde o Seu Batismo até à Instituição da Eucaristia.

15 promessas do Rosário

Promessas que Nossa Senhora revelou quando apareceu ao beato Alano de La Roche (1428-1475)

Beato Alano de La Roche recebe de Nossa Senhora o Rosario
1.º

A todos os que rezarem o meu Rosário com devoção, prometo a minha proteção especial e grandíssimas graças.

2.º

Aquele que perseverar na oração do meu Rosário, receberá uma graça insigne (notável).

3.º 

O Rosário será uma defesa poderosíssima contra o Inferno; destruirá os vícios, libertará do pecado, dissipará as heresias.

4.º 

O Rosário fará florescer as virtudes e as boas obras, e obterá para as almas a mais abundante misericórdia divina; fará que nos corações o amor ao mundo seja substituído pelo amor a Deus, elevando-os aos desejo dos bens celestes e eternos. Quantas almas se santificarão com este meio!

5.º 

Quem se confia a mim por meio do Rosário, não perecerá.

6.º 

Quem rezar o meu Rosário com devoção, meditando os seus mistérios, não será oprimido pela desgraça. O pecador converter-se-á; o justo crescerá em graças e tornar-se-á digno da vida eterna.

7.º 

Os verdadeiros devotos do meu Rosário não morrerão sem os sacramentos da Igreja.

8.º 

Aqueles que rezam o meu Rosário, encontrarão durante a sua vida e na sua morte, a luz de Deus e a plenitude das suas graças, e participarão dos méritos dos bem-aventurados.

9.º 

Libertarei, muito prontamente, do Purgatório, as almas devotadas ao meu Rosário.

10.º 

Os verdadeiros filhos do meu Rosário gozarão de uma grande glória no Céu.

11.º 

O que pedirem por meio do meu Rosário, obterão.

12.º 

Aqueles que defenderem o meu Rosário, serão socorridos por mim em todas as suas necessidades.

13.º 

Obtive do meu Filho, que todos os membros da Irmandade do Rosário tenham por irmãos, durante a vida e na morte, os santos do Céu.

14.º 

Aqueles que rezarem fielmente o meu Rosário, serão todos meus filhos amantíssimos, irmãos e irmãs de Jesus Cristo.

15.º 

A devoção ao meu Rosário é um grande sinal de predestinação.

Como rezar o Rosário ou o Terço?

    O Rosário é composto por 20 dezenas de contas divididas em quatro partes distintas, cada qual, contendo quatro partes distintas. Enquanto se medita um mistério, ou seja, um acontecimento da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, reza-se uma dezena composta por um Pai-Nosso, dez Avé-Marias e um Glória ao Pai, além da jaculatória:

"Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem".

    Depois, podem ser rezadas outras jaculatórias adicionais, conforme a sua devoção, os pedidos que tenha a fazer, o mês ou dia em que está a ser rezado o Rosário.

Passo-a-passo:

Iniciar e terminar sempre com o Sinal da Cruz.

Oferecimento do Terço

"Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção."

Oferecemos, particularmente, para desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria; pela conversão dos pobres pecadores; pelo Santo Padre e pelas suas intenções; pelas almas do Purgatório; pela paz no mundo; pela santificação do clero e da Santa Igreja, em particular pelo nosso pároco; pela santificação das famílias; pelos doentes, agonizantes e moribundo; pelas missões e novas vocações; pelos cristãos que sofrem de perseguição e pelo meu país.

Credo

Pode rezar o Credo  (Símbolo dos Apóstolos) ou o (Símbolo niceno-constantinopolitano), segurando a Cruz.

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados;  na Ressurreição da Carne; e na Vida Eterna. Amén.

Honrar a Santíssima Trindade

Rezar 1 Pai-Nosso; 3 Avé-Marias; 1 Glória ao Pai e Jaculatória de Fátima

Pai-Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén.

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amén.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

Rezados às segundas-feiras e sábados

1.º mistério - A Anunciação do Anjo a Maria (Lc 1, 26-38)
2.º mistério - A Visitação de Nossa Senhora á sua prima Isabel (Lc 1, 39-56)
3.º mistério - O Nascimento de Jesus em Belém (Lc 2, 1-21)
4.º mistério - A Apresentação de Jesus no Templo (Lc2, 22-40)
5.º mistério - A Perda e encontro do Menino Jesus no Templo (Lc 2, 41-52)

Rezados às quintas-feiras

1.º mistério - O Batismo de Jesus no rio Jordão (Mt 3, 17)
2.º mistério - A Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11)
3.º mistério - O Anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão (Mc 1, 15)
4.º mistério - A Transfiguração de Jesus (Mt 17, 2)
5.º mistério - A Instituição da Eucaristia (Mt 26, 26)

Rezados ás terças-feiras e sextas-feras

1.º mistério -  A Agonia mortal de Jesus no Horto das Oliveiras (Mt 26, 36-46)
2.º mistério - A Flagelação de Jesus atado à coluna (Mt 27, 26-31)
3.º mistério - A Coroação de espinhos pelos seus algozes (Mt 27, 29)
4.º mistério - Jesus a caminho do Calvário (Jo 19, 17-24)
5.º mistério - A Crucifixão e Morte de Jesus (Jo 19, 18-37)

Rezados ás quartas-feiras e domingos

1.º mistério - A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 20, 1-18)
2.º mistério - A Ascensão gloriosa de Jesus Cristo ao Céu (Lc 24, 50-53)
3.º mistério - A descida do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos (At 2, 1-13)
4.º mistério - A Assunção de Nossa Senhora ao Céu (Sl 44, 11-18)
5.º mistério - A Coroação de Nossa Senhora no Céu (Ap 12, 1-4)

Salvé-Rainha

Orações  finais

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salvé-Rainha:

Salvé Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.

Consagração a Nossa Senhora

Orações finais

Ó Senhora, minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó minha incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

Oração a São Miguel Arcanjo

Orações finais

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. 
E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.

Oração pelo Papa

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. 
E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.

Devoção dos 5 primeiros sábados

Esta devoção visa a reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.

Nossa Senhora, em conjunto com o Menino Jesus, veio pedi-la, aparecendo à Irmã Lúcia, no dia 10 de Dezembro de 1925, em Ponte-Vedra, Espanha: “apareceu-lhe a Santíssima Virgem, e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um Menino. A Santíssima Virgem, pondo-lhe no ombro a mão, mostrou-lhe um Coração que tinha na outra mão, cercado de espinhos. Ao mesmo tempo, disse o Menino: ‘Tem pena do Coração de tua Santíssima Mãe, que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam, sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar.”

Image by Trac Vu
Subscreva a newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Manto de Maria

  • Spotify
bottom of page